Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BRL-CAD: Pacote instalável através do apt-get no repositório de Livre S.O.

“Para aqueles que procuram por um CAD 2D e 3D, alternativo ao Auto-Cad, Livre S.O. compilou, criou o pacote deb e liberou em seu repositório a suíte de aplicativos, open-source, BRL-CAD.

Desenvolvida pelo exército norte-americano, originalmente para o desenvolvomento de armas, a suíte BRL-CAD possui mais e 400 aplicativos, voltados para a elaboração de projetos.

Saiba mais clicando no link abaixo:”

Enviado por Djane Franco Dorneles (livreΘlivre·wiki·br) – referência (livre.wiki.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    israroot (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 2:35 pm

    Estranho esta relação desenvolvimento e forças armadas.
    A internet já nasceu desta forma.
    Deve ser porque o governo americano fornece muitos recursos para eles.
    Imagine o que as faculdades não poderiam fazer se tivessem tanto dinheiro para pesquisas…

    É engraçado. Não entendo muito de CAD, mas me parece que este BRL-CAD é bastante complexo, completo e estável (mais de duas décadas de desenvolvimento), e ainda dizem que não há concorrente à altura para o AutoCAD?

    Pelo que vi, o que lhe falta é uma boa interface gráfica, mas me pergunto se esta é uma boa justificativa, já que para que diabos um programa baseado em comandos terá uma interface gráfica? Talvez falte marketing, já que a empresa que desenvolve o AutoCAD quer vender, enquanto que no caso do programa em questão este não é o objetivo principal.

    O programa me parece muito bom, pena ter se desenvolvido com um propósito tão mesquinho – tá, como disse o colega acima quasa tecnologia da informática que existe hoje surgiu com fins militares, mas isto não significa que a única forma de desenvolver tecnologia seja para fins militares. Uma coisa dita milhares de vezes não é necessariamente verdade, acreditem.

    Guilherme (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 4:03 pm

    @israroot, a internet não veio dos EUA, como todo mundo pensa e diz, ela nasceu no CERN (http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_Europeia_para_Investiga%C3%A7%C3%A3o_Nuclear)

    ahei muito interesante, mas nunca tinha visto nda sobre esta feramenta, alguem q ja usou sabe se é melhor que o blender?

    Elcio (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 4:08 pm

    “Desenvolvida pelo exército norte-americano, originalmente para o desenvolvomento de armas, a suíte BRL-CAD possui mais e 400 aplicativos, voltados para a elaboração de projetos.”

    Lendo isto até dá a impressão de ser um ótimo software.

    Mas a verdade é que o Brl-cad é um software “pré-histórico”, que depois de ser liberado pelo exercito americano, esta sendo “empurrado” às pessoas com uma possível alternativa a programas como o Autocad, ou até mesmo o Qcad.

    Se você entrar em sites como baixaki e Superdownloads, vai ver que o programa figura entre a lista dos mais baixados. Infelizmente por desinformação passa-se a impressão de que o software tem a mesma capacidade e facilidade de outros programas comerciais e / ou abertos.

    É um erro mais ou menos natural, já que, a maioria das pessoas que o “propagandeiam”, não usam cad regularmente para trabalhar. Para constatar isso basta darmos uma olhada em algumas “perolas” do texto original como esta:

    “[...]BRL-CAD é um programa do tipo CAD, open-source, muito parecido com o AutoCAD.”

    Muito parecido uma ova. Se você observar este gráfico, notará que o BRL-cad engloba apenas alguns atributos de uma programa CAD autêntico. Além disso, modelagem em linha de comando pura, está longe de ser algo popular até mesmo nas áreas mais técnicas.

    “[...]e ainda dizem que não há concorrente à altura para o AutoCAD?”

    Há sim, mas o BRL-cad (em seu estado atual) está muito longe de constar em qualquer lista. Alias, se fossemos fazer uma, provavelmente apareceriam pouquíssimos programas open source.

    Guilherme, quem nasceu no CERN não foi a WWW?

    O maior problema dos competidores do AutoCAD, ainda mais das alternativas livres, é ter que lidar com formatos de arquivos propriatários como o DWG

    http://en.wikipedia.org/wiki/.dwg

    Existe até uma aliança de competidores para compartilharem bibliotecas para ler esse formato e outros como o DGN do Microstation

    http://www.opendwg.org/home

    O AutoCAD é como o MS Office dos CADs mecânicos: por mais que existam alternativas livres ou mesmo proprietárias, suficientes ou até melhores, sempre tem um chato que insiste em dizer que não dá para mudar :-)

    Djane Franco Dorneles (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 4:59 pm

    “[...]e ainda dizem que não há concorrente à altura para o AutoCAD?”

    Esta frase não faz parte do texto original do artigo, nem se encontra em nossa página.

    Não afirmamos que que o BRL-CAD era melhor que esse ou aquele programa. Aseveramos apenas que é um aplicativo do tipo CAD, muito parecido com o Autocad. Esta apresentação está vastamente difundida em diversos sites na internet.

    A vantagem que esta suíte de aplicativos apresenta é a grande quantidade de programas (mais de 400), voltados para elaboração de projetos.

    Além de todos estes aplicativos existe, também, um modelador gráfico chamado mged.

    Outra característica importante que resaltamos é a possibilidade de poder ser utilizado em praticamente todos os sistemas operacionais. (Windows, Mac, Línux, etc..).

    Criamos o pacote e disponibilizamos em nosso repositório, para facilitar o acesso das pessoas à este programa.

    Fazendo isso os usuários deste tipo de aplicativo poderá ter contato com ele de uma forma mais fácil.

    Importante que se crie uma comunidade, formada por técnicos e usuários que trabalhem no desenvolvimento, adaptaçao e aperfeiçoamento desta suíte de aplicativos.

    Para chegar-se à uma resultado satisfatório é preciso botar a mão na massa. A matéria prima está aí, na nossa frente. É só conhecê-la e aperfeiçoa-la.

    Elcio (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 5:06 pm

    “[...]e ainda dizem que não há concorrente à altura para o AutoCAD?”

    Esta frase não faz parte do texto original do artigo, nem se encontra em nossa página.

    Realmente não faz parte do texto original. Eu a tirei do comentário do “tenchi”.

    Desculpe pelo mal entendido.

    Djane Franco Dorneles (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 5:25 pm

    Não há problema algum !

    Nossa preocupação é de que a frase em destaque seja confundida com uma frase proferida por nós.

    Uma das funções de uma distribuição é levar aos seus usuários às últimas versões estáveis dos programas mais utilizados, bem como apresentar ao seu público àqueles lançamentos que tenham potencial valor profissional.

    Compilamos, criamos o pacote instalável, disponibilizamos em nosso repositório e conclamamos a criação de uma comunidade.

    Termina aí a nossa função. Quem avalia o aplicativo são os profissionais gabaritados para isso, como você.

    Abraços!

    Djane

    Guilherme (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 5:35 pm

    @Augusto Campos, exato, confundi de termo, mas o inventor da WWW, é q ganhou um premio nobel por possibilitar a invenção da internet.

    Não, ele não ganhou um prêmio Nobel, nem ajudou a possibilitar a criação da Internet.

    Elcio (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 5:44 pm

    Guilherme disse: “ahei muito interesante, mas nunca tinha visto nda sobre esta feramenta, alguem q ja usou sabe se é melhor que o blender?”

    Olá Guilherme,

    Blender e BRL-cad tem propósitos bem diferentes.

    Se você procura uma programa para modelagem de personagens, naves, e outra formas que estejam relacionadas a área “artistica”, eu recomendaria o Blender 3D.

    Se você procura um programa para fazer desenhos e/ou modelagem com exatidão para execução ou simulações, um software como BRL-cad seria a escolha. Embora eu ache mais recomendável o Qcad (para 2d).

    Uma alternativa que sempre indico ao AutoCAD para quem precisa de cad mecânico é o VariCAD. Não é software livre mas é multiplataforma, barato e muito leve. Ele lê DWG perfeitamente e a forma de interface casa muito bem com trabalhos mecânicos.

    @Elcio, isto comprova que eu não entendo nada de CAD! hauah

    Sim, talvez não seja lá “a altura”, mas quando se fala de CAD para Linux normalmente pensam no qcad, mas logo o descartam por ser 2D. Assim, não é bom ter uma opção para 3D ou 2D livre e multiplataforma? Talvez a questão de ser ou não tão bom quanto o autocad seja a mesma coisa que comparar o OpenOffice ao MS Office ou o Inkscape ao Corew Draw.

    Mas falar que não existe nenhuma opção viável para CAD no Linux é tapar é tão errado quanto quando eu disse que este software está à altura do AutoCAD. Dizem: “Linux é ruim. Não tem CAD pra Linux!”. :-)

    E, por falar nisso, hoje em dia ainda é preciso decorar aqueles milhares de comandos para usar o AutoCAD? Estes dias vi um manual com os comandos do AutoCAD (uma versão de 1993!) que era enorme. Deveria ter mais de 1500pgs (na época que a mídia de instalação era uma fita DAT!), só de textos, sem imagens.

    Elcio (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 7:54 pm

    tenchi disse: “Talvez a questão de ser ou não tão bom quanto o autocad seja a mesma coisa que comparar o OpenOffice ao MS Office ou o Inkscape ao Corew Draw.”

    Acho que não, pelo menos no caso do BRL-cad.

    Quem usa MS office ou Corel Draw, pode sem muito esforço usar o openoffice e o inkscape, respectivamente. Talvez tenha que percorrer um caminho maior para executar determinada tarefa, mas ela vai conseguir. No caso do BRL-cad, a coisa já é bem mais complicada.

    tenchi disse: “Mas falar que não existe nenhuma opção viável para CAD no Linux é tapar é tão errado quanto quando eu disse que este software está à altura do AutoCAD. Dizem: “Linux é ruim. Não tem CAD pra Linux!”. :-)”

    Realmente há soluções cad para linux (vide o Varicad, Qcad, Cycas, ARCAD 3D, entre outros…). Não discordo disso. A questão é que a grande maioria (sobre tudo as versões open source) ainda não está pronta para ser usada em produção. Mas nada impedi que em um futuro não muito distante nos tenhamos boas soluções.

    Pelo que tenho visto há vários projetos tentando produzir soluções para esse seguimento. Talvez seja só uma questão de tempo.

    A questão do formato .dwg é realmente um ponto muito sério a ser resolvido. Para ter uma idéia, é o mesmo que o openoffice não abrir um arquivo .doc.

    E, por falar nisso, hoje em dia ainda é preciso decorar aqueles milhares de comandos para usar o AutoCAD? Estes dias vi um manual com os comandos do AutoCAD (uma versão de 1993!) que era enorme. Deveria ter mais de 1500pgs (na época que a mídia de instalação era uma fita DAT!), só de textos, sem imagens.

    Não! definitivamente não.

    O autocad evoluiu muito nos últimos anos. Com uns 10 comandos (que também estão acessíveis através de ícones) você já faz muita coisa.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 11:40 pm

    E o Archimedes? Alguém conhece ele e o BRL-CAD pra fazer uma breve comparação?

    Parece que faz um tempo que ele não é atualizado…
    Abraços.

    Gustavo Henrique (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 12:41 am

    Já trabalhei com AutoCAD criando desenhos de plantas baixa e maquetes 3D, e hoje uso poucas vezes quando elaboro projetos de rede. De uns anos pra cá só mexo com linux, uso apenas o windows eventualmente e ainda assim virtualizado. Na minha opnião a única área que o linux deixa muito a desejar é essa – CAD. Posso até dizer que comparar softwares como QCAD, VariCAD, e outros CAD para linux com o AutoCAD é como comparar o xpaint com o corel draw. AutoCAD possui muitos recursos mesmo. ótimo para 2D, fácil e poderoso para 3D, pode trabalhar em conjunto com o 3D studio para criar maquetes 3D, calcula área e massa, tem suporte a perfil de configuracao de impressoras/plotters, e mais um monte de coisa interessante.

    João Marcus (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 8:08 am

    O engraçado é que o AutoCAD não é nem de longe a melhor opção para CAD/CAM/CAE. Depois que vi o Solid Edge, por exemplo, se eu fosse trabalhar na área, não escolheria o AutoCAD nem a pau.

    jmota (usuário não registrado) em 12/01/2009 às 1:44 am

    João Marcos, concordo.

    Tem também o SolidWorks nessa parada, que é muito bom… Os de ponta mesmo na área de CAD são o Microstation (da Bentley, que disponibilizou uma versão para linux perto de 2000) e o “G” (da Unigraphics, mesmo desenvolvedor do SolidEdge), este último bastante usado nas indústrias automobilísticas e de aviação… Projetistas e empresas que usam estes costumam desdenhar o AutoCad da Autodesk…

    Sou desenhista industrial e cheguei a usar o Microstation numa indústria de cutelaria e lá tinham também o Solid Edge e o G rodando em windows… tomara que o linux tenha mais alternativas em breve…

    jmota (usuário não registrado) em 12/01/2009 às 2:02 am

    Correção: onde escrevi “G”, leia-se: “UG”.

    Também esqueci de citar outros CAD no patamar do AutoCad ou acima dele como, p.ex.: Catia e Pro/Enginner, entre outros.

Este post é antigo (2009-01-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.