Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Análise em português do Ubuntu Netbook Remix

Os vizinhos do Zumo prepararam uma longa análise do Ubuntu Netbook Remix rodando em um netbook da Positivo, e com um ponto de vista usualmente polêmico, expresso no trecho que reproduzo: “Com minha vaga experiência nesse sistema operacional, me senti a cobaia perfeita para responder à seguinte pergunta: um usuário final mais habituado com Windows é capaz de baixar, instalar e botar esse SO para funcionar em um netbook?”

A conclusão é positiva, e a descrição é detalhada. Recomendo a leitura! Também sou usuário do Netbook Remix no meu Eee, e também considero um produto de qualidade bem superior a vários dos sistemas concorrentes neste mesmo campo.

Saiba mais (zumo.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leonardo (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 2:21 pm

    Comprei um Positivo Mobo White 1020 (Mandriva pré-instalado) para minha esposa e imediatamente instalei o Ubuntu Netbook Remix quando ele chegou. Já se vai 1 mês que ela está usando e nenhuma reclamação, adaptação quase imediata à interface, sistema completamente responsivo, suspender/hibernar funcionando com tempo ótimo, webcam com excelente suporte, nenhum problema no som/microfone, wireless com suporte incrível (achei que seria uma dor de cabeça por ser uma Realtek RTL8187SE).
    Resumindo: ela navega na internet, conversa no skype com voz e vídeo excelentes, digita os trabalhos dela, tudo em um sistema no qual ela se adaptou e que não apresenta problemas. Preciso falar mais alguma coisa?
    Esse Positivo Mobo White é o mesmo que o MSI Wind U100 (só olhar na lista do netbook remix na página do Ubuntu que somente diz assim: “Works very well!”). Altamente recomendado para quem pensa em comprar um netbook com ÓTIMO suporte no Linux.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 2:26 pm

    “…um usuário final mais habituado com Windows é capaz de baixar, instalar e botar esse SO para funcionar…”

    Claro que SIM! Basta QUERER!

    E nem venham me dizer que falta o programa X ou Y ou mimimi, etc…

    Não há mais motivo (desculpa) tecnológica para justificar o não uso de alguma distro Linux.

    O que impede muita gente de, pelo menos, experimentar o sistema é só a falta de vontade. Se alguém quiser, poderá sim usar normalmente o sistema. Eu quis usar o sistema e consegui. E eu iniciei há vários anos, quando as coisas nem eram tão fáceis como hoje. Atualmente só não usa quem não quer mesmo.

    Um aviso aos que não entenderam: Estou falando de usuário normal, básico ou intermediário.

    Nem me venham com aquela conversa babada de AutoCAD, Photoshop, o Capeta… Isso é irritante. Para essas coisas já existe um outro sistema operacional. Mas, se não se trata disso, não há motivo suficiente para não usar software livre.

    Para uso diário, está mais do que perfeito.

    Leonardo (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 2:38 pm

    Só gostaria de comentar que meu notebook é um Itautec Infoway W7645 que funciona 100% com o Ubuntu 9.04, mas eu tive que compilar o driver da placa de rede wireless Realtek RTL8187B para que tudo ficasse perfeito (quem precisar de ajuda, estou à disposição). Essa versão me fez tirar o 8.04.2, porque a versão 8.10 foi a maior decepção que tive com Linux até hoje (empata com Fedora 6 e Mandriva 2005). Gosto muito do Fedora 10 (ansioso pelo 11) e do Ubuntu 9.04. Só tenho elogios a fazer e vejo com muito bons olhos a enorme evolução do Linux nesse último ano, se comparado aos outros 4 anos anteriores em que uso-o como sistema único em meus PCs. A interface do Ubuntu Netbook Remix é só mais uma das muitas melhorias que foram incorporadas ao sistema e que mostram o quanto o Linux está maduro para uso em desktops. O pior cego é aquele que não quer enxergar.

    Leonardo (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 3:17 pm

    Um comentário off-topic sobre suporte a hardware: a placa wireless que eu citei (RTL8187B) é suportada diretamente pelo kernel desde a versão 2.6.27, mas o driver tem um tempo de latência alto, sinal ruim, não consegue desativar a rede sem fio quando aperto o botão no notebook e causa problemas para suspender/hibernar. Já o driver da Realtek é GPL v2 e funciona perfeitamente. Então eu me pergunto: porque não incorporá-lo na versão mainstream do kernel, já que a licença é a mesma? Apenas uma reflexão…

    Ricardo (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 4:25 pm

    Leonardo

    A placa de vídeo teve suporte à aceleração 3D?

    Leonardo (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 4:38 pm

    Ricardo, a placa de vídeo do Mobo White tem suporte 3D no Ubuntu 9.04, mas o desempenho não foi satisfatório. Isso porque o driver da Intel passou por algumas mudanças drásticas recentemente e muita gente tem reportado queda no desempenho em relação às versões anteriores. Acredito que não demorará muito e eles solucionarão esses problemas.
    Quanto ao meu notebook (Itautec), os efeitos 3D funcionam perfeitamente tanto na versão 8.04.2 quanto na versão 9.04.

    Diogo (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 5:14 pm

    Eu instalei essa versão no Mobo, na verdade não gostei, acho que tá muito verde ainda. É pesado, não se compara ao MandrivaMini, por exemplo. Com o mesmo desempenho, é preferível usar o Mandriva 2009.1 com KDE, que te dá muito mais recursos. Infelizmente o Ubuntu é o bambambam da história, mesmo com uma distribuição mediana.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 8:00 am

    A minha largou o Windows, mas passou a usar o Mac OS e não volta mais. Eu testei o Ubuntu 9.04 e achei realmente fantastico.

Este post é antigo (2009-05-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.