Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


À luz da lua: Mais sobre a posse de Obama exibida pelo Moonlight

O LWN destaca a cobertura do ars technica sobre a transmissão oficial da posse de Barack Obama como presidente dos EUA, que adotou o Silverlight.

Segundo noticiado, a transmissão exigia o Silverlight 2.0, e o projeto alternativo Moonlight, que busca sua implementação em software livre, suporta apenas o 1.0. Como conseqüência, um conjunto de desenvolvedores do projeto Mono na Novell trabalharam até tarde da noite, em colaboração com a Microsoft, para que os usuários pudessem assistir ao streaming pelo plugin Moonlight em seu navegador.” (via lwn.net)

Saiba mais (arstechnica.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Parabéns para a Microsoft pela colaboração, infra e suporte urgente que deram.

    self_liar (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 2:28 pm

    Somente para a novell.Se quisesse ajudar todo mundo ,ela poderia abrir a documentação pra todo mundo!!!!

    Sou mais eu (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 2:31 pm

    E assim q vai ser, sempre na gambiarra.
    Pois ja existe um “Silverlight 2.0″ e o Moonlight suporta só o 1.0.

    Sempre vai ficar defasado pelo jeito.

    self_liar (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 2:38 pm

    Não se você trocar por tecnologias nascidas e criadas livres.

    Não adianta trocar flash por silverlight .Ou usar o gnash ou o moonlight.

    Realmente trocar um monopólio por outro é quase como trocar 6 por meia dúzia.

    O meu “quase” é pq a produtora do Silverlight(MS) já têm o monopólio em diversas outras áreas, assim, a meu ver, é melhor ficar com o Flash e ir buscando outras alternativas realmente livres.

    Quem sabe quando (ou se) a Adobe se vir pressionada pela MS ela não libere o código do Flash ficando só com as ferramentas de produção de conteúdo fechadas?

    André Machado (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 3:30 pm

    E, dessa vez, ninguém poderá dizer que a Microsoft não ajudou a turma do software livre.

    kayo (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 4:04 pm

    vai microsoft, vai!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 4:28 pm

    Uma alternativa às duas tecnologias é o JavaFX, da Sun. Esse sim, 100% livre.

    Iuri Diniz (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 7:31 pm

    Em compensação o JavaFX precisa baixar a máquina virtual java (mais de 50 MB), o flash no máximo 5 MB dependendo da plataforma.

    @Marcos Alexandre, eu fui lá na página da Sun e não têm versão para Linux! Pensei que sendo Java…

    http://www.javafx.com/downloads/

    @EmanuelSan, mas java não é multiplataforma?

    Ao que me parece – pelo que me falam – flash é uma droga. A linguagem de programação que ele usa – acho que é actionscript, nao sei, alguém aí diga – é uma gambiarra que implementaram para que o flash tivesse algum recurso para programação.

    Javafx e Silverlight tem uma linguagem poderosa e pelo que vejo ambas são muito boas. Flash só é lider pelo fato de o pessoal só saber fazer coisas nele.

    Silverlight não é lá muito viável como algo multiplataforma pela empresa que o mantém (desculpem, a ms faz produtos bons, mas não dá para confiar, vai que de repente ela resolve sair me processando? hauahuahau). JavaFX pode ser uma boa pedida, mas o fato de sem em java mata pelo fato da jvm ser realmente pesada (quem sabe aquela idéia de quebrar a biblioteca padrão do java em menores não alivie um pouco?), principalmente em máquinas mais antigas ou não-tão-novas.

    Tem um cara (cadê o link?) que está implementando suporte à arquivos edje (aquelas interfaces do enlightenment) nos navegadores, e no caso a linguagem de programação utilizada é lua. Não sei se funcionará direito, mas que será interessante, isso será.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 9:10 pm

    O JavaFX não possui versão para Linux no momento, mas a Sun já está trabalhando na versão para Linux e Solaris.

    O quem possui 50 MB é o JDK, o JRE tem uns 15 ou 20 MB. E o JRE é maior do que o Flash porque possui mais recursos e é mais aprimirado, serve não apenas para criar applets, mas também para uma série de coisas.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 23/01/2009 às 10:54 am

    @Marcos Alexandre O JavaFX não é OSS, nem você nem eu temos como compilá-lo pois partes são proprietárias e fechadas.

    @self_liar
    O time do Moonlight não tem acesso a qualquer documentação além daquela em público. A única coisa é que tem acesso a suite de testes da MS.

    @tenchi
    Dizer que usar Flash é mais seguro pois é feito Adobe em detrimento do Silverlight que é feito pela MS é um enorme sinal de ignorância. A Adobe já processou um projeto OSS por conta de uma de suas patentes, caso não saiba.

    Quanto a ser melhor ter uma solução aberta, baseada e padrões e tudo mais, bom, HTML 5 talvez seja isso, mas não estou vendo ninguém aqui colaborando com o esforço deles.

    Fora isso, por piores que sejam os plugins baseados em tecnologia proprietária, melhor ter a opção de usá-los e não ficar de fora do que o contrario.

    @tenchi, uma vez ganhei um CD (ou era DVD?) da MS com o ambiente .net, etc.

    Era um négocio super-mega-hiper-lento.

    De uns 5 anos para cá não tentei instalá-lo novamente, visto que a bem pouco tempo estava com o mesmo computador (há uns dois meses finalmente a minha motherboard ASUS resolveu pifar). Agora estou com um netbook MSI wind, mas não estou inclinado a instalar ambientes de desenvolvimento .net nele, visto que prentendo passar, muito bem obrigado, os próximos 5 anos com essa mesma máquina. :)

    [alfinetada=on]
    E nem sei porque eu acho que a MS gosta sempre de empurrar produtos para os consumidores, ao mesmo tempo mostrando que eles devem comprar novas máquinas. Nada contra se ela mandar o dinheiro junto! :)
    [alfinetada=off]

    De qq forma eu uso Linux mesmo :P

    @Rodrigo, não sabia do processo, mas a parte do processo citada foi só de brincadeira…

    Talvez o Silverlight seja sim tecnicamente viável, mas não me agrada sair de um proprietário – o flash – para ir para outro, mesmo sabendo que o silverlight é bem mais que o flash é. Não que eu goste de flash – na verdade não gosto, tanto que uso o flashblock, sou da época em que as páginas web não ficavam pulando – mas acredito que o que vale aqui é o uso de uma tecnologia aberta e sem a intervenção de corporação alguma, embora não exista hoje nenhuma tecnologia aberta que atenda a estes requisitos.

    Hoje há várias coisas que podem ser feitas utilizando-se recursos nativos dos sistemas, mas algum esperto inventa de fazer em flash ou java, como botõezinhos, etc. Talvez o html5 vá resolver boa parte destes problemas, caso os desenvolvedores realmente aderirem à idéia.

    Entenda, eu não sou desenvolvedor web por isso corro o risco de falar besteira. Mesmo assim vejo que a principal razão de não confiar tanto no Silverlight são as atitudes da MS.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 23/01/2009 às 11:00 pm

    Não adianta a Microsoft ficar se esforçando para fazer um player que funcione no Silverlight 1.0, se o mais interessante para todos seria que o Moonlight estivesse no mesmo nível da versão atual do Silverlight. E este não é o caso da MS…

    Esse player especial parece atitude de jogar moedas para mendigos, quando eles precisam de alguém que se comprometa a ajudá-los.

Este post é antigo (2009-01-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.