Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Asterisk: Cresce o número de empresas que adota o PABX IP

“As empresas estão buscando economia com novas tecnologias, utilizando as aplicações do Linux, estão adotando o PABX IP Asterisk:
Microcamp, Intervias, Rodobens, Casas Bahia, são exemplos de projetos já implantados.

Somando a tecnologia, pega carona o produto FALEVONO da operadora de telefonia GVT, fornece minutos(preços muito baixos) e números de telefones para seus clientes, toda a comutação e serviço são operacionalizados no Asterisk gigante, chamado Vono.”

Enviado por R.Silva (v·blogΘhotmail·com) – referência (falevono.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Brasil (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 11:04 am

    Publicidade viral é tudo igual: pega-se um tema (linux), acrescenta-se uma tecnologia interessante (asterix), dai é só usar um vocabulário bem marketeiro (e guerrilheiro ehehe), apontar para o link do anunciante e pronto: é pageview na certa (e talvez alguns clientes) :P

    Tenho a impressão que o br-linux “comunidade” já era. Br-linux hoje é o reflexo do portal comercial de suporte ao marketing viral, onde revistas e outros portais da internet (uol, abril, revista do linux, etc) usam como canal de marketing de guerrilha… é uma pena :(

    Última vez que leio e comento aqui… alguns vão dizer “já vai tarde”. Mas alguns tb irão perceber o quanto comercial isso aqui ficou e vão me seguir.

    Sorte para todos!
    [ ]s

    MaxRaven (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 11:24 am

    Já vai tarde!

    AFF, só chato esses dias, credo, vai chorar na cama.

    PS- Sou cliente do Vono antigo e recomendo o serviço, inclusive fiquei muito tempo sem usar (por falta de conexão decente), mas voltei, coincidentemente hoje. Só falta eles criaram vergonha na cara e integrar a outras redes SIP :p e voltar a funcionar com o Skype.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 11:29 am

    Caro amigo, discordo da sua opnião, até bem pouco tempo eu não estava utilizando o que de melhor tinha no meu smartphone(E61), que é a a utilização e gerenciamento de redes SIP, e associado aos serviços oferecidos pela GVT como o VONO era tudo que um brasileiro queria. Economia e liberdade de utilizar a internet para falar com outros computadores, telefones moveis ou fixos, vale lembrar que essa é uma realidade que parte a porta de todos, e logo não terá como fugir ou resistir. Ainda que venha ser “marketing” e bom informar a grande massa que existem essas facilidades. Grato.

    Paulo, quando quiser retornar, estarei por aqui, publicando notas sobre tudo que eu achar inetressante, como venho fazendo nos últimos 12 anos – inclusive sobre uso de código aberto em serviços disponibilizados comercialmente.

    O fato de a turma do marketing considerar que o público interessado no assunto é alvo interessante para iniciativas virais mostra o quanto já avançamos neste aspecto, enquanto mercado – o que de modo algum exclui o reduz o aspecto comunitário, a meu ver.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 2:51 pm

    Nossa, e eu que acho o BR-Linux comunitário demais? Não vou sair por causa disso, quanto mimimi… :P

    Rodnei Z (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 3:09 pm

    Tem gente que, achando-se inserido no mundo da tecnologia, torce mesmo é para o homem voltar para a idade da pedra, né Paulo?

    Trabalho no setor de TI de um grande fabricante nacional de produtos promocionais corporativos, com 5 fábricas em Minas e SP, centenas de ramais fixos e dezenas de ramais IP gerenciados pelo sistema Leucotron. Desde o primeiro trimestre de 2008 viemos adaptando nosso sistema para funcionar integralmente via VoIP, fazendo uso das linhas tradicionais apenas para o recebimento de ligações (por enquanto). Passamos por várias operadoras IP e o serviço foi sempre pobre, sofrível. Estamos com a VONO a apenas 4 meses, e o serviço é de primeiro mundo. Atualmente a economia da empresa com telefonia está em mais de 75% e aumentando, graças em grande parte ao serviço de qualidade e os bons preços desta empresa. Isso permite que nossa empresa direcione recursos financeiros para outros serviços, que acabam empregando mais gente direta e indiretamente, e por tabela beneficiando os profissionais que trabalham com software livre, fazendo a roda girar cada vez mais azeitada.

    O que é bom tem de ser divulgado mesmo. Por quê quando é ruim todo mundo cai de pau mas quando é bom tem que ficar pisando em ovos? Parabéns pelo site e as dicas sempre supimpas, Augusto!

    Lucas A. D. (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 6:14 pm

    O Vono já foi mais competitivo em termos de preço, e ultimamente vem me dando muita dor de cabeça para funcionar no asterisk (constatação pessoal). Outros provedores internacionais, tais como o gizmo, e o justvoip possuem preços melhores, e não me deram qualquer dor de cabeça para colocar no asterisk.

    O Gizmo tem preços abaixo de 12 centavos o minuto para qualquer fixo no Brasil, contra os 25 centavos cobrados pelo vono. Celulares pelo Gizmo também saem a menos de 50 centavos o minuto, contra valores bem mais elevados do Vono.

    Já o JustVoip proporciona três ou quatro meses de ligacoes quase ilimitadas para fixos no Brasil ao custo de 10 euros por esse período.

    Ambos não exigem mensalidade, que é exigida no Vono.

    A grande vantagem do vono é o tempo de resposta das ligações, que eh muito bom, você quase não nota o atraso. No Gizmo, a qualidade de voz continua ótima, mas é sentido um pequeno atraso na transmissão da voz. O justvoip eh um pouco pior que o gizmo neste aspecto, pois ‘as vezes a ligação fica picotada.

    Estes foram os provedores que eu testei, mas há outras opções (estive de olho no TerraSIP, acho até que já comprei crédito com eles… mas tenho que fazer mais uns testes). A escolha vai de cada um.

    Eu já demiti a Brasil Telecom da minha vida, e não me arrependo :-)

    Sobre a publicidade nos posts: não vejo problema em divulgar produtos de interesse para público alvo do site, porém a notícia não possui uma crítica sobre o produto, e parece ser apenas um link de divulgação de umproduto – um produto relevante, com certeza, mas sem a crítica o post não passa de um anúncio.

    De qualquer modo, em minha opinião o BR-Linux continua sendo de longe a melhor fonte de notícias da área, pois existe uma preocupação com a relevância dos conteúdos.

    Tá cheio de blogs por aí com o título “gnu/linux/tecnologia/…” que andam publicando receitas de pudim em calda e anúncios de carro à venda – um desrespeito ao seu público alvo.

    Posts com críticas a este serviço ou a outros relacionados serão muito bem-vindos, Lucas – envie-os pelo link “Enviar notícia“.

    O que o R.Silva enviou, e eu publiquei, é uma mera menção à existência e disponibilidade de um serviço baseado em código aberto e já adotado por uma série de clientes. Achei bem dentro do contexto do blog, e relevante o suficiente para justificar a publicação da notícia no feriadão.

    Destaco que não se trata de publicidade paga, acordo de parceria, nem nada assim – ele enviou o formulário, eu achei interessante e publiquei.

    O Asterisk é um dos maiores cases de sucesso do mundo livre, nada mais natural que apareça com destaque aqui.
    Por aqui na região existem várias empresas que estão adotando ele como PBX padrão e ficando muito satisfeitos.
    Usamos por um tempo em nosso Call Center, mas quando se aproximou de 300 pontos tivemos problemas de performance. Mas o que mais atrapalhou foi na parte de programação. Utilizando comandos mais avançados nos deparamos com vários bugs. Em contato com Digium descobrimos que muitos deles eram corrigidos apenas na versão comercial, paga.

Este post é antigo (2009-04-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.