Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Carlos Morimoto declara o fim do Kurumin NG

“Carlos E. Morimoto, criador do Kurumin, anunciou que o projeto Kurumin NG “não vingou” e aconselha as pessoas a mudarem para o Big Linux:

“A continuidade seria, em teoria, o Kurumin NG, mas, infelizmente, o projeto não vingou. É preciso saber quando é a hora de jogar a toalha. Uma recomendação pessoal para quem está procurando um substituto seria o Big Linux. Entre as distribuições da safra atual, é o que mais se assemelha ao Kurumin 7.”

Sua mensagem e a discussão podem ser vista no fórum do Guia do Hardware, no link a seguir.”

Enviado por André0991 (andre·peric·tavaresΘgmail·com) – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cassiano (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:07 am

    Geralmente acontece isto… projetos de um homem só… ou poucos para manter o sistema. Percebem que o mercado não recebe da forma como queriam, acabam perdendo o entusiasmo e desistem… Já olharam para os lados e verificaram quantos projetos em software livre estão sem continuidade ?

    Fábio (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:09 am

    O link está errado.

    O tópico onde estava se discutindo o fim do Kurumin NG é o:
    http://www.guiadohardware.net/comunidade/kurumin-havera/940375/

    Esse tópico que foi colocado é o tópico com o aviso do encerramento do Kurumin 7, bem antigo por sinal.

    O título também ficou sensasionalista. O Morimoto só deu a opinião dele quando pressionado pelos usuários, o que decretou o fim do Kurumin NG foi a saída do Jqueiroz e outros colaboradores ativos por causa de atritos com o Lenadro.

    Não sei por que gostam de colocar o nome do Morimoto em todos os títulos aqui no BR-Linux, mesmo quando a história não é com ele.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:09 am

    Eles poderiam no lugar de criar uma distribuição, contribuir com uma já existente. Aliás, o próprio Kurumin nada mais era que uma personalização do Knoppix, apesar do Morimoto raramente citar isso.

    cristo (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:11 am

    Pro isso que acredito mais em distros que tenham mais apoio e sejam mais antigas.

    Fábio, o que levou ao fim é uma coisa, e o fato de o Morimoto ter declarado o fim é outra coisa. O que eu estou noticiando é que ele declarou o fim, exatamente como diz o título.

    E ele o fez anteontem, no link que eu passei, e que inclusive é referenciado neste outro link que você apresentou como sendo o que seria certo.

    jonatas (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:46 am

    Raramente? Ele dizia direto que avantagem de ter pai (Knoppix) e avô (Debian) ricos, é que tinha bastante recursos pra gastar.

    O que parece ter mais prejudicado o projeto, talvez seja o gênio do gênio, que confrontava as críticas de forma passional, fazendo ele mesmo parecer um troll.

    É claro que o Kurumin não tinha um acabamento primoroso,mas benditos ícones mágicos. Não me lembro de uma distribuição que tenha sido tão fácil instalar meu modem arraia. Usei essa disto por pouco tempo, mas deixou boas recordações.

    E quanto a contribuição do autor. Pô, ele tem um site com centenas de tutorias. Dar pelo menos um voto de confiança ao cara, é o mínimo. Não por ter tentado fazer, mas por ter feito.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:50 am

    Não concordo com o que foi dito pelo Marcos Alexandre, muito pelo contrário, o Morimoto sempre deixou claro que o Kurumim era uma derivação do Knoppix, quem acompanhou e acompanha o seu trabalho sabe disso. Da maneira como foi colocado, parece que o Morimoto agiu de má fé, não posso concordar com isso.

    Terramel (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:51 am

    Mas o Kurumin não é distro nova. Não é tão antiga quanto Debian, Slackware, Red Hat… Mas já tem mais de 5 anos… É uma personalização do Knoppix? É…. Mas ainda assim era uma ótima personalização, apesar dos vários bugs e das muitas besteiras que os caras insistiam em fazer. Da mesma forma o Knoppix é uma personalização do Debian, assim como o Ubuntu… Se todos derem ouvidos aos que dizem que não se pode fazer muitas distros, todos perderão opções. Software Livre deve se resumir a isso: Liberdade. Não apenas de código, mas também de escolha. É ótimo poder escolher uma distro que se adeque às minhas necessidades. Gosto também de testar várias. Uso ainda hoje o Conectiva 10 no meu Desktop, o Ubuntu no meu notebook, tinha Kurumin 7 no PC da minha namorada… Agora estou testando o DreamLinux, Sabayon (que adorei), o Slax, o GoblinX (que também achei excelente) e o Kubuntu Jaunty… Quero ainda pegar o Elive e o Geubuntu. Eu gosto de ter escolhas e testar coisas novas. Se limitar o número das distros tudo vai ficar um saco. Imagine se só existisse Ubuntu com o Gnome pesadão e com a interface laranja e seus desenvolvedores toda a hora falando: “Não vai entrar nenhum Dust aq

    Renato (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:51 am

    Não vi sensacionalismo no título, está bem colocado. E quanto ao número de projetos deixados de lado, eu acho que houveram bem mais e que existem muitos projetos bem sucedidos, pelo menos bem mais que no passado. até.

    Terramel (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:52 am

    Mas o Kurumin não é distro nova. Não é tão antiga quanto Debian, Slackware, Red Hat… Mas já tem mais de 5 anos… É uma personalização do Knoppix? É…. Mas ainda assim era uma ótima personalização, apesar dos vários bugs e das muitas besteiras que os caras insistiam em fazer. Da mesma forma o Knoppix é uma personalização do Debian, assim como o Ubuntu… Se todos derem ouvidos aos que dizem que não se pode fazer muitas distros, todos perderão opções. Software Livre deve se resumir a isso: Liberdade. Não apenas de código, mas também de escolha. É ótimo poder escolher uma distro que se adeque às minhas necessidades. Gosto também de testar várias. Uso ainda hoje o Conectiva 10 no meu Desktop, o Ubuntu no meu notebook, tinha Kurumin 7 no PC da minha namorada… Agora estou testando o DreamLinux, Sabayon (que adorei), o Slax, o GoblinX (que também achei excelente) e o Kubuntu Jaunty… Quero ainda pegar o Elive e o Geubuntu. Eu gosto de ter escolhas e testar coisas novas. Se limitar o número das distros tudo vai ficar um saco. Imagine se só existisse Ubuntu com o Gnome pesadão e com a interface laranja e só sua equipe mandando em tudo e deixando ele como bem entende: “Não vai entrar nenhum Dust aqui porque ele não foi criado pela equipe de arte e só aceitamos temas da própria equipe que nunca faz nada!!!!”

    Não gostamos de uma distro? Procuramos outra… Se temos tempo, conhecimento e paciência criamos outra… Esse modelo é perfeito!

    Grobsch (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:58 am

    Eu jamais foi usuário do Kurumim porque comecei por Slackware, mas sempre li muito e cheguei a testar algumas vezes, usei umas épocas o Kurumin Games,tb.

    Ontem eu estava conversando com o Leandro e ele me disse que ainda não havia decidido se iria continuar mantendo o NG, de qualquer modo eu o convidei para vir me ajudar – sempre faço isso com ele e com o Bruno (BigLinux).. hehe – no GoblinX, contudo jamais conseguimos juntar as forças porque pensamos bem diferente sobre o que é melhor para uma distribuição.

    Fico triste porque a imprensa especializada, os usuários, as comunidades e a maioria dos que se relacionam com distribuições abandonaram os livecds em prol dessas distros que rodam em cds mas não oferecem quase nada além do básico. Com isso o Kurumim perdeu espaço, bem como o Knoppix.

    Hoje eu até testo distribuições para buscar boas idéias e soluções, mas se não for MODULAR, eu não uso o livecd… LiveCD TEM QUE SER modular…

    O Leandro continua convidado para se juntar ao goblins.. hehehe

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Anderson (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 8:59 am

    Parabéns ao Morimoto pelos tantos anos de dedicação, entre as muitas distros que utilizo Kurumin sempre esteve ao lado, e ajuda-me muito quando preciso de um live cd com recursos extras.

    Fred (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 9:03 am

    Finalmente, essa distro já estava agoninzando a muito tempo. Infelizmente nenhuma distro brasileira vai pegar. Desculpem, mas precisam acordar, sem dinheiro e uma equipe grande por trás nenhuma distro vai pra frente.

    Caio (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 9:44 am

    Bom, só quero saber se agora ele vai ajudar no desenvolvimento do Big Linux. :)

    Acredito que uma pessoa que contribui com um comunidade livre não é só aquela pessoa que cria projetos livres, mas que ajuda também os que já estão por ai precisando de ajuda.

    dk (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 9:51 am

    Desconfiei que isto ia acontecer mesmo pois esse kurumin NG estava muito “chatinho” se comparado ao kurumin 7 que foi uma versão muito boa da distro. Uso kurumin 7 as vezes como livecd, não sei o porque dessa troca por NG, mas sinceramente não tinha gostado mesmo. Com certeza se ele mantivesse o kurumin original teria muito mais tempo de vida.

    Paulo Braga (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 9:56 am

    Isso apenas prova a tamanha responsabilidade em manter uma distro, O Morimoto está certo é hora de jogar a toalha mesmo pois passou o projeto quem tanto gostava pra uma bando de crianças irresponsáveis (eu previ desde o início), é preciso mais que paixão pra se manter uma distro, é preciso trabalho. Nem todos gostam…

    Ao Morimoto fica o meu agradecimento por ter me proporcionado conhecer o Linux de forma fácil e simples, pelos ótimos livros que tenho e pelo carinho com que cuidou dos Kuruma nos seus áureos anos.

    kayo (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 11:15 am

    O Kurumin tinha uma chance enorme de pular para um segundo degrau na sua posição aqui no Brasil. Ele era uma distribuição muito conhecida nacionalmente, acho que a mais conhecida, e poderia se tornar ainda maior. O problema é que ele era gordo, precisava se ajustar aos padrões de uma distribuição profissional como o Mandriva ou o OpenSUSE.

    Eu tentei iniciar essa ideia em um tópico do fórum do Kurumin, mas ele não foi adiante. A ideia era tornar transformar o Kurumin em uma nova distribuição, chamada Kurumin Professional, padronizando as coisas.

    Talvez a adoção seria imensa e assim o cenário do Linux no Brasil também aumentaria. Mas ai, o cara decidiu seguir o Ubuntu, perdeu tudo que já tinha no Kurumin.

    Voltamos a estaca zero aonde não temos uma distribuição largamente conhecida no Brasil.

    Só quero deixar aqui meus profundos e mais sinceros agradecimentos ao Morimoto, o Kurumin para mim foi a distro mais legal que testei, que me deu gosto pelo linux, deu vários paus mas sempre consegui resolver com ajuda dos tutos e dicas, muitas dadas por ele mesmo, trabalho e desenvolvo com windows há anos, e graças ao caminho que aprendi com o kurumin, hoje em casa, tenho um note e dois pc’s com ubuntu (qdo virou Kurumin NG o ubuntu me atendeu melhor). Gosto muito dos artigos dele também, acredito que ele engloba bem a filosofia do SL, criou uma distro e multipplica seu conhecimento de forma simples e clara.
    Grato

    Julio (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 12:18 pm

    Sensacionalismo, pra que te quero.

    Ninguém anunciou oficialmente morte nem fim de algo ou alguém. Isso foi uma opinião pessoal do Morimoto, como ele mesmo deixa claro no post.

    O Kurumin NG não é formado apenas pelo Morimoto. A equipe ainda está ativa, debaixo dos panos. Se o Kurumin NG morrer, quem vai anunciar isso oficialmente é o Leandro, JQueiroz e ou até os demais desenvolvedores.

    Recomendei à equipe de desenvolvimento que pronuncie algo oficialmente.

    O projeto está devagar, obscuro, quase morrendo, pode até ser que esteja, mas ninguém declarou nada ainda em nome do projeto como um todo.

    ()’s

    Marcelo Andrade (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 12:29 pm

    Saudade da época em que o Kurumin cabia em um mini-cd…

    fernando (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 12:41 pm

    O kurumin brilhou na época em que o acesso à internet no linux era difícil, principalmente dos software-modems das placas onboard populares. E os ícones mágicos, com soluções automatizadas para esses equipamentos sempre foram uma mão na roda.

    Mas o tempo passou, e a oferta da banda-larga e a popularização de distribuições mais modernas como fedora, opensuse e ubuntu, etc… essas soluções passaram a cair em desuso.

    Acho que o melhor é encerrar mesmo o projeto.

    Fellype (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 12:43 pm

    Lamento pelo fim, mas nem tudo é para sempre.
    Se o Morimoto continuar contribuindo com seus boms tutoriais, já estará fazendo mais do que muita gente por aí…

    Rayzen (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 12:49 pm

    Posso afirmar q os 2 principais culpados pela morte do Kurumin foram tanto o criador q infelizmente tornou-se arrogante e passou a dedicar-se + a palestras e livros do q a distro e ao Ubuntu com sua hiper divulgação por conta do patrocínio da empresa por trás dele.

    Concordo com o q disseram antes, o Morimoto contribuiu muito com os scripts q ele fazia…. embora o Ícones Mágicos não fossem nada além d uma melhorada no Synaptic, ainda assim é uma coisa q falta nas distros.

    Steve Jobs (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 12:54 pm

    O Leandro não é o mantenedor do Kalango Linux que há tempos atrás houve uma briga entre a equipe e até o dominio da internet foi afetado? É so curiosidade mesmo. O fato é que o KURUMIN fez o seu papel e cumpriu a sua missão, quanto ao Morimoto a sua capacidade de trabalho é digna de admiração, pode até ser mal-humorado, mas com certeza suas contribuições são excepcionais. Quando ao Kurumin NG, realmente acho que o espaço acabou e a equipe poderia contribuir em algum outro projeto.

    Acho que todo mundo, de certa forma, deve algo ao Kurumun. Quem nunca teve a vida salva por ele que atire a primeira pedra. =)
    O kurumin chegou a um ponto onde raras pessoas/empresas/softwares chegam: o ponto da missão cumprida.

    Henrique (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 1:17 pm

    Fazer distro ficou caro e complicado. Hoje em dia é coisa de gente grande ;)

    Guilherme (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 1:39 pm

    Eu usei o Kurumin desde a versão 1 até a versão 7.
    Ajudei bastante no desenvolvimento dele.

    Eu tinha um carinho especial com o Kurumin, foi através dele que eu aprendi muita coisa no Linux, principalmente lendo os scripts do Morimoto – dizer que é só uma melhorada no Synaptic é brincadeira né ? – e aprendi mais a gostar do Debian.

    Eu já tinha usado, antes do Kurumin, o Conectiva, e digo com total autoridade, o Kurumin tinha muitos pontos positivos, entre eles, a facilidade de aprender sobre o sistema, e isso foi primordial para mim usar ele até a versão 7.
    Hoje, por achar o Kurumin NG desnecessário, uso o Mandriva 2009.

    Eu acho que o Kurumin NG pecou muito no fraco desenvolvimento, e principalmente, em ter deixado de ser leve.
    O DSL tanto de fala como distro leve, que ucupa 20MB no BOOT, mas o Kurumin 7, com tudo, ocupava perto disso – ~50MB – sem muito alarde. Eu rodava ele num Athlon 900 com 192 de RAM de um jeito maravilhoso e rápido, estável e com poucos bug’s.

    Enfim, Kurumin sempre vai ter um lugar especial na minha memória tecnológica.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 1:40 pm

    “O Kurumin NG não é formado apenas pelo Morimoto. A equipe ainda está ativa, debaixo dos panos. Se o Kurumin NG morrer, quem vai anunciar isso oficialmente é o Leandro, JQueiroz e ou até os demais desenvolvedores.”

    Acho que você não leu o tópico inteiro por lá. É informado que o Leandro abandonou o projeto e o unico que ainda estava ativo, o JQueiroz, deixou o projeto também, como não houve mais manisfestações do Leandro na lista interna, sobrou pro Morimoto por uma pedra no assunto. Até porque, só pelo fato de ter o nome Kurumin no meio, mesmo ele não fazendo parte oficialmente do desenvolvimento, é totalmente ligado a ele, então…

    Julio (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 1:49 pm

    Eu avisei:

    http://www.kurumin-ng.com.br/?p=23

    Rayzen (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 2:16 pm

    “Quem nunca teve a vida salva por ele que atire a primeira pedra.”

    Eu posso, a única vez q tentei usar, era a versão 2.1…. estava numa cidadezinha no interior d SP, queria ajudar a bandinha do meu primo a digitalizar as letras das músicas. Editor d textos? Kwrite, Kate e Kedit. Instalar o OpenOffice com Internet discada? Quem disse q o soft-modem foi reconhecido????? O único técnico autorizado a abrir a máquina pra confirmar q o problema tava no HD só voltaria das férias em 30 dias. Ainda bem q eu tinha o Live CD Beta do FeniX 11, q apesar d ser bem feio, detectou e conectou; como já tinha o OpenOffice, pude contribuir com a família e enviar tudo por e-mail. :-D

    UAI (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 2:19 pm

    http://www.kurumin-ng.com.br/
    xiiiii

    Mas eu tenho instalado em um pc aqui da empresa. Vale destacar que isto não esta sendo bom para a imagem do Kurumim.

    So para nivel de curiosidade, um colega que usa MAC quando viu achou muito bonito com o tema verdinho.

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 2:20 pm

    Parabéns Morimoto pelo excelente trabalho.

    Pude ajudar um pouco no início e me orgulho de ter participado.

    Sem dúvidas outras soluções apareceram, da mesma forma que o Kurumin foi uma alternativa para o caso específico Linux-Brasil-Softmodem-Usuarios-Iniciantes-monoglotasPTBR-Pc-Chips na época.

    É melhor encerrar o projeto com honra do que vê-lo abandonado e esquecido.

    Eu aprendi bastante! Obrigado Kurumin

    Descanse em paz no Céu das Distribuições e Personalizações do Linux

    Estaremos rezando por sua memória

    Flavio Moreira
    beta-tester do Kurumin à querosone

    A notícia está correta: Carlos Morimoto declarou o fim do Kurumin NG, no link apresentado.

    Agora outro integrante do projeto publicou um anúncio em contrário, que também inseri na capa do BR-Linux. A conferir e acompanhar, por enquanto vou noticiando.

    Yan (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 2:58 pm

    rgrlinux disse:

    “Só quero deixar aqui meus profundos e mais sinceros agradecimentos ao Morimoto, o Kurumin para mim foi a distro mais legal que testei, que me deu gosto pelo linux”

    Concordo com o que disse acima “rgrlinux” (faço minhas as suas palavras), me parece que o respeito ao trabalho do Morimoto é retumbante, com exceção de alguns que parecem não saber o que estão falando.

    É isso, a minha confiança no linux veio do desprendimento de pessoas como Morimoto, que disponibilizaram e ainda disponibilizam muita informação sobre o linux.

    Também acho que o Kurumin poderia seguir nesta onda de estabilidade e confiabilidade do linux atual, mas essa não foi a opção do Morimoto, creio que justamente por isso, ou seja, o bom nível de evolução das distribuições atuais quanto a facilidade no uso, o que era uma das metas do Kurumin.

    Sou ex-usuário do Kurumin, Conectiva e
    atual usuário do Mandriva 20090.

    André0991 (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 3:28 pm

    Para esclarecer, não houe sensacionalismo. Leiam o tópico todo do link e vejam o que de fato aconteceu: O Jqueiroz, segundo o Morimoto, era o único membro ativo. Ele se desligou do grupo e o projeto ficou no abandono.

    O título na notícia diz que o Morimoto declarou o fim do Kurumin NG, e foi exatamente isso o que ele fez quando disse que o projeto “não vingou” e ficou “abandonado”.

    Declarar é dizer.

    Abraços.

Este post é antigo (2009-01-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.