Apple coloca sob licença Apache a tecnologia Grand Central Dispatch
Enviado por Marcio Torres (turbovixΘgmail·com):
“O mecanismo Grand Central Dispatch é usado no Mac OS X 10.6 ‘Snow Leopard’ para otimizar o suporte a sistemas com CPUs multicoree outras formas de multiprocessamento simétrico.
Percebendo que precisará de apoio da comunidade de desenvolvedores para que surjam mais aplicações que tirem proveito do GCD, a Apple decidiu licenciar a tecnologia sob a licença aberta Apache 2.0.
Com o movimento, além de atrair programadores para seu sistema, a empresa de Steve Jobs pode também estar abrindo caminho para que distribuições Linux possam usar melhor o poder de processamento de chips multinucleares.” [referência: info.abril.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-09-18
Vamos esperar a posição dos radicais, mas aposto que irão falar que a maçã esta podre e maldita. ISto não terá valor para comunidade.
Estou esperando os comentários…
Queria saber se esta tecnologia do MACOS para processdores com varios nucleos é tão boa quanto ao que o kernel linux tem hoje.
O Kernel Linux hoje esta prsente em varios computadores do TOP 500 em velocidade, não creio que o código para linux seja ruim.
A Apple esta pelo visto “concordando” que o codigo dela pode ser melhorado pela comunidade
Vagner, o OS X sempre teve uma parte Opensource, ao menos desde quando virou Unix. A Apple tbm é uma grande financiadora do FreeBSD, além de manter vários projetos como o CUPS, Webkit, etc. Além disso alguns de seus softwares de criação multimídia funcionam em Linux, mas é claro, não são de graça :-)
Lógico que o “bruto”, o que faz o Mac ser Mac a Apple não libera. Acho que nem é necessário.
Embora ela seja a empresa que mais investe em tecnologias de restrição ao usuário (DRM), gostaria que outras empresas tivessem o mesmo comportamento que a Apple em relação ao software livre, ao contrário de continuar investindo em tecnologias fechadas (a MS investe no silverlight, a Adobe no Flash e a Apple, Google, Mozilla, etc., investem no HTML5, ecmascript, CSS3…
Sim, o webkit é hj a engine mais rápida e mais compatível com os padrões web.
Já vão começar a implementar no webkit o OpenGL ES, para permitir aplicações que utilizem a placa de vídeo serem executadas dentro do navegador.
Está certo que com canvas 2d já é possível ter alguma coisa 3d, mas não sei se usa aceleração gráfica. Como neste incrível exemplo: http://gyu.que.jp/jscloth/touch.html
Pena que a licença da maioria dos maiores softwares não sejam compatíveis entre si, o que acaba um pouco com o “sentimento” de colaboração do software livre. Aí fica que softwares ou partes de software GPL não podem ser incorporados em sistemas como FreeBSD, OS X, e etc. e partes destes não podem ser incorporadas no Linux (como este da notícia e o ZFS, que já está disponível no FreeBSD, OpenSolaris e OS X. Até hj não consegui usar o zfs-fuse aqui, e só consigo acessar a partição do opensolaris por ele mesmo).
PS: O Linux já não suporta, por default, até 4096 processadores (acho q a partir do 2.6.30)? Nunca programei usando paralelismo (vixi, tenho q aprender a usar threads em C até 10 de outubro!), mas o suporte à vários processadores nativamente no Linux facilita em alguma coisa a vida do programador?
Vagner,
A Apple fez a parte “grossa” da coisa, agora como outros projetos citados pelo Tenchi esta liberando para que os meninos de cuecas vermelhas no meio da madrugada façam suas contribuições e popularizem a tecnologia.
Não quer dizer que ela fez algo ruim e que a comunidade vai consertar como maldosamente você disse.
Então pega sua cueca vermelha e cai nos códigos no meio da madrugada.
:)
O OSX é inferior ao Linux quando o assunto é escalabilidade e eficiente do seu kernel. Isso não é nenhuma novidade, porém.
O GDC, entretanto, tem um recurso que não existe no linux, que é suporte no kernel para arbitrar o número global de threads usadas, de forma a evitar thrashing quando várias aplicações começarem a usá-lo.
Esse foi um avanço significativo para suportar multiplos cores no desktop de forma sã. Espero que eventualmente o linux tenha algo semelhante.
Eu gosto do Mac, um amigo meu tem e sempre que é preciso instalar algum programa sou eu que acabo instalando, gostaria de ver algumas coisas do Mac no Linux e vice-versa…mas é outro assunto
Quanto a notícia, tornar um código aberto é um passo importante tanto para Linuxers quanto Mac Users, pois se o código é bom ou não, não importa, sempre poderá se aprender algo, aprender o que se deve ser feito ou o que se deve ser evitado!
Oi Gente,
Bom, eu sou usuário Linux e Mac. Eu confesso que fiquei desconfiado com a abertura do código. É claro que a Apple espera da comunidade uma forçinha para melhorar o código do GCD.
Por outro lado, o Linux pode se beneficiar caso a tecnologia do GCD venha à ser portada para o nosso sistema. Acho a tecnologia do GCD interessante e criativa, e apesar dela não ser alto totalmente revolucionário, ao menos encurta o caminho para gerar softwares com paralelismo.
Além disso, no site da Apple (e em outros sites) já estão aparecendo tutoriais de como gerar softwares usando o GCD.
Vou ir estudando a documentação e programando um pouco no Mac. Mas fico mais de olho no dia em que alguém vai portar o GCD para Linux.
Para quem tiver interesse… aqui tem vários tutoriais para usar o Grand Central Dispatch e o OpenCL:
http://www.macresearch.org/
http://developer.apple.com/mac/snowleopard/gcd.html
(página oficial do GCD)
Falta de civilização, moderaram meu comentário de novo.
Esse tenchi vem com esses comentários tão idiotas e nem sabe programar threads em C, que ironia.