Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: TJ do Paraná X P2P, Apaches zumbis, Ubuntu Hardware Summit, Perl, e R$ 1799 por um celular com Android

Autor do software é responsável pelos atos dos usuários? Justiça do PR “decide que é ilícito o uso de software P2P para baixar músicas pela internet” e manda autor parar de disponibilizar seu aplicativo P2P: A decisão é específica sobre o K-Lite Nitro (baseado no software livre KCeasy), mas o que chama a atenção é que o processo (e sua decisão) é contra o paranaense que criou e disponibilizou o tal K-Lite, e não contra quem o usou ou operou para fazer downloads ou disponibilizar material que viole direitos autorais.

Canonical promove o UHS – Ubuntu Hardware Summit – em Taiwan: Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘlinuxembarcado·com·br): “Esta semana em Taipei, Taiwan, a Canonical promoveu um encontro entre desenvolvedores do Ubuntu e pessoal da própria Canonical com para falar a ODMs e OEMs sobre Ubuntu, especialmente no que se refere a drivers de dispositivo.

Microsoft confirma treinamento anti-Linux para lojistas dos EUA: Enviado por Flavio Moreira (flaviaoΘbol·com·br): “A Microsoft confirmou a autenticidade do treinamento contra o Linux, flagrado por um funcionário da rede de lojas BestBuy, dos Estados Unidos.

Por que não Perl?: Enviado por Luis Schwartkopf (luis·schwartkopfΘgmail·com): “Procurando sobre Perl na internet, encontrei este texto interessante apontando uma nova forma de se identificar qual linguagem trabalhar: “é muito fácil escolher uma nova linguagem através do que ela tem de postivo.

R$ 1799 desbloqueado: Samsung anuncia smartphone com Android no Brasil: Em mais um lance da vaporosa novela da chegada do Android ao balcão das operadoras brasileiras, a Samsung deu detalhes – e o preço, sem contar os descontos dados pelos contratos das operadoras – sobre o modelo que deve chegar às lojas daqui a algumas semanas.

BB: Geek mostra tela do terminal de auto-atendimento com Linux: Para os entusiastas do Linux é uma boa notícia.

Escrevendo módulos do kernel Linux em… Haskell: Deve existir alguém com interesse em progrmar em Haskell um módulo para o kernel Linux, assim como existe quem queira programar um jogo de comércio interplanetário em AWK.

Em Floripa: Palestrantes convidam, em vídeo, para o 4º SoLiSC: Enviado por Henrique Grolli Bassotto (henriqueΘsolisc·org·br): “Durante o FISL a comissão organizadora do evento gravou alguns vídeos com convites de alguns participantes do evento que estarão no 4º SoLiSC nos dias 26 e 27 de Novembro.

Avança a lei que prevê desconexão de quem fizer “downloads ilegais”: Deputados franceses aprovaram, agora falta uma votação conjunta deles com os senadores.

GPL, BSD e EPL em debate: Qual a melhor licença?: Debates sobre os pontos positivos e negativos das licenças de código aberto geralmente produzem bem mais ruído do que resultado, mas mesmo assim as pessoas continuam a discutir o tema, e a geralmente manter as mesmas opiniões que já tinham antes do início da discussão.

Distribuição nacional: SucciLinux, derivado do Puppy Linux: Enviado por Eric Viaa (ericΘsucci·org): “A equipe do projeto buscou um Linux leve em memória, pequeno em tamanho e que reavivasse máquinas antigas mantendo a experiência de usuário próxima a computadores modernos.

“Phoenix fecha acordo com a Intel para incluir sistema Linux diretamente nas placas-mãe”: Diretamente da cobertura do iG Tecnologia: A Phoenix Technologies, conhecida fabricante de BIOS para placas-mãe, anunciou uma parceria com a Intel para incluir seu ambiente desktop Hyperspace www.hyperspace.com em placas-mãe equipadas com processadores Intel Atom 230 e 330, voltadas para uso em nettops: computadores de mesa de baixo desempenho, projetados principalmente para acesso à web.

Projeto Haiku anuncia Haiku R1/Alpha 1: Enviado por Leandro Pereira (leandroluizΘgmail·com): “O projeto Haiku tem o orgulho de anunciar a disponibilidade do Haiku R1/Alpha 1, versão de desenvolvimento deste sistema operacional de código aberto que tem como alvo computadores pessoais.

Tutorial: Rsnapshot: faça sua própria máquina do tempo no Linux: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Mais uma tradução, por Roberto Bech, de um interessante artigo do FreeSoftwareMagazine.com, sobre um sistema de backup bem inteligente: “Um bom sistema de backup pode ajudar você a se recuperar dos mais variados inconvenientes: de uma atualização que deu errado (exigindo reinstalação), de uma falha do disco rígido ou até de um usuário trapalhão que apagou o arquivo errado.

Apaches zumbis: Descoberta botnet formada por servidores web com Linux: Segundo o Vivalinux com ar, um pesquisador russo descobriu um conjunto de servidores Linux (com distribuições variadas) comprometidos e convertidos em uma botnet para distribuir malware a navegantes desprevenidos usando Windows.

Artigo: A odisseia das distribuições 2 – a doutrina do Arch: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Tradução, por Roberto Bech, do DistroWatch Weekly de 14/09: “Depois de estabelecer uma base confortável com o Ubuntu (9.04 de 64 bits, “Jaunty Jackalope”), tive liberdade suficiente para começar para valer minhas experiências na máquina nova.

Ubuntu 9.10 Karmic Koala: telas e descrições do que vem por aí: Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com): “O Ubuntu 9.10 Karmic Koala encontra-se em sua versão Alpha 4, ainda não é aconselhado a ser usado em máquina de produção.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-09-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.