Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como instalar o Ubuntu: guia ilustrado em 9 telas

Leia também: Ubuntu 9.10 – download e detalhes do lançamento oficial.

Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com):

“Se alguém diz que a instalação do Ubuntu é difícil, em nove telas é possível fazer a instalação sem dificuldade, ainda com a dica de particionar separadamente. Uma coisa que muda, mas continua sempre intuitivo são as telas para instalação, não fique mais na dúvida veja no post.” [referência: andregondim.eti.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tô revoltado com esse Ubuntu 9.10! Queimei o CD e fui instalar limpo no meu Acer 5570, no lugar do Kubuntu 8.04 LTS que usava nele. O instalador já entrou na resolução certa, os passos dele estão tão polidos que mais parece um Mac, nem deu para apreciar direito e já tinha terminado. Boot rápido, design limpo, minimalista, simpático. Fui me preparando então para instalar o hardware que tivesse ficado faltando, mas… até a webcam (que eu ainda não tinha tido paciência de fazer funcionar nas distros anteriores) já estava instalada! Absolutamente tudo funcionando, nenhum bug… Se tivesse dado o CD pro meu sobrinho de 7 anos ele teria instalado do mesmo jeito… Não tem nem graça! Onde vamos parar desse jeito!?

    Falando sério, na verdade existe um pequeno problema nessa versão. Se na instalação for escolhida a opção de criptografar o home, a hibernação (na verdade a saída dela) deixa de funcionar, pois o swap também passa a ser encriptado. Isto não é avisado durante a instalação e nem em nenhum outro lugar, e só fui achar uma resposta sobre este bug no blog de um desenvolvedor. E mais, se for ativada a opção de início automático de sessão sem senha, o home não é reconhecido e o Gnome fica travado, sem nenhuma explicação ou aviso ao usuário.

    devzero (usuário não registrado) em 29/10/2009 às 6:13 pm

    @hneto, http://mailman.archlinux.org/pipermail/arch-general/2009-October/008409.html

    pimentel (usuário não registrado) em 29/10/2009 às 8:06 pm

    Gente,eu notei uma falha no instalador,eu nenhum momento ele pergunta ao usuário se o ele quer que o gerenciador de boot seja instalado no MBR ou na partição,pra quem tem apenas Windows instalado,não vai fazer diferença,mas e quem tem outras distros instaladas e não quer o gerenciador do Ubuntu comandando???

    Carlos (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 4:38 pm

    hneto, tudo maravilhoso pra vc, mas no meu Acer Timeline, não rodou tudo tão perfeito não. Desisti, e voltei pro Fedora 11.

    Será que a nova versão vai corrigir os erros de Webcam e Wireless ? Queria usar o Ubuntu mas em notebook é complicado.

    Agora acho que vou ficar definitivamente com o Fedora 12, que o beta também funcou tudo.

    Welington Braga (usuário não registrado) em 31/10/2009 às 7:11 am

    @pimentel,

    O Ubuntu tem como foco ser um Linux para usuários Windows então o que é pra ser fácil é fácil. Se você quer complicar as coisas você deve complicá-las após a instalação.

    Neste caso de ter mais de uma instalação Linux e Windows você pode instalar o Ubuntu em modo texto que o instalador padrão do Debian entra em operação e você pode personalizar até a posição do caroço da azeitona em cima do seu sorvete (argh).

    stock (usuário não registrado) em 1/11/2009 às 10:15 am

    Sou um usuáro comum, não um expert como os amigos que se reúnem aki, bom e sempre tenho comigo um cd de linux, como kurumin, ubuntu…eu uso eles direto pelo cd, baixei essa nova versão do ubuntu 9.10 e pra mim não foi uma boa experiência dessa vez.
    O rodapé do pagina principal sumiu, ou seja nem apareceu, o que num acontece com a versão anterior do ubuntu muito menos com o kurumin..
    Quando eu minimizei as janelas que estavam na área de trabalho não havia como retorna-las….
    Uma pena, porque eu esperava ter nessa nova versão a mesma ou ate superior qualidade no trabalho que já se vê em outros projetos anteriores….
    Vamos aguardar o próximo lançamento pra ver se isso que apresentou aki seja corrigido..
    Um abração a todos

Este post é antigo (2009-10-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.