Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Chrome OS: Código do sistema operacional do Google já está aberto e disponível

O Chrome OS ainda demora um pouco para ser lançado (a previsão é para daqui a cerca de um ano), mas o código da versão corrente dele já pode ser vasculhado, estudado e utilizado livremente, nos termos das licenças de código aberto aplicáveis, a partir do repositório em src.chromium.org e das instruções no site do projeto.

Segundo o The H, parece ser uma distribuição no estilo Debian, com uma série de componentes conhecidos, incluindo partes do x.org, o Clutter, PAM, syslinux e mais.

O lançamento público do código ocorreu nesta quinta-feira, juntamente com algumas informações adicionais, das quais a que mais me chamou a atenção foi a intenção manifesta do Google de contribuir aos projetos upstream as mudanças que forem feitas aos softwares, para que toda a comunidade possa se beneficiar delas, se desejar.

Informações sobre o modelo de distribuição da versão oficial também foram expostas, e naturalmente não valem para versões compiladas pelos próprios interessados a partir do código aberto, como não poderia deixar de ser.

Trecho do IDG Now sobre o modelo de distribuição:

Quando estiver finalizado, o Chrome OS não poderá ser baixado completo para ser instalado em netbooks ou laptops.

O Google certificará equipamentos que fabricantes de hardware terão de obedecer para instalar o sistema em netbooks que pretendem lançar.

O buscador defende a certificação como forma de manter a velocidade e segurança do sistema.

Netbooks, por exemplo, precisarão ter discos em estado sólido, não discos rígidos, teclados completos e chipsets para redes sem fio escolhidos pelo Google. Tecnicamente, o Chrome OS rodará em processadores x86 e ARM.

A extensa matéria do IDGNow tem bem mais detalhes, vale a leitura.

Saiba mais (h-online.com).

Enviado por Lucas Ces (lucas·cesΘgmail·com):

“Segue abaixo o link para o webcast realizado pelo Google para apresentar o Chrome OS http://investor.shareholder.com/googpr/eventdetail.cfm?eventid=75092” [referência: investor.shareholder.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Shikasta (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 7:24 pm

    Quando estiver finalizado, o Chrome OS não poderá ser baixado completo para ser instalado em netbooks ou laptops.

    Um banho de água fria?
    Por outro lado, acho que o correto é ChromeOS (sem espaço). Ou não? No Meio Bit tem uma matéria sobre uns espertalhões que lançaram um produto com nome parecido (isto é, com o espaço), mas que não tem nada a ver.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 7:31 pm

    “No Meio Bit tem uma matéria sobre uns espertalhões que lançaram um produto com nome parecido (isto é, com o espaço), mas que não tem nada a ver.”

    É, belo artigo, criticam praticamente todo software livre por alguns picaretas.

    Rui (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 7:50 pm

    Aquela porcaria de Meio Bit nao serve como referencia para nada heheh

    evandrofisico (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 7:52 pm

    A idéia por tras do “não será baixavel para instalação em notebooks” se refere ao Chrome OS, e não ao Chromium OS. A distinção é semelhante a do projeto do browser Chrome, ou seja, uma questão de branding.
    Assim como o “Mozilla Firefox” é apenas o browser quando distribuido com com logomarcas e alguns outros quesitos impostos pela Mozilla Foundation e o “Iceweasel” é um browser compilado a partir da base de código do primeiro, muito provavelmente o Chrome OS será a versão com aprovação oficial (e suporte) do google, enquanto builds da comunidade provavelmente serão instalaveis, somente não recebendo o “selo google de qualidade”.
    Aparentemente a idéia é de fazer como a Apple, e manter uma plataforma mais ou menos homogênea e controlada.

    Luiz (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 8:01 pm

    Vamos ser sinceros, eles fizeram o que o Xpud já faz. Uma interface que é um navegador e todas as aplicações na nuvem. Utilizar somente hardware que eles querem e discos SSD explicam logicamente a velocidade do sistema. O Ubuntu 9.10 em disco SSD também boota em 7 segundos… Se for o Slitaz então…

    Mas, com a maravilhosa internet do nosso país, aqui acho que o S.O. deles não vai “bombar”. E, aliás, quem confia em deixar TODOS os seus dados “nas nuvens” ? O Que acontece se quando eu mais precisar não tiver internet?

    Ótima iniciativa, estão de parabéns mas eu não troco meu S.O. local por nada. Espero que entendam meu ponto de vista.

    Outra coisa, se alguém quiser “simular” uma interface como a do ChromeOS, crie uma sessão no /usr/share/xsessions onde o comando a ser executado seja o Firefox… É só adicionar algumas extensões e pronto, terá algo parecido (não igual, parecido; em termos de funcionamento).

    Philippe (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 8:20 pm

    Weber Jr,

    O Cardoso é um troll feito o Dvorak. Primeiro culpa o SL pelas imitações:

    http://www.meiobit.com/meio-bit/open-source/o-lado-canalha-do-opensource

    Depois muda o discurso, e ainda coloca isto:

    http://www.meiobit.com/mobile/mercado/android-copiando-iphone-mas-nem-culpa-dele

    Sistemas Opensource curiosamente não são monopolistas em versões xing ling. O preferido é o Windows Mobile, como demonstra esta ridícula cópia descarada do N97.

    Em um mundo ideal a Microsoft ficaria indignada com uma kibada desse nível, e cancelaria o licenciamento do Windows Mobile para o fabricante, mas isso só a faria perder mercado

    Não da pra levar a sério, “relaxa e goza”

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 8:23 pm

    Me surpreendeu pela falta de criatividade, pela falta de inovação, pela falta de ….

    É só um novo nome para “Linux”. Este nome está batido no mercado, devido a diversos fatores. Uma visita ao repositório mostra que até os pacotes do Ubuntu serão usados. As interfaces gráficas, KDE e GNOME, é que ficaram de fora. Como disse um leitor acima, abra o X (que fica, surpreendente!!) e abra um twm com browser e está feito. Integre tudo num pacotão, libere o fonte, NÃO LIBERE o fonte compilado (que será liberado três dias depois pelo primeiro que compilar tudo), faça acordos com fabricantes de hardware para que estes forneçam drivers para Linux também.

    É Linux. É uma distribuição capada de Linux, com integração de fábrica entre software e hardware.

    Eu que uso Linux só vi boas notícias: mais drivers, mais desenvolvedores, mais aplicativos, mais suporte, e principalmente MENOS MONOPÓLIO. Viva o capitalismo e a livre concorrência.

    carlinhos (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 8:58 pm

    Não gostei. Não chega nem perto da qualidade do trabalho que a Google tinha feito no Android.

    http://git.chromium.org/cgi-bin/gitweb.cgi?p=chromiumos.git;a=tree;f=src/platform;h=3d5e2d00b6770814d72e53a3b08271ea2adba33a;hb=HEAD

    Basicamente é uma distribuição GNU/Linux comum, baseada em Debian, com algumas gambiarras no bootsystem pra bootar mais rápido, um gerenciador de janelas próprio (que roda em cima do X, nada de inovador aqui) e algumas coisinhas reaproveitadas do Moblin.

    Eu espera mais inovação por parte da Google nesse projeto. Realmente me decepcionei.

    Isso é piada?

    O Google certificará equipamentos que fabricantes de hardware terão de obedecer para instalar o sistema em netbooks que pretendem lançar.

    O buscador defende a certificação como forma de manter a velocidade e segurança do sistema.

    Imagine se isso vira moda?!?!

    Porque não lançam de uma vez o sistema completo com o hardware como a Apple?

    alberto (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 9:07 pm

    O Chromium (browser) é uma app aberta, mas o Chrome é uma app fechada, pois tem código não livre (exemplo: codecs).

    Será que o Chrome OS seguirá esse estilo? O que foi liberado (Chromium) é apenas a base do que será o Chrome OS “certificado”.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 9:32 pm

    eh, infelizmente, vamos ter que esperar mais por um X “revolucionário”, paciência faz parte, afinal a tendência do mercado é complicada, sucesso ao Google em sua empreitada.

    e que a força esteja com todos!

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 10:22 pm

    eh, infelizmente, vamos ter que esperar mais por um X “revolucionário”, paciência faz parte, afinal a tendência do mercado é complicada, sucesso ao Google em sua empreitada.

    e que a força esteja com todos!

    um “X revolucionário” … ?

    Acho que é o que o Kristian Hogsberg (empregado da RedHat) está tentando fazer com o wayland.

    José Vitor (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 10:26 pm

    Fatores-chave para o sucesso desse sistema:
    1) marca Google
    2) hardware controlado

    Quanto à marca, é bom eles capitalizarem enquanto podem, pois com o “bing” instalado por default como engine de busca (pelo Windows Update) a parcela do Google no mercado de publicidade online deve cair bastante. Estou começando a sentir um cheiro de Netscape no ar…

    Quanto ao hardware limitado: prá aquele monte de gente que só usa Orkut (Facebook, etc), MSN, email, tá mais do que bom, principalmente se for por um precinho camarada…a maioria desse povo nem sabe o que é “backup”.

    Curiosidade: há alguns dias atrás foi um lançado um produto nesse esquema de ter tudo na nuvem, o “webbook” “litl”. O software foi feito por um pessoal com experiência no Gnome (inclusive o brasileiro Lucas Rocha). O problema do bichinho é que é caro prá caramba, mas ilustra que não é só o Google que está apostando na “nuvem”.

    Simei Doblinski (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 10:28 pm

    Vocês são muito mal humorados! só reclamam!

    O lance aqui é o Google entrando no mercado como um irmão maior e mais forte, que vai abrir caminho não só pra outras distros, mas tambem pra uma mudança de paradigma em como as pessoas pensam e usam sistemas operacionais.

    Tem melhor forma de começar isso num nicho super novo que é o mercado de netbooks?

    Se o ChromeOS não traz novidade pra Comunidade Linux, acredito que pode causar um impacto inédito em quem vive fora dessa bolha.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 10:38 pm

    Eu não esperava – e nem queria – que a Google tivesse “inovado”. Nesse caso a inovação seria reinventar a roda, ia demorar mais pra desenvolver a desgraça toda, etc.

    Assim todos os projetos se beneficiam.

    Also, não é baseado no Debian, é no Ubuntu mesmo. O pessoal da Cannonical está trabalhando com a Google nisso:

    http://blogs.computerworld.com/15127/ubuntus_canonical_and_google_partner_to_create_chrome

    Eu achei uma ideia boa, sinceramente. O vídeo explicativo ( http://www.youtube.com/watch?v=0QRO3gKj3qw) é bem convincente, na verdade; só há alguns problemas:

    1) Como eles farão um firmware próprio pra tudo ser ainda mais rápido / seguro, etc, não vai ser portável. Uma pena.
    2) A internet aqui vive caindo… 95% das pessoas que eu conheço reclamam disso, não importa qual seja a companhia que forneça a net.

    Sim, é verdade, o Google Chrome é baseado no Ubuntu e a Canonical tem trabalhado neste projeto a algum tempo. Quem quiser ler a posição oficial (em Inglês), aqui está. Só fico chateado por não ter sido eu a contar a novidade :)

    Ao contrário do que diz a matéria do IDG Now, minha impressão é de que o Chrome OS não é exatamente um concorrente da versão do Windows 7 para netbooks. É uma distribuição GNU/Linux que radicaliza a integração com a web, ao ponto que tanto os dados quanto os próprios aplicativos estão nas nuvens. É uma mistura do webbook da litl com o Google Gears. Veja mais em Startup Litl lança “webbook” baseado em Linux e Mais sobre a integração do litl com a web.

    Lewis (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 11:00 pm

    Também esperava mais, mas… é uma boa notícia que o Linux pouco modificado já deixa felizes: o Google e o pessoal de lá.

    Além disso, essa parte de não aceitar qualquer Hardware implica em exigir mais das empresas de Hardware, que sejam certificadas para rodar Linux pois quer dizer que o que falta é Hardware, não software.

    Já vejo o dia de vários MIDs, celulares, tudo rodando Linux e OpenSSH :’-)

    Obs.:É isso mesmo, o Cardoso e o Meio-Bit são trolls.

    carlinhos (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 11:10 pm

    Não deixa de ser baseado em Debian. Ubuntu é baseado em Debian. Vocês entenderam.

    coconha (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 11:38 pm

    Debian é a distro mãe. (O Slackware pode ser a distro pai, e o Ubuntu o filho prodígio)

    Quanto ao Google Chrome OS? Minha opinião: Mais do mesmo.

    felipe ourives (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 12:39 am

    bem, o lance é esperar para ver… mas, até agora, prefiro o moblin para um netbook (:

    Sobre os insultos descabidos ao Sr. Cardoso do site Meio Bit, so tenho a dizer que frequento o site Meio Bit diariamente e acredito piamente que ele cumpre a rigor ao que se propoe, como site humoristico. Do risada pra caramba das asneiras que leio la! :D

    Sobre o ChromeOS eu acho que o Google esta certo no tocante a certificacao de hardware. Eh a unica maneira de saber se o sistema vai funcionar descentemente. Nao da pra querer ser como o rWindows, no caso do rWindows nao eh a MS que banca o desenvolvimento dos drivers e sim os proprios fabricantes. No caso do ChromeOS o Google vai provavelmente bancar ou co-produzir os driver com os fabricantes e seria ilusao de mais da cabeca de alguem supor que daria pra fazer isso com tado PCxips que lancam no mercado, ja que nao da pra esperar driver para Linux deles.
    Mesmo que o ChromeOS nao seja a oitava maravilha do mundo, ele vai trazaer muitos frutos que poderam ser degustados por todas as outras distros… assim eu posso continuar usando meu Mandriva que soh vai ficar ainda melhor com a ajuda do Google. ;)

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 6:01 am

    Galera adora reclamar.

    Desenvolver, por a mão na massa que é bom naaaaaaaaaaaaada…

    E viva a nova comunidade Open Source.

    Limão (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 8:18 am

    Depois chamam o Cardoso de troll…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 8:44 am

    @Limão

    Eu também acho engraçado… Criticam, claro, mas todo mundo lê!

    Frank (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 9:59 am

    Algumas pessoas aqui se dizem decepcionadas com o novo sistema do Google. Pelo jeito andaram criando muita expectativa.

    Para mim, o Chrome OS é exatamente aquilo que o Google vinha dizendo que ia ser: um sistema operacional para netbooks baseado na web cujos aplicativos estão todos nas nuvens.

    José Vitor (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 10:26 am

    A verdade é usuário doméstico de computador na prática é usuário quase exclusivo de internet.

    Quando houve a pane do Speedy em SP minha irmã (adulta) estranhava ao me ver usando o computador: “Ué, que é você está fazendo ? Não está funcionando.”

    Então, existe um mercado sim para esse sistema do Google. Os usuários provavelmente não seremos nós, pessoal com conhecimento técnico. Mas vai ser bom prá nós: menos trabalho de suporte técnico para a família. :)

    Curioso (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 10:28 am

    Hardware Controlado – Muito bom, drives funcionando.

    Acordo com fabricantes – Muito bom, fabricantes desenvolvendo oficialmente para o Linux.

    Não usar Gnome ou KDE – Muito bom, quem sabe ai não surja um novo ambiente desktop, talvez baseado no Androide.

    Acho que agora o Google vai contribuir como nunca para o Linux, porque vai forçar fabricantes de hardware e software a desenvolver para o mesmo.

    E eu que sempre critiquei o Google, posso dizer, agora eles acertaram.

    O Linux no mercado de desktop não pegou, e se continuar como esta nunca vai pegar, o mesmo é muito dividido, muitas distribuições, desktops, isso só confunde os usuários. O Xp e o Seven que esta muito bom, estão reinando, mas com esta atitude do Google temos um novo cenário, e uma nova esperança.

    Estou torcendo por eles agora.

    Reginaldo (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 10:54 am

    Estou baixando o torrent.

    http://gaigalas.net/Artigos/ChromiumOSVirtualBox.html

    Vamos testar ….

    Chamar de distribuição limitada e sem novidades é subestimar o que, na minha opinião, poderá ficar na história como um importante marco da mudança de paradigma para a computação em nuvem. Agora o Google tem em mãos toda a pilha de softwares necessária para criar um ambiente integrado mais atraente para o usuário e recursos que minimizam a dependência do modelo tradicional.

    Apesar das controvérsias sobre a nuvem, é inocência negar a realidade. E se essa mudança for mesmo ocorrer nos próximos anos, ficará o alento que por trás dela existem softwares livres e padrões abertos. Para os defensores da liberdade, isso apenas mudará o vilão da história.

    Marco Antonio (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 12:02 pm

    Concordo com o Heitor.
    O sucesso do Linux(kernel) se fez muito devido a imensa quantidade de desenvolvedores independentes e de empresas em torno de um só projeto. Quantos forks possui o kernel do Linux?
    Para o ambiente desktop no entanto, houve muita divisão de esforços criando 2 ambientes para desktops, N gerenciadores de janela, N toolkits gráficos; e tudo isso criou um ambiente altamente heterogêneo tanto para o usuário final quanto para o desenvolvedor.
    O que a Google,acredito eu, deverá fazer é criar um ambiente homogêneo e controlado para o usuário final baseado em sofware livre.
    Desejo sucesso à Google na nova empreitada.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 1:02 pm

    Isso não parece o ByzantineOS ???
    http://byzgl.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

    A idéia é antiga, só que tem a marca Google, o que faz toda a diferença.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 1:04 pm

    Poxa, esqueci de dizer que gosto muito dessa idéia.

    Simei Doblinski (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 3:09 pm

    Pra galera que tá baixando o torrent do binário a 0.7KB/s, to disponibilizando o build que eu compilei ontem, em download direto no meu blog:

    http://simeidoblinski.com/

    Antonio (usuário não registrado) em 20/11/2009 às 4:12 pm

    @Reginaldo.
    Até agora ninguem está com 100% do arquivo do torrent! :’(

    Achei que iria testar em pouco tempo mas já vi que vai demorar…

Este post é antigo (2009-11-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.