Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Click’n Backup, o Ubuntu One da Mandriva

Há duas semanas noticiamos a disponibilização do Ubuntu One, sistema de armazenamento, compartilhamento e sincronização on-line que está sendo apresentado pela Canonical.

E agora chegou a vez da Mandriva apresentar a sua alternativa: o
Click’n Backup
, voltado aos backups on-line, compartilhamento e sincronização.

Segundo os hermanos do Vivalinux Com Ar, o Click’n Backup não está restrito aos usuários de sua própria distribuição (ao contrário do da Canonical), mas em compensação não oferece uma versão gratuita.

O Click’n Backup suporta Mandriva Linux 2009 e 2008, e também está disponível para Mac OS X e Windows. Há também um cliente “ainda não aprovado” (segundo o site oficial) para outras distribuições de Linux, para quem quiser testar.

Leia também: Cópia de segurança e sincronização com o Dropbox, no blog do Marco André.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eduardo Barreto Alexandre (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 5:04 pm

    Quase perfeito, se tivesse um espaco gratuito e outro pago seria perfeito, afinal até agora (até onde eu saiba) o único que roda em todas as distros e é gratuito é o dropbox, mas em contra partida ele não é opensource

    Fala sério. Esses hd’s online podem ser uma boa para quem paga, realmente. Vide o caso do Yahoo, com o seu briefcase. Disponibilizou gratuitamente, e quando resolveu acabar com o serviço, fez apenas o que estava no contrato: avisou com alguns dias de antecedência para remover os arquivos, sem dar ao menos uma alternativa paga. Melhor é investir em um hd externo. Dá para pagar em vários meses e, depois de quitar a última prestação, não deve mais nada a ninguém. E é bem mais seguro, pois não tem a mesma frequência de gravação que um hd interno. Acredito que a Mandriva já tenha isso em vista, uma vez que usuários destes serviços gratuitos não dão o retorno para o investimento que é necessário, nem mesmo com propaganda.

    Bandeira (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 6:16 pm

    Eu uso o http://www.apple.com/timecapsule/ faz backup sozinho. Se deixar ele ligado pode acessar pela internet usado o MobileME.

    Eu traduzi para pt_BR esse anúncio oficial do serviço:

    http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/251/34/

    Como todo serviço não monopolizado, a definição do preço serão decididos pela lei da oferta e da procura.

    Apesar de não oferecer um plano gratuito, o serviço da mandriva funciona em qualquer distribuição linux, windows e mac e ainda é mais barato do que o Ubuntu One (U$ 7.77 por 20 Gb versus U$10 por 10 Gb no serviço da Canonical.

    Parece que até a Microsoft tem um serviço semelhante

    https://www.mesh.com/

    que obviamente não funciona e provavelmente nunca funcionará no linux.

    Eduardo Barreto Alexandre (usuário não registrado) em 1/06/2009 às 1:33 am

    @ricardomoc, ach que você não entendeu o verdadeiro poder desse mecanismo, não é apenas uma forma de backup, pelo menos não no linux, por exemplo, eu posso fazer links simbólicos para arquivos de configuracão do meu sistema para a pasta do dropbox e assim poder usar a mesma configuracão de um programa em mais de 1 computador, por exemplo, meu leitor de rss liferea, eu deixo a pasta de config dele do home na pasta dropbox e um link simbólico para onde ela devia estar, tanto no meu note quanto no meu desktop, assim eu atualizo minhas rss em um e o outro é automaticamente atualizado para ficar identico.

Este post é antigo (2009-05-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.