Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vem aí um GNU/Solaris apoiado diretamente pela Sun?

É tudo rumor e hipótese, mas em um longo artigo, o ITPro analisa o retrospecto do envolvimento da Sun com o software livre, e formula hipóteses sobre o lançamento de uma versão futura do Solaris (ou do OpenSolaris) sob a GPLv3, como já foi aventado pela própria empresa.

A análise retrospectiva considera a recente compra da MySQL AB, o processo de disponibilização do Java sob a GPL, e a disponibilização do OpenSolaris sob a licença livre CDDL, enquanto as hipóteses giram ao redor dos diferenciais entre OpenSolaris e Linux; não vou reproduzir todas, mas o primeiro tem alguns recursos interessantes, como o ZFS e o DTrace, embora o ZFS já esteja disponível em Linux – mas fora do kernel), e o Linux também tem suas vantagens, é claro – tanto que a Sun deseja absorvê-las ou reproduzi-las.

E absorver as vantagens parece ser a expressão adequada, considerando o fluxo unidirecional de código que poderia ocorrer caso o OpenSolaris adotasse a GPLv3 e o Linux permanecesse sob a GPLv2. Aliás, um bom assunto para um certo jantar.

Saiba mais (itpro.co.uk). Conheça também o Nexenta.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Baltar (usuário não registrado) em 23/01/2008 às 6:13 pm

    O ZFS não está disponivel para Linux, o projeto parece que morreu antes de terminar. Falando nisso o que têm de bom no ZFS ? Ext4 não basta ?

    Tem ZFS em Linux sim, na forma como a notícia acima menciona.

    Se o ext4 (ou qualquer outro sistema de arquivos) basta ou não, é uma decisão para cada um tomar, considerando suas próprias necessidades e sua situação. Entre os sistemas de arquivos implementados em software livre, o ZFS me parece ser bem interessante. O ext4 também, embora esteja em outra fase do seu ciclo de desenvolvimento.

    Baltar (usuário não registrado) em 23/01/2008 às 6:47 pm

    Se for o que eu estou pensando fui verificar o desenvolvedor postou lá no blog esses dias a respeito.

    http://zfs-on-fuse.blogspot.com/

    Se existe outro projeto com o ZFS funcional eu não sei, pelo menos não achei.

    igor (usuário não registrado) em 23/01/2008 às 6:55 pm

    hmm…zfs pode ser considerado um state of art…agora, para usuário final, acredito parecer algo insignificante. E quanto a notícia acima, acho difícil o Solaris se tornar gpl, pois como acompanho as listas de discussoes, muitos dos seus dev´s preferem a CDDL ao inves da GPL outro fator eh codigo BSD inserido no OpenSolaris, algumas coisas para na falar muitas(CIFS cliente por exemplo, me corrijam se eu estiver errado) ta no opensolaris com licensa BSD pois foi portado, e jogar esse codigo fora e portar de novo, no minimo eh algo insano heheh.

    Baltar, ele postou no final da semana passada, justamente avisando que o projeto não está morto, e que continua sendo atualizado regularmente.

    Marcelo (usuário não registrado) em 23/01/2008 às 10:50 pm

    ZFS é disponivel no FreeBSD 7 que esta como RELEASE CANDIDATE assim como o DTRACE, a relação da Sun com o FreeBSD é gigantesca , alguns afirmam , eu não tenho condição para isso , que o Solaris é um descendente direto do FreeBSD ou seja um Primo Irmão , aliais quem ta fazendo as classes GEOM do filesystem do FreeBSD é o própio autor do ZFS

    Marcelo,

    Partindo do pressuposto que você conheça a história do Unix, o SunOS foi derivado do BSD originalmente. Mas na versão 4.1 se não me engano, a Sun moveu a família do sistema para System V, e o sistema foi denominado “Solaris”. Quando BSD, o SunOS lançou várias coisas legais que usamos até hoje, tipo o VFS.

    A informação do timm está certa. Eu cheguei inclusive a usar o SunOS e depois o Solaris em máquinas Sparc da Sun e realmente houve a mudança do BSD para o System V, muito provavelmente porque os unices System V sempre foram mais usados comercialmente e os BSD muito mais a nível acadmico justamente por suas origens diferentes (AT&T e Berkeley).

Este post é antigo (2008-01-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.