Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Brasil quer ser referência mundial em software livre em ambiente de redes de colaboração”

Da cobertura oficial na Agência Brasil:

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) quer transformar o Brasil em um centro internacional de referência em software livre, dentro de um ambiente de redes de colaboração. Para isso, é preciso avaliar fatores como a qualidade do produto e o processo de desenvolvimento, destacou hoje (10) Jarbas Lopes Cardoso, coordenador de projetos de cooperação do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, do MCT.

A expectativa é colocar à disposição da sociedade, em outubro próximo, em uma comunidade que vai se chamar 5CQualiBR, os primeiros resultados do projeto, que incluem modelos de testes, avaliação de produtos e processos.

Ele explicou que dentro de um ambiente restrito de empresas já há coisas que são consolidadas internacionalmente. No Brasil, as questões nesse ambiente empresarial são resolvidas em um nível muito bom, disse Cardoso. As empresas têm seus próprios métodos de gestão, destacou.

“Mas, na hora em que você passa para um ambiente de colaboração, onde as pessoas estão distribuídas via rede e, na maioria das vezes, trabalhando de boa vontade, fica difícil administrar tudo isso com regras tradicionais de gestão de projetos. O CTI Renato Archer está preocupado com isso”, disse Cardoso.

Segundo ele, há indagações que ainda buscam respostas. Entre elas, ele mencionou como “qualificar uma contribuição vinda de uma rede de cooperação, como aquilo foi criado, como a gente pode confiar nas respostas e na rapidez dessas respostas”.

O CTI do MCT está estudando casos de sucesso, como o software público brasileiro, para poder replicar. O objetivo é fortalecer a indústria nesse novo ambiente de colaboração livre para gerar novos negócios e, consequentemente, riqueza social. No momento, o CTI está verificando o acesso à comunidade que será criada (5CQualiBR). “Como tem uma demanda potencial para isso, a gente não quer que a infraestrutura não dê conta do acesso”, explicou Cardoso.

Alguns testes preliminares estão sendo feitos com o objetivo de expandir o projeto, que está aberto à contribuição da indústria e da comunidade que participa e vive da tecnologia da informação, afirmou o coordenador do CTI Renato Archer. Cardoso participou hoje (10) do Encontro de Negócios em Software Livre, no Rio Info 2009 – 7º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios, promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (Seprorj). (via agenciabrasil.gov.br)

Saiba mais (agenciabrasil.gov.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 9:22 am

    Bacana a iniciativa. O problema é que por aqui, quando mudam governos, mudam as prioridades, o que significa que, dependendo de quem ganhar as eleições do ano que vem, esse projeto pode ir por água abaixo.

    Por outro lado, que legal esse site da Agência Brasil! Melhor que o de muitos jornalões por aí…

    Monge (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 11:14 am

    O Brasil já é uma referência importante em Software Livre. Tenho certo medo do que pode acontecer quando o Governo resolve meter a mão.

    Welington (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 1:06 pm

    Mais uma tentativa do governo de estragar o que está dando certo!
    Daqui a algum tempo vai aparecer um deputado querendo cobrar impostos de usuários software livre. Afinal tudo que dá certo e cria um aglomerado de gente é fonte de rendas.

    devnull (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 1:52 pm

    Que podre… Querem encher de burocracia o Software Livre…

    E uma pergunta: como o brasil pode ser referência importante em SL se nenhum projeto de maior relevância surgiu aqui?

    Não basta usar ou dizer que usa e organizar eventozinhos, tem que produzir algo que seja importante.

    kaian (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 2:18 pm

    Concordo com “devnull”

    Shikasta (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 4:31 pm

    Música do dia:
    “Eu Também Vou Reclamar”
    -Raul Seixas

    livre (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 9:11 pm

    Ignorância, dos comentários aqui é fogo. Infelizmente não existe no Brasil um bom lugar para discussões.

Este post é antigo (2009-09-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.