Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Biometria facial na autenticação do usuário root

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):

“Continuando a série de documentos voltado a Biometria, disponibilizo neste documento como elevar a segurança incluindo a tecnologia de biometria facial junto a senha, assim criando uma camada adicional de autenticação. O comando su/sudo no sistema operacional tem a função de atribuir ao usuário os poderes administrativos. Sendo assim a biometria garante o acesso apenas para as pessoas autorizadas. ” [referência: vivaolinux.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mauro Schneider (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 12:14 pm

    E se eu colocar uma foto da pessoa em frente da webcan, vai autoriza-la ?

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 12:45 pm

    Eu vejo isso como um aumento relativo de segurança. Exigir uma imagem pode inibir alguém que tenha pego a sua senha no olho, ao ver você digitando. Mas fica algumas questões em aberto:

    - Como o colega acima disse, será que uma simples foto não irá enganar o programa, pois uma webcam não é um dispositivo de captura de imagens muito sofisticado;

    - Conseguir a imagem do rosto de alguém significa que esse alguém está em frente ao computador. Isso significa que esta pessoa conseguiu acesso físico a máquina. Então o acesso dessa pessoa aos dados e/ou uso dos recursos da máquina é uma mera questão de minutos, seja pra haquear o software, seja pra abrir a máquina e fazer determinados procedimentos;

    - Não seria mais útil usar isso para agilizar o processo de login, ao invés de atrasá-lo um pouco?

    Pra mim é uma tecnologia muito interessante, mas para essa aplicação sugerida no artigo me parece ser ineficiente.

    Ola a todos…
    Como não sou dono da verdade… erro e muito, vou expor apenas o meu ponto de vista em particular dos itens acima.

    0 – Este projeto é para prova de conceito.

    1 – O Problema da foto diante a câmera é resolvido com algoritmo de teste de expressão facial. Um dia publicarei o mesmo no Viva o Linux.

    2 – Estou testando a multi-biometria (login com impressão digital e face simultaneamente). Isto realmente torna o processo de login mais lento ainda.

    3 – Realmente este processo atrasa e muito o login. Sugiro utiliza-lo por mera opção, mas uma câmera inibe e bastante as pessoas mal intencionadas… Em servidores, onde não existe usuário logado como root constantemente, eu acredito ser um diferencial.

    Resumindo, é sempre bom conhecer, estudar os fontes de tecnologias emergente como esta.

    Abraço a todos.

    @Clésio, e não é q vc teve uma boa idéia? Imagine este serviço utilizado para, em vez de só autenticação local, para autenticação remota.

    @Cabelo, tu é fodástico, sempre provando q é possível o desenvolvimento tecnológico utilizando tecnologias open source. Sempre usando a força e lendo os fontes :-)

    Eu acho que o mais interessante aqui é a demonstração do conceito. As aplicações ficam por conta da imaginação de cada um.

    E o cabelo (porque será que o chamam assim? hehehe) deve ter bastante, porque está sempre inventando alguma coisa. :-D

    Ola Cabelo, uma empresa de grande porte aqui implantou o cartão ponto atraves do reconhecimento da face. Fiquei sabendo q não usaram nenhum software comercial mas tambem não posso firmar q se utilizaram de algum software livre.
    Mas espero q esta sua prova de conceito faça sucesso ;)

    Lauro César (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 5:59 pm

    @Clésio, e não é q vc teve uma boa idéia? Imagine este serviço utilizado para, em vez de só autenticação local, para autenticação remota.

    hehe

    Pensei exatamente a mesma coisa quando li o que o Clésio disse…rs

    Edson (usuário não registrado) em 18/07/2009 às 3:50 pm

    Outro dia vi uma reportagem na TV onde o reconhecimento facial tem sido utilizado no Japão para vender cigarros somente para maiores de 18 anos, baseando-se nas marcas de expressão. Como nas primeiras maquinas os jovens colocavam fotos, eles modificaram o programa, obrigando o usuário a piscar várias vezes, e na dúvida inserir a carteira de motorista, que lá é confeccionada em cartão magnético.

Este post é antigo (2009-07-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.