Contribuindo financeiramente com o GNOME
“A página Friends of GNOME (“Amigos do GNOME”) foi revitalizada! Visite para conferir o que a Fundação GNOME fez em 2008 com o dinheiro doado, e o que poderá ser feito em 2009.
Agora ficou muito fácil colaborar: o valor mínimo é de 10 dólares mensais, e basta usar um cartão de crédito internacional ou enviar um cheque. Eu mesmo acabei de fazer minha contribuição; agora é a sua vez ;)”
Enviado por Leonardo Fontenelle (leonardofΘgnome·org) – referência (gnome.org).
O BR-Linux também já fez sua doação ;-)
• Publicado por Augusto Campos em
2009-01-16
Vamos todos ajudar! Agora é a hora de mostrar como a comunidade é unida, pois quando algum projeto começa a cobrar por algo o pessoal cai “matando”, mas quando é para por a mão no bolso para ajudar o projeto ninguém da um piu!! Ô povinho…..
Contribuir com o Gnome? O Gnome não recebe doações das grandes distribuições? Acho que tem milhares de projetos precisando mais de doações…
Desculpem mais eu não resisti,
o lema do GNOME é enviem dinheiro mas não enviem sugestões :)
Onde tem no site do Gnome mostrando onde está sendo gasto o dinheiro recebido de doações ?
Gnome o que é isso? Seria um serviço de email concorrente do Gmail?
Gostei do plano adote um Hacker, bem criativo. =D
@ME: http://www.gnome.org/friends/about-foundation.html
@Grobsch: http://www.stormyscorner.com/2008/08/501c-3-versus-6.html
É lógico que tem muitos outros projetos mais necessitados de colaborações. O Gnome é um projeto grande, que conta com centenas de desenvolvedores e o envolvimento de diversas empresas. Existem muitos outros ótimos projetos “abandonados” por aí, que, apesar de incrivelmente promissores, não contam com uma quantidade tão grande de desenvolvedores e nem com um apoio tão grande de empresas e da comunidade.
Vamos citar alguns exemplos. Temos o sistema de arquivos HAMMER, que está sendo desenvolvido pelo Matthew Dillon praticamente sozinho e sem muitas contribuições financeiras, mas que não tem o mesmo lobby do Btrfs, que é apoiado pela Oracle, e por isso não recebe muita atenção da comunidade.
Há também o OpenSSH. Apesar de vir pré-instalado em praticamente todo sistema operacional livre moderno, não recebe a atenção que merece. Na verdade, há um comentário no site do projeto dizendo que eles nunca receberam sequer um centavo de qualquer uma das distribuidoras comerciais de Linux.
Podemos citar também o lighttpd, um servidor HTTP livre que promete ser mais leve e mais seguro do que o Apache, e é utilizado por websites grandes como o YouTube, meebo, entre outros.
Curiosamente, a comunidade parece dar mais atenção ao Wine do que ao Krita. Isto é incompreensível, quer dizer que a comunidade do software livre prefere rodar software proprietário bugado e feito para um único sistema operacional do que criar seu próprio software que faça o mesmo papel só que livre, melhor e mais estável?
Bom, existem muitos outros exemplos e eu poderia ficar aqui o dia todo… Em suma: prefiram direcionar suas doações mais para esses caras mais necessitados e menos para os gigantes.
Do BR-Linux o OpenSSH já recebeu vários centavos ;-)
O GNOME também.
O Wine e o Krita não receberam. E eu gosto do Wine, e do Krita também (mas prefiro o Gimp). E imagino que muitos distribuidores comerciais de código aberto não contribuíram financeiramente com a grande maioria dos softwares que distribuem, não acho que o OpenSSH esteja sozinho nessa, nem que haja algo errado nisso.
Também não acho que haja algo errado em não colaborar. Vai da consciência de cada um. O que eu acho que pode ser prejudicial é que existem alguns projetos que recebem mais atenção só por causa do lobby das empresas que estão lucrando por trás deles, e não necessariamente pela sua qualidade. Como por exemplo o Btrfs receber mais atenção do que o HAMMER, o OpenSolaris mais do que o OpenBSD, o MySQL mais do que o PostgreSQL, o OpenOffice mais do que o KOffice e o Gnome Office, e por aí vai. Eu tenho a impressão que isso pode gerar uma quantidade grande de alternativas não muito boas… E eu acho que me sinto meio provocado quando vejo a evolução posta a prova: sobrevivência do mais adaptado ou do mais divulgado?
Concordo com você em não achar que haja algo errado em não colaborar, mas ressalto que eu estava falando bem mais especificamente, sobre “contribuir financeiramente”. Avaliar se estes distribuidores colaboram ou não é uma questão de ponto de vista, e eu acredito que em boa parte das vezes o simples ato de distribuir é benéfico tanto para os usuários quanto aos produtores/desenvolvedores.
De minha parte, acredito que é natural que quem tem interesse específico em determinados produtos invista na sua divulgação, e isso acaba se tornando um diferencial positivo a favor da fatia de mercado do seu produto, e eventualmente se traduz em ainda mais recursos para seu desenvolvimento. E me parece que os produtos com características mais independentes vêm lidando bem com isso, e não têm grande expectativa de ver mudar a lógica da divulgação.
De qualquer forma, estou à disposição para ajudar a difundir notícias sobre os projetos que você quiser divulgar.
Desculpe, eu fui impreciso. Eu também estava falando especificamente sobre “contribuir financeiramente”, sem pensar em outras formas de colaboração ou nos benefícios que a simples distribuição podem trazer.
Com certeza. Já dizia o velho ditado: “a propaganda é a alma do negócio”.
É isso aí! Os projetos não tem culpa de conseguem atrair mais usuários, se conseguem maior divulgação. Se alguem não concorda, que contribua com o seu preferido. O mercado está aí pra isso e os projetos também!
Pra que estipular um valor mínimo? Achei isso um absurdo… e se eu quiser doar U$5?
Basta ler a mesma página até o final, e seguir as instruções para enviar seus $5 para:
GNOME Foundation
PO Box 101
Groton, MA 01450
USA