Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Beta 2 do Epidemic 3.0

“Já se encontra disponível para download o segundo beta do Epidemic GNU/Linux 3.0. Além da correção de todos os bugs reportados pela equipe de beta-testers, esta nova versão do Epidemic traz também importantes novidades:

Agora, a imagem ISO do Epidemic passou a ter 1,3 GB e já vem com o novo KDE 4.2 (Codename: “The Answer”), que representa, sem dúvida, um grande avanço na linha de evolução do KDE4. O Epidemic 3.0 Beta 2 vem também com o OpenOffice 3.0, Iceweasel 3.0, Compiz Fusion já previamente configurado (rodando direto do livecd), além de diversos novos programas.

O Enetwork, assim como já havia ocorrido com outras aplicações exclusivas do Epidemic, como o Easy Channel, foi portado para a API do KDE4 e ganhou novas funcionalidades, como o suporte inicial a softmodems. Foi desenvolvido também um novo módulo chamado Ependrive para o Systemsettings (o centro de controle unificado do KDE e do Epidemic), que permite escolher se as alterações feitas no Epidemic, quando rodando em um live pen drive, serão salvas ou descartadas.

Com as melhorias implementadas no Beta 1 e Beta 2, o Epidemic GNU/Linux 3.0, já conta com os seguintes novos recursos, em relação ao 2.1:

O Einstaller, além de ter sido portado para o KDE4, foi completamente redesenhado e ganhou novas funcionalidades, como a opção de instalação direta no modo live pen drive, a opção de manter as configurações e alterações feitas no livecd, antes do início da instalação, a opção de mudança do nome do usuário padrão (epidemic) e a opção de instalação no modo expert, que possibilita a escolha de outros pontos de montagem, além do root e home.

O Ecommunity também foi portado para a API do KDE4 e ganhou uma barra de progresso para indicar o andamento da atualização;

O Easy Channel, além de ter sido portado para a API do KDE4, recebeu significativas melhorias. Agora ele checa a integridade e autenticidade das tarefas baixadas da internet, antes de atualizá-las, o que contribui muito para a melhoria da segurança do sistema. Ele também passou a ter um mecanismo de integração com os demais instaladores, assim, se um determinado programa for instalado, por exemplo pelo Synaptic, vai aparecer como instalado na interface do Easy Channel.

O Enetwork além de ter sido portado para a API do KDE4, ganhou novas funcionalidades, como o suporte inicial a softmodems que funcionam com os módulos do ALSA (como o intel8x0m) e com o módulo da SmartLink.

Um novo módulo para o Systemsettings, o Ependrive, desenvolvido pela equipe do Epidemic para permitir que os usuários do sistema possam escolher se as alterações feitas durante a utilização do Epidemic, em um live pen drive, serão salvas ou descartadas.

Kernel 2.6.26-epd, otimizado para a arquitetura i686, com o patch do Bootsplash, modificado pela equipe do Epidemic, além dos drivers 3d da nvidia e ati e do suporte a vários modelos de placas wireless como as Ralink rt200, Atmel at76c50x, Intel Pro Wireless 2100, Intel Pro Wireless 2200/2915, Atheros 521x, Broadcon BCM43x/Airport Extreme, Prism54, TI ACX100/ACX111, Zydas, Intel Wireless WIFI Link 4965AGN (utilizadas nos novos Centrinos), Intel Pro/Wirelles 3945.

Novo sistema de inicialização do livecd e live pend drive, com drástica redução do tempo de boot pelas opções ati e nvidia.

Se você gosta de experimentar programas que ainda se encontram em fase de desenvolvimento ou deseja contribuir com o desenvolvimento do Epidemic, reportando, no forum, suas impressões sobre o sistema, baixe o Epidemic GNU/Linux 3.0 Beta 2, de um dos links relacionados na página de downloads do projeto e confira você mesmo todas as novidades desta nova versão do Epidemic.”

Enviado por Renata Heleno (renatahelenoΘyahoo·com·br) – referência (epidemiclinux.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 1:52 pm

    Se querem desenvolver uma nova distro, façam como o pessoal do Epidemic, os caras são feras e inovam!! Não é mais só “uma”.

    Alex (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 7:34 pm

    Simplesmente FANTASTICO. Essa versão do Epidemic é muito superior a várias outras distribuições de grande porte. Estou tirando meu suse e colocando como distribuição principal da minha maquina a Epidemic, mesmo sendo beta.
    Parabens a toda equipe da Epidemic.
    Alex

Este post é antigo (2009-02-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.