Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Vídeo no Pidgin, Perl 6, e o fim do Linux no Playstation 3

Pidgin 2.6 com suporte a áudio e vídeo: Tem versões pré-compiladas prontas pra instalar via GetDeb, para quem usa sistemas compatíveis – e o áudio/vídeo compatíveis com Gtalk não são as únicas novidades.

PS3 Slim não vai mais suportar oficialmente a instalação do Linux: O Playstation 3 se diferenciava, para uma pequena parcela de seus usuários e entusiastas, por ser o único console da sua geração que oferecia oficialmente a opção de instalação de outro sistema operacional, o que permitiu o desenvolvimento de uma variedade de distribuições com suporte oficial ou adaptado ao equipamento.

NoticiasLinux: Diferenças entre Perl 6 e Perl 5: Os vizinhos do NotíciasLinux publicaram o link para um documento apresentando as diferenças entre o Perl 5 e o Perl 6, “visto que o Perl 6 tem suporte nativo e mais tradicional a programação orientada a objetos, incorpora o uso de identificadores duplos (twigil), e incorpora propriedades internas nos arrays e hashes como objetos que agora são, entre outras melhorias.

Quake Live no Linux, com plugin do Firefox: A notícia é bem resumida, mas apropriada para o final de semana que se aproxima velozmente, ao ritmo de 60 minutos por hora: Enviado por Flavio Moreira (flaviaoΘbol·com·br): “Não sei se já foi noticiado, mas o QuakeLive funciona para o linux (Firefox com plugin auto-instalável): http://www.quakelive.com” [referência: quakelive.com].

Vulnerabilidade de 8 anos no kernel Linux: Em maio de 2001 o nepalês Temba Tsheri tornou-se, aos 16 anos, a pessoa mais jovem a conquistar o Everest, ao mesmo tempo em que a coalizão de Silvio Berlusconi ganhava as eleições gerais na Itália, e…

“ReactOS: Uma alternativa real ao Windows?”: Enviado por kristiang (kristiangΘbol·com·br): “Reportagem publicada na revista Espirito Livre e replicada no blog ReactOS Brasil traça um historico do projeto e depois vislumbra um futuro para o sistema.

Brasileiros entre os 30 desenvolvedores mais ativos do kernel Linux: Enviado por Eduardo Habkost (ehabkostΘraisama·net): “Os desenvolvedores brasileiros Mauro Carvalho Chehab e Glauber Costa estão entre os 30 desenvolvedores que mais contribuíram com modificações para o código do Linux, de acordo com relatório da Linux Foundation.

Miguel de Icaza anuncia beta do Moonlight 2.0: Enviado por Rodrigo Kumpera (kumperaΘgmail·com): “Lançado o beta do MoonLight 2.0, que implementa a API do Silverlight 2.0 e algumas partes do 3.0.

Deputado paulista solicita retirada do seu “Projeto de Lei que proíbe P2P”: Enviado por Anton (aΘopvs·org): “O Deputado Federal paulista autor do Projeto… mudou de idéia.

Zope/Plone na Administração Pública: Enviado por Amauri Luiz Carrillo (amauriΘtinews·com·br): “A palestra técnica de Zope/Plone, ministrada nessa última segunda-feira, 17, pela Comunidade PloneGov-BR marca um momento de expansão do número de usuários da ferramenta.

Estatísticas: quem são os autores do código do Linux: A Linux Foundation vem realizando estudos sobre a evolução do código que compõe o kernel Linux, e a edição deste ano já está disponível (em PDF), demonstrando alguns dados quantitativos, inclusive sobre o aumento de contribuições de código e do crescimento do número de pessoas envolvidas nessas contribuições.

“5 passos para passar na LPI?”: Adiantando um resumo dos 5 passos mencionados no blog: força de vontade, tempo para se preparar, ter um bom material de referência, exercitar e fazer simulados.

40 anos de Unix: Enviado por foobob (fooΘbar·net): “Aniversário do SO preferido por 10 entre 2 hackers.

Evolução das telas de inicialização no Mandriva Linux desde o final do século XX: Enviado por Sergio Rafael Lemke (bedi·comΘgmail·com): “Tradução direta do texto, super interessante, escrito sobre a evolução do boot no Mandrake/Mandriva: “Há algum tempo venho trabalhando na adição de suporte ao Plymouth como inicialização gráfica para o futuro Mandriva Linux 2010 e achei interessante relembrar todas as soluções desse tipo que usamos ao passar dos anos.

Software RAID no Ubuntu: Enviado por Rafael Schouery (schoueryΘgmail·com): “A tecnologia RAID (Redundant Array of Inexpensive Disks) é uma alternativa para permitir a continuidade do acesso aos dados caso um dos discos estrague.

Instalando Slackware em um Netbook Six SKW-8000: Enviado por André Déo (andredeoΘyahoo·com·br): “Neste post descrevo passo-a-passo como instalar o Slackware (Current) em um netbook da Six (Indústria de Curitiba).

Artigo traduzido: A situação dos drivers de vídeo Intel no Linux: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Mais uma tradução de Roberto Bech, do DistroWatch Weekly de 17/08: “Quem acompanha blogs e outros tipos de mídia técnica sobre Linux, sabe que tem havido muita discussão, insatisfação e até fúria no que se refere à situação dos drivers de vídeo Intel no Linux.

Artigo traduzido: Um desktop padrão para o openSUSE?: O artigo faz referência aos fatos relatados em “KDE como desktop padrão do openSUSE?”.

Video blog em português sobre tecnologias livres: Enviado por Kretcheu (lretcheuΘgmail·com): “Está no ar o Kretcheu Video Blog, dirigido ao público que quer conhecer ou aprimorar seus conhecimentos sobre software livre, redes e internet.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-08-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.