A semana no BR-Linux: Fedora novo, Linux novo, e o longo adeus do Openmoko
Lançado o Fedora 11: Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org): “Depois de tanto esperar, é com enorme prazer, que o Projeto Fedora Brasil anuncia hoje o lançamento da décima primeira versão de uma das maiores e mais famosas distribuições GNU/Linux do mundo, conhecida por sua característica inovadora, sempre atuando na vanguarda da tecnologia.
Novidades sobre o desenvolvimento do Ubuntu 9.10: GRUB2 aprovado, Plymouth vetado: “GRUB2 será novo bootloader do Ubuntu: A partir da próxima versão da distribuição (Ubuntu 9.10 – Karmic Koala), que será lançada em outubro, o GRUB2 será o novo gerenciador de inicialização (bootloader) padrão nas instalações.
Lançado o Linux 2.6.30: Enviado por Helge Panzer Kampfwagen :“Linus Torvalds anunciou o lançamento da versão 2.6.30 do Linux, trazendo uma série de novidades e melhorias, entre as quais destaco o sistema de arquivos NILFS, o fastboot (que procura pelos dispositivos de armazenamento em paralelo com outras tarefas do boot), a inclusão do MicroBlaze entre as arquiteturas suportadas, e o módulo de segurança TOMOYO.
Surpresa: Mozilla divulga versão “preview” do Firefox 3.5: Segundo Mitchell Baker, a versão definitiva deve ser disponibilizada até o final do mês que vem.
“Internet é um direito”: Tribunal superior francês limita poder de lei “antipirataria”: Não há como deixar de traçar o paralelo entre a decisão francesa e a o recente Projeto de Lei brasileiro (abaixo) que imita os dispositivos que os franceses acabam de rejeitar.
Mais um: Projeto de Lei brasileiro quer que provedores cortem conexão a partir de análise de downloads: Um deputado federal paulista apresentou um projeto de lei para punir quem compartilha arquivos sem licença.
Vídeo demonstra suporte a multitouch nativo no Linux: Suporte a multitouch nativo no Linux: “O Interactive Computing Laboratory da francesa ENAC (École Nationale de l’Aviation Civile) criou um vídeo demonstrativo da tecnologia de suporte a multitouch nativo no Linux.
Fagocitose: CEO da Oracle quer JavaFX no OpenOffice: A compra da Sun pela Oracle ainda não se concretizou, mas o CEO Larry Ellison já vem dando seus palpites, e em um evento recente avisou que andou conversando com a equipe do OpenOffice na Sun, e os “encorajou” a adotar o JavaFX como arquitetura de interface para o seu projeto, atualmente em C++.
Linux deve suportar USB 3.0 mais cedo: Com seu throughput de até 500 MByte/s, o suporte a USB 3.0 (no hardware, conexões e drivers) certamente será muito bem-vindo também aqui no meu escritório.
Governo torna obrigatório que PCs venham com software de bloqueio da web: Governos de várias partes do mundo se agitam para controlar e restringir, sob várias justificativas, o uso da Internet.
Novos “discos” SSD da SanDisk são projetados para Linux: Segundo o LinuxDevices, a SanDisk está oferecendo uma “nova geração” de SSDs para netbooks e notebooks de menor porte.
Palm Pre – com Linux – chega às lojas dos Estados Unidos: Mesmo descontando todo o hype, o Palm Pre tem vários aspectos interessantes, incluindo o fato de seu uso do Linux e componentes de código aberto no WebOS lembrar muito mais a forma usual de uma distribuição – ao contrário do que ocorre com o Android, por exemplo.
“Page Speed”: add-on do Firefox feito (pelo Google) para desenvolvedores acelerarem suas páginas: O Google anunciou o lançamento da sua ferramenta Page Speed sob uma licença Apache.
Android com suporte (do Google) a linguagens como Python, Lua, Ruby e Javascript: O Google Open Source Blog anunciou o Android Scripting Environment (ASE), que permite editar e rodar scripts diretamente no Android, com acesso garantido, via APIs, a uma série de recursos interessantes do ambiente, como telefonar, mandar mensagens telefônicas, ler códigos de barra, buscar dados dos sensores e de localização, e mais.
Gato subiu no telhado: Openmoko anuncia mais “mudanças”: O projeto OpenMoko anunciou que boa parte de seus funcionários ainda na ativa foram demitidos, e que o projeto em si está saltando fora do seu negócio com celulares.
Google libera versões pré-beta do seu navegador Chrome para Mac e Linux: Mas é só para desenvolvedores, e com funcionalidade limitadíssima.
Guia em Português para o Blender, orientado a Design: Embora neste caso trate-se de material disponibilizado sob uma das variantes não-livres das licenças Creative Commons, a presença de mais guias em português sobre softwares como o Blender é sempre muito bem-vinda por aqui.
E mais:
- Livro on-line beta: “Introdução às Redes de Computadores de Hoje”
- Linux em hardware modesto: TinyCore 2.0
- Prefeitura se coça, e FISL fica em Porto Alegre
- ‘Atividades’ e os desktops orientados pelo contexto
- Aplicativo: JSMS (mensagens de texto via celular), Wicd (conexão a redes sem fio) e dicionário de sinônimos do BrOffice
- Jolicloud: sistema alternativo para netbooks chega à primeira versão alfa
- Flash, Java, DVD e mais: Instalando CODECs e Plugins no Fedora 11
- 100.000 instalações de Firefox no Banco do Brasil
- Top 8: softwares de código aberto mais bem-sucedidos
- Partido Pirata: urnas levam ao Parlamento Europeu o questionamento ao copyright