79 notebooks são roubados de colégio municipal
“Exemplificando um dos desafios do projeto de notebooks nas escolas públicas, hoje pela manhã vi a seguinte notícia no jornal Bom Dia Brasil: “Em Campo Grande, 79 computadores desapareceram de uma vez só em uma escola municipal inaugurada há poucos meses. É também um tipo de vandalismo abominável: roubar o que é dado de graça para crianças que querem estudar.””
Enviado por Marcelo Silveira Vilar (tchelovilarΘgmail·com) – referência (g1.globo.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-04-10
Isto não acontecerá se TODOS os brasileiros tiverem um laptop conectado sem fio (o que custa 30 reais por mês, menos do que se gasta com celulares).
Claro, José. Afinal de contas ninguém vai querer ter DOIS laptops.
“Isto não acontecerá se TODOS os brasileiros tiverem um laptop conectado sem fio…”
Não acredito que isso resolva o problema. Sempre vai ter quadrilha especializada nesse tipo de furto, sempre vai ter receptor (que é o pior), sempre o brasileiro quer tirar vantagem em tudo (e de todos), sempre esse pais vai ser assim enquanto não acabar com o exemplo de criminalidade, corrupção, impunidade que vem da fonte (Brasilia), o povo vai apenas seguir o exemplo que vem lá de cima.
Lamentavel!!!!
Qual era o modelo dos notebooks? é fácil chegar aos ladrões quando algum desses aparelhos aparecerem no ML a preços camaradas.
Esse roubo é um dos motivos porque eu apoiava fortemente o OLPC XO: por ser voltado exclusivamente para crianças, o apelo dele era menor para um ladrão do que um note do tipo Asus Eee ou Intel Classmate. E por ter um design diferenciado dos demais notebooks, e se algum fosse roubado, a localização dele seria facilitada pelo desenho diferente dele. Se você aparecesse com um fora da escola, todo mundo iria ver que era roubado. Fora que se não me engano eles planejavam colocar alguma trava ou localizador no aparelho.
O triste é que é bem provável que o roubo foi feito por um funcionário da escola, já que não existe sinais de arrombamento. Simplismente alguém abriu a porta, pegou e saiu.
@JoséAntonio
Você é tão ingenuo.
Venho criticando essa baboseira de “notebook nas escolas” desde o início – não por ser uma má ideia, mas por sua implementação estúpida.
Receita para o fracasso: pegue uma boa ideia, e coloque-a na mão de políticos.
Ninguém parou para pensar sobre como esses aparelhos vão ser usados como ferramenta educacional, como isso vai afetar a sociedade onde a escola está inserida, nem mesmo se os professores estariam preparados para usar essa nova tecnologia. Políticos vão pensar somente na compra dos notebooks – pois isso envolve dinheiro, e sempre há a oportunidade de se embolsar algum.
O roubo é apenas um detalhe. Em algum tempo, esses notebooks podiam estar quebrados, por falta de cuidado no manuseio, ou inoperantes, por falta de manutenção, ou até mesmo encostados, trancados em algum armário, por não se saber o que fazer com eles. O efeito final seria o mesmo, mas não consideraríamos como “um escândalo”.
Escândalo mesmo é fazer festa com a distribuição de brinquedinhos, como se isso fosse ter algum efeito na qualidade da educação.
@JoséAntonio Oba! Onde é que eu compro este notebook conectado sem fio de 30 reais por mês?
Esses notebooks já viraram pó !
@José Antonio
Você tá falando sério? Quer dizer que enquanto TODOS os brasileiros não tiverem notebooks é NORMAL e ESPERADO que ROUBEM laptops das crianças?
Engraçado, existem outros países no planeta e em nenhum deles isso é normal ou esperado. E esse tipo de CRIME costuma ser investigado, os culpados achados e punidos. Mas no Brasil deve ser diferente. Esqueci como as coisas funcionam por ai.
Concordo que o infeliz que compra o roupo é pior que o ladrão, ele reclama da violência, compra roubo e não quer saber do sangue o suor derramado pela “esperteza” dessa fodhtsvs (mova uma tecla para a esquerda no teclado).
Politicagem é triste mesmo eu queria que só que apoiasse subprojetos pagasse o proporcional em impostos. Gente, se quiser me chame de antiquado, mas se a ´ptts do político não paga bem nem oferece uma boa estrutura (além do prédio e bom salário, um responsável por deixar em sala só quem quer aprender*, ou seja, um ambiente produtivo) ao professor, o que vc acha que vai acontecer depois que ele superfaturar com os umnotecomumsemobjetivoserioefocadoparatodos?
* não me venha com pseudo-psicologia barata, pois por causa de ladainha muito são prejudicados, e acabam votando na base do oba, oba.
isso é BRAZIL …
depois acham ruim eu e alguns dizerem q “bandido bom é bandido morto” … e isso incluindo os politicos …
/(bandido|politico) bom é (bandido|politico) morto/
Problema de polícia e ponto. Também são roubados diariamente computadores em salas de informática e secretarias de escola, apesar de maiores e mais pesados.
NINGUÉM DENUNCIA A INEFICÁCIA DOS LABORATÓRIOS EM ESCOLAS COM BASE NOS ROUBOS/VANDALISMOS DESTES DESKTOPS.
De resto, se o valor do laptop for baixo e seu uso consistente, seu roubo será tão considerado quanto o de desktops escolares, livros em bibliotecas e outros vandalismos.
Por enquanto a importância atribuída será tão grande quanto ao roubo de carro, do Rolex do Luciano Hulk ou de um Picasso do MAM.
Mas é claro que 79 laptops novos mau guardados são um convite e tanto à delinquência. Raramente uma loja possui esse estoque numa única vez.
Não é o caso de VETAR os laptops na educação, mas de investir em estratégias de segurança TAMBÉM. Principalmente nesta fase inicial.
Mais uma coisa, da última vez que ocorreu um roubo deste tipo o autor era o motorista da empresa que entregara os equipamentos, também parente de uma funcionária da escola, de onde conseguiu a chave.
O caso é um pouco parecido, já que não houve arrombamento e “todo mundo” tinha acesso ao local da guarda.
Seria “frdhtsvs”? ;-)
Ainda acho melhor que num projeto desses as crianças levassem os laptops pra casa…
Ainda acho maos importante pagar melhores salários, exigir melhor formação, construir mais escolas, em prédios decentes, etc,etc,etc
Brinquedinhos ficam pra depois, muito depois.
Ainda acho mais importante pagar melhores salários, exigir melhor formação, construir mais escolas, em prédios decentes, etc,etc,etc
Brinquedinhos ficam pra depois, muito depois.
Concordo com o Monge, é ridículo colocar uma idéia dessas (notebook nas escolas) nas mãos de políticos, que, especialmente no Brasil, só se interessam neles mesmos, e estão sempre louquinhos para encontrar uma situação especial para roubar.
E, para quem tinha aquela boba esperança de que “a esquerda” fosse diferente, o governo atual está aí para provar o contrário.
Johny Blaze, e quem disse que o governo Lula é de esquerda? Se empurrar no maximo pra esquerda, é de centro!
Lamentavel roubar de crianças, esses caras teriam que ser julgados com base na lei de crimes hediondos!