Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: KDE “penando” com as solicitações de recursos

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Tradução do artigo original de Jake Edge no LWN.Net, por Roberto Bech:

“Às vezes a relação dos desenvolvedores com os usuários é meio turbulenta. Os usuários podem fazer solicitações difíceis de se atender, por serem fora da realidade ou exigirem trabalho demais. Dentre esses usuários, os mais barulhentos não gostam muito de ouvir um “não” (ou um “ainda não”) como resposta. Alguns desenvolvedores do KDE vêm passando por maus bocados com esse problema, e estão tentando descobrir uma forma de amenizar o diálogo entre usuários e desenvolvedores. Por Jake Edge”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 2:24 pm

    Nãos e pode criticar a comunidade ou os desenvolvedores de projetos do Linux, é pecado mortal… Todo mundo rezando a cartilha.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 3:06 pm

    Esse artigo foi comentado/respondido aqui:

    http://aseigo.blogspot.com/2009/08/on-feature-requests.html

    Esse cara é gentil, tem muita gente chata nesse mundo que acha que o seu desejo deve ser considerado prioridade máxima. Antingamente esse tipo era conhecido simplesmente como mimado.

    Ricardo_NYC (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 3:08 pm

    Compreensivel. Fizeram um interface muito estranha, pra nao dizer feia.
    Nao gostei.
    Fui usuario do antigo KDE e nao ia com a cara do Gnome de jeito nenhum.
    O tempo passou e acho que o Gnome continua quase o mesmo… O KDE eh que escolheu um caminho errado.

    Instalei a ultima versao do KDE e mantenho a opiniao.

    Pra mim eh quase um caso perdido.

    Edinho (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 3:23 pm

    Continuo achando que o KDE precisa melhorar a sua usabilidade.
    O aplicativo “Aplicações padrão” do System Settings é um crime contra a usabilidade por obrigar o usuário a digitar o comando do seu aplicativo padrão. Sem contar que não existe no System Settings um aplicativo no para controlar o serviços do sistema, tipo eu instalo um mysql, oracle e não tenho como iniciar ou para-los se não for via console.
    Mas o pessoal perde tempo criando um monte de tranquera que ninguém usa como as que tem aba avançado do System Settings.
    E os desenvolvedores ainda reclama do usuário, ora se não querem agradar o usuário não divulguem o KDE que não terão reclamação.

    Fellype (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 3:56 pm

    Uma coisa que me intriga é que, pelo menos até onde eu sei, ainda não surgiu nenhum fork do KDE3, apesar dos inúmeros descontentamentos de usuários com o KDE4. Parece que os desenvolvedores do KDE são muito unidos.
    Particularmente, acho que seria bem interessante se o KDE3 fosse portado para QT4. Assim, a relação recursos+leveza poderia chegar ao seu ponto máximo neste DE.

    joaquim (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 4:16 pm

    1 – O código do KDE3 está no svn, quer fazer fork basta pegá-lo e fazer. Já teve muita gente dizendo que ia fazer isso e até agora nada, será que passada a hora da agitação, na hora do vamos ver mesmo notam que não é tão simples assim?

    2 – “Caso Perdido” – Ninguém te obriga a usar a interface do jeito que ela vem, basta vc mudá-la para deixar do seu jeito.

    3 – Usabilidade: Existem pessoas trabalhando com isso, que tal participar / opinar / fazer algo? https://mail.kde.org/mailman/listinfo/kde-usability

    cochise (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 4:34 pm

    O KDE provavelmente é o maior projeto livre a usar o método de desenvolvimento Bazar. O que caba gerando muita união.
    O KDE 4 foi diacutido durante anos. O prcesso de desenvolvimento durou anos. Muito me estranharia se um grupo de desenvolvedores fosse sair agora para fazer um fork do 3.5.
    Há um consenso entre os desenvolvedores de que estão fazendo o melhor. Isso é inegável. Eles estão inovando, criando, etc.
    O descontentamento do KDE4 vem apenas dos usuários.
    Então vou fazer o seguinte
    “please swap the QLineEdit in the default aplications tab for choice default browser for a QComboBox, and ppopulate them with ifs, like
    if QFileInfo::exists (/usr/bin/firefox){
    addItem(“firefox”
    }
    Tanks.”
    Acho que as pessoas tentam muito pouc entender o KDE 4, que elas queriam uma versão melhorada do KDE 3. Ele não é isso.
    Viviam reclamando por aí que o Linux ao invés de inovar copiava os desktops alheios. Bem,o KDE 4 é inovação. mas as pessoas são conservadoras, elas preferem a cópia.
    E preferem reclamar em comentários de um site basileiro ao invés de submeter educadamente o pedido de alteração.
    boa educação é bom e todo mundo gosta. E dizer o que você quer é bom também. Só não se pode esquecer da boa educação ao pedir o que você quer.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 4:44 pm

    Eu também achei as primeiras versões do KDE 4 um pouco estranhas e com alguns problemas, nada que ninguém já não tenha reclamado zilhões de vezes – mas pretendo mudar pra ele assim que o Karmic sair. O KDE 4.3 está muuuito bom. Ainda pode melhorar em muitas áreas, é verdade, mas está muito, muito bom =)

    Gilmar (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 4:49 pm

    Edinho:

    “O aplicativo “Aplicações padrão” do System Settings é um crime contra a usabilidade por obrigar o usuário a digitar o comando do seu aplicativo padrão. “

    Não é possível que isso só aconteça comigo. Ao clicar no botão [...] do lado direito do campo pra digitar o comando é aberta uma caixinha estilo “Abrir com”, com todas as aplicações ali.

    “Sem contar que não existe no System Settings um aplicativo no para controlar o serviços do sistema, tipo eu instalo um mysql, oracle e não tenho como iniciar ou para-los se não for via console.”

    Eu faço isso com o system-config-services do Fedora.

    cochise (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 4:50 pm

    um exemplo de inovação
    Uma das áreas que mais me chama a atenção no KDE é o oNepomuk
    http://trueg.wordpress.com/2009/08/25/gsoc-wrap-up-part-1/
    Outro exemplo..
    O brunch de desenvolviento para adição de novos proframas se chama playground

    No software livre o desnvolvedor não está sendo pago para fazer o que o usuário quer. ele está criando por algum motivo, seja diversão, ideologia, desejo de ser útil, aprendizado, etc.
    De certo modo todo atendimento a solicitações do usuário é um favor.
    E vejo muito poucas pessoas terem isso em mente.Seja falando do KDE, seja em fóruns de pequenas distros nacionais. Elas querem seus deseos atendidos como se estivessem pagando por isso e esquecem que o desenvolvedor é voluntário.
    (sim, existem excessões como os desenvolvedores da mandriva que estão melhorando o soprano por exemplo, mas isso já não nada a ver com a comunidade.)

    Flavio (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 4:50 pm

    A verdade é uma só:

    O ser humano odeia mudanças, nem que seja para algo melhor.

    Não entendo o porquê de tanta gritaria. Claro que no começo surgiriam bugs, mas o KDE 4.2.4 está muito bom (ainda não testei o KDE 4.3 – que dizem estar perfeito). O KDE 4 na minha opinião é infinitamente superior ao KDE 3, como um comentário anterior: é inovação.

    Rômulo Silva (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 4:56 pm

    @cochise

    Me diga, quais as inovações no que se diz usabilidade? inovações que faça um usuário dizer: “poxa, isso é algo novo e com certeza eu usaria.”

    ??

    Na minha opinião, a única “inovação” foi deixar toda a área de trabalho em plasmoids, coisa que não ajuda em nada na usabilidade do DE.

    cochise (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 4:59 pm

    “Sem contar que não existe no System Settings um aplicativo no para controlar o serviços do sistema, tipo eu instalo um mysql, oracle e não tenho como iniciar ou para-los se não for via console.”

    E lembrando que cada distribuição tem padrões diferentes pra serviços. E que o KDE roda em Windows e Mac que tem serviços com arqiteturas diferentes…

    Edinho (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 5:12 pm

    @GILMAR

    Não é possível que isso só aconteça comigo. Ao clicar no botão [...] do lado direito do campo pra digitar o comando é aberta uma caixinha estilo “Abrir com”, com todas as aplicações ali.

    Eu não acho isso uma coisa fácil para um usuário leigo, pq vc tem selecionar o binário em /usr/bin isso se tiver la.
    O ideal seria exibir os programas em uma combo e usuario escolher o que acha melhor a exemplo do acontece no Gnome e Windows.

    Eu faço isso com o system-config-services do Fedora.

    Porque não existe essa ferramenta no Kde vc usar uma aplicação feita em GTK, que não tem nenhuma integração com KDE e fica horrível visualmente além de ter q usar Fedora, nunca system-config-services em outras distribuições.

    Só não reclamo disso direto com o pessoal do KDE pq não falo inglês.

    cochise (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 5:12 pm

    @Rômulo Silva
    Além do Nepomuk já citado… Pegue um KDE do openSUSE onde é meias fácil instalar isso.
    Há plasmoids para tradução por exemplo. Há plasmoids para integração com o Remenber th milk.
    Há plasmoids e leitura de arquivos te texto com atualização rgular (tipo assim, logs). O plasma não é só um tema bonitinho.

    Uma outra inovação é o Dolphin, que, tenho que admitir demorei a descobir as funciionalidades e hoje em ida não vivo sem ele.

    O Kontact está simplesmente divino, integrado, estável, modularizado, flexível e poderoso

    O KRunner supera qualquer Katapult ou GnomeGo que já tenha visto em funcionabilidade (pesquisa do nepomuk, pesquisa web, abetura de locais, encontrar contatos, etc)

    O Lancelot é um menu que vem por padrão instalado ,as não é o padrão que é muuuito bom. Acesso a contatos, locais e confirguração de sistema, programas, documentos…)

    O Okular é um visualizador que abre de tiff multipágina a microsoft realder passando por coisas incomuns e esotéricas como cbr e pdf, permite fazer anotações e bookmarks, exibição de slides, mudança de cores para acessibilidade…

    E aviso que não uso o Gwenciew, que deve ter melhorado também, não uso o Kmail que deve ter melhorado também…

    Whatahell (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 5:17 pm

    Gnome reina! :)

    Bem, serviços dependem da estrutura da distro, não existe um padrão para estar dentro do KDE. Ele pode gerenciar os seus serviços, mas não pode adivinhar os do sistema. A distro é que tem que criar este módulo no systemsettings.

    E sobre o KDE4, não tem como evitar que uma hora fique quase impossível continuar desenvolvendo sobre uma estrutura criada há anos e anos. É doloroso, mas uma hora é preciso refazer quase tudo do zero, senão vai ficando cada vez mais complicado para mudar. O pessoal do KDE teve a coragem de fazer isso enquanto ainda dava tempo, e isso vai ajudar muito no que deve vir daqui para frente. O caminho é esse.

    Firmo (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 5:45 pm

    Eu não acho isso uma coisa fácil para um usuário leigo, pq vc tem selecionar o binário em /usr/bin isso se tiver la.
    O ideal seria exibir os programas em uma combo e usuario escolher o que acha melhor a exemplo do acontece no Gnome e Windows.

    Edinho, você leu o que estava escrito. Ou melhor, você testou o que estava reclamando? Quando você clica no botão [...] aparece sim uma lista com todos os programas instalados, divididos em categorias. Não precisa digitar nada muito menos saber onde está o binário. Concordo que esse menu está um pouco escondido e pode melhorar, mas a sua reclamação não procede.

    Belverde (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 9:04 pm

    A decisão é livre:

    Pode-se avançar com o KDE ou ficar estagnado, por exemplo, no gnome.

    Outra boa idéia é ajudar no lugar de ficar choramingando.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 9:13 pm

    Quanto a reclamacao do pessoal do kde nao ter uma pessoal de reiniciar servicos, nao acho que isso deve ser funcao do KDE. Cada distribuicao deve ter seu proprio menu grafico para isso,
    No fedora existe o system-settings, no mandriva o mcc. nas outras distribuicoes eu nao sei, porque costumo fazer via terminal mesmo.
    E sinceramente, nao sei se o gnome tem isso. Talvez o gnome do ubuntu tenha, porque a distribuicao ja eh idealizada assim. Mas duvido muito que toda instalacao do gnome em qualquer distribuicao, possua essa integracao.
    Sobre o “abri com…” O @firmo está certo, tem a opcao de escolher o aplicativo e depois só marcar a caixinha “lembrar aplicacao para esse tipo de arquivo…”.
    Talvez o problema eh que o colega que fazer isso no “System Settings”, e por lá nao rola, tem que ser via path do comando mesmo.

    No gnome eh o contrario, no system settings dele, tem as opcoes, mas o “abrir com” eh horrivel, tem que ser via path mesmo. :(

    Enfim, amo o KDE!

    zer0c00l (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 9:51 pm

    KDE4 , O Windows Vista do Linux! LOLOLOLOLO

    manco (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 10:20 pm

    Gnome o Windows 95 do Linux!

    cochise (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 11:41 pm

    está havendo uma confusão aqui quanto a onde é a escolha de aplictivos padrão.
    Uma é a janela de “acbir com’ sobre documentos, ams a primeira citação é o módulo de aplicativos padrão para serviços como email, www e etc que fica no systemsettings.

    manco (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 11:51 pm

    Pelo menos no KDE 4.2.4 é assim: a janela de opções é a mesma para as situações que você citou Cochise.

    Não é só o projeto KDE que pena com solicitações de recursos, a MS também passa pelo mesmo problema. E olha que nem software livre os produtos dela são!!

    Isso é uma coisa natural entre usuários de sistema, não adianta lutar contra, é gastar energia desnecessária. Tem de implementar o que eles analisarem que vale a pena e que vai de encontro com o planejamento estratégico do projeto.

    Quando for criado o KDE 5.x.y, vão falar que é uma porcaria e que o KDE 4.x.y era a maravilha do śeculo 21 e nem vão lembrar do KDE 3.x.y.

    Eu sinto falta do EXCELENTE QUANTA para o desenvolvimento web, que não foi portado para o KDE4, e por isso sou obrigado a usar o Bluefish, que é feio, limitado mas como utiliza abas dá para ser utilizado.

    O outro pacote que faz muita, mas muita falta mesmo, é o que faz a integração com o KDE, presente na versão KDE3.5 e no Gnome, mas simplesmente descartado no KDE4.

    Esse pacote permite que o horrível e medonho gerenciador de arquivos do OpenOffice, seja substituído por aquele usado pelo KDE ou Gnome.

    Para elucidar, quando o usuário acessar “Abrir arquivo” ou “Salvar arquivo”, no OpenOffice aparece um caixa de diálogo super limitada e que, em ambiente de produção com várias pastas, faz com que o usuário se perca, ou tenha um certo trabalho em localizar.

    Com o pacote de integração, a janela do gerenciador é substituído e assim, pode-se ter pastas favoritas, atalhos, o que facilita a vida do usuário.

    Neste caso a equipe do KDE fez um gol contra, já que a versão atual é 4.3 e nem sinal do retorno dessa integração. Será que é uma briga ou ciúmes do pessoal que desenvolve o KOffice???

    openoffice.org-gnome – GNOME Integration for OpenOffice.org
    openoffice.org-kde – KDE Integration for OpenOffice.org [não existe mais]

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 10:03 am

    Eu não esperava essa raação vinda de aaron. O conheço bem e sei que tem algo a mais acontecendo dentro do projeto KDE x Usuários. Ele sempre foi muito prestativo e sempre ouviu as idéias das pessoas logo vou desconsiderar algumas linhas escritas por ele e achar que foi um momento de raiva. A sim Roger de Almeida tambem sinto muita falta do Quanta Plus e como sinto.

    Daniel (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 10:10 am

    Roger de Almeida essa opção do openoffice era desenvolvida pela equipe do KDE mesmo ?

    Daniel,

    Respondendo ao seu questionamento, siga os links

    KDE integration – File Dialog

    KDE File Dialog

    A integração com o KDE não é uma opção do OpenOffice. É um pacote extra, mas o motivo de não existir mais, está ligado as mudanças do KDE e quando digo que o KDe marcou um gol contra, é por conta de não atentar para um aplicativo muito importante no Linux que é o OpenOffice.

    Para mim está sendo um gol contra, derradeiro, nos 45min do 2º tempo, com o campo lotado e a mão, quase na taça aos 44min.

    Não é trocadilho não, mas falta um diálogo entre os grandes projetos de software livre. Veja que no primeiro link, a última notícia do projeto é de 30 de março de 2006.

    Mago (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 11:04 am

    Grande parte dos usuários fala mal do windows.
    Grande parte dos usuários usa windows.

    Quando quase ninguem falava mal do linux, quase ninguem usava linux.
    Quase ninguém fala mal do Gnome….

    Então, quero que falem mal e MUITO do kde… hehhhehe

    Edinho (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 11:24 am

    Acho que o pessoal do kubuntu já fez essa integração.
    http://www.kdedevelopers.org/node/3983

    Paul (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 11:40 am

    O Augusto devia criar uma seção de pérolas. Num comentário acima li isso: “O descontentamento do KDE4 vem apenas dos usuários”.

    Edinho,

    Verifiquei o link que você passou mas não há referência de onde baixar o pacote.

    Edinho (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 12:36 pm

    Roger de Almeida,

    De acordo com esse comentário

    “Yes Jim, they will be made available for everyone as they have been accepted in upstream OOo and are still in the process of being accepted. Good job ninjas!”

    so estará disponível para todos, quando for aceitao no upstream do oo.

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 12:41 pm

    Eu odiava o KDE4… Já estava até pensando em “dar uma olhada” no Gnome, foi quando resolvi deixar de lado minha primeira impressão e dar uma pesquisada e encontrei esse artigo do Morimoto: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/mandriva4/pagina2.html

    Depois de entender um pouco melhor o funcionamento do desktop, ver que é possível ter um desktop “modelo antigo” usando a “exibição de pasta” e que bastava arrastar um atalho do menu para o desktop que o sistema automaticamente criava um “ícone-widget-de-atalho”, eu comecei a não achar mais tão ruim. Não é perfeito, mas tem várias coisas interessantes nele, sem falar no visual que é bem melhor…

    Acho que o que falta para o KDE4 é bem o título do artigo do Morimoto: “entender o KDE 4″…

Este post é antigo (2009-08-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.