Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Blog do Maddog: Faça você mesmo

“Hoje nosso “astro” Jon ‘maddog’ Hall nos conta em seu blog na Linux Magazine Online como os desenvolvedores do Linux escreveram uma biblioteca para matemática ainda mais rápida do que a famosa e prestigiada biblioteca matemática do DEC Alpha.

A conclusão do “Cachorro Louco”: Às vezes, reescrever programas e bibliotecas pode render melhores resultados do que esperar que empresas e pessoas abram o código de seus produtos.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 11:26 am

    “Às vezes”?

    Não.

    Sempre!

    Software livre é ótimo. E é feito por nós mesmos, não por corporações.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 11:31 am

    O problema não é criar, é manter e isso as empresas fazem melhor do que a comunidade.

    JPayne (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 11:43 am

    Então a solução seria a comunidade criar e as empresas manterem ???
    Creio que não….
    A comunidade criar e fundações manterem eu creio que sim !!!

    O pior é que isso nem sempre é possível, principalmente quando a biblioteca – ou sela lá o que for – for baseada em protocolos obscuros, como é comum quando se precisa implementar um método de acesso à um serviço fechado. Mas mesmo com muitas dificuldades ainda saem coisas interessantes, como o ntfs-3g, gnash, swfdec, o samba, wine, etc).

    Ao meu ver o objetivo não é colocar em lados opostos empresas e comunidades, mas sim faze-las trabalhar em conjunto. Como disseram acima, as empresas normalmente tem uma facilidade e tendência maior em manter, documentar, etc…

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 1:08 pm

    “O problema não é criar, é manter e isso as empresas fazem melhor do que a comunidade.”

    a maioria das empresas de ti sofrem do mal da gerência! é tudo burocrático demais e muitas decisões técnicas são tomadas por pessoas não-técnicas..

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 1:32 pm

    O problema não é criar, é manter e isso as empresas fazem melhor do que a comunidade.

    Você só pode estar brincando. As empresas descontinuam produtos o tempo todo. Estou para ver um produto corporativo com uma história de décadas de desenvolvimento como muito software livre maduro e estável que nós usamos como o X Window System (desde 1984), o BSD (desde 1977), o TeX (desde 1982), o Perl (desde 1987), entre outros.

    “Estou para ver um produto corporativo com uma história de décadas de desenvolvimento como muito software livre maduro e estável que nós usamos”
    Todos esses softwares que você citou já passaram por versões novas que são incompatíveis com as versões anteriores, da mesma forma que as comerciais. Se for pensar assim, Oracle, Windows, etc também seriam produtos de décadas.
    E tá cheio de projetos livres abandonados, que foram disponibilizados mas ninguém tem interesse.

    Na minha opinião só tem sentido você desenvolver uma coisa que já existe se o custo disso for menor do que trabalhar ou pagar por uma já existente.
    Reinventar a roda nunca foi a oitava maravilha do mundo.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 1:03 am

    Todos esses softwares que você citou já passaram por versões novas que são incompatíveis com as versões anteriores, da mesma forma que as comerciais.

    Da mesma forma? Eu duvido muito, o software livre em geral costuma ter muito bons motivos para quebrar a compatibilidade – o que caracteriza exatamente o desenvolvimento que eu mencionei. Aliás, compatibilidade não me parece ser um bom critério para julgar o que é mantido e o que não é mantido. O exemplo mais conhecido é o Windows 95, que saiu de linha para dar lugar ao Windows 98. Bom, dá pra contar nos dedos as diferenças entre os dois, e no entanto a atualização não era de graça. Existem exemplos menos conhecidos, inclusive o Linux.com publicou um artigo sobre o assunto.

    Isso sem falar que software livre, no que toca à comunidade, não depende de interesses comerciais para ser mantido. O PHP 4 por exemplo continuou sendo mantido até quatro anos depois do lançamento do PHP 5. Sem contar pedaços de software mais críticos como drivers de dispositivos e outros…

    Bem, de qualquer modo o TeX 3 está em desenvolvimento desde 1989. O Perl 5 desde 1994. Os relatórios em LaTeX que eu escrevi na faculdade ainda “compilam” e eu ainda uso muitos scripts de administração e programinhas em Perl, alguns escritos por mim e outros por colegas. São programas muito estáveis e seguros, e se não me engano o Microsoft Windows (sabe-se lá o Oracle Database) não é exatamente conhecido por sua estabilidade e segurança…

    Ah, e eu ainda nem mencionei os casos de bugs de software proprietário que ficam sentados durante, pasmem, anos esperando para serem consertados, mas isso fica para uma próxima oportunidade…

Este post é antigo (2009-04-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.