Artigo: AbiWord 2.8 expande a edição colaborativa
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
“O AbiWord, processador de texto de código aberto e multiplataforma, foi atualizado para a versão 2.8 há algumas semanas, estreando vários recursos de edição novos, dos quais destaca-se o suporte à colaboração expandida em tempo real. Os recursos de colaboração do AbiWord foram desenvolvidos para funcionar usando diversos mecanismos de transporte subjacentes, mas o projeto destaca seu serviço web AbiCollab.net, que não apenas permite a colaboração entre usuários como também oferece associações de grupos e outros recursos de rede social. Por Nathan Willis”” [referência: guiadohardware.net]
Pela primeira vez deixei o Abiword instalado, no caso a versão 2.6.8 no Xubuntu 9.10. Ele já salva em .odt e sua interface se integra muito bem ao XFCE (e ao Gnome), ao contrário do OpenOffice, que no Xubuntu fica com umas fontes terrivelmente feias.
Além do mais, o Abiword é muuuuito mais leve, então quando tem atualização de segurança, não fica horas prá atualizar.
Até que enfim um recurso inovador e não uma cópia de um recurso do MS Office.
Está mais que na hora das suítes livres terem recursos diferenciados.
Ponto negativo do Abiword pra mim, é que ele abre muito desconfigurado arquivos .odt. Ironicamente, é mais compatível você salvar em um formato da Microsoft do que no formato aberto que teoricamente veio pra resolver os problemas de compatibilidades.
@Shikasta
Depende do que você fala sendo leve, pois o Abiword pode ser rápido para abrir, editar um texto simples, mas se voce tentar sofisticar inserindo imagens e tabelas, o Abiword é bem lentinho.
Inseri um jpg de página inteira e fui redimencionar a imagem, já estou esperando a uns 4 minutos e a interface ainda não voltou.
Apesar de importar/exportar arquivos .odt, o Abiword tem o seu próprio formato (.abw) o que atrapalha quando eu tenho na empresa OpenOffice também. O abiword poderia pelo menos incluir uma opção para tornar o odt como padrao para abir e salvar.
11 Razões pelas quais eu ainda não uso o Abiword para nada, a não ser testar para ver se ele já ficou usável.
1 Você nunca sabe como o texto vai sair impresso. Você pode simplesmente obter um monte de caracteres desconexos, no caso de haver algum problema no reconhecimento da fonte, e o programa não avisa sobre isso.
2 Você não pode selecionar um tamanho de fonte diferente dos tamanhos predeterminados.
3 Você não tem como habilitar/desabilitar os plug-ins, apenas instalar ou desinstalar. Isto quer dizer que você não pode ter um plug-in habilitado para um usuário que precise dele e desabilitado para os demais.
4 A caixa de seleção de fontes não parece organizar os nomes em nenhuma ordem inteligível, como, talvez, alfabética.
5 Não é possível criar novos estilos de texto, mas apenas editar os poucos que já existem.
6 Não há um sistema de substituição automática de caracteres especiais (travessões, aspas, no mínimo), fazendo com que o usuário tenha de penosamente inseri-los.
7 O controle de notas de rodapé (e outras áreas especiais) é falho. Se você edita frequentemente o texto, inserindo e apagando conteúdo, corre o risco de ver códigos de controle como “special area” no lugar da numeração automática.
8 O formato de arquivo nativo não é reconhecido por nenhum outro programa. Para piorar, arquivos .abw ocupam um espaço desnecessariamente grande em disco.
9 Esqueça, por enquanto, a importação OpenDocument. Aliás, esqueça a importação de qualquer tipo de arquivo de texto com formatação.
10 Praticamente todo arquivo que você exporta fica horrível quando aberto pelo programa destino. A menos que o conteúdo seja apenas texto puro, sem formatação de página.
11 Embora faça renderização de texto usando fontes OpenType, ainda não permite selecionar opções.
@José Geraldo
Me convenceu!, não quero esse Abiword nem pra testes, fico com o BrOffice mesmo.
Valeu pelas críticas objetivas.
Uma vez escrevi no mesmo estilo sobre problemas que eu ainda tinha no BrOffice e quase fui malhado.