Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


70% das vendas da GVT são de 10 Mbps ou mais – enquanto isso, no Speedy…

A operadora GVT, do Brasil, talvez inspirada nos passos do velocista jamaicano Usain Bolt, revelou hoje (17), alguns dados que aumentam a média da velocidade da banda larga em território nacional.

Segundo números da companhia de telecomunicações, 70% de seus novos clientes de banda larga, entre julho e agosto, assinaram um pacote de 10 Mbps ou acima. Em algumas cidades como Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, o índice de novas assinaturas com velocidade de no mínimo 10 Mbps chega a mais de 90%.

A mudança pode ser justificada pelas diferenças entre as ofertas dos produtos que exploram a infra-estrutura ADSL 2+. O pacote mínimo da GVT com 3 Mbps custa 49,90 reais, enquanto o de 10 Mbps pode ser adquirido por 69,90 reais mensais – o mesmo preço que a companhia cobrava pela velocidade de 250 Kbps, em 2005. (…) (via info.abril.com.br)

Enquanto isso:

Proibição de venda do Speedy pode causar demissões: “(…) De acordo com as informações divulgadas [por sindicatos], proibição da venda do Speedy está causando problemas financeiros às empresas que terceirizam a comercialização do serviço de banda larga. Segundo informa a nota, mais de 20 mil pessoas podem ser demitidas por causa da proibição. A Telefônica não se pronunciou sobre a nota. (…)” A Anatel também não se pronunciou sobre a nota.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu só sei que vários colegas e clientes ainda estão sofrendo com o Speedy. Um deles hoje de manhã mesmo, estava reclamando que o link de 4 mb não passava de 100kbps…

    tenchosko (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 2:18 pm

    Outro dia vi um energumeno aqui no br-linux comparando carro com telefone/internet (acho que ano passado…).
    Sério mesmo, se quer trafego X com garantia de 100% de link, compre um da embratel. Dedicado. Ahhh, não consegue? desculpe ai, mas não existe almoço grátis.

    Semana passada eu migrei de 5 para 15M. Desde que troquei a Brasil Telecom por GVT não posso reclamar. Raramente tenho algum problema e, quando tenho, é resolvido rapidamente.

    Caciano (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 2:35 pm

    Estou com o plano PowerGVT 10MB (instalado neste sábado), downloads de 1,2 até 1,3 MBytes/s em links fora do Brasil e torrents, muito bom!
    Pelo menos até agora nada a reclamar!

    Acredito que o speedy se compara a internet da Brasil Telecom (Oi) vendem 2mb e você tem apenas 3 a 4kb/s download fora do Brasil, backbones saturados! (Já fui assinante, já fui…).

    Vini (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 2:46 pm

    Também não tenho que reclamar..a maior parte do tempo faço downloads com taxa médoa 1,2 Mbytes/s. Muito rápido mesmo pessoal. Aqui no Espírito Santo com mais R$50,00 você tem IP fixo.

    Abs,

    Eu da Silva (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 2:47 pm

    GVT 10Mbps e modem grátis FTW!

    Juliano (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 2:55 pm

    Tenho GVT à 2 anos e não posso reclamar… atualmente c/ 3Mbps vmas já migrando p/ 10Mbps….
    Usava BRTelecom, lixo….
    Espero que a qualidade do serviço continue, que o preço abaixe ainda mais e que as outras operadores entrem nessa “briga”, afinal, quem ganha somos nós….

    Marcelo Terres (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 2:56 pm

    Sem comparação.

    GVT funciona mesmo. Tinha 1Mb e sempre atendeu na velocidade. Usei a Brasil Telecom por muito tempo e sempre foi um lixo. Caro e com qualidade péssima, sem contar o atendimento horrível.

    Agora estou com GVT de 3Mb e baixo o que quiser a 380Kb/s em qualquer hora do dia e qualquer protocolo.

    Finalmente uma empresa que entrega o que vende e respeita o consumidor, além de prestar um ótimo pós-venda.

    Recomendado pra todos !

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 3:02 pm

    @techosko
    que bom que você é um feliz proprietário de uma linha dedicada da Embratel.

    Acontece que os usuário da Telefônica e da OI não querem nada de graça, eles estão pagando e muito bem, às operadoras, essas é que deveriam se coçar pra corresponder ao produto que elas mesmo estão vendendo. Os preços da Oi/Velox aqui em Recife por exemplo são o dobro do preço do link de 10M da GVT, e com um décimo dessa velocidade. Se você acha que isso é pagar pouco, você então vive em outro Brasil.

    Marcelo Terres (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 3:26 pm

    @techosko

    Esse tipo de pensamento é que garante as operadoras oferecerem serviços de péssima qualidade por preços exorbitantes.

    Quando o conformismo sumir e as pessoas começarem a buscar seus direitos, as coisas vão melhorar.

    anonymous (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 3:28 pm

    Eu vou contar meu caso, para vocês entenderem o que é empresa desorganizada.
    Tinha o OI/Velox e nunca tinha tido problemas.
    Mas com as promoções da GVT, pensei em mudar. Liguei para a OI/Velox, que nunca tinha tido problemas e pedi para cancelar.
    Eles me ofereceram várias coisas para ficar e resolvi ficar.
    Depois de 4 MESES, ligando a cada 10 dias e cobrando pelo que me ofereceram, MUDEI.
    Pedi portabilidade para a GVT e a OI/Velox simplesmente cancelou minha internet antes da mudança e sem que eu pedisse nada.
    Liguei, reclamei, mas não adiantou.
    Só que dois dias depois minha internet voltou a funcionar.
    Quando a GVT instalou tudo e fez a portabilidade, liguei para cancelar minha internet na OI/Velox e para meu espanto eles disseram que já estava cancelado a mais de 15 dias, embora eu estivesse usando todos os dias. Isto é piada.
    Isto já tem uns 4 meses e o ponto da OI/Velox está lá, no cantinho. Às vezes ficou com curiosidade para testar e ver se ainda está funcionando, hehehe.
    A OI/Velox é muuuuuuuito desorganizada.
    Estou com um plano de 10MB na GVT e super satisfeito !!!

    çichárpi (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 3:31 pm

    @tenchosko

    Ninguém está pedindo para ter uma garantia de 100% da banda. O que os clientes pedem é que um link de 4Mbps não caia o tempo todo e não fique nos 100Kbps, que está abaixo dos 10% da garantia de banda que a operadora supostamente oferece. Por sinal, a garantia de banda é o mínimo que deve ser oferecido. É óbvio que, se eu pago por uma linha de 10Mbps, eu espero algumas vezes a velocidade chegue ao menos perto disso.

    Obs: congestionamento não é culpa do usuário. Nenhum problema de infra-estrutura é culpa do usuário. Se não pode garantir nada, não venda. Eu é que não aceito nenhum tipo de desculpa. Caiu? Deu zica geral? É o risco que a operadora corre. A operadora. Você já viu um banco cobrar alguma coisa dos clientes após um assalto a um banco? Viu alguma seguradora poder se recusar a pagar seguros com cobertura completa, inclusive contra eventos da natureza, logo após uma grande enchente? Não. O cliente não tem culpa. É função da empresa se preparar para esse tipo de evento.

    alberto (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 3:40 pm

    Semana passada mudei meu plano da GVT de 1Mbps para 3 Mbps (era o mesmo preço, 49,90). Entretanto a velocidade não mudou. O speedtest.net continua no 0.88.

    Será que preciso mudar alguma config no modem ou roteador? o_O

    Fora isso a conexão é muito boa, uso há anos e há meses não cai. Jamais trocaria por caquinhas tipo brtoi/net.

    Monge (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 3:42 pm

    Vocês reclamam de barriga cheia…

    ao menos, vocês aí no lado desenvolvido do Brasil têm várias opções, e podem escolher a melhor (ou menos pior)

    experimentem vir aqui para o NE, e sofrer no monopólio Oi/Velox!

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 4:25 pm

    Concorrência sempre foi fundamental. Aqui no Rio, a Oi só se levanta da cadeira quando a NET aumenta a velocidade do Virtua (o que ocorre com bastante frequencia). Não sei se isso acontece em SP (Virtua x Telefonica) ou no SUL mas tinha com certeza que ter concorrência no NE, onde as reclamações vem de longa data…

    Daniel (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 4:40 pm

    Para mim tudo que for abaixo de 1MB tinha que ser de graça… é um absurdo PAGAR e ter 1mb que na verdade é 100k ou nada… para com isso… eita povo caipira/besta que vive em um pedaço de terra chamada Brasil!!!

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 4:45 pm

    Tenho em Porto Alegre o serviço da GVT contratado 4 Mb … não lembro de ter saído do ar ou encontrado lentidão uma única vez. O que eu tinha de problema era devido a um modem ruim … Dlink (argh) … o técnico veio aqui e sugeriu o modem Siemens … funcionou bem melhor e estamos satisfeitos.

    Precisamos reconhecer e elogiar quando as operadoras entregam o que prometem. Acredito que exista uma grande “maioria silenciosa” satisfeita com a banda larga da GVT.

    Flávio

    uso GVT 1/3M, aguardando o possível UP para os 10M.

    GVT, de longe, beeeeeeeem longe melhor q a BrT(Oi)…

    Não quero nem gosto de fazer propaganda de empresas, mas realmente não tenho do que reclamar da GVT. E das poucas vezes que precisei falar com o suporte deles, fiquei impressionado com a tranquilidade e o nível de conhecimento dos atendentes (bem, depois de 6 anos aguentando a BrT, qualquer um deve ficar mal acostumado mesmo).

    Felipe (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 5:45 pm

    Pena que onde eu moro não é suportado

    BSN (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 9:16 pm

    Pena que onde eu moro não é suportado [2]

    Pra piorar, no centro da cidade onde eu moro, tá disponível até os novos planos de 100Mb. Tristeza por causa de 2Km…0Só nos resta esperar…
    =[

    VonNaturAustreVe (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 9:20 pm

    Mudei para a GVT é não me arrependo velocidade de downloads ótima da até gosto de ver aquele 1.3mb/s *_*.

    Mais fica mais engraçada é a cara dos meus amigos quando vêm os 1.3.mb/s no megaupload :P (enquanto eles baixam a menos de 100kb/s)

    []‘s

    Eduardo (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 10:33 pm

    Pessoal, tenho vergonha do aís onde moro. Aqui no NE o preço de uma conexão de 8Mbps custa a bagatela de R$ 314,90, enquanto em outras regiões que possuem concorrência já se tem preços de R$ 70,00 por 10Mbps. Entendo que o serviço de provimento de internet hoje em dia é essencial e deveria ser ofertado da forma mais barata possível para a população, mas… estamos no Brasil.

    Grobsch (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 8:16 am

    Pelo que vi nos planos todos tem franquia e upload vagabundo, não serve nada pra mim. Continuo com a Oi que não tem franquia.

    Vini (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 8:38 am

    Parem de falar mal do Brasil. Conheço regiões dos EUA que ainda usam acesso discado.

    Caciano (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 9:15 am

    @Grobsch

    Estou com o contrato do serviço powergvt aqui… não há qualquer menção alguma sobre cotas/franquia de MB.

    Até eles frisarão: “Banda larga sem franquia de consumo.”

    Diniz (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 11:37 am

    Quando é que alguma dessas operadoras vão se interessar pelo nordeste? Somos sujeitos as “boas vontades” de uma única empresa que coloca o preço que quer, administra como lha dá na telha e não está nem aí para o cliente, pois sabe que a opção é, ou os serviços dela ou nada! :(

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 12:05 pm

    Diniz, várias operadoras se interessam pelo NE e onde mais puderem entrar, mas o governo garante o monopólio das que estão aí.

    Libera pra concorrência livre, de empresas internacionais inclusive, daí sim iríamos ver.

    Claro, na mesma hora as monopolistas enviariam os lobistas para o planalto chorarem as pitangas.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 12:48 pm

    Achei que não estaria vivo para ver a (Telemar/OI/Nova OI) encontrar uma empresa que colocasse o monopolio da mesma no bolso… e o pior é que a OI não espera por isso… é tanto que ele não tem nada a oferecer para segurar os clientes… há não ser derrubar a ligação quando você já está prestes a cancelar o absurdo de pagar (R$90,00) por uma internet de 300Kbits e uma porcaria de provedor… Não vejo a hora de ter a GVT em meu bairro. Chegou o fim desse negocio de dividir internet… com a GVT todos poderam ter acesso a um serviço que penso que deveria ser encarado como um serviço de utilidade pública.

    joao (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 3:25 pm

    Parem de falar mal do Brasil. Conheço regiões dos EUA que ainda usam acesso discado.

    Conheço regiões do Brasil que nem acesso discado têm :)

    hellnux (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 3:40 pm

    Usei Brt por um bom tempo, desde 2004, no ínicio era uma maravilha. Mas depois que começaram a obrigar a se autenticar por provedor, e a conexão ficava caindo direto e fora o preço alto, finalmente decidi mudar pra GVT. Até agora, nada a reclamar.

    Uso o plano de 1Mbps de dia e 3Mbps de noite, e as vezes faço download à 3Mbps durante o dia. Ontem, migrei deste plano para o PowerGVT de 3 mega pelo site da GVT, agora é só esperar e conferir. ^^

    Sobre a franquia, pelo que sei ela não existe no Estado de Goiás.

    []´s

    Rafaella (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 3:44 pm

    Sou cliente GVT a 3 anos e não tenho do que reclamar, o atendimento é rápido e eficiente, o suporte é claro no que diz e a internet raramente cai. Uma pena que ainda não chegou Power GVT em Cuiabá, senão com certeza já teria migrado para outra velocidade.

    demerval (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 4:03 pm

    Vocês reclamam de barriga cheia… (2)

    ao menos, vocês aí no lado desenvolvido do Brasil têm várias opções, e podem escolher a melhor (ou menos pior) (2)

    experimentem vir aqui para SÃO PAULO, MAIOR PIB DO BRASIL, TERCEIRA METROPOLE DO MUNDO e sofrer no MONOPÓLIO Telefonica/Speedy!!

    Isso é uma vergonha!!

    LUCIAN (usuário não registrado) em 19/08/2009 às 8:44 pm

    Pessoal, estou aqui para esclarecer uma questão muito importante para todos:

    Daniel (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 4:40 pm
    Para mim tudo que for abaixo de 1MB tinha que ser de graça… é um absurdo PAGAR e ter 1mb que na verdade é 100k ou nada… para com isso… eita povo caipira/besta que vive em um pedaço de terra chamada Brasil!!!

    çichárpi (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 3:31 pm
    @tenchosko

    Ninguém está pedindo para ter uma garantia de 100% da banda. O que os clientes pedem é que um link de 4Mbps não caia o tempo todo e não fique nos 100Kbps, que está abaixo dos 10% da garantia de banda que a operadora supostamente oferece. Por sinal, a garantia de banda é o mínimo que deve ser oferecido. É óbvio que, se eu pago por uma linha de 10Mbps, eu espero algumas vezes a velocidade chegue ao menos perto disso.

    Obs: congestionamento não é culpa do usuário. Nenhum problema de infra-estrutura é culpa do usuário. Se não pode garantir nada, não venda. Eu é que não aceito nenhum tipo de desculpa.

    Srs, quando contratamos um link de internet, nós o fazemos geralmente em Mb (megabit). Quando estamos fazendo uma transferencia de arquivo, a velocidade é mostrada em MB (megabyt).
    Por isso, algumas pessoas acham qua a empresa só entrega 10% do contratado. Mas não é verdade. Para vc saber qual a taxa de transferencia em Mb, basta multiplicar a vel da taxa de trans em MB por 8. Portanto, vamos esquecer esse papo de 10%.
    Pode ser util um programa chamado netpersec, ele te mostra o trafego de sua placa de rede.
    falow….

    Felipe Raposo em 19/08/2009 às 10:55 pm

    Acabei de ver no site da operadora. Ao contrário do que diz a notícia, o plano de 3 megas é de R$ 69,90; e o de 10 megas é de R$ 249,90. O que é R$ 89,90 é o de 5 megas. Isso para São Paulo.

Este post é antigo (2009-08-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.