Android já roda em netbooks – o que vem por aí?
Uma matéria do The Inquirer trata do Android rodando em netbooks, com o relato de 2 usuários que, a partir do código-fonte do sistema do Google baseado no Linux e de 4 horas de trabalho, compilaram e rodaram o sistema em seu Asus EEE PC 1000H.
E não foi um daqueles típicos ports iniciais, com sérios problemas de suporte a hardware: não foi necessário fazer grande esforço além da compilação usual, e o desktop funcionou bem, com gráficos, áudio, conectividade, rede sem fio, aplicativos (incluindo o navegador) e tudo o mais. (via lwn.net)
Eles não foram os primeiros – um funcionário do Google já havia relatado ter rodado o Android em um EEE PC mais modesto. Mas como eles são externos ao Google, divulgaram bem mais detalhes, incluindo o bom suporte a telas maiores e o destaque para a existência de uma configuração interna do Android que define se ele vai rodar em “modo celular” ou “modo desktop” – o que já é visto por analistas como Steven J. Vaughan-Nichols como mais uma evidência de que o “desktop do Google” vem aí. Ou já está aí?
Meu palpite é de que o Google está preparado para a possível onda dos MIDs, aqueles aparelhinhos que ficam entre os smartphones e os netbooks, que outras empresas do mesmo mercado (como a Intel, com sua iniciativa Moblin, também baseada em Linux) também parecem estar esperando ver no mercado de massa em breve.
Saiba mais (lwn.net).
Netbook
Esse é o futuro do Linux…
Grandes servidores de uma lado e Netbook’s e Smartphone do outro.
I want to believe. The truth is “a.out” there. :D
Hum… fiquei curioso, deu vontade de arranjar um EeePC só para testar. Fico pensando se a Google resolve “formalizar” o lançamento do Android para desktops… que impacto isso teria para a comunidade de software livre, principalmente para a comunidade do GNU/Linux?
Afinal, um “fork” GNU/Linux by Google poderia gerar uma expectativa muito grande, e talvez levasse consigo muitos usuários ou potenciais usuários do GNU/Linux…
Não sei, fico a divagar…
Acho que pode ser bem melhor caracterizado como distribuição do que como fork.
O código do kernel do Android é o Linux ou é apenas baseado nele?
O kernel é o Linux. Tem alguns patches, mas até aí, muitas distribuições também têm (Gentoo por exemplo).
Hum, pois então estive enganado. Pensava que o kernel do Android fosse “apenas” baseado no Linux.
Mas, ainda assim… qual impacto uma distribuição by Google teria para a comunidade das outras distribuições?
Seja como for, apesar de estarmos apenas especulando, seria interessante para o GNU/Linux em geral, por conta do número de usuários que o sistema teria, apenas pelo hype que a marca Google agrega.
Creio que uma distribuição do Google para netbooks teria impacto considerável entre os demais sistemas operacionais e distribuições para netbooks sim.
Filipe, o seu último parágrafo é bem o que eu ia dizer pra responder ao penúltimo =) acho que por ser do google traria não só mais usuários, mas também mais ISVs e drivers e etc =D. Acho…
Pra mim o Android está sim a caminho dos desktops!
A principal diferença do android para uma distribuição linux normal é que o android não usa o X mas o frame buffer direto e os seus aplicativos usam uma API própria. Por isso não creio que seja usado em netbooks de uso geral, mas MIDs mesmo.
A MS deve ter gelado com essa… Com certeza vai ter muito barulho por isso. Ah vai…
Na verdade, o grande patch no Kernel chama-se Google. Esse nome dá um grande impacto!
Mais um: HP 2133
Vídeo
A Freescale vai lançar processadores ARM para concorrer com o Atom da Intel nos netbooks
http://www.osnews.com/story/20729/Freescale_To_Take_on_Intel_s_Atom_in_Netbook_Market
Como windows não roda em processadores ARM, está aí um grande mercado garantido para o Android nos netbooks.
E viva ao ARM! o/