Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ajude a escolher, round 2: Quais 5 distribuições o BR-Linux deve recomendar?

Prezados leitores: já no ano passado manifestei a intenção de publicar e manter uma lista de distribuições de Linux recomendadas para uso no desktop e similares pelos novos usuários e interessados; recebi calorosa participação de vocês no processo, e agora chegou o momento da segunda etapa.

Desde o princípio eu sei que a questão é polêmica, e que uma das alternativas seria simplesmente ir pelo meu próprio gosto, e aí fazer uma lista de 5 distribuições (com os links para download livre da ISO de instalação, documentação em português, comunidade nacional de usuários e recursos de suporte).


“Mas como o LFS não está na lista?”

Mas sei que a questão se reveste de zelo quase religioso para muitos, por isso no final do ano passado iniciei as consultas à comunidade, com uma pergunta aberta: que distribuição você indicaria para que eu recomendasse? A questão gerou 169 respostas dos leitores.

Eu passei alguns parâmetros, e um em especial eu quero frisar novamente:

Em especial, não estou selecionando distribuições para segurança, administração de sistemas, servidores, sistemas embarcados ou aprendizado. Estou selecionando distribuições desktop para indicar a novos usuários, e o faço tendo em vista o interesse imediato destes usuários, e não o fomento das distribuições escolhidas.

A intenção é indicar distribuições sobre as quais haja uma referência ou contato onde o novo usuário possa ir buscar a resposta às suas dúvidas, em português.

Apresentei também alguns critérios de comparação que pretendo observar:

  • Facilidade de instalação e uso
  • Atualização freqüente
  • Tradução para nosso idioma
  • Suporte a hardware
  • Comunidade brasileira atuante
  • Recursos de suporte on-line e documentação em português
  • Disponibilidade de download fácil das imagens ISO de instalação

Os quase 170 comentários dos leitores na ocasião foram muito interessantes, inclusive apontando para a possibilidade de criar outras listas de indicações no futuro, com escopos diferentes ou mais amplos, que incluam excelentes distribuições que certamente ficarão fora dessa. Aliás, se alguém mais for criar uma, com seus próprios critérios, não deixe de me enviar o link para que eu possa ajudar a divulgar também!

Mas no momento permaneço com meu projeto inicial, e as respostas recebidas do público até agora indicam 5 nomes, sendo um deles (o quinto) incluído em uma categoria à parte, que é o das distribuições oriundas e mantidas pela comunidade nacional. São elas: Ubuntu, Fedora, Mandriva, openSUSE e Big Linux.

E eu preciso novamente da ajuda de vocês. Em primeiro lugar, gostaria que quem tiver objeções à lista acima acrescente nos comentários as distribuições que desejar, ou diga se alguma delas deve ser retirada, sempre detalhando seus argumentos com base nos parâmetros e critérios acima – simplesmente expressar seu desejo, sem expor a razão à luz dos parâmetros e critérios desta seleção, terá bem menos efeito.

Como complemento, para reduzir o risco de eu passar informações erradas ou incompletas, preciso que entusiastas das distribuições acima respondam, também nos comentários, as seguintes informações sobre suas distribuições, preferencialmente apontando para URLs oficiais, perenes e com conteúdo em nosso idioma:

a) site oficial
b) site da comunidade nacional
c) site para download (oficial e link para a lista de mirrors)
d) guia ou apoio à instalação e configuração
e) principal fórum ou lista em português
f) URL de screenshots representativas
g) principal URL para encaminhar a quem precisar pedir ajuda sobre instalação e uso

Em uma futura etapa do processo, pretendo pedir à comunidade nacional de cada uma das distribuições escolhidas para que aponte um voluntário responsável por garantir que estas informações sejam mantidas atualizadas.

Agora é com vocês. Obrigado pela participação e colaboração!

Atualização: Mudei o horário de publicação, para trazer de volta para a capa e facilitar a continuidade das participações.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Nelson de Souza (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 9:57 am

    A ordem da lista eu altero 1° Ubuntu 2° Suse 3° Fedora.No lugar da big
    trocaria pela KuruminNG.Com relação a defesa de minha distro UBUNTU,vou fazer do meu jeito.Eu conheço-o desde que foi lançado,mas só usei depois da 3° atualização.De lá pra cá,as vezes vou para Suse ou Fedora,mas acabo voltando pro ubuntu.Justamente pela sua facilidade de instalação,todo artigo referente ao LINUX é basiado nesta distro.Esteve muito tempo em 1° lugar na revista de distro americana.Olha se eu for falar de tudo de bom que tem essa distro não vai caber aqui.

    O Ubuntu já está na lista. Mas e por que o Kurumin NG?

    Eu acho que a lista está correta, só colocaria o Fedora por último, já que a considero uma distro mais indicada a usuários intermediários, e não por não conhecer o Big Linux, indicaria o Linux Mint.

    Adam Astor (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 10:13 am

    Gostaria de sugerir apenas 3 distriibuições, nesta ordem:

    UBUNTU; MANDRIVA; FEDORA

    KURUMIN original não foi incluída pois está descontinuada, o que é uma pena.

    Adam

    Muito sábia a lista a ser apresentada aos futuros linuxers: conheço as 5 distribuições mas hierarquicamente as colocaria assim: Mandriva, Ubuntu, Fedora, openSUSE e BigLinux.

    Conan (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 10:19 am

    O importante é ter parametros para essa escolha, e nesse aspecto eu considero que o mais importante é a perspectiva a longo prazo.
    Minha lista seria assim:

    1) Fedora (Distribuição comunitária da redhat)
    2) openSUSE (Distribuição comunitária da Novell)
    3) Debian (tem uma comunidade e desenvolvedores atuantes)
    4) Ubuntu (tem bons parceiros comerciais)
    5) Slackware (tem uma comunidade atuante, mas não é muito “user frendly”)

    Além dessas distros eu acrescentaria o openSolaris e FreeBSD, apesar de não serem linux.

    Na minha opinião manter na lista recomendações distribuições como Madriva ou BigLinux não é muito bom, pois existe uma boa possibilidade da distribuição deixar de existir em um futuro próximo.

    raonyguimaraes (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 10:39 am

    O Kurumin NG parece que vai ser descontinuado. Teve vários questionamentos no fórum e ninguém dá uma resposta convincente:
    http://www.guiadohardware.net/comunidade/kurumin-havera/940375/

    O site oficial tá abandonado também…
    http://www.kurumin-ng.com.br

    Debian, Ubuntu, Fedora.

    Uso Debian em uma máquina fraquinha, compartilhada com 3 meninas. Nunca tive problemas, elas usam o PC da mesma maneira como usavam o Windows XP. E o apt-get me deixa tranquilo quanto à instalação e atualização do Sistema.

    frank_w (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 10:44 am

    Distribuição: Ubuntu

    a) Site Oficial: http://www.ubuntu.com
    b) Comunidade Nacional: http://www.ubuntu-br.org
    c) Download: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download
    d) Links para apoio de instalação:
    - Instalação: http://www.gdhpress.com.br/blog/instalacao-ubuntu/
    - Configuração: http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito-versao-804/
    e) Forum e Documentação:
    - http://www.ubuntu-br.org/suporte#documentacao
    - http://ubuntuforum-br.org/
    f) Screenshots:
    - http://www.thecodingstudio.com/opensource/linux/screenshots/index.php?linux_distribution_sm=Ubuntu%208.10%20Intrepid%20Ibex
    g) Duvidas: http://ubuntuforum-br.org/index.php/board,20.0.html

    Se alguem achar alguns links mais explicativos e em portugues, favor postar tbm.

    Agradeço, frank_w, mas registro que não acho adequado eu indicar um guia de configuração feito para uma versão desatualizada da distribuição! Se você puder indicar outro, será legal.

    frank_w (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 10:52 am

    Acho bastante coerente a ideia de indicar o biglinux na lista. Acho uma excelente distribuição, pois alem de trazer um KDE estável e funcional, é bem personalizada e completa, feita pensando em facilitar a vida de quem usa. Considero ela como uma continuação do Kurumin.

    Uma outra boa distribuição seria o Linux Mint, porem ele é mais usado no exterior, portanto sua popularidade no brasil ainda é baixa, sendo que o suporte em portugues ainda nao é comparável às grandes distribuções.

    Achei muito boa a escolha da lista. Parabéns.

    gabriel (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 10:52 am

    Acredito que o usuário deve se decidir por si mesmo. O melhor do mundo Open-Source é isso; a liberdade de escolha. O usuário deve pesquisar, assim como, boa parte tem feito e decedidir por si mesmo qual é a mais adequada para o seu uso. Nada de impor qual é “melhor” distro. Existe muitas, Slackware, Fedora, SuSe, chico-linux… por aí vai.

    flames > /dev/null

    Dasj (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 10:53 am

    Augusto,

    CONCERTEZA recomendaria o LINUX MINT (http://www.linuxmint.com/)

    É um projeto totalmente voltado ao desktop, usando como base o UBUNTU, ou seja, compatível com os REPOSITORIOS e PACOTES deb do ubuntu!
    Minha esperiência pessoal com o MINT foi muitíssimo feliz.
    instalei em meu notebook (mesmo instalador do ubuntu, bem simples)
    De cara ja estava com a internet wireless e codecs funcionando!
    Sem uma ÚNICA configuração! Achei fantástico! Acreditem, até meus animes em RMVB estavam funcionando de cara :P

    Se o o foco da pesquisa é o uso de um usuário leigo logo no primeiro boot, acho que o mint fica na frente de MUITAS distros comercias com versão “gratuita”.

    Lembrando, o mint não é um fork do ubuntu, nas palavras dos desenvolvedores: “é uma camada desktop por cima do ubuntu”,
    ou seja, todas as soluções do forum do ubuntu, correções de bugs, tudo funcionam no mint.
    Um trabalho muito bem feito, que evita aquele choque inicial de passar um dia inteiro configurando uma pos-instalação linux.

    Minha lista ficaria assim:
    Linux mint (ubuntu), suse, mandriva, fedora, big linux.

    Fedora não é feito para usuário leigo, perde pro suse e mandriva nesse quesito.
    Abraços!

    Dasj (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 10:54 am

    Augusto,

    CONCERTEZA recomendaria o LINUX MINT (http://www.linuxmint.com/)
    3° lugar no distrowatch! So abaixo do ubuntu e opensuse. A comunidade aprovou.

    É um projeto totalmente voltado ao desktop, usando como base o UBUNTU, ou seja, compatível com os REPOSITORIOS e PACOTES deb do ubuntu!
    Minha esperiência pessoal com o MINT foi muitíssimo feliz.
    instalei em meu notebook (mesmo instalador do ubuntu, bem simples)
    De cara ja estava com a internet wireless e codecs funcionando!
    Sem uma ÚNICA configuração! Achei fantástico! Acreditem, até meus animes em RMVB estavam funcionando de cara :P

    Se o o foco da pesquisa é o uso de um usuário leigo logo no primeiro boot, acho que o mint fica na frente de MUITAS distros comercias com versão “gratuita”.

    Lembrando, o mint não é um fork do ubuntu, nas palavras dos desenvolvedores: “é uma camada desktop por cima do ubuntu”,
    ou seja, todas as soluções do forum do ubuntu, correções de bugs, tudo funcionam no mint.
    Um trabalho muito bem feito, que evita aquele choque inicial de passar um dia inteiro configurando uma pos-instalação linux.

    Minha lista ficaria assim:
    Linux mint (ubuntu), suse, mandriva, fedora, big linux.

    Fedora não é feito para usuário leigo, perde pro suse e mandriva nesse quesito.
    Abraços!

    Gabriel, concordo: nada de impor! E cada usuário deve escolher por si mesmo. A liberdade de escolha é essencial! O usuário deve pesquisar, e encontrar recursos que o ajudem a escolher.

    Dasj (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 10:55 am

    post duplo, DESCULPEM!

    frank_w (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 10:55 am

    Bom eu pensei que por ser LTS, a pessoa estaria amparada por mais tempo. Mas vou tentar achar algo interessante do Intrepid.

    Obrigado.

    Dasj, você pode me passar alguns links de comunidade, fórum e outros recursos de suporte essenciais para novos usuários, em português, sobre o Linux Mint para eu dar uma olhada e comparar com os das demais distribuições que foram pré-selecionadas?

    O argumento do LTS é bom, mas acredito que é mais atraente para usuários experientes e para adoção corporativa, não lembro de ver novos usuários desktop individuais que, tendo uma versão mais recente para testar pela primeira vez, prefiram a anterior porque tem suporte de atualizações oficiais por mais tempo. Eu mesmo não sugeriria isso a eles, a não ser em alguma situação especial.

    Acho simplesmente sem sentido tirar o Ubuntu como primeira distro da lista. Em todo lugar que se vá, a maioria gritante dos artigos são para Ubuntu.

    Acho que a lista está perfeita do jeito que está, simplesmente. Se houver qualquer dúvida quanto a isso, basta fazer breve consulta aos mais procurados pelos usuários no Google Trends:

    http://www.google.com/trends?q=ubuntu%2Cfedora%2Cmandriva%2Copensuse%2C%22big+linux%22&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0

    Grobsch (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 11:04 am

    Na minha opinião deveriam ser indicadas distros nacionais. Precisamos valorizar nosso trabalho. Big Linux, GoblinX, Dreamlinux, Litrix e Kurumin NG… Cada qual é diferente e tem um público diferente. Obviamente não existe um critério que valorize distribuição nacional, mas acho estranho o Big Linux na lista e não outras…

    Se ‘Atualização freqüente’ for levado em conta, então a distribuição tem que ter repositório próprio… Posso ser o único a defender isso neste país onde a maioria pouco se importa com isso e põe a distro para ser atualizada pela distro base, mas isso não me impede de dizer que eu acho FUNDAMENTAL ter controle dos aplicativos na distribuição de trabalho e uso.

    Também acho que seria interessante indicar livecds além das distros para instalação…

    Na defesa da distro que desenvolvo, nenhuma distro no mundo tem os mesmos recursos do que ela, ou talvez só o Zenwalk – se bem que este separa livecd de distro instalável. O Slax tem a mais poderosa ferramente de livecd, mas não tem repositório de pacotes com instalação e checagem de dependências como o GoblinX.

    Para pendrives o GoblinX, Slax, Zenwalk Live, estão anos luz a frente, só que Zenwalk e GoblinX oferecem recursos similares a distros instaláveis.

    PS. Estou postando do G:Mini, em livecd, enquanto jogo Crack Attack direto do servidor do Slax sem baixar um bite sequer… hehe

    Dasj (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 11:08 am

    Augusto,

    como o amigo mencionou a lingua oficial do forum é o inglês, com espaço para o português:

    http://www.linuxmint.com/forum/viewforum.php?f=72

    o que eu faço:
    Continuo usando a comunidade http://www.ubuntu-br.org/
    como tinha mencionado, funciona perfeitamente. Os devs consideram essa “portabilidade” da base de usuários uma das vantagens de não fazer fork.
    Sei que não é o ideal, mas quem sabe com a “publicidade” do br-linux, surja uma comunidade mint FORTE no Brasil.

    Grobsch, fiz questão de incluir a representação das distribuições mantidas pela comunidade nacional na lista.

    Não faz sentido escolher todas elas ao mesmo tempo, então procurei inserir a que me pareceu mais adequada aos critérios que apontei, considerando as que foram indicadas pelos leitores na consulta anterior.

    Os critérios que você mencionou no seu comentário são relevantes, mas não são os adotados nesta lista e nesta consulta. Imagino ser natural que o autor de um produto fique descontente com a ausência dele em uma lista de indicações, mas os critérios foram dados.

    Naturalmente eu posso rever a lista, mas não com base em outros critérios.

    E obrigado pela sugestão de indicar os live CDs das distribuições selecionadas. Quando a mídia de instalação não for um live CD por default, eu o farei.

    Daniel Oliveira Nascimento (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 11:12 am

    Acho que faltou uma coisa nesses paramêtros de escolha que é a integração do gerenciador de janela. Isso faz toda a diferença para um usuário de desktop. Não quero entrar no mérito de X ou Y ser melhor, mas como a distro integra os aplicativos.

    Eu costumo indicar para quem gosta de GNOME o Ubuntu e quem prefere o KDE o openSUSE. Mas sei que o Fedora agora suporta o KDE como gerenciador padrão portanto acredito que o seu suporte ao KDE tenha melhorado mas tem tempos que eu não uso, portanto não posso opinar.

    sblsks (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 11:13 am

    Particularmente já experimentei muitas distros, e tenho muito contato com iniciantes nos sistemas Linux, a maioria deles fruto de minhas campanhas pessoais de divulgação do Linux.

    Acredito que a escolha foi sábia, mas tenho uma ressalva: Ubuntu com certeza é a mais “desktop de todas”, Fedora, Mandriva, Opensuse, oferecem alguma coisa de diferente, drakcontrol, yast…, mas nada de excepcional, porém, são muito parecidas (do ponto de vista de iniciantes) com o Ubuntu em termos de facilidade etc… O Biglinux é um produto nacional, adaptado exclusivamente para nossas necessidades brasileira, com suporte a modem nativo, entre outras coisas, e atualmente, desculpem a franqueza, na questão de desktop, é a melhor distro brasileira que já experimentei. (a propósito, e eu experimentei) várias)

    Na minha opnião, se o Brasil é exemplo de incompetência em muitas coisas, a culpa ñ é somente do governo mas de cada cidadão brasileiro que prefere ficar com a bunda no sofa assistindo novela e futebol em vez de lutar pelos seus direitos ou por algo melhor.
    (interessante, muitos de nós saímos na porrada por causa de um time de futebol que nem sabe de sua existência e cujos triunfos afetam apenas psicologicamente a ele mesmo, pois ñ traz resultados práticos, como melhoria na área de saúde etc…, mas na hora de lutar por algo melhor ele prefere deixar isso para lá)

    Agora o que tange ao soft livre, me parece que é uma tendencia de em vez de apoiarmos projetos nacionais só valorizarmos o que é de fora. Temos de valorizar o que é de fora mesmo porque normalmente são muito bons, organizados, sérios, etc…, mas ao mesmo tempo temos de fazer alguma coisa em nosso quintal, por algo melhor aqui e, na medida do possível apoiarmos projetos em nosso pais, que podem ter futuro, feitos por pessoas que se dispõe a enfrentar muitas dificuldades e que não ficam com a bunda exclusivamente pregada no sofá para assistir novela e futebol (particularmente ñ gosto de novela mas gosto de futebol, porém o que quero destacar é a atitude passiva e preguiçosa e não o ato em si). Um exemplo desses projetos que posso destacar é o Kurumin antigo, o Jegue Panel (agora Guia Panel), e atualmente é o Biglinux.

    Concluindo, embora o Ubuntu seja inigualável, em vez de darmos enfase em projetos internacionais semelhantes ao Ubuntu, porque não apoiarmos uma boa distro nacional que é o Biglinux?

    Agradeço, Dasj! Mas, na ausência do material mencionado em português no momento, creio que o interesse dos usuários iniciantes estará melhor atendido pela indicação de distribuições que contem com este importante recurso.

    O que não é demérito do Linux Mint. Concordo com você que, ao longo do tempo, as comunidades de outras distribuições devem se desenvolver, é uma dinâmica natural.

    Mas, como dito lá no post, eu estou neste momento “selecionando distribuições desktop para indicar a novos usuários, e o faço tendo em vista o interesse imediato destes usuários, e não o fomento das distribuições escolhidas.”

    Conte comigo também para ajudar a divulgar o Linux Mint – é só enviar com frequencia material de boa qualidade atendendo as orientações do link “Enviar Notícia”, lá no alto.

    frank_w (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 11:16 am

    Olha, de configuração do ubuntu, o unico que me vem a mente é o Script do Hamacker:
    - http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

    Daniel, felizmente ambas as distribuições selecionadas pelo seu critério extra também constam na seleção existente ;-)

    De qualquer forma, acredito que o número de novos usuários que ainda não conhecem o Linux mas já tenham uma preferência de ambiente desktop livre não sejam tão frequentes assim. Mas vou procurar mencionar a questão na listagem, quando eu a produzir. Obrigado!

    frank, grato!

    sblsks, também achei muito interessante incluir uma distribuição da comunidade nacional na lista.

    Dasj (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 11:20 am

    Agusto,

    Foi ótimo poder ajudar! E obrigado por nos dar espaços para discussões como essas! Altamente saudáveis na minha opinião =)
    Pode deixar que mandarei algo sobre o assunto

    abraços!

    Daniel Oliveira Nascimento (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 11:35 am

    Distribuição:

    a) site oficial
    http://www.opensuse.org

    b) site da comunidade nacional
    http://www.susebr.org/

    c) site para download (oficial e link para a lista de mirrors): http://software.opensuse.org/
    http://pt.opensuse.org/Descarregar

    d) guia ou apoio à instalação e configuração:
    http://en.opensuse.org/Installation_Help (Não achei em português)

    e) principal fórum ou lista em português:
    http://www.susebr.org/forum/index.php

    f) URL de screenshots representativas:
    http://en.opensuse.org/Screenshots/openSUSE_11.1

    g) principal URL para encaminhar a quem precisar pedir ajuda sobre instalação e uso:
    http://www.susebr.org/forum/
    http://forums.opensuse.org/
    http://en.opensuse.org/Communicate

    Grobsch (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 11:38 am

    Acho que não me expliquei direito.

    “Atualização freqüente” deveria ser aplicado aos recursos da distribuição, a distribuição teria que entrar nesse item, certo? Ou estou enganado? Posso estar me equivocando, mas não acredito que nenhuma distribuição nacional tenha atualização frequente de pacotes como o GoblinX.

    Estou defendendo o GoblinX nesse quesito em questão – até porque gostaria de ver todas mantendo atualizações frequentes – porque é um diferencial desta.

    Sim, eu havia entendido que você estava defendendo o GoblinX neste quesito, Grobsch.

    Há, hoje, sentido em se falar em distros “nacionais”? Qual seria a “nacionalidade” do Ubuntu ou de projetos como o GNOME?

Este post é antigo (2009-01-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.