Central de entretenimento: XBMC capricha no visual e nas funções extras
Matéria da Info sobre o XBMC, meu software preferido para dar vida à central de entretenimento ali da sala, rodando no MacBook, mas que também roda aqui no Linux do desktop e do notebook, para os filmes ocasionais. Recomendo!
![xbmc 20091214105907.jpg - fonte: Player XBMC capricha no visual e nas funções extras Download da hora Downloads INFO (http://info.abril.com.br/downloaddahora/som e video/player xbmc capricha no visual e nas funcoes extras.shtml)](http://img.efetividade.net/img/xtra/xbmc-20091214105907.jpg)
Ele funciona como um gerenciador multimídia, catalogando o conteúdo na máquina e em drives de rede, com download automático de informações sobre filmes, seriados e músicas. É uma excelente opção para quem quer ligar o micro na TV, pois conta com uma interface simplificada, que pode ser comandada facilmente por um controle remoto ligado ao computador.
O XBMC ainda tem suporte a scripts. Ele pode, portanto, baixar canais RSS e previsão do tempo e mostrar essas informações em sua interface. (via info.abril.com.br)
Saiba mais (info.abril.com.br).
Tem pro OpenSuse?
@Tilt
http://software.opensuse.org/search
“Um dos melhores players de vídeo do mercado, o XBMC veio do videogame Xbox (o primeiro console da Microsoft, não o atual Xbox 360), sendo traduzido para os principais sistemas operacionais do mercado.”
Não duvido que os mais apressados, ao ler isso na Info achem que foi feito pela MS :D.
Uso e recomendo. Preciso terminar meu artigo sobre HTPC este fim de semana ou vão me bater :)
eu uso o xbmc faz muito tempo no xbox, e posso falar, ele realmente é fantástico, já testei no ubuntu e no windows, no ubuntu ficou ótimo, já no windows ficou um pouco lento, e foi na mesma máquina. existem várias skins para personalizar o xbmc e temas diferentes pra essas skins, plugins para acessar sites e um gerenciador de arquivos muito bom.
Na minha máquina esse cara não funciona. Sempre consome por volta dos 90% de processamento e fica insuportavelmente lento, tenho que voltar ao modo terminal e dar um kill -9 nos processos para poder usar a máquina.
Será um bug nos pacotes para Ubuntu, ou esse bicho é pesado e não roda em máquinas com 1 núcleo?
Para instalar no Mandriva 2010:
Adicione como root, as mídias abaixo:
urpmi.addmedia –update MIB-basic_32 http://mib.pianetalinux.org/MIB/2010.0/32/basic/ with media_info/synthesis.hdlist.cz
urpmi.addmedia MIB-experts_32 http://mib.pianetalinux.org/MIB/2010.0/32/experts/ with media_info/synthesis.hdlist.cz
Depois dê um urpmi xbmc e voilá.
Funcionando 100% aqui (vídeo, fotos, previsão do tempo, etc…).
wellington, isso está com cara de falta de aceleração 3D. Sua placa está com aceleração 3D habilitada e com o driver correto?
Roda que é uma maravilha no Ubuntu 9.10 com Pentium 3.2 HT e nvidia 8600. Até.
Usei quando tinha o Ubuntu 9.04 e funcionava bem. Esse negócio de “comer cpu” deve ser problema com os drivers de vídeo.
Funciona perfeitamente no meu laptop com Turion 64 2GHz 1GiB de RAM com Debian SID 32 bits, mas o meu laptop tem uma NVidia Geforce Go 7400 e estou usando o driver oficial da NVidia, possívelmente a aceleração 3D do seu vídeo está desativada.
Sucesso !
Flávio Alberto
Em meu notebook com placa ATI 9200 (acho que é isso), ele tb se arrasta, tenho que fazer a mesma coisa que o Weliton falou: mudar de terminal e dar um killall nele!
Aqui, com Ubuntu 9.10, Celeron D315 (2.26GHz, “monocore”), GeForce 2 MX400 64MB (drivers fechados) e Compiz ativo ele é bem usável. É uma pena que ele não permita desativar o loopfilter de H.264 para eu poder ver meus animes em HD…
Para quem tá tendo problemas, tente instalar o pacote xbmc-standalone e rodá-lo como sessão.