Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Yellow Dog Linux 6.0 para o Playstation 3 e Macs G4 e G5

A TerraSoft anunciou o lançamento do Yellow Dog Linux 6.0, distribuição com suporte a arquiteturas como Playstation 3 e Macs G4 e G5, entre outras. Esta versão é baseada no CentOS, e marca os 10 anos de experiência da Terra Soft em distribuir Linux para plataformas menos populares do que os PCs x86 e similares.

O sistema tem o GNOME e o e17 por default (KDE incluído), Gnash, Ekiga, Pidgin, codecs Fluendo, e os aplicativos que a maioria de nós esperaria em uma distribuição contemporânea, além de incluir a versão 3.0 do SDK da arquitetura Cell.

Saiba mais (terrasoftsolutions.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Como seria colocar um Linux distro num PS3 ?
    Por um lado eu fico pensando em tocar todos os formatos de video existente com o mplayer, mas por outro fico pensando no que aconteceria na parte video-game.

    Deveria ter um mplayer para PS3, pois fiquei sabendo que o PS3 tem algumas restrições como não tocar arquivos dvix/xvid com legendas, nao tocar arquivos maiores que 2GB. restriçoes bestas que o mplayer tiraria de letra.

    Hamacker, coincidentemente eu fiz isso aqui em casa neste fim de semana (brinquedo novo mas o Wii ainda é o preferido aqui em casa :) ) e não tive muitos problemas em rodar o PSUbuntu. O maior problema mesmo é a falta de suporte ao hardware que realmente faria a diferença como vídeo acelerado.
    A instalação não é complicada pois o PS3 tem suporte direto à instalçãod e outro OS e você pode retornar ao original ou deixa em dual boot facilmente.
    Realmente o PS3 tem algumas limitações quanto ao formato de vídeo e áudio que pode tocar enquanto um VLC ou mplayer da vida tocam até tampa de goiabada como diz um amigo meu mas não é nada realmente muito limitante.
    Eu pretendo fazer mais alguns testes no fim de semana e ver o que decido.

    Pois é, eu instalaria uma distro apenas para contornar esse tipo de problema.

    Estou utilizando o Suse 10.3 no PS3 e não tive problemas como falta de codecs, etc.
    Ao meu ver, o YDL é um distro decadente, já que várias outras hoje, inclusive algumas mais profissionais (em minha opinião), como o Suse, disponibilizam versões PPC. (Para quem não conhece, você pode instalar qualquer distro PPC no PS3).

    Contudo, lembrem-se que com o PS3:
    * Você não vai ter aceleração 3D no Linux.
    * Você não pode rodar aplicações Windows (Com o Wine)
    * Repositórios para PPC são bem mais escassos do que os para X86(_64).

    Pessoalmente eu deixo o Suse em dualboot com o GameOS do PS3 e uso ele em projetos de computação distribuida, como o distributed.net.
    Para isso, PS3 deixa qualquer PC comendo poeira.

    Alguém aí sabe se estas distros utilizam todos os trocentos processadores do PS3? Ou só utilizam um?
    O único ruim destes consoles ultra-rápidos é a pequena quantidade de memória, que normalmente invibiliza o uso cotidiano. O PS2, por exemplo, mesmo sendo um baita de um video-game, tem somente 32MB, e o III, só 256MB. Lógico que se trata de uma memória extremamente rápida (ddr3?), mas ainda sim é em pouca quantidade, insuficiente para a maioria das distros hoje, ou para emular o Windows XP, por exemplo, via qemu.
    Mas que é um baita computador, isso é.
    Só uma dúvida: A placa de vídeo dele é uma nvidia. Por acaso não existe nenhum projeto, quem sabe dentro da própria nvidia.com que esteja portando um driver para o PS3? Seria muito legal, embora não servisse para muita coisa, já que a maioria dos grandes jogos necessitam de muuuita memória (mesmo com os 256MB de memória de vídeo ;-)).

    Ah, segundo a wikipédia, o Xbox360 tem 512MB de memória principal, o que certamente seria o suficiente para rodar um sistema operacional moderno sem problemas. Mas pena que o Xbox é da Microsoft, e esta sempre tenta barrar qualquer investida de produtos alheios em suas plataformas.

    Obs: Ainda bem que eu gosto muitos dos velhos joguinhos de SNES, senão morreria de vontade de ter um PS3 ;-)

    tenchi, projetos tem aos montes mas o acesso completo ao hardware é guardado a sete chaves pela Sony.
    Existem kits de desenvolvimento (linux inclusive) que te dão suporte completo ao hardware mas que só são disponibilizados para criação de jogos e sob várias restrições legais.

Este post é antigo (2008-02-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.