Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Brindes surpresa: FISL 2009 terá Olimpíada de Robótica Livre

Segundo notícia publicada no PSL-Brasil, o FISL 2009 terá uma Olimpíada de Robótica Livre entre suas atrações. O objetivo “é desenvolver um ambiente de criatividade, colaboração e desafio, onde grupos construirão artefatos robóticos usando sucata eletrônica e softwares livres.” Mas a nota do PSL-BR ressalta que “organização disponibilizará o lixo tecnológico necessário para a realização da olimpíada, sendo que as equipes poderão trazer o seu lixo apenas se assim optarem.” (leia também: FISL 2009 divulga primeira lista de palestrantes aprovados (atualizado))

Serão 24 participantes, organizados em 2 categorias: básica e avançada. Haverá uma etapa de nivelamento, onde os participantes terão contato com a filosofia da robótica livre (será que inclui as 3 Leis da Robótica?) e também com técnicas de soldagem e eletrônica básica. Na categoria básica , os participantes serão desafiados a construir “artefatos técnicos” usando uma Interface de Hardware Livre (IHL). Na categoria avançada, os participantes utilizarão placas controladoras Freeduino para desenvolvimento de seus projetos.

Os trabalhos serão avaliados por uma banca composta por membros da comunidade da robótica e do software livre, e os melhores trabalhos serão premiados com kits de robótica livre e brindes surpresa.

Os interessados em participar da olimpíada devem enviar um e-mail para o endereço de contato (roboticalivre@softwarelivre.org) descrevendo sua experiência com eletrônica ou hardware livre. Para visitação do festival, não é necessário estar inscrito no fórum. A programação completa será divulgada em breve.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Roberto Parente (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 10:28 pm

    Organizamos 2 olimpíadas de robótica no Ceará e foram muito interessantes… Vale a pena o pessoal entender o que é robótica livre… Vamos pensar além do software :-)

    nag nabber (usuário não registrado) em 29/05/2009 às 12:43 am

    pena que desvia um pouco da parte do software livre que eh o fisl… na proxima edicao vamos ter uma olimpiada de construcao de navios livres pra chegar ateh a ilha dos piratas livres onde existem muitos robos livres.

Este post é antigo (2009-05-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.