Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ASL quer melhores condições para o FISL em Porto Alegre; divulga que o Paraná está interessado em levar o evento

O chefão da ASL se dirigiu à imprensa e “criticou a “falta de apoio da gauchada”, além de problemas menores, como a restrição de horário. Ao contrário de outros anos, a PUC-RS restringiu a permanência dos participantes até as 18h”, conforme a cobertura do Baguete.

Também foi divulgada uma queda generalizada nos patrocínios em tempos de crise: “apenas a Congregação Marista é patrocinadora Ouro do evento nesta edição. Propus e Senac aparecem na categoria Prata. Patrocinador de inúmeros eventos, o Banrisul aparece apenas na categoria Bronze, juntamente com a Solis, de Lajeado. Em outras edições, o evento contava também com apoio das estatais gaúchas Procergs e Procempa entre os apoiadores de primeira linha. Órgãos do governo federal como Serpro e Dataprev, além de ministérios diversos estão na lista dos apoiadores, a qual se juntaram nos últimos anos empresas privadas como Google, Locaweb e Globo.com.”

Em uma reunião na quarta-feira, o prefeito de Porto Alegre havia dito que vai “fazer todo o necessário para manter o Fisl na capital”. E a cartada estratégica da organização para incentivá-lo a colocar em prática esta intenção não tardou, em uma ‘confidência’ compartilhada ontem com a imprensa em geral: “O governador Roberto Requião é um entusiasta do software livre e segundo Marcelo Branco, o estado é um dos mais evoluídos no uso das tecnologias de código aberto. “Requião disse que virá a Porto Alegre para levar o Fisl ao estado. O governador nos ofereceu dois locais em Curitiba e um em Foz do Iguaçu, totalmemente grátis para sediar o fórum”, confidencia Branco. O presidente da ASL.org revelou o interesse de cidades como Rio de Janeiro e Canoas em abrigar o evento. “Os gaúchos precisam se unir para vencermos os obstáculos e manter o fórum em Porto Alegre”, avalia Branco.”

Também no blog da Vanessa Nunes no jornal Zero Hora, aqui do Sul do país:

A falta de apoio dos governos municipal e estadual poderá fazer com que o Fisl deixe de ser realizado em Porto Alegre. Bem, não é de hoje que há propostas de outras cidades pra levar o evento daqui da província. Todo ano é mesma coisa.

- O governador Requião disse que vem para Porto Alegre para levar o Fisl para o Paraná – comentou Marcelo Branco, coordenador geral do evento, durante a coletiva de imprensa.

Nesta semana, o pessoal da Associação Software Livre (ASL), que organiza o evento, foi pedir socorro ao prefeito Fogaça. Ele ”garantiu” que a cidade não abre mão do Fisl. Agora, dizer é uma coisa, prefeito. Precisa oferecer melhores condições. – Realizamos o maior evento de tecnologia aqui, mas é difícil continuar em Porto Alegre. Precisamos melhores condições – desabafou Marcelo. É claro que os caras da ASL – que nasceu aqui – não querem que o evento saia do Estado. E pra Porto Alegre é importante. O Fisl custa R$ 1,4 milhão. Mas ainda movimenta hotéis, restaurantes. A expectativa é de que injete na economia gaúcha cerca de R$ 5 milhões. Isso sem falar nos negócios que são fechados durante o evento.

Adeus Porto Alegre: FISL 11 no Paraná.: “Sou gaúcho e acho triste, mas acho que se tem razão, infelizmente se vinculou Software Livre com o governo de um partido, os governos posteriores enfraquecem o apoio ao que consideram uma realização do governo anterior. Além disso, considero que o Paraná é referência em apoio ao Software Livre. O FISL ficará em boas mãos.” [Enviado por Weber Jr - referência (baguete.com.br).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eloir (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 9:43 am

    Sou do estado de Santa Catarina, de certo modo a uma cultura muito semelhante ao Rio Grande do Sul, realmente aqui o povo não tem a uniao e o “calor humano” que existe mais pelo centro do pais ou norte… acho que isso é proveniente a cultura europeia que predomina nessa região.

    No Paraná já melhorar muito, nesse estado o pessoal já é bem mais unido e tem uma visão inovadora maior, esta é a visão minha visão pessoal… ainda penso que São Paulo seria melhor para o Fisl, devido aos recursos disponivel.

    Mas Rio Grande do Sul, sincerramente não está sendo um bom lugar, parece que o pessoal demora muito para assimilar idéias novas… por isso acho interessante esse debate.

    André Machado (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 9:58 am

    Realmente. Basta ver o que aconteceu ano passado: várias palestras, como a UOL falando das vantagens e da segurança do PagSeguro, que não tinham nada a ver com o tema software livre. O esírito do FISL se perdeu e, mesmo sendo gaúcho, acredito que talvez seja melhor para a comunidade que o evento vá para outro lugar, ou poderia ocorrer em um estado diferente a cada ano, como foi feito com o Fórum Social Mundial, que foi realizado por muito tempo em PoA e agora viaja pelo mundo,

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 10:14 am

    Acredito que Curitiba é mais central e vai atrair pessoas de outros lugares ao Fisl, comparado ao RS.
    A estrutura do Fiep que o governo do Paraná tem também é excelente para este tipode evento, com liberdade de horários e espaços físicos, além da infraestrutura da Copel. Já houveram eventos de software livre nestes locais e foram excelentes. Fico feliz com a mudança.

    Tiago Hillebrandt (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 10:14 am

    Como o colega Eloir, também sou catarinense, e infelizmente tenho de concordar, vergonhosamente, de que aqui no “sul do sul” não há condições de manter o evento.

    Acredito que o Paraná é uma ótima opção de local para realização do evento, afinal o governo apoia a causa, assim como lá é a sede da Mandriva e do C3SL, que hoje representam um dos nomes mais fortes do software livre brasileiro no mundo.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 10:20 am

    Party now is over.

    Vixi, tomem cuidado com o Requião. Ele é considerado meio “ditador”, e não me surpreenderei se ele tentar tomar “a força” o FISL dos gaúchos :-) Se não conseguir, ele grita e esperneia, dizendo que o FISL é feio e bobo hauahuahau

    Mas não vou mentir: para mim seria excelente, já que ficaria muito mais barato me deslocar daqui para Curitiba ou Foz do Iguaçu do que para Porto Alegre. Mas pensar assim é muito egoísmo, eu sei :-)

    Se quiserem trazer ao Paraná, que seja Curitiba, pois aí finalmente terei a chance de conhecer esta cidade com alguma finalidade útil, além disso em Curitiba faz tanto frio que em Porto Alegre :-) Aliás, quem inventou de fazer o FISL no inverno?

    Foz do Iguaçu já tem o Latinoware, então acho que dois eventos seriam muito pra cidade :-)

    Este ano infelizmente não poderei ir ao FISL (de novo), pois ano passado estava lotado de coisas a fazer e disse: “Ah, ano que vem eu não terei muita coisa, provavelmente vai dar tempo”. Aí este ano uso o mesmo argumento do “fiado só amanhã” :-)

    Uma questão. O apoio ao evento sempre foi ruim, ou piorou agora ?

    Sergio Cioban Filho (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 11:10 am

    Creio que Curitiba seria um bom local para este evento…

    Para a galera de Santa Catarina (ou de outros estados) que quer apoiar o movimento de Software Livre no estado, neste ano, vamos ter o SOLISC (Congresso catarinense de Software Livre) em novembro em Floripa. Não perca!!

    Seria muito mais fácil realizar eventos bons de Software Livre se mais empresas (ou governos) de apoiassem a realização dos mesmos em seus estados.

    Esta “briga” de sede do FISL só ajuda a comunidade, pois cada vez mais, serão oferecidas estruturas melhores e sem custo… Que vença a melhor.

    http://www.solisc.org.br/

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 11:16 am

    Eu preferia que a cada ano fosse num lugar diferente do Brasil. Fazer todo ano no sul é dose para quem mora no Norte ou no Nordeste…

    Paulo (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 11:43 am

    Sobre um comentário acima, Curitiba é mais frio que Porto Alegre.
    :-)

    Minha única preocupação é que o Requião está no segundo mandato e não poderá se reeleger. Um forte candidato as próximas eleições pra governador é o atual prefeito de Curitiba, que não tem nenhum tipo de alinhamento com software livre.
    Então daqui a 2 anos pode acontecer o mesmo que aconteceu em Porto Alegre: troca o governo e o novo que entrar não terá nenhum compromisso com o FISL.
    E ai? Muda de cidade de novo??

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 11:50 am

    Eu sou de Porto Alegre e a impressão que eu tenho é que o apoio do governo piorou. Infelizmente o governo atual não dá muito importância para o software livre, e até tentou (não sei se conseguiu) voltar atrás em algumas conquistas, como por exemplo, empurrar “goela” abaixo produtos Microsoft no Banrisul.

    O que eu noto, infelizmente, é que o apoio ao Software Livre está muito ligado a política aqui no sul. O FISL começou com apoio maciço da prefeitura, enquanto era de um certo partido… Depois, esse partido perdeu a prefeitura e o Governo do Estado (o mesmo partido que era da prefeitura) assumiu o evento. Depois disso, esse partido não conseguiu mais a prefeitura, nem o estado e o apoio só tem caído a cada ano… É o que eu noto.

    israroot (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 11:53 am

    Enquanto a sociedade ficar aceitando palpites de políticos a bagunça permanecerá.
    Não se deve levar em consideração ideologias partidarias.
    Político tem o dom de vir, tocar e destruir.
    Chamar de sanguessuga é pouco.
    No Fisl passado o Requião já andava incentivando intrigas.
    E os gênios do software parecem muito burros pra cair no papo deles.

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 11:57 am

    Mudando de assunto, no fim, creio que seja interessante o FISL mudar de lugar, sim. Não por mim, mas para o próprio crescimento do evento.

    Já faz 10 anos que participo (mas não fui em todos os eventos) e a verdade é que não sinto mais aquele “ardor” de participar, pq depois de um certo tempo, os temas acabam sendo repetitivos.

    Só vou participar esse ano, depois de ver a grade e encontrar um número suficiente de palestras que eu julgue serem interessantes e eu creio que devem ter muita gente assim como eu.

    Em uma nova cidade, teremos público novo, e com isso eu creio que a tendência é o evento atrair mais gente.

    .deb (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 12:23 pm

    Sou de Curitiba-PR e moro em Joinville-SC, mas gostaria que o FISL continuasse em POA-RS.
    Mas eu gostaria que houvesse eventos satélite em outros estados, e em outros países, ligados online – via sofware livre, claro!
    Seria uma demonstração excelente da maturidade do SL e dessa maneira muitas empresas de Tecnologia, Comunicação e Teles poderiam apoiar e ganhar visibilidade, que é o que os apoiadores querem.

    Imaginem uma palestra, online Via Embratel®, do Mark “Ubuntu” Shuttleworth (na europa), traduzido em tempo real pelo Google®, com participações do Ministério da Tecnologia (Brasília), intermediado pelo convidado Augusto Campos (Santa Catarina). Ou seja Software Livre + Patrocinadores de forma inteligente e o “i” de FiSL ganharia uma dimensão ampliada…
    E o que mais poderia ocorrer? A imaginação é o limite.
    Bah tchê!!

    Mas, como talvez isso seria sonhar demais, e se, em POA a coisa tá ficando meio de lado, que venha para Curitiba. Geográficamente pra mim, seria ótimo!

    O FISL é um evento para “trocar figurinhas”. Não é um evento “profissional”.

    Fui uma vez e nunca mais voltei (e olha que eu moro na grande porto alegre).

    O pessoal fica largado no chão, sentado nos cantinhos, tem sempre alguém querendo aparecer e invadindo sistemas…

    Alguém precisa chegar lá e falar: Ei, isso aqui é um evento profissional, e não um jardim de infância.

    Att,
    Renato

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 1:32 pm

    Seja onde for o evento no ano que vem é bom já pensar e de preferência deixar no papel qual o horário.

    Não é desculpa para organização do evento, mas isso tem cara de que a PUC avisou sobre algo novo “em cima da hora”.

    Sou de Curitiba e muito me alegraria de ter esse evento aqui, mas concordo com quem falou que o mais correto seria todo ano em uma cidade diferente. Além de isso sempre dar um novo ar ao SL, ajuda a disseminar o evento, que, como todo SL, não deve ser restrito a um público apenas, tem que ser de todos.

    Anônimo (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 1:55 pm

    Eu tambem concordo que o FISL deveria ser sediado cada ano em uma cidade ou ao mesmo tempo em vários locais separados como dise o .deb

    Só pra comentar, engraçado que quando é pra bater no “partido” ciatado ali em cima todos citam o nome do mesmo, mas quando é pra defender ele vira anônimo…
    Uma dica, o partido em questão é o mesmo do atual presidente…

    Esclarecendo…

    O partido ultra anônimo que ninguém quer citar que antes apoiava o FISL e o software livre é o PT.

    Nao demora muito e vai existir a distribuição “Linux Lula”. :)

    Abs!

    Fernando (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 2:21 pm

    MA MA MA VEM PRA CURITIBA…

    =D

    XD

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 2:46 pm

    Deb

    “Imaginem uma palestra, online Via Embratel®, do Mark “Ubuntu” Shuttleworth (na europa), traduzido em tempo real pelo Google®, com participações do Ministério da Tecnologia (Brasília), intermediado pelo convidado Augusto Campos (Santa Catarina). Ou seja Software Livre + Patrocinadores de forma inteligente e o “i” de FiSL ganharia uma dimensão ampliada…
    E o que mais poderia ocorrer? A imaginação é o limite.
    Bah tchê!!”

    O Augusto bem que merece, mas você quase arranca o saco do Augusto com este comentário. :)
    Acho que mudar vai ser bom para o evento.

    Ozzy (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 2:52 pm

    Enquanto ficarem dependendo e/ou se envolvendo com políticos, politicagens e partidos o “póximo FISL” será sempre uma incógnita…

    O.O.

    Agradeço a menção! Como faz tempo, quero aproveitar pra esclarecer que já palestrei como convidado no FISL em mais de uma ocasião, tanto na sala grandona como nas salas menores, e também co-participei de apresentações dos colegas múltiplas vezes, além de ter participado (como debatedor, e não como mediador) em mesas de debates organizadas durante o evento.

    Desempenhei estas atividades sempre com muito prazer, mas hoje certamente declinaria de ser mediador ou debatedor em algum debate durante este evento, especialmente se fosse entre um distribuidor e representantes de patrocinadores/apoiadores, como mencionado.

    Das últimas vezes que fui ao evento, fiz questão de ir me concentrar em participar como público (assistindo as palestras e atividades) e eventualmente fazendo a cobertura para o BR-Linux, porque é complicado fazer as três coisas (palestrar, cobrir o evento e regatear o preço dos autógrafos com o Dr. Stallman) ao mesmo tempo.

    Se eu fosse no desse ano, seria nas mesmas condições (embora este ano, se tudo for mantido como combinamos, as fotos com o Dr. Stallman serão sem custo para os interessados). Mas o público presente tem feito uma cobertura espontânea tão boa (e eu tenho a honra de ajudar a divulgá-la), que chega a tornar desnecessária a minha presença para esta finalidade.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 4:30 pm

    não tem problema mudar de cidade eu acho. pode voltar pra poa, se for o caso. e, toda cidade grande tem um evento de software livre, o problema é que normalmente são.. pequenos.

    o que me impressiona são políticos, realmente, se importando com o assunto!! eu não me dei conta disso, pq diabos um GOVERNADOR iria fazer lobby pro fisl ir pro estado dele? pq diabos um prefeito iria se importar com esse evento de.. nerds?

    nunca me dei conta disso, no brasil só falta.. desenvolvedores, entusiasmo político tem de sobra.

    e, se eu fosse pro fisl ou algum outro evento com o rms, pediria um autografo e uma foto, sim, mesmo que tivesse que pagar! é como pagar por um cd original, sei lá. (eu já paguei uma vez.)

    fiquei pensando: alguem ja fez pirataria das fotos e assinaturas do rms?

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 4:44 pm

    “No Fisl passado o Requião já andava incentivando intrigas.”, não pensei por esse ponto.

    “O partido ultra anônimo que ninguém quer citar que antes apoiava o FISL e o software livre é o PT.”, não é só o pt que apoia software livre. mas é legal ser uma diretriz partidária do pt, sim.. o.o parece que lula já esteve no fisl, né? isso é legal..

    poxa, software livre tem uma massa crítica impressionante, no brasil. pq diabos não decola? pq diabos os fabricantes vendem pcs com essas distros xingling falsificadas, tipo o infame insigne?! pq diabos nao surge uma empresa querendo vender pcs com.. ubuntu??

    eu as vezes acho que é sabotagem. algo do tipo uma empresa de software proprietario que seja bem poderosa pressionar as timidas empresas brasileiras que, se elas querem vender com linux, precisam vender de ultima categoria, pra causar má impressão mesmo.

    ou talvez seja pq eh conveniente para as empresas colocar uma distro ruim, como ja foi falado aqui, pq dai o usuario muda logo pra windows e eles nao gastam com suporte. o.O

    acho que a comunidade deveria estar preocupado em resolver essa questao: como fazer pcs de baixo custo serem vendidos com fedora, opensuse, mandriva, ubuntu, etc, *com suporte*. o.o sem isso, eventos como o fisl tornam o software livre popular, e mesmo assim.. ele não decola!

    Ozzy (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 5:05 pm

    Elias Amaral, nada contra o Software Livre como diretirz partidária, pelo contrário, desde que isso seja levado a sério, e seja uma questão “idelógica” mesmo, não demagógica.

    Uma visita do presidente da república dá prestígio a qualquer evento, mas não é garantia de apoio infelizmente…

    No caso do requião então, ele adora aparecer, transformou a TV Educativa do Paraná em uma TV só dele (inclusive enfrenta problemas na justiça por conta disso) e como já está no segundo mandato de governador preicsa de qualquer coisa que chame a atenção para se eleger senador em 2010 e garantir o foro privilegiado, senão tá ralado…

    O que o Paulo falou mais acima também é verdade, o atual prefeito de Curitiba é fortemente compromissado com a microsoft.

    Sinceramente eu gostaria muito de ver o FISL não dependendo de políticos e rodando pelo Brasil, cada ano em uma capital por exemplo. Mas acho que ainda é só um sonho…

    O.O.

    Sobre um comentário acima, Curitiba é mais frio que Porto Alegre.

    No inverno é MUITO MAIS frio…

    o atual prefeito de Curitiba é fortemente compromissado com a microsoft.

    É mais do que isso, a prefeitura de Curitiba é parceira oficial da Microsoft e totalmente dependente dela. Falando claro, a Microsoft tem a prefeitura no bolso. Em nível municipal, oficialmente ninguém sabe o que é Software Livre.

    o que me impressiona são políticos, realmente, se importando com o assunto!! eu não me dei conta disso, pq diabos um GOVERNADOR iria fazer lobby pro fisl ir pro estado dele?

    Interessante! Aqui, não tem outro jeito senão sair um pouco off-topic: ao contrário da maioria absoluta dos políticos, o Requião nunca mudou suas crenças ideológicas, sempre foi coerente com o que acredita, independente de você ou o mundo discordarem. Esta postura dele, que deveria ser o normal e comum para qualquer político de qualquer cor, hoje em dia é tão “fora do padrão” que faz com que ele apareça quase como um “excêntrico”, malucão, ditador, preto cheio para a mídia meter o pau. É impressionante como os valores se invertem! Você pode concordar ou não com o Requião, política e ideologicamente, mas o fato é que ele conhece e acredita nas bases filosóficas do Software Livre, e não vai mudar (isso pode ter certeza). Deveria ser visto como algo normal qualquer governador se importar com um assunto ligado à base teórica do seu pensamento, mesmo que não traga $ nem votos, mas parece que no mar da politicagem amorfa e vendida para qualquer intere$$e imediato, já nos acostumamos a achar isso esquisito.

    João Marcus (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 11:51 pm

    ao contrário da maioria absoluta dos políticos, o Requião nunca mudou suas crenças ideológicas, sempre foi coerente com o que acredita

    Só uma pessoa muito ingênua acha que certos políticos realmente mudaram suas crenças ideológicas. Passaram tantos anos acreditando nas propagandas mentirosas de monopólio da bondade e da ética…

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 12:01 am

    Sou de Porto Alegre e acredito que a cada edição o evento tem que ser em um lugar diferente, justamente para não haver vínculos políticos com o sediante; tornar mais interessante turisticamente para quem participa; permitir que os “locais” de cada região possam participar de um evento mais perto de sua base com menor custo; chamar a atenção da mídia local em diferentes lugares; ter um “set list” de palestrantes mais eclético e voltado às experiências regionais.

    linuz (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 7:41 am

    Num país democrático de direito nada mais justo, viável e socialmente correto que as edições do FISL fossem realizada em cidades diferente a cada ano.

    Temos diversos exemplos. Copa do mundo, olimpiadas, sucessu, forum mundial, etc

    Todos sairão ganhando com isso e a dessiminação do software livre por todos os cantos do Brasil será inenarrável. Sem contar com a movimentação da economia nas cidades sede do evento.

    []´s

    israroot (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 8:36 am

    FISL=Fórum Internacional do Software Livre

    É feito outros em outros países ou este é o único fórum do mundo?
    Se for único e insistirem pra mudar de lugar ele pode deixar de ser em Porto ALegre para ser nos confins do planeta e nunca mais nós pobres mortais participarmos.
    (como foi com o fórum social mundial)

    Havacci (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 10:01 am

    Nossa, seria muito melhor caso mudasse pro paraná, porto alegre fica muito no extremo do país, é complicado pra muita gente chegar até porto alegre. Acredito que indo pro paraná, muito mais gente do centro sul e centro oeste iriam pro evento, e também nao ficaria longe para a gauchada

    qhttp (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 6:26 pm

    São Paulo pela importância e posição mais central no país seria a melhor escolha em todos os sentidos mas mesmo assim Curitiba seria a segunda opção.

    Fico triste é pelo Rio de Janeiro, que provavelmente tem muito mais usuários de SL do que a maioria das cidades com exceção de SP sempre ficar apagada no cenário do SL.

    Gustavo (usuário não registrado) em 7/06/2009 às 2:04 am

    Como gaucho to indiguinado com essas pessoas que querem tirar o FISL daqui. Po, la ja tem a latinoware, deixa o FISL aqui. E outra, mudar o local nao vai mudar as PESSOAS QUE ORGANIZAO o evento. Esse eh o mal do FISL.

    Dalit (usuário não registrado) em 7/06/2009 às 12:14 pm

    Bem que o FISL podia ser como a Linux.Conf.Au, casa ano num lugar diferente. Democracia!

Este post é antigo (2009-06-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.