Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Apple coloca sob licença Apache a tecnologia Grand Central Dispatch

Enviado por Marcio Torres (turbovixΘgmail·com):

“O mecanismo Grand Central Dispatch é usado no Mac OS X 10.6 ‘Snow Leopard’ para otimizar o suporte a sistemas com CPUs multicoree outras formas de multiprocessamento simétrico.

Percebendo que precisará de apoio da comunidade de desenvolvedores para que surjam mais aplicações que tirem proveito do GCD, a Apple decidiu licenciar a tecnologia sob a licença aberta Apache 2.0.

Com o movimento, além de atrair programadores para seu sistema, a empresa de Steve Jobs pode também estar abrindo caminho para que distribuições Linux possam usar melhor o poder de processamento de chips multinucleares.” [referência: info.abril.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 12:23 pm

    Vamos esperar a posição dos radicais, mas aposto que irão falar que a maçã esta podre e maldita. ISto não terá valor para comunidade.
    Estou esperando os comentários…

    Vagner (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 12:53 pm

    Queria saber se esta tecnologia do MACOS para processdores com varios nucleos é tão boa quanto ao que o kernel linux tem hoje.

    O Kernel Linux hoje esta prsente em varios computadores do TOP 500 em velocidade, não creio que o código para linux seja ruim.

    A Apple esta pelo visto “concordando” que o codigo dela pode ser melhorado pela comunidade

    Vagner, o OS X sempre teve uma parte Opensource, ao menos desde quando virou Unix. A Apple tbm é uma grande financiadora do FreeBSD, além de manter vários projetos como o CUPS, Webkit, etc. Além disso alguns de seus softwares de criação multimídia funcionam em Linux, mas é claro, não são de graça :-)

    Lógico que o “bruto”, o que faz o Mac ser Mac a Apple não libera. Acho que nem é necessário.

    Embora ela seja a empresa que mais investe em tecnologias de restrição ao usuário (DRM), gostaria que outras empresas tivessem o mesmo comportamento que a Apple em relação ao software livre, ao contrário de continuar investindo em tecnologias fechadas (a MS investe no silverlight, a Adobe no Flash e a Apple, Google, Mozilla, etc., investem no HTML5, ecmascript, CSS3…

    Sim, o webkit é hj a engine mais rápida e mais compatível com os padrões web.

    Já vão começar a implementar no webkit o OpenGL ES, para permitir aplicações que utilizem a placa de vídeo serem executadas dentro do navegador.

    Está certo que com canvas 2d já é possível ter alguma coisa 3d, mas não sei se usa aceleração gráfica. Como neste incrível exemplo: http://gyu.que.jp/jscloth/touch.html

    Pena que a licença da maioria dos maiores softwares não sejam compatíveis entre si, o que acaba um pouco com o “sentimento” de colaboração do software livre. Aí fica que softwares ou partes de software GPL não podem ser incorporados em sistemas como FreeBSD, OS X, e etc. e partes destes não podem ser incorporadas no Linux (como este da notícia e o ZFS, que já está disponível no FreeBSD, OpenSolaris e OS X. Até hj não consegui usar o zfs-fuse aqui, e só consigo acessar a partição do opensolaris por ele mesmo).

    PS: O Linux já não suporta, por default, até 4096 processadores (acho q a partir do 2.6.30)? Nunca programei usando paralelismo (vixi, tenho q aprender a usar threads em C até 10 de outubro!), mas o suporte à vários processadores nativamente no Linux facilita em alguma coisa a vida do programador?

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 2:17 pm

    Vagner,

    A Apple fez a parte “grossa” da coisa, agora como outros projetos citados pelo Tenchi esta liberando para que os meninos de cuecas vermelhas no meio da madrugada façam suas contribuições e popularizem a tecnologia.
    Não quer dizer que ela fez algo ruim e que a comunidade vai consertar como maldosamente você disse.
    Então pega sua cueca vermelha e cai nos códigos no meio da madrugada.
    :)

    Rodrigo Kumpera (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 4:05 pm

    O OSX é inferior ao Linux quando o assunto é escalabilidade e eficiente do seu kernel. Isso não é nenhuma novidade, porém.

    O GDC, entretanto, tem um recurso que não existe no linux, que é suporte no kernel para arbitrar o número global de threads usadas, de forma a evitar thrashing quando várias aplicações começarem a usá-lo.

    Esse foi um avanço significativo para suportar multiplos cores no desktop de forma sã. Espero que eventualmente o linux tenha algo semelhante.

    Neriberto (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 4:12 pm

    Eu gosto do Mac, um amigo meu tem e sempre que é preciso instalar algum programa sou eu que acabo instalando, gostaria de ver algumas coisas do Mac no Linux e vice-versa…mas é outro assunto

    Quanto a notícia, tornar um código aberto é um passo importante tanto para Linuxers quanto Mac Users, pois se o código é bom ou não, não importa, sempre poderá se aprender algo, aprender o que se deve ser feito ou o que se deve ser evitado!

    Christian (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 7:58 pm

    Oi Gente,

    Bom, eu sou usuário Linux e Mac. Eu confesso que fiquei desconfiado com a abertura do código. É claro que a Apple espera da comunidade uma forçinha para melhorar o código do GCD.

    Por outro lado, o Linux pode se beneficiar caso a tecnologia do GCD venha à ser portada para o nosso sistema. Acho a tecnologia do GCD interessante e criativa, e apesar dela não ser alto totalmente revolucionário, ao menos encurta o caminho para gerar softwares com paralelismo.

    Além disso, no site da Apple (e em outros sites) já estão aparecendo tutoriais de como gerar softwares usando o GCD.

    Vou ir estudando a documentação e programando um pouco no Mac. Mas fico mais de olho no dia em que alguém vai portar o GCD para Linux.

    Christian (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 8:02 pm

    Para quem tiver interesse… aqui tem vários tutoriais para usar o Grand Central Dispatch e o OpenCL:

    http://www.macresearch.org/

    http://developer.apple.com/mac/snowleopard/gcd.html
    (página oficial do GCD)

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 11:37 pm

    Falta de civilização, moderaram meu comentário de novo.

    livre (usuário não registrado) em 19/09/2009 às 5:00 pm

    Esse tenchi vem com esses comentários tão idiotas e nem sabe programar threads em C, que ironia.

Este post é antigo (2009-09-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.