Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wayland, um novo servidor X para Linux

“Tradução livre: Um dos engenheiros da Red Hat começou a escrever um novo servidor X11 em torno das necessidades atuais e para eliminar a poeira que tem se acumulado nesta peça de software livre há mais de uma década. Este novo servidor é chamado de Wayland, e é projetado com novas funcionalidades de hardware como configurações de modo de kernel e um gerenciador de memória do kernel para gráficos.

Wayland é também dramaticamente mais simples para os desenvolvedores. Um gerenciador de composição está embarcado no servidor e assegura que “todo quadro é perfeito” de acordo com o líder do projeto.”

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) – referência (linux.slashdot.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Se tem um software que precisava ser reescrito, é o Xorg. Mesmo depois de ser modularizado, ele ainda é muito feito em cima do código legado, precisava de uma arquitetura nova, moderna, com um bom software a 3D e texturas pra facilitar o desenvolvimento de gráficos em tempo real. Um SO como o Linux ainda não tinha nada que fosse similar ao DirectX da “outra empresa”.

    dk (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 4:14 pm

    É bondade de mais da red hat…

    tadeucruz (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 4:22 pm

    Interessante, sempre li algumas reclamações sobre o Xorg. Tomara que seja algo para motivar movimentação e novas coisas no X11 do Linux.

    cristo (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 6:02 pm

    Mas não é exatamente esse o objetivo do Xgl?

    Sei que esse é um novo caminho, mas o Xgl era um X completamente remodelado e nativamente com composição.

    wallacy (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 6:24 pm

    Era sim, porém o pessoal meio que “desistiu” do XGL com o advento do AIGLX…

    O pessoal parou de colaborar porque só enchergavam o XGL como um modo de ativar o tal cubo. Depois com o tempo a Novell foi meio que “desistindo” do projeto, por motivos semelhantes.

    Thomas Fortes (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 7:23 pm

    Li há alguns dias atrás no phoronix, e na hora só consegui pensar numa coisa, até que enfim alguém sensato decidiu deixar o suporte a hardware no kernel e deixar o X cuidar do que sabe fazer (gráficos).

    Por enquanto só intel e ATI tem kms, vamos ver se quando ele estiver maduro se a nvidia faz algo sensato e desenvolve um driver pra ele também.

    Mas ai vamos ter mais um blob no kernel…

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 9:21 pm

    Isso me lembrou de um outro sistema

    tobiasfelipe (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 10:06 am

    A tentativa de estar “na crista da onda” da redhat pode ser sua ruína, tem muita gente dizendo que vai largar o fedora a partir do 10, onde reinventaram a roda onde puderam, inclusive eu.
    Software bom é software estável, Xorg é estável, e muito bom na minha opinião. Ele só é “complicado para os desenvolvedores” porque o próprio mercado de dispositivos de vídeo é uma zona em termos de padronização.

    cristo (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 10:59 am

    @tobiasfelipe

    Justamente pelo motivo de ser complicado para desenvolvedores que vão troca-lo, e ainda dou o maior apoio, mas seria bom mesmo que ao invés de iniciar algo totalmente novo estrtuturamente dessem uma olhada no Xgl, já que a arquitetura do mesmo foi totalmente focada neste mesmo objetivo, e ainda existe o projeto na Novell.

    Além que o Xorg tá uma gambiarra gigantesca, tanto é que o pessoal recomenda não programar usando o X, mas uma das toolkits existentes por causa de seu código grotesco e indecifrável.

    Adao (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 2:23 pm

    @tobiasfelipe

    Se não fosse a Red Hat o ecossistema do GNU/Linux estaria certamente enfraquicido. O que esses caras colocam de desenvolvimento por tudo que é projeto é impressionante. Tenha certeza que qualquer distribuição que você use tem trabalho (e muito) de programadores da Red Hat dentro, vindo do kernel, do ALSA, do PulseAudio, do X.Org, da glibc, do GCC, etc., etc., ….

    Ah, e o foco do Fedora é JUSTAMENTE ESSE. Ele não foi feito para ser uma plataforma estável para focê rodar por anos a fio num servidor. Para isso a Red Hat vende o RHEL e projetos como o CentOS existem.

    Lewis (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 9:35 pm

    Muito Obrigado, Red Hat.

    Lewis (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 9:38 pm

    @tobiasfelipe

    Só o readahead já vale por todos os Fedoras!

Este post é antigo (2008-11-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.