Comunidade de Prática e as Comunidades de Software Livre
“Escrevi um artigo sobre Comunidade de Prática no Blog Chapa Branca, o qual julgo interessante para quem participa de Comunidades de Software Livre. Veja um trecho do artigo e leia ele na íntegra no link abaixo:
“O termo “Comunidade de Prática” surgiu em 1991 no livro Situated Learning, escrito por Jean Lave e Etienne Wenger. Curiosamente, esse foi o ano em que surgiu a World Wide Web (WWW), o kernel do sistema operacional GNU/Linux, a linguagem de programação Python e muitas outras coisas marcantes no mundo da tecnologia. Uma das marcas desse período (talvez um pouco antes) foi o surgimento das Comunidades de Software Livre como ecossistemas criados em torno do desenvolvimento de softwares, potencializados pelas vias da Web, trazendo características marcadas pela colaboração e compartilhamento de conhecimento.
Hubert Saint-Orange e Debra Wallace, no livro Leveraging Communities of Practice for Strategic Advantage, definem Comunidade de Prática como um grupo de pessoas que compartilha um assunto, uma série de problemas ou a paixão sobre um tópico, e aprofundam seus entendimentos e conhecimento nesta área para interação em uma mesma base. Embora o conceito de Comunidade de Prática seja muito utilizado para a gestão de conhecimento em organizações, é possível trazer suas características paralelamente às Comunidades de Software Livre para melhorar a compreensão sobre como elas se constituem e se organizam.””
Enviado por Jean Rodrigo Ferri (jeanrodrigoferriΘyahoo·com·br) – referência (comunicacaochapabranca.com.br).