3 maneiras de instalar o Ubuntu pelo pen drive
Leia também: Ubuntu 9.10 – download e detalhes do lançamento oficial.
Do outro lado do Atlântico, e na grafia característica da terra de Fernando Pessoa, chega o artigo abaixo, de Cláudio Novais, explicando 3 maneiras de transformar um pen drive em uma mídia de boot e instalação do Ubuntu.
Utilizar uma pen para instalar o Ubuntu é uma ideia cheia de benefícios: para além da instalação ser muito mais rápida, não estraga um CD, poupando dinheiro e ajudando o ambiente! Como não existe uma maneira simples de tornar uma pen num dispositivo de arranque, tal como acontece com os CDs, neste artigo apresento várias soluções que permitem tornar a sua pen USB num dispositivo de arranque capaz de instalar o Ubuntu no seu computador e no dos seus amigos! (via ubuntued.info)
Saiba mais (ubuntued.info).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-10-29
Já estou baixando o novo ubuntu só para isso
Não concordei com o termo… “não estraga um CD”… Se voce nao for mais precisar, doe o CD para alguém que irá utilizá-lo, como fazia a Canonical distribuindo CDs.
Olá Augusto,
É com grande orgulho que vejo um trabalho meu neste site tão conhecido. Fico por isso muitíssimo agradecido por relatar um trabalho meu.
Quanto ao que o @Ronaldo disse, você pode sempre emprestar a essa pessoa que iria doar o CD. A instalação seria bem rápida, por isso não grande drama.
Novamente, muito obrigado Augusto.
Com os melhores cumprimentos,
Cláudio Novais.
@Ronaldo
Até com isso o pessoal implica, pelamordedeus.
Só substitua o “não estraga” por um “poupa 1 CD”….
Excelente artigo.
Em opção, para evitar o desperdício de CD (não é pelo gasto de dinheiro, é mais uma questão ambiental), eu uso sempre DVD RW. Gravar um DVD RW com o ISO do Ubuntiu (CD) demora comigo menos de 3 minutos. Menos tempo que com o tipo de CDRW que encontro no mercado. E reutilizo o DVD RW inúmeras vezes. Por exemplo, durante os meus testes do 9.10 alpha, beta, daily build e RC reutlizei o mesmo DVD RW uma 10 vezes.
Se é por questões ambientais eu fico com o boot pelo Pendrive. Rápido, prático e barato.
Por 20,00 você compra um 2GB onde caberá seu sistema completo e que fica tão rápido (após o boot) que quase não precisa ser instalado.