Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


aBíblia Software: Lançamento da versão 2.0 e aniversário de 2 anos

A bíblia é uma compilação de obras que condensa fontes históricas da doutrina de uma série de religiões monoteístas populares.

“No dia 14 de fevereiro de 2009 a aBíblia Software completou 2 anos desde o lançamento de sua primeira versão. E para comemorar, nada melhor que o lançamento da aBíblia Software 2.0!

A aBíblia Software 2.0 não é simplesmente mais uma versão. Ela marca a divisão de uma nova era no desenvolvimento do projeto que, agora mais maduro, incentivará o desenvolvimento de patches (http://www.comunidadeabiblia.net/tecnologia/tutoriais/como-criar-e-aplicar-patches.html) de correções por seus diversos usuários.

Falando sobre as mudanças no software em si, destacam-se:

* implementação de navegação em Abas;
* recuperação das Janelas (Abas) abertas ao fechar o software;
* modos de leitura (Bíblia Sagrada, Pesquisa, Passagens, Estudos) desacoplados da janela principal, sendo implementados em formulários;
* inclusões de opção para ignorar acentuação na ferramenta de busca e do botão “Próximo/Anterior Capítulo” e “Livro” nas janelas de leitura;
* opção para pesquisar em toda a Bíblia;
* inclusão de visualização de textos no diálogo de anotações;
* implementação de opções de Importar e Exportar Anotações no diálogo ‘Listar Anotações’;
* implementação das opções de excluir Anotações no diálogo ‘Listar Anotações’ e todos os estudos no formulário ‘Estudos’;
* recuperação da resolução da janela principal ao abrir o software novamente;
* implementação de mensagens de ToolTip;
* formulário de Passagens: Base de dados ampliada;
* implementação da ação ‘Fechar todas as abas’ no menu ‘Aplicação’.

Para visualizar os screenshots da aBíblia Software 2.0 visite: http://www.comunidadeabiblia.net/abiblia-software/screenshots/

Para baixar sua cópia acesse o site oficial do aBíblia Software: http://www.comunidadeabiblia.net/

http://www.comunidadeabiblia.net/abiblia-software/downloads/”

Enviado por Luis César C. Vasquez (luisΘcomunidadeabiblia·net) – referência (comunidadeabiblia.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Damarinho (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 2:02 pm

    (*_*)

    1. Não é de impressoar o volume de download. O Cristinanismo tem várias ramificações.
    É o livro mais lindo no mundo. Em segundo, Dom Quixote de la Mancha (Miguel de Cervantes Saavedra).
    Neste contexto cultural-filosófico-religioso conviria citar :

    a) tem IMPRIMATUR
    b) a tradução foi da Vulgata
    c) os tradutores são católicos ? monges ? teólogos ? Ou foi produzida pela Igreja Renascer ou Universal do Reino de Deus ?
    d) Foi produzida por Igrejas mercantilistas?

    2. Versão em RPM – ausente – nenhum link (ligação) ativado.

    Trabalho edificante.

    lo/

    [opinião pessoal]

    A Bíblia é um livro escrito por Stephen King, com o nome inicial de “Jesus Cristo, o estranho”. Nome que trocou, pois achou que já havia escrito isso em uma de suas 10.000 obras. Bíblia significa plural de biblos, é um conjunto de livros em uma única encadernação (ao contrário de O Senhor dos Anéis, outro livro de fantasia que em algumas edições foi repartido em três volumes). A Bíblia (do Latim Bilboquê), – também conhecida como Alcorão (para os Terroristas), Livro dos Mórmons (para os Quakers), Budapeste (para os Budistas), O diário de um mago (para Wiccans) ou Kama Sutra – é o livro de RPG mais complexo e sem sentido do universo conhecido – ganhou de GURPS graças à parte dos carros de ferro – é popular entre Nerds, Padres e outras Pessoas que não fodem.

    O conjuto dos livros que formam a Biblia está no panteão dos livros sagrados da humanidade, juntemento com o Guinness Book of the Cabulosus Records, o Manual do Escoteiro Mirim, Paginarum Fulvarum e a última edição da Playboy.

    Um dos principais motivos pro livro ser detestado pela comunidade de Satanistas é pelos livros terem sido divididos em várias partes pela Editora Wizards para darem um lucro maior.

    O livro contém tantas Mensagens subliminares que quase sempre – segundo o Professor José Vicente Dias – o envolvimento do usuário com o jogo é tal, que ele perde a noção da realidade do seu mundo; aliás, o seu universo passa a ser o do jogo.

    fonte: http://desciclo.pedia.ws/wiki/B%C3%ADblia

    [/opinião pessoal]

    “A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.”
    (Albert Einstein)

    Damarinho (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 2:32 pm

    (*_*)


    A moderna navegação em abas fornece muito mais comodidade na hora de ler textos bíblicos, pesquisar versículos ou criar/ler estudos bíblicos. O usuário pode simplesmente ter tudo o que precisa disposto em diversas abas, tendo assim, em uma mesma janela tudo o que precisa para ter uma boa leitura.”

    Optante:
    http://www.malhanga.com/ABiblia/Bhtml/00Biblia.htm

    “Sendo esta versão em formato HTML ela é capaz de funcionar em qualquer sistema operacional ou plataforma (PC, MAC, Windows, MacOs, Linux, Unix, etc.), desde que tenha um leitor HTML ou navegador da Internet ampliando assim o seu alcance e sem o perigo de vírus.

    o/

    Webmarlin (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 3:08 pm

    A Bíblia foi escrita num espaço de tempo de mais de 2000 anos por pessoas diferentes, em lugares diferentes, com visão, profissão, experiências de vida, estilo literário e culturas diferentes. No entanto, desde o livro mais antigo, que é o de Jó, até os mais recentes que são as cartas paulinas, apontam para um mesmo ponto, que seria a redenção dos homens por um Deus que se importa conosco ao ponto de fazer a Si próprio homem, passar por tudo que passamos e ainda tomar o nosso lugar na morte mais humilhante para a época, destinada às piores escórias, a crucificação. “A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana”. Um dos objetivos da Bíblia é mesmo expôr a fraqueza humana, mostrando a necessidade que o ser humano de tentar reatar suas relações com Deus, diferentemente do religiosismo humano, que busca maquiar os podres dos seus líderes, inclusive o próprio cristianismo (ou o falso cristianismo). É uma pena que, pessoas como Einstein, com frases “primitivas, que são bastante infantis” como esta, ignorem estes fatos sem tomar o cuidado de conhecer maiores detalhes sobre este livro maravilhoso.

    concordo Webmarlin… realmente religião é uma “coisa” extremamente importante.

    http://www.hippies.com.br/ptbr/index.php/artigos-mainmenu-31/56-artigos/731-analise-das-religioes.html

    PS: eu já li quase que toda a bíblia… e quanto mais leio menos acredito no que pastores, padres, papas e outros líderes religiosos dizem ao interpretar esse livro de história fictícia dizem e afirmam ser “verdade universal”.

    Vladimir (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 3:26 pm

    Einstein errou feio no que entendia… imagina falando sobre o que não entende.

    A palavra de Deus é alimento para a alma, e luz para o caminhar.

    Se não quer, não leia ué… afinal, melhor uma bomba atomica do que ética, amor, compreensão, benignidade, paz etc.. etc.. etc…

    Fellype (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 3:28 pm

    O esforço é válido. É open source. Tem gente que prefere um software instalado no seu pc.
    Mas o programa em si (pelo menos para quem compila o código fonte) não é dos melhores. No meu caso, precisei editar manualmente o Makefile, pois não é disponibilizada a opção, que é padrão na maioria dos softwares, de executar um script de configuração (o famoso ./configure) antes de compilar. Enfim, vai dar muito trabalho fazer o programa funcionar corretamente (assim, fico com a sugestão do Damarinho: html)

    Damarinho (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 3:30 pm

    (*_*) Webmartin

    “que busca maquiar os podres dos seus líderes, inclusive o próprio cristianismo (ou o falso cristianismo).”

    Desconheço sua formação culural, mas não podemos apodrecer a raiz porque a ramificação deteriorou.
    Cristianismo é a mensagem do maior Filósofo que viveu nesta Terra. Os homens é que deturparam sua mensagem apóstolica. O que Einstei apreendeu é um reflexo da discordância da pureza da fonte.
    A filosofia cósmica do Cristo Jesus foi lançada também por outros Cristos como Buda, Lao-Tse, Confúcio. Somente no Ocidente vemos a derrocada das traduções e cismas.

    Corrija-se o que se diz sobre Cristianismo, que não é o mesmo sobre o Catolicismo e outras ramificações descendentes.

    Mas, ainda somos infantis na alfabetização moral crística.
    Einstein também disse: “Há duas coisas infinitas: o Uni verso e a ignorância humana”.

    o/

    o/

    o/

    vale lembrar também que einstein era ateu, portanto não tinha a visão limitada da necessidade de algo superior a si, e tampouco acreditava em influências externas de um ser qualquer (alguns chamam esse ser de Deus).

    ciência, estudo e inteligência racional…. mas sem dúvidas que a religião é um produto da mente humana muito bacana e fundamental pra dar sentido ao “viver” (pra alguns, claro).

    Fellype (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 3:43 pm

    Só pra constar:
    A Bíblia não é um livro para ser “lido”, mas sim compreendido.

    cardoso (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 3:48 pm

    Não seria melhor usar os esforços gastos pra criar um leitor genérico de ebooks?

    Me parece que não existe nenhum livro feito para ser “lido”, e não “compreendido”. Se existir, é exceção; esta não é uma característica específica do conteúdo mencionado.

    Também me parece que o ABiblia tem recursos específicos para características deste livro em particular, cujo conteúdo inclusive é distribuído em conjunto com o aplicativo. Neste caso, do ponto de vista dos desenvolvedores, imagino que não seria melhor investir seu esforço em desenvolver uma ferramenta para ebooks genéricos (algo bastante comum), considerando que o que eles querem é algo específico.

    Do ponto de vista de terceiros sem interesse em ler esta obra em particular, imagino que o melhor seria que estes desenvolvedores fizessem algo que estes terceiros desejassem usar, mas não acho que os autores deste software estejam especialmente interessados no tamanho da demanda.

    Fellype (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 4:18 pm

    Só pra constar [2]:
    Distiga-se compreender de entender.
    Uma criança entende, um cachorro (papagaio, macaco,…) pode entender. Já a compreensão está além do entendimento, é algo mais profundo.

    Me parece que não existe nenhum livro feito para ser “lido”, e não “compreendido”. E nem mesmo para ficar no mero patamar do entendimento que está ao alcance até mesmo dos animais domésticos e das crianças, exceto no caso das obras destinadas exclusivamente a este público.

    Se existir, é exceção; esta não é uma característica específica do conteúdo mencionado. O que não impede muita gente de se limitar a ler – mas isso também não é exclusividade de nenhum gênero ou autor, seja sacro ou não.

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 5:19 pm

    @Fellype

    Que distinção existe entre “entender” e “compreender” no nível epistêmico?

    @cardoso

    Os religiosos, geralmente cristãos, que conheço distinguem entre o ler e processar* a informação da bíblia e o de ler e processar a informação de um outro texto, prova disso é a existência de vários comentários bíblicos que existem por aí, alguns judaicos (como os de Rashi) e outros cristãos (como os comentários de livros isolados da bíblia realizados por reformadores e pelos ditos pais da igreja), a isso eles chamam de exegese do texto, pois acreditam que o texto é divinamente revelado, diferentemente de outro livro, digamos do “El libro de arena” de Borges, ao qual empregariamos a hermenêutica tradicional. Eu até hoje não vi diferença entre exegese e hermenêutica, independente disso acho que esse software existe justamente por causa da existência desse tipo de comentário, além de outros motivos para auxiliar no estudo do texto religioso.

    *processar aqui não é algo mecânico como o processo realizado por um computador

    Fellype (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 5:40 pm

    Que distinção existe entre “entender” e “compreender” no nível epistêmico?
    @Ricardo Carvalho
    Para entender tel diferença no nível epostêmico, faça uma analogia com as seguintes palavras:
    escutar vs ouvir; enxergar vs ver; falar vs dizer.
    Exemplos de frases:
    O cara falou muito mas não disse nada.
    Um cego não pode enxergar, mas pode ver. “Vejo que suas palavras são sinceras”.
    O néscio escuta, o sábio ouve.

    Para o dicionário (vide Aurélio), escutar e compreender são sinônimos. Assim como falar e dizer, etc.

    @Raphael,

    reproduzindo:

    vale lembrar também que einstein era ateu, portanto não tinha a visão limitada da necessidade de algo superior a si, e tampouco acreditava em influências externas de um ser qualquer (alguns chamam esse ser de Deus)

    pois eu penso exatamente o contrário: ateu tem graves limitações e visão de mundo estreita, visto que, de antemão, já exclui do cenário aquilo que não se conforma com suas crenças (ou falta delas).

    se o mundo do Soft Livre fosse depender de ateus para crescer, estaria em grandes dificuldades, vide exemplos como Mao, na China, e Stálin, na URSS.

    ateus, ainda mais se ditadores, não aceitam liberdade de pensamento, ou pensamentos contrários.

    bem diferente do que pensa o fundador do Cristianismo:

    - “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”;

    - “se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”;

    entre outras coisas, Jesus é conhecido por aquele que liberta o homem (do pecado, ignorância, etc).

    vou usar uma metáfora:

    “o homem estava preso a um sistema proprietário (o pecado), que era operado por um monopolista (o diabo), então veio Jesus para libertá-lo desse jugo, doando-se nessa tarefa. Essa doação foi tão intensa que Ele doou seu próprio código-fonte (Seu sangue; o código do homem é seu DNA, e este está no sangue).

    desde então, o homem pode ser livre (free) para aderir a esse novo sistema (ser cristão), e foi retirado o bloqueio à Fonte de tudo (Deus), e tornou-se possível chegar diretamente ao kernel (Centro ou cerne, ou seja, Deus) sem intermediários, ou seja, um relacionamento verdadeiramente aberto (open).

    para tanto, é necessário aprender uma nova forma de ver as coisas, aprender um novo sistema, novos comandos e funções e, se houver alguma dúvida, é só consultar a documentação (Bíblia), onde são explicadas várias coisas, incluindo o código-fonte da criação: como foi feita, por quem, com que propósito, etc.

    e tudo isso foi posto nas mãos do homem, com uma licença CC (que é desrespeitada pelos ateus, que não aceitam dar os créditos ao Criador).

    se tem uma coisa que a Bíblia traz é liberdade.

    sim, é verdade, há alguns tipos de cristianismo que escravizam. E poderiam ser comparados a sistemas com kernel corrompido, mal estruturado ou infectado com malware, uma forma do sistema proprietário tentar corromper o sistema livre e inviabilizá-lo.

    entretanto, por ser livre, e ter o código aberto, descobre-se quando algo está desconexo com o propósito inicial e são publicados patches (refutações) contra esses erros.”

    em resumo, quer ser livre ou preso?

    os fatos estão ae para quem quiser ver.

    sds livres a todos.

    Fellype (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 5:45 pm

    Corrigindo: tel -> tal; epostêmico -> epistêmico
    (foi mal…)

    Uff… Não li todos os comentários (aleluia!), mas a pergunta que não sai da minha cabeça:
    É possível qualquer um modificar o conteúdo exibido pelo programa ou, sei lá, criar novas histórias? hauahuaha
    Brincadeira, gente. Acho interessante a iniciativa, e concordo também que o programa poderia servir de base para outros programas, não necessariamente de cunho religioso, como disse o cardoso (aliás, pq o cardoso tem visitado tanto o br-linux ultimamente? será que tem a ver com o papel que ele está fazendo no meiobit?)

    @wallysou,

    a religião cristã trabalha com a noção de que Deus seria o interior do homem projetado para o exterior. Nesse processo de projeção do homem em Deus reside uma alienação fundamental, pois, embora a religião seja a relação do homem consigo mesmo, ela é experienciada como uma relação do homem com outra coisa, externa a ele. Sua essência torna-se outro ser. A alienação será faltal, pois “para enriquecer Deus, o homem deve empobrecer-se; para que Deus seja tudo, o homem deve ser nada”. Para Feuerbach por ex, este seria o pecado fatal da religião cristã (e possivelmente de toda religião). O que é interessante notar é que, dentro do Novo Testamento, mais especificamente nas parábolas de Jesus, vemos o movimento de trazer Deus (ou o Divino) para dentro das relações sociais (Sermão da Montanha, parábola do bom samaritano, etc). Aliás, isso foi insistentemente colocado por Jesus, então não se pode dizer que é um pecado da doutrina cristã, mas talvez das religiões cristãs que se apossam da mensagem e a distorcem, especialmente inculcar culpa, medo e inferioridade, e assim conseguir controlar os fiéis.

    conclusão: “homem quem fez a religião, não foi a religião (ou Deus) que fez o homem”

    meu ponto de vista sem rodeios: “religião, o ópio do povo”

    entendeu agora caro wallysou? se quer que eu desenhe tem problema não, tem até desenho disso pronto: http://www.hippies.com.br/imagens/bible.jpg

    abraços, e espero que não entenda como uma ofensa a sua crença ou algo do tipo… até pq vc é tão ateu quanto eu… ou vai me dizer que acredita em Rá (deus do egito), alá, ou quem sabe Bumba (deus do congo)?

    PS: Na verdade, Bumba, um deus qualquer do Congo, não criou a Terra. Ele a vomitou.
    Tá explicado porque nós, humanos, somos tão intragáveis.

    Fellype (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 6:23 pm

    É possível qualquer um modificar o conteúdo exibido pelo programa ou, sei lá, criar novas histórias? hauahuaha

    Sim (baixe o código fonte pra dar uma olhada (arquivos.abi)).

    Valdomiro (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 6:35 pm

    Wally,
    Interessante sua comparação!

    Luis,
    Parabéns pelo aBiblia!

    Valdomiro (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 6:37 pm

    A Bíblia em Html sugerida lá no começo, já a conhecia, é muito legal. Fiz umas adaptações um dia desses e coloquei ela no meu A1200e. Muito bom!

    jotaB (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 6:53 pm

    Parabéns pelo trabalho.

    @Vladimir:
    Einstein errou feio no que entendia

    HEIM? O cara acertou tudo, tem coisa que ele previu há anos e que só agora é comprovado. O cara era um gênio, o maior do séc. XX. E tenho minhas dúvidas de que ele era ateu.

    Putz, que coisa chata… Augusto me desculpe, mas não sei se saiu um GNU/Cristo…rs

    Ah sim, se existe mesmo um deus, esse é/foi Albert Einstein !!!

    Semi Deus ? Ah, temos Bob Marley, Renato Russo, Pelé, Michael Jordan, Airton Senna…

    SEAN_X2k (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 7:33 pm

    @wallysou
    se o mundo do Soft Livre fosse depender de ateus para crescer, estaria em grandes dificuldades, vide exemplos como Mao, na China, e Stálin, na URSS.

    Nossa eim!!!!, o Linus Torvalds e o Richard Stallman certamente não concordam com o que vc disse!

    Damarinho (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 7:51 pm

    (*_*)
    “Seríamos sábios se periodicamente fizéssemos o inventário de nossos filtros e crenças, reavaliando-os e decidindo conscientemente se cada um deles ainda está operando em nosso benefício. Ao fazer isso, podemos descobrir que alguns estão ultrapassados.”

    Há muita ingenuidade e subserviência nos humanos. Poucos tem senso crítico e professam uma ciência espiritual. (disse ciência). Os filósofos gregos e latinos já dialogavam uma terminologia crística. Os humanos diplomam-se em ciências exatas, mas poucos estão escolatizados em ciência espiritual, (não disse religiosidade).

    Conheci dcepoimentos tais:
    a) comecei a ler, não entendi, desisti: Graciliamo Ramos, Euclides da Cunha, Camões.
    b) Um fenômeno literário: Dante Alighieri e Miguel Cervantes Saavedra. Poucos leem, mas não compreendem.
    c) axiomas matemáticos: aprendem mas não usam, porque não compreenderam.

    Por tanto, o nível de compreensão depende da capacidade de perceber o que não ensina a letra morta. Todos temos um tribunal, que recusa 95 por cento de nossa sócio-cultura, enquanto outros recusam somente 5 por cento (inverso).

    Todas as culturas são temporais. Até as verdades são extemporâneas. Mas, há Aquele de alta extirpe cósmica que, de seu trono eterno, disse: Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

    2. Sabemos, em Yoga, Budismo, Teosofia e Tao, que os sentimentos humanos provocam doenças. Que a depressão é produto de ignorância.

    3. Quando a humanidade, em diversos ciclos, declina em CRISE, temos que pronunciar:
    Crise é um estado crítico, em que o objetivo é recuperar o equilíbrio.
    É uma resulante do abuso, excesso ou omissão.
    Demonstra o voo onírico da prepotência, da cobiça, da cegueira, do egocenterismo.
    Sucede em grupo, nação, indiívíduo, assim como em sistemas e reinos.
    A cura ou equilíbrio do estado doentio obtem-se por drenagem ou purgativos.
    Estamos migrando de uma fase memtecapta e ilusionista por metamorfose cósmica,
    entre os humanos.
    Na assepsia purgativa, elementos orgãnicos serão deletérios, por força eruptiva.
    Um vulcão sociopsicológico acontece em muitas eras e idos, como corretivo da bússola,
    que corrige e evite o declício total, a hecatombe, os tsunamis.
    A mente criminosa forma-se pelo poder, dinheiro, escravatura ou subserviência.
    Os valores dissememinados por Cristos, profetas, filósofos, foram enclausurados pelas
    religiões humanas, propagando interesses grupais para dominar e segregar, em atividade mercantilista.
    O tempo purgatório chegou. Lamenta-se que uma nação possa influenciar o mundo,
    provocando a injustiça social do desemprego.
    O Sol nasceu para todos.

    o/

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 8:54 pm

    Bom, tirando a pregação no tópico, resolvi experimentar. Tá legal o software e é uma iniciativa legal. Tem bastante coisa pra melhorar, como o colega disse, poderia montar o famoso ./configure pra ficar no padrão e disponibilizar RPMs, tem bastante coisa no software também pra melhorar, mas está só na versão 2 ainda.

    Parabéns pela iniciativa.

    @Rapahel:

    tá desculpado, cara:

    nota-se q vc ostenta um profundo desconhecimento do q seja Cristianismo.

    espanta-me, até certo ponto, vc se orgulhar disso…

    outra coisa, não sou ateu, sou monoteísta, e não criei Deus, senão, meu caro, EU seria Deus – e já teria te fulminado por não crer em mim!

    =op

    Percebe-se claramente q eu não serviria bem nesse papel, né!

    bom, mas… vou parar por aqui, pois (ordem crescente de importância):

    - aqui não é lugar para isso;

    - tenho um grande respeito pela pessoa do Augusto, seu trabalho, e a seriedade q ele conduz este espaço;

    - Jesus me advertiu para não “jogar pérolas aos porcos”, Mt 7.6

    no mais, sds livres para vc, Raphael.

    [ ]s

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 9:09 pm

    @Fellype

    Bom, fiz a pergunta pra ver que tipo de resposta receberia, e recebi exatamente o que eu esperava, o problema é que esse tipo de interpretação de termos (os quais você sugere) exige um misticismo que eu jamais posso tomar como natural, basta pegar um dicionário de sinônimos (ou um thesaurus) e ver que esses termos têm exatamente o mesmo significado em todos os casos em que não assumem alguma figura de linguagem, bom não estou aqui para discutir significados, mas vou dar o meu picato sobre religiões em geral.

    A maioria das religiões são baseadas em revelação divina, cultos animistas e algumas religiões dharmicas são exceções, e acho que o maior problema em se defender a idéia de um Deus justo com todos é saber porque Deus se revelou diretamente a Moshe (ou algum profeta ou coisa do gênero), de tal forma a não deixar dúvida sobre sua existência e não se revelou a, por exemplo, Richard Dawkins, pode-se falar em pecado, em ignorância, em coração duro e bla bla bla, mas tudo disso não passa de mera especulação já que nem mesmo aqueles que reconhecem a limitação do homem em obter conhecimento (o velho problema do conhecimento) e afirmam que a melhor forma de obter conhecimento é se ater a revelação divina não concordam na razão de alguém ser prendado com a revelação divina enquanto outros parecem ser sumariamente ignorados por Deus. Mais ainda, se considerarmos a pluralidade de textos que existem por aí, porque Deus não revela o que exatamente é revelação divina, será que os Gathas são revelação divina? Será que o Mahabharata é revelação divina? E o Sutta Pitaka? E o sutra Avatasamka? E os escritos dos pais da Igreja? Os dos reformadores? E o Corão? E os Hadith? E a Mishná? E pior, se revelação é tão importante qual a necessidade de textos revelados, que podem ser lidos sob diversos contextos culturais? Porque os cristãos do ocidente (católicos e protestantes) têm interpretações diferentes da natureza humana dos cristãos orientais (ortodoxos, católicos orientais e alguns outros), vejo que os cristãos que aqui postaram têm uma visão da natureza humana muito próxima da idéia do cristianismo ocidental, bem agostiniana, mas vocês não me deixam claro porque vocês seriam mais bem sucedidos nas suas opiniões sobre natureza humana do que um padre ortodoxo, um rabino lubavitcher (do Chabad) ou mesmo um sacerdote samaritano. Posso escrever mais sobre o assunto, mas acho que já passei da conta e que fui de certa forma chato.

    Sobre Einstein, bem, se ele era ateu ou não isso nada vai inflenciar no nosso entendimento do efeito fotoelétrico, do movimento browniano (processo de Wiener), da relatividade geral ou restrita ou mesmo da equivalência da energia e da matéria (unidade da informação), sobre o fato de ser um gênio, era de fato acima da média, muito bom na heurística, mas não era tão bom matemático, não o estou chamando de mau matemático, só digo que ele sofre do mal que vários físicos sofrem, não sabem tanta matemática assim, prova disso são as algumas biografias dele que dizem que Einstein falou com alguns matemáticos de seu tempo (Mercel Grossman e Tullio Levi-Civita principalmente) para formalizar a relatividade geral já que ele não entendia cálculo tensorial como deveria para fundamentar sua teoria, isso talvez se deva ao fato de que ele não sabia muito de teoria das matrizes e de análise matemática, mas isso é outra conversa.

    Desculpem o post [longo], mas acho que informar é preciso.

    cardoso (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 9:15 pm

    Estou sentindo falta de links pro Linux Satanic Edition e o Christian Edition.

    ricardo mota (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 9:26 pm

    Rapaz, não dei conta de ler tantos comentários. Gostaria apenas de parabenizar os autores. Me parece que se trata de versão evangélica, ou seja, sem 7 livros que constam da católica. Eu prefiro acessar a Bíblia na internet. Software é bom para se fazer estudos, e aí é super interessante. Só para consultar, nesta época de computação em nuvem, vale ver os sites que conheço, para os católicos:
    http://www.bibliacatolica.com.br
    Este tem em várias línguas, com ferramenta de busca.
    http://www.portalcatolico.org.br
    Este tem várias outras informações sobre a Igreja Católica, além da Bíblia.

    Vladimir (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 9:34 pm

    jotabe: Quase nada….

    Veja a lista:

    1905 – Erro no procedimento de sincronização de relógios no qual Einstein baseou a sua teoria da relatividade restrita.
    1905 – Falha ao não considerar a experiência de Michelson-Morley.
    1905 – Erro na massa transversa de partículas a alta velocidade.
    1905 – Vários erros na matemática e física no cálculo da viscosidade de líquidos, do qual deduziu o tamanho das moléculas.
    1905 – Erros na relação entre a radiação térmica e os quanta de luz.
    1905 – Erros na primeira demonstração de E = mc2.
    1906-1907 – Erros na segunda, terceira e quarta demonstrações dessa relação.
    1907 – Erro no procedimento de sincronização para relógios acelerados.
    1907-1915 Erros no Princípio de Equivalência entre gravitação e aceleração.
    1911- Erro no primeiro cálculo da curvatura da luz.
    1913 – Erro na primeira tentativa da teoria da relatividade geral.
    1914 – Erro na quinta demonstração de E = mc2.
    1915 – Erro na experiência de Einstein-de Haas.
    1915 – Erros nas primeiras tentativas da teoria da relatividade geral.
    1916 – Erro na interpretação do princípio de Mach.
    1917- Erro na introdução da constante cosmológica (para ele “o maior erro”).
    1919- Erros em duas tentativas de modificar a teoria da relatividade geral.
    1925-1955 – Erros e mais erros nas suas tentativas de formular uma teoria unificada.
    1927 – Erros nas discussões com Bohr sobre a incerteza quântica.
    1933- Erros na interpretação da mecânica quântica (Deus joga aos dados?)
    1934 – Erro na sexta demonstração de E = mc2.
    1939 – Erro na interpretação da singularidade de Schwarzschild e do colapso gravitacional (o “buraco negro”).
    1946- Erro na sexta demonstração de E = mc2.

    Fonte: Discovery Magazine.

Este post é antigo (2009-02-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.