Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ajude a fazer a Linux Magazine de quinto aniversário

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):

“A Linux Magazine vai completar 5 anos na próxima edição (número 60), e está convidando os leitores para escolher a capa da edição de aniversário.

Confira no Blog da Redação as opções de imagem e título e dê o seu voto!” [referência: linuxnewmedia.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    pubwebtv.com (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 12:08 pm

    Sempre acreditei que em um momento tão especial como este a Linux Magazine iria nos presentear com esta possibilidade, parabéns pela iniciativa. abraços. William Douglas Web Analytics

    ufa (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 3:08 pm

    É impressão minha ou a versão digital da Linux Magazine é infectada com DRM? Meu cpf consta em cada página e ainda precisa de senha para abrir o arquivo. Será q é um erro?
    Custo a acreditar nisso

    Welington (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 5:57 pm

    @ufa,

    É sim. Quebrar o DRM e fazer deixar de pedir a senha, pra quem usa Linux, é mole. Dá uma pesquisada na ferramenta PDFTK. Eu fiz até um script para facilitar o trabalho e já rodei em todas as minhas edições para que o Bleagle e outras ferramentas de busca de arquivos possam indexar as edições e assim poder encontrar mais fácil os documentos na minha máquina.

    Mas para o CPF e o nome do assinante do rodapé acho que já seria agir de má fé e dando a entender que o usuário tem outras intenções. Como não é minha intenção distribuir a revista – quem quiser que compre como eu fiz – então pra mim está de bom tamanho, mas confesso que estou procurando como fazer isso só para “massagear o ego”. :)

    Rafael Peregrino da Silva (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 9:32 pm

    Prezados,

    Não se trata de DRM, pois não há nenhuma restrição quanto ao número de vezes que você pode ler ou imprimir o arquivo, nem tampouco limitações de cópia ou de equipamento onde ele possa ser lido. É basicamente um mecanismo para evitar abusos, o que invariavelmente inviabilizaria nosso modelo de negócios, que é VENDER conteúdo consolidado e de qualidade. Estamos apenas mimetizando o comportamento da revista impressa no exemplar digital. Da mesma forma que o leitor adquire o exemplar impresso, e ele passa a ser de sua propriedade, estamos marcando o exemplar digital com seus dados, no intuito de identificar que ele também é de propriedade do leitor.

    Tomamos essas medidas por conta dos diversos abusos que ocorreram no passado aqui no Brasil. Entretanto, não estamos restringindo nenhum de seus direitos. O leitor pode até compartilhar o exemplar digital com seus amigos, desde que, da mesma forma como acontece com o seu exemplar impresso, compartilhe seus dados com eles. O que tentamos coibir é única e exclusivamente que esses exemplares digitais sejam disponibilizados para download em sites como o Rapid Share ou via redes P2P, uma vez que se trata de material de nosso direito autoral. A legislação brasileira coloca em nossos ombros essa responsabilidade.

    Abraços a todos,

    Rafael Peregrino da Silva
    Linux Magazine

    ufa (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 9:12 am

    Rafael,
    Obrigado por responder a nossos questionamentos.
    A sua tentativa de coibir que as edições caíssem em redes P2P seria muito mais bem recebia e teria o mesmo efeito prático se no início da edição digital tivesse uma nota pedindo que se tome cuidado com o arquivo digital para que não caia em redes P2P, etc. A tentativa da Linux Magazine de evitar isso apenas irritou seus usuários legítimos e como o Wellington acima explicou, não evita que a proteção seja retirada. É muito fácil burlar a proteção de vocês, inclusive retirando o CPF do rodapé (existem várias maneiras de se burlar esse esquema de segurança). O que se tem que buscar é a confiança mútua, através de um preço justo e esclarecimento. A Linux Magazine Internacional e a Linux Journal não colocam qualquer tipo de proteção em seus PDFs e nem por isso eu fui atrás de P2P para assina-las. Acho q o público de vcs é seleto e talvez mereça um pouco mais de confiança.
    Abraço
    Ufa

    JPayne (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 9:49 am

    Apesar de saber que quase todo mundo vai ser contra a minha opinião, eu não vejo problemas em ter senha no arquivo nem tão pouco o nome e cpf.

    A questão de o beagle procurar dentro do arquivo é uma justificativa e isso pode ser que venha a me incomodar, por enquanto nao me incomoda, mas quanto ao cpf, não vejo problema.

    JPayne

    ufa (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 2:56 pm

    http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20091019.php

    Roberto (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 9:53 pm

    Entendo que deva haver algum meio de proteger os direitos autorais dos autores, e que a Linux Magazine é um produto comercial, que vive, legitima e merecidamente, do lucro de sua venda. Mas não esse. Achem outro.
    Assim como é direito do autor proteger sua obra, é meu direito NÂO ter meu nome, número de cpf, tipo sangüíneo, ou quaisquer informações pessoais minhas divulgadas, de qualquer forma, ou sob qualquer pretexto, SEM minha autorização EXPRESSA.
    No momento em que decido comprar a revista, sendo PREVIA E CLARAMENTE informado de que isso é feito, e ainda assim a compro, estou dando minha autorização tácita (coisa que EU jamais faria, por considerar isso um abuso, uma invasão absurda da minha esfera privada).
    Deixei de comprar a Linux Magazine regularmente há algum tempo, por abusos e desrespeitos desse tipo (sem contar a Easy Linux, excelente idéia, mas sem regularidade e, de novo, respeito pelo leitor).
    Já encontrei, com alguma facilidade, arquivos da Linux Magazin (alemâ), que não tem esse tipo de “proteção” , e nem por isso baixei todas insanamente, só porque estavam facilmente acessíveis. E me parece que a publicação impressa vai bem, obrigado.
    Quantas vezes no Brasil não se praticaram absurdos de toda sorte contra a individualidade, em que pesassem haver razões legítimas para uma reação ?
    Resumindo: sem dúvida a revista pode, legitimamente, proteger seu conteúdo. É lícito. NÃO pode para isso, usar de meios que possam caracterizar abuso ou invasão de informações privadas. Sejam quais forem. Se alguns não se importam, é porque abrem mão de um direito que é de todos e é inalienável. Como disse antes, achem outro meio. E como disseram colegas acima, não só isso é ridiculamente irritante, como é fácil de quebrar. Ou seja, inócuo, se alguém realmente tiver más intenções…

Este post é antigo (2009-10-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.