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Blender 2.5 Alfa lançado

Enviado por foobob (fooΘbar·net):

“Meio atrasado, já que foi anteontem, mas Blender 2.5 Alfa 0 com sua sensacional reformulação de interface foi lançado ontem. Um dos desenvolvedores está coletando relatos de bugs em seu blog e é pra lá que você deve mandar o seu: http://www.letworyinteractive.com/b/2009/11/blender-2-5-alpha-0/comment-page-1/” [referência: blender.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-26

Comentários dos leitores

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    Muito melhor a nova interface. Mais intuitiva, profissional e padronizada.

    Carlos Alpha (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 8:29 am

    Assino embaixo no que o Marcos disse.

    E mais, Blender é um dos softwares livres em maior nível de desenvolvimento, digo que ao final do desenvolvimento da versão 2.5, se não ficar no mesmo nível que o 3D Max no mínimo vai chegar perto.

    MOnge (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 9:14 am

    Isso significa que agora ele pode ser usado por humanos normais?

    adell (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 10:51 am

    Boa MOnge
    Eheheh, mas eu espero que ele não perca a agilidade em que se podia criar um modelo, se comparado a outros softwares do gênero, porque realmente, sua interface foi refeita e eu ainda não testei tudo.

    Ian Liu Rodrigues (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 10:58 am

    O Blender é um software exemplar. Apesar de muitos acharem sua interface ruim, ela é muito ágil depois de acostumado. Eu sinceramente o acho muito melhor que qualquer outro programa de modelagem tridimensional que tem por ai. Além disso o Blender têm múltiplos propósitos, como Modelagem, Animação, Edição de Vídeo, Pós-produção, etc.

    Vinícius V. Marques (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 11:13 am

    O Blender é demais. Uma obra prima do Software Livre.

    MOnge, depende doque você chama de programa para pessoas normais. Não conheço nenhum programa simples para computação gráfica 3d. Trabalhar com 3d Estudio ou Maya não é uma tarefa para qualquer um, como toda arte, é preciso ter talento, dedicação, conhecimento. Tudo bem que o Blender nunca foi o programa mais intuitivo de todos,mas depois de aprender alguns atalhos ele não era tão mais dificil. Dificil é trabalhar com computação grafica em 3D, se fosse facil todo mundo fazia .

    Vinícius V. Marques (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 11:56 am

    Acabei de testar essa nova versão e tenho que falar para vocês: pelo menos para mim, a mudança na interface foi demais!!! o programa está incrível, com um visual bem profissional e bem mais fácil de operar.

    Para mim foi um enooooorme salto na usabilidade. Os desenvolvedores estão de parabéns!

    tobias (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 1:08 pm

    @MOnge
    O blender, é o tipo de software escrito de profissionais para profissionais, nunca vai ficar “fácil” de mexer exatamente.

    Daniel (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 1:38 pm

    Foi o código fonte do Blender que a comunidade open source fez uma “vaquinha” mundial pra poder comprar da companhia que ele pertencia?

    Daniel, foi isso mesmo. Ele pertencia a uma empresa que faliu, um dos antigos socios queria liberar o codigo fonte mas não podia pois ele não era o unico dono. Ele então criou a fundação Blender, pediu doações e comprou o codigo e liberou sobre uma lincença livre. Despois que ele se tornou livre evoluiu demais…

    foobob (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 4:49 pm

    Evoluiu imensamente. Mas entendam que a principal motivação para liberarem o alfa é para fazer as pessoas usarem para relatarem bugs. A principal mudança é realmente a interface, mais intuitiva e melhor organizada, por isso eles precisam de feedback nessa parte e muita funcionalidade ficou de fora por conta disso, dentre eles imports, compatibilidade de scripts e mesmo alguns recursos de edição poligonal.

    Dentre outras novidades magnânimas: otimizações insanas no raytracer (trabalho de um brasileiro, jaguarandi), volumetrics para renderização de nuvens, translúcidos etc, otimizações na ferramenta sculpting Python 3.1 integrado e reformulação da API Python para melhor integração de ferramentas externas. Fora outras novidades em áreas que não acompanho, como edição de vídeo, animação e game engine.

    Mas por hora, o melhor a fazer é testar a nova interface e ir se acostumando. Além de relatar bugs.

    Patola (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 6:28 pm

    Não conheço nenhum programa simples para computação gráfica 3d.

    Olhe de novo então. O Google Sketchup é uma maravilha de software modelador 3D, especialmente para plantas de casas. Sabendo que a maioria das pessoas tem problemas justamente com a interface de desenho tridimensional, o Google bolou uma interface altamente intuitiva pra 3D – onde você desenha “no chão” e aí vai “puxando” as seções dos objetos pra fazer as formas 3D. É muito gostoso e fácil de mexer, você realmente “sente” o que está fazendo e consegue criar plantas e modelos bem mais rápido que no Blender ou qualquer outro software de modelagem 3D.

    O Blender é bom e tem muitos recursos. Mas as pessoas têm que entender que fazer uma interface fácil e adaptativa é algo muito importante nesse tipo de software.

    Eu adoraria que o Google Sketchup fosse software livre e tivesse uma versão em GNU/Linux. Infelizmente isso não acontece. Mas o Google Sketchup roda bem no Wine, bastando apenas seguir as instruções do winehq.com.

    foobob (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 9:45 pm

    Sketchup faz bem o que se propõe fazer: desenho arquitetônico. Blender, Maya, 3DS, C4D e outros são essencialmente softwares para criação de personagens para animação. Modelar personagens e objetos curvos com Sketchup vai resultar em tanta frustração quanto tentar CAD com esses outros.

    De qualquer modo, nenhum deles é para usuário comum — à excessão talvez de Sketchup, que é basicamente só desenhar linhas e depois puxar. É como o homem comum reclamar que não consegue ser um Renoir depois de comprar o melhor equipamento de pintura existente: sem talento e/ou formação não adianta.

    A única razão pra não se ver tanto trabalho amador em Maya como tem em Blender é que custa $$$$ e só profissionais na indústria usa. Aqui no Brasil porém, Max é rei por conta de pirataria e por conta disso, dá pra achar muita porqueira nos fóruns por aí…

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 10:48 pm

    A personagem na screenshot é a Sintel? A personagem do novo filme livre?

    foobob (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 11:20 pm

    Isso. Concept art, pintada com MyPaint. :)

    Chrys (usuário não registrado) em 26/11/2009 às 11:59 pm

    @Carlos Alpha

    Tá de sacanagem, né, se estiver falando do 3DS MAX atual posso até concordar já que nem mesmo o usei, mas os 3DS MAX anteriores?

    Para mim o Blender está é chegando perto do nível do Maya, esse sim é o caminho, tanto que a evolução do software tem cada vez mais melhorado, dando até para criar jogos de qualidade (vide projeto Apricot), para mim o nível atual do Blender é extraordinário e deve ser levado em consideração.

    @VinIPSmaker

    Sim, esta é a Sintel, a personagem do projeto Durian, alias essa imagem fora feita usando Blender e GIMP, e a evolução do projeto está boa.

    foobob (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 12:13 am

    ugh, é verdade, é um paint-over no Gimp a partir de um render com AO do Blender. Me confundi porque a maioria do concept art foi criada com MyPaint… :)

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 1:55 am

    Não subestime o poder do GIMP. Quando ele tiver totalmente integrado com o GEGL será muito interessante.

    foobob (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:41 am

    Gosto muito do Gimp e para melhor aproveitar minha tablet Wacom até instalei o sensacional pacote de presets Gimp Paint Studio:

    http://code.google.com/p/gps-gimp-paint-studio/

    Mas depois que MyPaint foi apresentado com muita pompa via Sintel e o próprio autor do Gimp Paint Studio passou a usá-lo, fui conferir. Devo dizer que não é nada que o Gimp não seja, eventualmente, capaz de fazer — em particular, falta variação de tamanho aleatória dinamicamente para os brushes.

    Mas com ou sem esses recursos que eventualmente ganhe, o que realmente faltaria no Gimp para se comparar ao MyPaint é exatamente a simplicidade: só um painel com uma boa seleção de presets de pincéis em ícones grandes, um seletor de cor e o canvas, mais nada. Taí uma coisa que o Gimp não vai ter. MyPaint é pra quem quer desenhar e pintar e mais nada.

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