Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Abes registra apreensão de 1,6 milhão de softwares copiados sem licença em 2008

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) informou nesta segunda-feira (12/01) que o combate à pirataria em 2008 levou à apreensão de 1,6 milhão de CDs com softwares ilegais. Para chegar a esse resultado, a entidade destacou a participação de órgãos públicos e disse que foram realizadas 754 operações de apreensão em todo o País no ano passado.

Segundo a associação, também foram retirados do ar cerca 15,3 mil anúncios irregulares e 360 sites que comercializavam produtos ilegais, um número 48% superior em comparação com 2007.

Nerdson em “Os pirata

A Abes informou ainda que, além do trabalho de repreensão à pirataria, foram adotadas medidas educativas. O Programa de Treinamento de Capacitação em Antipirataria passou por 24 cidades brasileiras em 2008 e contou com a participação de mais de 2,2 mil agentes públicos e 1,3 mil universitários e empresários. Esse programa explica como identificar software pirata, o prejuízo que eles causam e quais medidas devem ser tomadas.

O Projeto Escola Legal, por sua vez, procura ensinar às crianças a importância de não se piratear conteúdo protegido por direitos autorais. Em 2008 o programa visitou Campinas, Goiânia, Porto Alegre e São Paulo e atingiu 62 escolas. Segundo a Câmara Americana do Comércio (Amcham), mais de 12 mil alunos e 302 professores participaram dessa edição do projeto. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

A Free Software Foundation recomenda que não se empregue a palavra pirataria no contexto da cópia de softwares. Os dicionários Aurélio e Houaiss mantêm este uso, entretanto.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Caldas (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 5:29 pm

    O Projeto Escola Legal, por sua vez, procura ensinar às crianças a importância de não se piratear conteúdo protegido por direitos autorais.

    Lavagem cerebral. :-P
    Pior do que isso, só quando advogados saem pelas escolas pra pregar a importância das patentes e do respeito às patentes.

    A sociedade ganharia muito mais com campanhas educativas para a adoção consciente do software livre. Quando digo consciente, estou dizendo que as crianças e os professores devem aprender sobre o valor da liberdade. Sobre como a sociedade se beneficia mais quando se tem liberdade.

    É uma pena que tenhamos que discutir coisas tão óbvias.

    André Caldas.

    tadeu (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 7:04 pm

    Bem, por que o valor da liberdade deveria ser enaltecido? Isso vende o que? No capitalismo só tem valor o que tem uma etiqueta com o preço, é sempre bom lembrar.

    Software livre é de graça, não paga comerciais em jornais, revistas & TV, não enche o bolso de quem sustenta o Sistema, então nunca vai ser enaltecido.

    Hoje mesmo, a Globo News dedicou incontáveis minutos, no programa Mundo S. A., em propaganda “de graça” da Microsoft, com direito a entrevistas com o Steve Ballmer e o presidente da empresa no Brasil, onde eles pontificaram sobre o MSN e o AMORRRR que os internautas brazucas têm pelos seus produtos. Falaram da preocupação da MS com o planeta e com nossas crianças e depois mostraram sua divisão de excelentes produtos educativos que, sem dúvida, vão ao encontro das necessidades dos educandos.

    Eu disse “de graça”? Claro que não, rolou uma grana aí. Como não tem nada a ver com dinheiro público, a mídia JAMAIS vai investigar/denunciar essas coisas (porque ela também quer sua parte).

    Quem quer saber do valor da liberdade proporcionada pelo software livre? Isso não interessa a ninguém. Mesmo o Governo, quando tenta dar uma força, leva cacetadas da comunidade por motivos políticos.

    Assim fica difícil.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 9:02 pm

    Combate a pirataria é muito bom que ajuda o Software Livre. Se todas as empresas fossem obrigadas a ter produtos licenciados, muitas iriam optar pelo Software Livre.

    @Tadeu:Software livre é de graça, não paga comerciais em jornais, revistas & TV, não enche o bolso de quem sustenta o Sistema, então nunca vai ser enaltecido.

    Não caia na lenda urbana que software livre não movimenta dinheiro. Movimenta e muito, principalmente agregando valor, já que as empresas teriam lucro com seus serviços, empregando mais e movimentando a economia.

    André Machado (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 9:13 pm

    Na verdade, tínhamos que fazer uma campanha para que a ABES mudasse de nome, pois é sabido que ela não representa os interesses do e nem apóia o software livre.

    A dita associação, na verdade, deveria se chamar Associação Brasileira das Empresas de Software Proprietário. Temos que lutar por isso.

    tadeu (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 10:34 pm

    @ Marcos Alexandre

    Marcos, todo o meu post tem partes irônicas e partes em que eu simplesmente interpreto o que pensa a maioria. O trecho que vc. citou se encaixa nessa última categoria. ELES é que pensam assim, não eu.

    Monge (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 11:50 pm

    A notícia relata apreensão de CDs de softwares sem licença, e não de softwares INSTALADOS sem licença. Isso é o mesmo que enxugar gelo. Esse tipo de operação só vai prender as “mulas”, que vendem os CDs no varejo. No dia seguinte, ou na próxima esquina, os CDs estarão lá novamente. Para impedir a distribuição ilegal de software, é necessário punir quem INSTALA, não quem distribui.

    Quanto ao projeto que “procura ensinar às crianças a importância de não se piratear conteúdo protegido por direitos autorais”, se você não oferecer uma alternativa (mostrar que existem softwares livres equivalentes), a simples campanha “moralista” não terá qualquer efeito.

    Fabio Ortolan (usuário não registrado) em 14/01/2009 às 3:10 am

    Não falta muito para que esta estoria se repetir no Brasil…

    http://linuxlock.blogspot.com/2008/12/linux-stop-holding-our-kids-back.html

    icommercepage (usuário não registrado) em 14/01/2009 às 3:47 am

    Para cada site ou blog indentificado, surgem dezenas de outros, muito mais preparados para a distribuição de conteúdo gratuíto.
    Acho que esta luta, por enquanto, é em vão. Os deputados tem ameaçado comprar a briga mas já afinaram várias vezes.

Este post é antigo (2009-01-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.