devnull (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 10:08 am

Nada mais natural.

Ainda bem que existe o medo diante do desconhecido, senão como existiriam a maior parte dos filmes de terror? :)

Jesus Cristo (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 10:18 am

“Lição tirada após toda essa história? O melhor sistema operacional é aquele com o qual estamos acostumados. Seja Mac, Windows ou Linux, cada um deles tem seus lados positivos e negativos.”

Exatamente como eu penso!

Ficou ótima a matéria!

Joãozinho (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 10:21 am

Minha mãe falou pra mim não chegar perto deste Uindos. Porque no começo parece ate bunitinho, te oferece ate de graça, mas depois enche de virus e dst(aids-solar, aids-do-egito) ai tem que compra o pc novo.
Abraços Mamãe..

Diogo (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 10:26 am

Moral da História: Linux é melhor! hehe

Scirious (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 10:28 am

@Jesus Cristo

Olha, realmente o que se está acostumado é muito mais fácil, mas na minha opinião, de quem usa os três sistemas e já teve que aprender os três, o Mac é muito mais fácil de aprender e se acostumar do que os outros. A curva de aprendizagem foi muito menor, mesmo estranhando um bocado no começo. Uma vez usando Mac nem sinto mais vontade de usar os outros dois. Só uso porque o trabalho e a faculdade exigem.

Diogo (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 10:48 am

Eu não concordo com @Jesus,
Eu uso Mac e não gosto do seu sistema, a Apple julga que todos os usuários são burros!
O ambiente gráfico do Mac é confuso, estranho e bizarro, até o do Windows é melhor.
Quanto mais eu conheço os 3 sistemas, mas gosto do Linux e menos gosto do Mac OS, que consegue ser pior que o Windows.

Diogo (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 10:49 am

Edit do post acima: Eu não concordo é com o Scirious!

Jesus Cristo (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 10:57 am

Scirious,

Nunca usei um Mac na minha vida, então não posso falar se é bom ou ruim. Pelo que já vi (vídeos e tal), parece ser um ótimo sistema operacional, que preza pela facilidade (como eu, pois para mim quanto mais fácil, melhor). Como falaram na matéria, é coisa de costume e adaptação. Eu usaria Windows e Mac na boa, só me dêem um tempo para eu me adaptar (re-adaptar, no caso do Windows) e já era! :D

anakinpendragon em 26/10/2009 às 11:53 am

Já usei Mac, não era tudo oque me disseram que era. Tentei fazer um print screen, e primeiro procurei a tecla e não achei, até ai tudo bem, depois consegui que um amigo que entendia mais de mac, entre varios que usam me explicasse como fazer, parecia que eu estava fazendo um ultra combo do jogo killer instinct. Instalar um programa pode ser muito facil, mas não foi tão intuitivo como next – next – finish, o mouse dele normal com um botão é um atraso de vida, pois as funçoes extras do segundo botão são uma mão na roda, você pode comprar um mouse usb qualquer de com mais botões, mas o default não presta. Realmente eu prefiro Linux, mas quase todo mundo que conheço que tem uma maquina apple esta rodando Windows nele por ser mais pratico, mas o hardware deles é muito bom, isso é indiscutivel.

Fábio Emilio Costa (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 12:33 pm

Acho que mais importante que ensinar esse ou aquele sistema operacional é ensinar CONCEITOS. Existem muitas coisas similares entre todos os sistemas operacionais e programas similares, portanto é só ensinar conceitos básicos (como o que é arquivo, programa, opções, etc…) e deixar que a pessoa explore ela próprio o SO.

Marcos (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 12:37 pm

Tenho um OSX em uma partição aqui, mas prefiro o Linux. Pra mim foi jogar dinheiro fora comprar esse macbook. Com a mesma grana teria comprado um notebook muito mais poderoso.

Marcos (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 12:44 pm

E a propósito, até minha empregada (beijo Benilde) prefere o Linux. Acha o windows muito difícil. No linux, ela loga, joga, acessa o orkut, chats, msn… A única coisa que ela não consegue no linux é dar conta do serviço da casa.
Meu filho certa vez chegou da escola perguntando: pai, por que eles não usam o linux lá na escola? Me pegou de surpresa, eu só tinha ensaiado para a pergunta sobre como os bebês nascem…

Douglas (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 12:48 pm

Que tipo de garoto de 7 e 9 anos não conhece os últimos e melhores jogos? Sem windows não se joga nada! Matéria falsa

Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 1:00 pm

kkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa. Esse texto complementa a matéria: “E se o sistema operacional mais usado fosse Linux?”

http://www.fuctura.com.br/2009/05/e-se-o-sistema-operacional-mais-usado-fosse-o-linux/

“O Linux não pergunta tantas coisas como este aqui”. Marcelo.
“Ele tiraria todas essas perguntas daqui”. Diz o garoto. Em outras palavras: “tira esse negócio daqui!”.

Flavio (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 1:01 pm

@Douglas,

Já ouviu falar em Wii, Xbox 360 e PS3?

Os últimos e melhores jogos não são apenas para pc, aliás, as versões para pc sempre saem depois das versões para consoles (e quando saem).

Marco (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 1:12 pm

Sinceramente acho tanto o Linux quanto o Windows bem fáceis de utilizar. Só que acho mais fácil instalar programas e drivers no Windows do que no Linux.

Sds,

anakinpendragon em 26/10/2009 às 1:36 pm

Marco, já instalou os drivers atuais da ati? é next > next > finish, restart X . É bem facil quando o fabricante do hardware quer, oque infelizmente não costuma acontecer. Instalar um jogo, como enemy territory para Linux então, next > next > finish, com atalho na tela e no menu do kde e gnome. Quando os fabricantes dos softwares/drivers querem tudo é muito facil, quando tem má vontade é aquela agonia, trocentas bibliotecas para instalar, aquivos para configurar. Dá pra fazer igualzinho no windows também, já peguei programa de empresa pequena, que você tinha que instalar umas cinco dependencias, configuara aquivo ini, mexer no regedit, dar três pulinhos, acender uma vela e rezar pro programa funcionar de cara.

Marco (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 1:51 pm

@anakinpendragon

Sim já instalei. Confesso que melhorou bastante como instalar programas no Linux, mas ainda não são todos tão faceis de instalar . Ainda falta um consenso entre os desenvolvedores de softwares. O que eu acho bastante chato é quando não tem o programa no repositório e não tem ele empacotado e temos que pegar o fonte e compilar. Nossa cada desenvolvedor faz o que quiser e instala de maneira diferente. Sempre temos que ler o readme antes de instalar. Uns tem que rodar ./configure, make, make install, outros somente make, outros somente make install. Podiam padronizar isso. Ficaria bem fácil tb para os iniciantes.
Sem ser a instalação por repositório ainda não encontrei maneira de instalar um programa com next>next>finish.

anakinpendragon em 26/10/2009 às 2:16 pm

Como eu disse Marco, quando querem fazer certinho fazem, falta é boa vontade dos programadores mesmo, tudo bem que fazem programas livres, sem ganhar por isso. Mas eu se fizesse programas livres eu ia querer que ele fosse um sucesso, e se ele for dificil de intalar automaticamente não vai ser.

Jonathan2 (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 2:21 pm

O sistema operacional para usuário desktop deve funcionar e ser simples.

Fico p*** quando o KDE fica mostrando a janela para entrar com a senha, para alguma ação com privilégios administrativos, mostrando os comandos que vão ser aplicados… Poderiam esconder em um botão de “detalhes” estas informações. Tem também a ferramenta que faz download de widgets plasma do KDE-Look, que não faz as devidas verificações de compatibilidade do widget com o sistema instalado, e quando você tenta usar um widget incompatível (que você não sabe que é incompatível) o KDE4 chega a travar. E o Composite habilitado pelo KDE4, mesmo eu tendo uma placa Nvidia boa, não roda tão suave quanto no Windows. Tem também a salada de codecs que até hoje só vi o Mplayer dar conta de tudo, porém alguns vídeos (normalmente RMVB) apresentam um leve atraso no início do vídeo. O sistema de som no Linux também é um salada: OSS, Alsa, Esound, Arts, Gstreamer, Pulse… uma salada que faz o som responder de forma mais lenta aos comandos, e até travar às vezes quando tenta misturar sons de aplicações.

Poderia citar várias coisa que fazem o Linux não ser tão bom para desktop. Detalhes na maioria, que fazem a diferença. Citei os do KDE4 porque é o que conheço, mas o Gnome tem os seus problemas também.

Diogo (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 2:34 pm

Pior é o Windows que demora 20 minutos para abrir iniciar e você não tem a menor idéia do que está acontecendo, apenas fica olhando aquela bandeirinha do Windows com a barrinha correndo, por horas e horas.

devnull (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 2:35 pm

O Linux poderia ser melhor como desktop se várias distribuições não tivessem covardemente fugido para se esconder no CPD…………

Marco (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 2:58 pm

Esse @Diogo tem uns comentários bem do século passado. O Linux é bom e é meu sistema Default. Mas 20 minutos para iniciar o Windows também é exagero.. Só fico triste com comentários como este que mais atrapalham o Linux do que ajudam.

santo em 26/10/2009 às 3:10 pm

Eu posso estar sendo do contra mas ainda eu não acho que o linux seja melhor do que o windows no sentido de facilidade para o usuario final. O principal motivo é instalação de aplicativos e de hardwares é claro que todos aqui vão poder contas histórias de sucesso aqui como eu mesmo posso falar do kubuntu no meu note em que ele reconheceu tudo sem problemas e que a maioria dos aplicativos importantes já estão no repositório, mas quando você tenta instalar um driver que não existe para o seu kernel começa a dor de cabeça principalmente se o driver for um binario fechado e por mais que se discuta que a culpa é ou não do fabricante estas coisas sempre se traduzem em mais dificuldade para o usuário ou um tecnico falando que no linux não tem jeito. Instalar aplicativos que não estão no repositório também é muito complicado por mais que se fale que não é nem tanto a minha esperiencia com usuários me mostrou que muitos deles não sabem direito o que é um arquivo e o que é um diretório e estas pessoas se não sabem no windows não saberão também no linux por isto o unico jeito destas pessoas instalarem programas é através do next..next…finish o que são raros estes instaladores no linux e já no windows eles são muitos comuns até por que a maioria dos softwares são comerciais e se o usuário não conseguir instalar o aplicativos não vai comprar.
O resultado pratico de tudo isto é que apesar de estar num ambiente livre o usuário comum acaba ficando preso sem conseguir instalara as novidades que ele vê na midia em geral o que o deixa frustrado enquanto no mundo windows vem tudo facil ele só precisa pagar.

Nada é irremediavel e vejo muitos avanços nesta area do linux mas ainda falta a conciência dos desenvolvedores de software livre criarem instalados para seus aplicativos para o linux algo que muitos fazem quando lançam a versão do mesmo software para o windows.

Carlos (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 3:14 pm

@Diogo

Windows que demora 20 minutos para iniciar? Onde? Você andou bebendo?

anakinpendragon em 26/10/2009 às 3:25 pm

devnull, o problema de jeito nenhum é algumas distribuições estarem se especializando mais nos servidores. Temos otimas distribuições para Desktop, como Ubuntu e Mandriva ( eu prefiro Mandriva ). Primeiramente essas empresas não investem em marketing,oque é algo caro. O mais proximo de publicidade que eu já vi de Linux foram os videos “I’m Linux”, estilo I’m Mac(http://www.youtube.com/watch?v=MS-aLOm-6Vc&feature=related) , esses produzidos pela Novell.
Segundo, é a falta de apoio de muitas empresas de Hardware, apesar de termos um otimo suporte a muita coisa, quando vejo uma pessoa com uma impressora Lexmark antiga e comprou um Micro com Linux, tudo que eu posso fazer e falar pra pessoa colocar Windows, ou seja não funciona tudo e vendedor nem usuario não sabem disso.
Terceiro a falta de jogos “TOP” rodando no Linux. Como a maioria das empresas fazem jogos para PC pensando no Windows, fazem para rodar em cima do Direct3d, e não em opengl, oque dificulta fazer o port dos jogos para Linux e Mac.
Quarto, e menos importante para quase todo usuario domestico, ele faz um curso de Word, Excel, Corel Draw, e não de editor de texto, planilha, editor de desenho vetorial, então ele quer mexer nesses programas, e pronto, foi oque ele mal aprendeu. É claro que se resolvessemos o problema 1,2,3 aumentava muito a quantidade de Linux instalado a ponto de inventarem até o Word for Linux.

isaac (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 4:59 pm

Um garoto de 8 anos, mexe com desenvoltura num sistema que muito marmanjo barbado acha difícil.
Como diria o Bóris Casoy: ” É uma vergonha”!

Elfo Grolip (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 6:05 pm

Eu não to nem ai, so quero usar meu Linux de boa. Se você usa Windows ou Mac, tranquilo. O Que eu tenho a ver com o que você usa? Ai vem alguém e fala pra mim que Linux é uma porcaria, que não tem programas suficientes, que não tem jogos bons e blablabla… , ai eu respondo: “então tá”. O cara fica com aquela cara tonta pensando “po, pensei que ele ia iniciar uma discussão, defendendo o linux”. Eu deixo o cara lá falando sozinho e vou seguindo meu rumo. Porque no final esses trolls (tanto os fãs do windows como os do Linux e Mac) querem é isso mesmo, discutir, deixar você de cabeça quente. Outro dia veio um amigo encher meu saco perguntando porque eu uso linux se no Windows tudo é mais fácil, eu só falei isso: porque eu gosto. Pronto. Fim de papo. O cara ficou seco esperando que eu dissesse mais alguma coisa, mas foi só isso, continuei com meus deveres sem se estressar. Nem vale a pena discutir com esse tipo de gente. Fala logo o que ele quer/tem que ouvir e pronto.

Diogo (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 8:21 pm

Vocês não sabem interpretar um texto não?
Quando o Windows demora 20 minutos pra abrir, por qualquer problema que seja, você não tem a mínima ideia do que está acontecendo, não tem como ver o que ele está carregando ou não, o que falha ou não.

José (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 9:35 pm

Muito boa a reportagem do OlharDigital, mostrando que quando se trata de software eles não são nada tendenciosos.
Gostei muito da matéria, é a prova de que vc gosta do que conhece.

Alectronix (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 12:57 am

“O melhor sistema operacional é aquele com o qual estamos acostumados”… Não importa qualidade, segurança… Pensando assim ainda estaríamos trocando conchas. Neste porém a reportagem torna-se tendenciosa; pois, qual seria o sistema com o qual a maioria das pessoas está mais acostumada? É preciso muita acomodação e não costume para o usuário continuar utilizando um sistema que não satisfaça suas necessidades e expectativas.

Paulo Brito em 27/10/2009 às 8:46 am

@Alectronix

Quem usa windows já *entendeu* que “computador trava” e “computador pega vírus”. Raras pessoas entendem que isso é característica do Windows e não dos computadores. Quando o cara dá um formatão a visão é de que ele conseguiu concertar o computador. Como o carro que pára de funcionar e ele vai lá e mexe no motor e concerta. A sensação de alívio por algo que você precisa voltar a funcionar é tão grande que mascara a quantidade de vezes que isso acontece e sua real causa.

Como ser útil? Toda vez que recebo email sobre vírus, faço questão de escrever um pequeno texto explicativo sobre isso e enviar para todos os emails que aparecem no corpo da mensagem entre um “O Internet Explorer 8 está mais seguro” e outro.

Hell (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 1:59 pm

@Flavio

Depende do ponto de vista.

Se for jogos de Console para PC você esta certo, mas se for jogos de PC para Console a coisa muda logo de figura (PC tem muito mais jogos que qualquer console já feito).