Brasileiros entre os 30 desenvolvedores mais ativos do kernel Linux
Enviado por Eduardo Habkost (ehabkostΘraisama·net):
A Linux Foundation anunciou mais um relatório sobre as pessoas e empresas que desenvolvem e contribuem para o desenvolvimento do kernel Linux. O relatório está disponível em: http://www.linuxfoundation.org/publications/whowriteslinux.pdf.
No relatório, Mauro Carvalho Chehab e Glauber Costa aparecem na lista dos 30 desenvolvedores que contribuíram com mais modificações para o Linux desde a versão 2.6.24 do Linux (que foi analisade em um relatório anterior).
Além do ranking de desenvolvedores, há muitas outras estatísticas interessantes no relatório. Vale a pena ler.” [referência: br.kernelnewbies.org]
Muito bom!!
Parabéns a eles!
Abs!
Parabéns, caras!!!!!
Nao pode ser! Eu vi esses caras no fisl, eles parecem pessoas normais!
Glauber AKA Glommer? Ele só parece ser normal, huahauhauhuah
Mas manda bem pra caraca!!!
E o ACME e o Tossati? Não estão nessa lista?
o foolano está com a razão. Eu sou um cara normal, que não sabe nada de coisa nenhuma. Mas quando eu estou programando, um espírito maligno toma conta de mim, o espírito de Moon-ha!!
Parabéns Srs.
Tiago Cruz: Essa lista é a dos desenvolvedores mais ativos. Se eles não estão na lista, isso só pode significar uma coisa: Eles são os mais passivos!
Brincadeiras a parte, a vida é assim mesmo, e as coisas vão e vem.
De repente você faz um trabalho que te projeta, depois faz outros menos visiveis mais igualmente importantes, ou quem sabe, você surta e fica um tempão sem fazer nada. É normal.
Eu mesmo fiquei surpreso de estar na lista, já que faz bem uns 4 meses que eu não escrevo nada de relevante para o Linux (certeza absoluta que não vou estar na próxima!!), e hoje me foco quase que 100 % no projeto Qemu. Alias, o Marcelo também.
O Brasil é um país cheio de talentos. Existem muitos outros brasileiros (muitos até grandes amigos meus!) trabalhando ativamente no desenvolvimento do kernel Linux, eles só não recebem muita atenção. Mas que tenho certeza que eventualmente podem vir a aparecer em destaques como esse
Poxa, ninguém me avisou que eu precisava ser anormal para trabalhar no kernel…
A inclusão na lista deve-se não somente aos meus esforços individuais enquanto desenvolvedor, mas a todo o trabalho na comunidade do V4L/DVB, que tem atuado de forma bastante ativa para melhorar o suporte a webcams e dispositivos de rádio, televisão e captura de vídeo dentro do Linux. Graças a esses esforços, temos uma quantidade muito grande de patches para revisão, enquanto mantenedor do subsistema, com melhorias continuadas no suporte a esses dispositivos que são importantes na adoção do Linux especialmente em desktops, notebooks e telefones celulares.
Mauro, tava escrito no contrato que tinha que ser freak sim. Você que não leu.
Augusto,
não rola uma entrevista com esses dois? Tipo, o que eles atualmente fazem, que áreas do kernel colaboram, quais seus objetivos futuros, ferramentas que usam e etc? Muita gente ia gostar de saber, inclusive eu! :)
[]‘s e bom trabalho para os dois! :)
Que legal saber que os dispositivos de mídia terão mais atenção. Realmente instalo Ubuntu pra galera e por sorte consigo dizer para eles qual webcam comprar, mas tenho uma “cliente” que está com a webcam parada. Isto é bem chato. Outro probleminha que precisa urgente de atenção são os dispositos usb de tv digital. Mesmo os one-seg estão sendo bem comprados e vai ser preciso um trabalho urgente para que surja no kernel o suporte para o padrão brasileiro. Torço muito por isso, pois muita gente está carregando note e netbooks. Muuiiiito obrigado mesmo a vcs, verdadeiros heróis!
E em pensar que tive aulas com um desses caras! Para concursos. E passei! Parabéns, senhores! (Chehab, estou no prodasen!)
Augusto, assim como o Anonymous disse, seria interessante uma entrevista!
Eu não conheço eles, e nem tenho certeza se gostariam deste tipo de exposição. Se alguém que os conhecer puder verificar, depois entre em contato!