Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android vai equipar mais de 50 novos smartphones em 2010, prevê estudo

Já vi este filme de promessas de apoio e lançamento de gigantesca variedade de modelos antes, mas o ano da previsão era 2009. Será que só atrasaram, ou é algo como o proverbial “ano do Linux no desktop”, que é sempre 1 + `date +%Y`?

Os poucos smartphones baseados no sistema Android vistos este ano devem se tornar uma avalanche em 2010, de acordo com a empresa de pesquisas de mercado CCS Insight, que prevê que mais de 50 aparelhos serão lançados no ano que vem.

Este ano cerca de 10 modelos com Android chegaram ao mercado, avalia o analista da CCS Insight, Ben Wood. “Já são tantas as empresas que se comprometeram a lançar aparelhos, que 50 não será um número muito difícil de ser alcançado”, diz Wood.

A julgar pelos planos anunciados pelos fabricantes, o Android está com força. A Acer já avisou que vai lançar cinco ou seis aparelhos com Android no primeiro semestre de 2010.

A Sony Ericsson vai começar a entregar o Xperia X10, seu primeiro smartphone Android, já no primeiro trimestre. E não será o único aparelho da empresa a vir com Android em 2010, avisou um porta-voz, que não quis entrar em detalhes.

Também a HTC vai lançar cinco celulares no primeiro semestre de 2010, de acordo com um relatório recente. E a CCS Insight prevê que a Motorola irá lançar pelo menos 10 produtos. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fellype (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 5:17 pm

    Pelo jeito, 2010 será o “ano do Linux no desktop smartphone”…
    [noflame :-)]

    Já vi este filme de promessas de apoio e lançamento de gigantesca variedade de modelos antes, mas o ano da previsão era 2009.

    É aquela desculpa da crise. Mas eu acredito que serão lançados, já estão até chegando aqui no Brasil!

    Ano do Linux no meu desktop 1996, aguardando um smartphone.

    Bremm (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 5:34 pm

    Seria legal vir Android naqueles telefones xing-ling com marcas “NCKIA” e “VAIC”. Ao menos seria possível “hackear” o telefone e corrigir aquelas traduções toscas como “Jogador de Música” e “Dente azul Configurador”.

    @Bremm

    >> “Dente azul Configurador”.

    Ligar dispositivo “Dente Azul” é tenso >.<
    Bom, ai fica a encargo da galera dos Xing Ling, criar um firmware "novo", ou usar o Android….hehehehehheh

    Vagner_Fonseca em 14/12/2009 às 6:17 pm

    Pode procurar, que já existem aparelhos da China com Android. São alguns com processador de 400Mhz que já vem com o SO. Procure no Mercado Livre, cuidado com os aparelhos que tem a tela igual a do Android mas rodam um sistema em Java.

    Habeas Corpse (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 6:24 pm

    Ano do Linux no desktop já foi e ninguém percebeu, foi em 2005 quando instalei o Slackware 10.2 em meu pc…

    a respeito do Android, acredito mesmo que ano que vem o Android Detona, mas também entra em cena alguns outros SO para smart Phones, mas acho que o android é competente para se manter…

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 6:52 pm

    Sinceramente, ao ler o título eu pensei “só 50?”, me surpreendi ao ver o comentário do Augusto.

    Esse ano apareceu tanto aparelho com Android que chegaram até no Brasil, historicamente lento para receber novidades.

    Talvez eu tenha essa impressão por acompanhar o Pinguins Móveis, e ler tanta notícia sobre novos aparelhos com Android.

    Henrique (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 8:13 pm

    “Será que só atrasaram, ou é algo como o proverbial “ano do Linux no desktop”, que é sempre 1 + `date +%Y`?”

    Diria que não. A Google conseguiu com o Android, ao contrário de outras empresas formularam algum produto baseado em Linux, elevar o status do Linux no smartphone de “software” para “produto”.

    Tudo o que o mercado sabe é que é o “celular da Google”. Tornou-se em algo vendável e compreensível para o ser humano comum (e não aquela paranóia de OpenMoko com hardware caro, defasado e inutilmente opensource; nem aquelas porcarias que a Nokia fabrica com Linux onde o máximo que você tem são 1 ou 2 bons programas Gtk+).

    Então não duvido que venha esse número de smartphones baseados nele.

    Henrique, tomara que consiga mesmo, mas talvez esta sua percepção de que esta meta já foi atingida não seja universal, como parece me indicar esta reportagem da semana passada sobre como os consumidores estão resistindo ao Android na Europa, apesar dos esforços das operadoras e dos fabricantes.

    @magic (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 9:47 pm

    Chupa Cardoso!

    android (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 11:21 pm

    Cuidado com as fontes Augusto. A reportagem indicada vem de Helsinque, da Finlândia, da Nokia. Mesmo sabendo que pode ser imparcial, eu ficaria mais atento e verificaria outras fontes.

    http://phandroid.com/2009/12/11/creating-hype-milestone-sells-out-in-record-time/
    http://androidcommunity.com/htc-sells-1m-magic-phones-20090813/

    Mas realmente, na Europa as vendas parecem ser mais tímidas:
    http://www.pmptoday.com/2009/11/07/huawei-sells-100k-android-phones-in-europe/

    Cuidado com as conclusões apressadas sobre a fonte, android. A origem da notícia não é finlandesa – ela vem da agência Reuters, companhia inglesa, recentemente adquirida por um conglomerado canadense, e em atividade desde a década de 1860.

    E a principal fonte citada na notícia é do IDC, empresa de pesquisa de mercado sediada em Framingham, Massachusetts.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 12:36 am

    verdade, a Europa é um mercado complicado em se trandando da dominação do simbian, mas vejo que a Nokia também está aderindo ao Android, então brevemente veremos um sistema muito popular entre os Smartphones inclusive entre os chamados “Xing Lings”, que por sinal são uma maravilha só precisam melhorar a bateria.

    Pergunta, Por quê nos brasileiros não desenvolvemos célulares com essa tecnologia (hardware), e os chineses desenvolvem? Coisas de Brasil.

    Wallacy (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 1:47 am

    Acredite ou não, até para fazer copia pirata é preciso de muito investimento em tecnologia. Coisas de Brasil.

    Luiz Henrique (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 8:07 am

    Oi Henrique! Tu já trabalhou em um projeto em Vila Isabel?

    Curioso (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 9:36 am

    Nós que gostamos e vivemos no mundo da tecnologia sabemos que o Andoid é baseado no Linux, mas para os usuários comuns, a grande maioria, é um produto do Google e nem sabem o que é Linux e nem o Google faz questão de mostrar.

    Realmente o Google consegui fazer uma interface muito bonita e intuitiva, o que falta para os Desktop.

    Paul (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 2:16 pm

    Curioso, mas mesmo a maioria ligada em tecnologia não sabe que boa parte dos aplicativos do Android e´desenvolvida em Java, que é a linguagem “oficial” do aparelho (oficial entre aspas, pois é uma versão modificada do Java).

    android (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 5:55 pm

    Augusto,

    A agência é a Reuters, mas a reportagem vem da Finlândia mesmo com a fonte sendo o IDC. Existem vários motivos para que ainda seja tímida a venda do Android na Europa e existem outros tantos para isto estar sendo exautado na Finlândia.

    Ou você acha que no Brasil o Android não vem sendo vendido porque as pessoas não querem ? Muitos querem, mas ainda é muito caro e apenas alguns aparelhos foram lançados. Eu mesmo tive que pagar R$ 1800, o que é um absurdo. Mas como desenvolvedor, precisei. Tenho muitos clientes interessados, mas por enquanto está muito caro e eles continuam comprando Palm para rodar meu aplicativo. Este cenário tende amudar de figura com a massificação e a concorrência.

    Tomara que a maré vire mesmo, android, mas por enquanto o país em que o repórter estava na hora em que escreveu a matéria ainda não será suficiente para mudar a interpretação dos números da europa ocidental, acredito. De uma forma ou de outra, eu torço pelo Android, que parece ser uma tecnologia interessante.

    Pessoalmente, vou usando o Symbian enquanto o mercado não me oferecer um Android atualizado e com o custo/benefício que me agrade, e imagino que este mesmo efeito talvez seja uma das causas do fenômeno que a matéria da Reuters (apoiada em informações do IDC), escrita na terra da Nokia, apontou.

    Henrique (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 2:19 am

    @Augusto

    Henrique, tomara que consiga mesmo, mas talvez esta sua percepção de que esta meta já foi atingida não seja universal, como parece me indicar esta reportagem da semana passada sobre como os consumidores estão resistindo ao Android na Europa, apesar dos esforços das operadoras e dos fabricantes.

    Ainda assim não desmerece o que eu disse: os smartphones com Android foram os aparelhos de melhor sucesso até agora baseados em Linux.

    Nem houve intenção de desmerecer. Apenas questionei que ele já chegou lá, no que tange a “elevar o status do Linux no smartphone de “software” para “produto”” e a tornar-se “algo vendável e compreensível para o ser humano comum”.

    Mas eu aconcordo que ele parece estar no caminho certo pra isso!

Este post é antigo (2009-12-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.