As novidades (com figurinhas) do OpenOffice.org 3.1
Os boatos sobre a morte do OpenOffice.org parecem exagerados ou antecipados, e conforme a versão 3.1 se aproxima, surgem as listas de novidades e correções.
A de hoje vem do OOoninja, trazida pelo OSNews, e apresenta recursos incluídos nesta versão do OOo, como o uso de antialiasing nos desenhos, seleções translúcidas no Writer, melhorias nos eixos e rótulos de gráficos, macros e mais. (via osnews.com)
Saiba mais (oooninja.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-01-23
Parece que o OpenOffice não está tão mal das pernas assim.
Humm muitas novidades interessantes =) O fato de não ter algo simples pra tirar um link do texto era mesmo irritante.
Eu estranho falar em fim do openoffice justamente agora que ele está melhor e mais estável e o ODF se consolidando no mundo, acho que isso não tem volta.
Mesmo o Linux está muito bom e estável também. No meu caso eu uso o Mandriva (sou ex-usuário do Conectiva e admirador do Morimoto e ex-usuário do Kurumin) e só tenho elogios tando para a versão atual do Mandriva 20090, com o KDE4.1 como para o BrOffice 3.0 que está excelente. Só agora estou incentivando outras pessoas a usar sem problemas, não entendo porque, justo agora se fala nisso.
As novidades são coisas simples, nada revolucionário ou exclusivo, que possa contribuir pra atrair mais usuários pra solução. E também não tem nada falando da performance do aplicativo.
Pelo menos eles corrigiram centenas de bugs (e muita gente falava que o OO quase não tinha :) ). Acho que eles querem focar mais na estabilidade do que em novos recursos no momento. Se for isso, estou de acordo com eles. Tem muita coisa no OO que funciona mal e antes de colocar novidades, tem que dar um revisada.
Não acho que diziamos que o OpenOffice.org iria acabar.
A grande maioria quis dizer que o desenvolvimento estava meio parado.
As novidades são legais sim.
Novidade é sempre bom , mas que essa evolução continue e não pare novamente como tinha parecido antes.
Algumas novidades são interessantes, mas há coisas básicas que deveriam ser revistas ,mas são deixadas para trás, como o suporte à multimidia.
Mas pelo menos mostra que o projeto não morrerá tão cedo (nem poderia, já que é a melhor alternativa livre ao MS Office, já que o Koffice ainda não está 100%).
Na boa pessoal, lembro que a pouco tempo atrás li aqui mesmo sobre a morte do open/broffice, pelo que vejo, me parece, pelo menos no Brasil, que ele esta se fortalecendo cada vez mas, ja vi instalado em duas grandes companhias nacionais, eu desenvolvo há anos em sistemas baseados no officce(MS), uso em casa Ubuntu & BROffice e estou portando algumas das minhas planilhas num boa, e olha que são super complexas, são ainda não me dei bem com o base, mas é questão de tempo….
Para mim, o mais importe quando lança uma versão x.1 é:
1º Estabilidade
2º Segurança
3º Desempenho
4º Novidades
O BrOffice está cada vez melhor, mas mesmo assim creio que o aperfeiçoamento do ODF faz com que outras ferramentas possam ficar disponíveis como o Koffice e o Abiword.
Acho que a adoção do ODF por um número cada vez maior de países irá consolidar este formato como padrão e irá fortalecer todas estas opções.
Ainda faltam bordas pontilhadas no calc e em objetos gráficos :(
Bordas pontilhadas são algo dispensável e, sinceramente, de mau gosto.
Uma coisa muito mais importante é melhorar o Base, que ainda está muito cru.
Seria de bom grado o suporte a SQLite no OO.org Base e até mesmo no calc.
Os desenvolvedores do OpenOffice.org pensaram em usar o SQLite como backend default para o Base, mas optaram pelo HSQLDB em seu lugar.
Entretanto, é possível usar qualquer banco de dados relacional como backend do Base, eu mesmo uso o MySQL.
Todas as novidades estão boas mas ainda acho que deveriam focar no desempenho dele. Ele demora muito para abrir e você vê que os menus têm um certo delay quando clica neles.
Bom o Koffice pode ser bacaninha , mas para outros SO tem que instalar varias coisas que já vem junto no KDE.
Mas o OpenOffice e o BrOffice fazem a mesma coisa , o que muda é o idioma.
BrOffice não é uma versão a parte do OpenOffice.
O OpenOffice você precisa instalar bibliotecas também (java), mas senão me engano a instalação no Windows já vem com uma JVM embutida.
O mesmo pode ser criado pro KOffice. Além da vantagem do QT ser mais leve que o Java com Swing/AWT