Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Um Mundo Web

“Deixemos de lado a guerra dos sistemas operacionais e vamos voltar nossa atenção para tudo o que está acontecendo ao nosso redor. Equipamentos menores e tecnologias de acesso rápido à web chegam ao nosso alcance com preços cada vez menores, o que nos leva a crer que o negócio envolvendo sistemas operacionais Desktop tende a morrer . Não somente pela obstinação da comunidade de software livre em se livrar da Microsoft, mas porque o mercado nos levará a isto.

Por que comprar um computador caríssimo com muitos GHz de processamento se podemos ter um netbook ou um smartphone rodando apenas o que for necessário para renderizar imagens e que fará uso de processamento e memória remotos para rodar seus aplicativos?”

Enviado por Lucas Leao (lucasΘlucasleao·net) – referência (lucasleao.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 8:12 am

    Acho que esse mundo sem sistemas operacionais não vai existir tão cedo.

    Pois é. Quem começou com essa lenda foi a Sun, com o Network Computer, alguém lembra?

    “Não somente pela obstinação da comunidade de software livre em se livrar da Microsoft”

    Não somente ou apesar da comunidade? Cada dia que passa, o número de pessoas anti-MS vêm diminuindo e hoje a postura radical não é tão bem vista assim, acaba tirando a credibilidade da opinião e ajudando a fortalecer o monopólio. A cada trimestre a Microsoft bate recorde de faturamento e lucro, além de SO para computadores, domina o mercado de PDAs e avança no mercado de smartphones e celulares, tem Windows embarcado em tudo que é plataforma, o .NET acabou que vingou e vem crescendo…

    Sempre vai existir concorrência, mas até agora o único produto que conseguiu arranhar o mercado da MS foi o Firefox, não por ser gratuito ou livre, mas por ser tecnicamente superior.

    Marcio-Torres (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 8:33 am

    Talvez venha ser uma tendência, porém não em um futuro muito próximo. Quanto a compra do Yahoo pela MS, acredito que seja a forma da MS fechar o cerco contra seu o seu segundo maior rival(Google),afinal o primeiro sempre será o Linux, há não ser que a Apple resolva olhar a MS de frente, pois entre soluções proprietárias(software/hardware) a Apple sobra com folga em relação a MS. O pessoal gosta muito de falar da MS em relação ao monopólio, acontece que a Apple é campeã nesse quesito, pois além do software há também o hardware. Resumindo, eu espero poder usar meu Desktop/Notebook por muitos anos, e com o Linux como sistema operacional.

    Você realmente acredita que o Linux ameaça mais que o Google?
    Hoje o faturamento da MS é muito mais diversificado e está baseado muito mais em serviço do que em SO, e nessa área, o Google é que compete.

    joão silva (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 9:30 am

    Impressionante a quantidade de gente que tem esse pensamento simplista de que software Livre = Ódio à Microsoft e só…….

    Ricardo Carraro (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 11:32 am

    Cada um com seu gosto, cada um com seu amor/ódio, cada um com seu time do coração, sua religião, etc, etc.
    Aprendam a respeitar isso também, afinal, vc está dentro de um site de Linux, o que vc queria, gente babando ovo da Microsoft aqui?? (apesar do BR-Linux já estar cheio de gente assim).
    O Linux ta aí, já emplacou, já é xodó de grandes corporações, até a Microsoft tá ganhando grana com ele e ponto final. Acredito que, quem acha o Linux amador ou inferior a qualquer outro sistema, tem q se matar, na boa! VOLTANDO AO TÓPICO, o mundo web já está aí e foi dado o pontapé inicial pros S.O´s web, e adivinhe, o Windows não foi o pioneiro nisso (como nunca foi pioneiro em nada). Abraços.

    Marcio-Torres (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 12:10 pm

    ” Você realmente acredita que o Linux ameaça mais que o Google?
    Hoje o faturamento da MS é muito mais diversificado e está baseado muito mais em serviço do que em SO, e nessa área, o Google é que compete.”

    Nossa… amigo a receita principal da MS está diretamente ligado aos softwares Windows/Office/server entre outros,você sabe o tamanho da base de computadores e serves existente no planeta que rodam windows ?, fora os piratas … como pode dizer que a maior ameaça vem do Google ?…

    Se existisse um sistema operacional web, ele seria do Google, mas parece que o próprio Google não acredita nisso. Pelo menos não por enquanto.
    Acho que o Android mostra o que o Google pensa ser o futuro: um SO leve rodando em um hardware realmente portátil.
    De qualquer maneira o Google não existiria sem o Linux e software OpenSource em sua infra-estrutura e sem os milhões de usuários Windows como seus usuários (tanto é que seus produtos são lançados para a plataforma windows e só depois, então, quem sabe, para linux).

    O navegante (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 1:08 pm

    O detalhe é que o Google descobriu uma nova vertente de negócios, lucrar com as buscas. E com o modelo de negócios em software livre onde o fator licença de software paga deixa de existir incomoda a Microsoft. E as buscas é algo que eles querem entrar para compensar a perda que vai acontecer “se já não estiver acontecendo” em algum momento, o detalhe é que o Google pelo que parece não é a NOVELL na época de inicio das redes e nem IBM e muito menos a NETSCAPE empresas que a MS acabou dando um chapeu. Além da tecnologia o GOOGLE tem algo que faz um diferença bem legal “dinheiro” ou seja a Microsoft vai ter que fazer algo mais do que simplesmente investir rios de dinheiro para vencer a GOOGLE neste terreno.
    O “computador é a rede” este é o lema da SUN desde o seu inicio, em relação a um mundo sem “SO” e tudo na web, ainda não acredito em algo que aconteça tão rápido, com o barateamento de componentes os usuarios querem cada vez mais processamento nas suas máquinas, imagino um mundo integrado via internet, isto sim. Ou seja os SO vão continuar existindo.
    Tem muitas previsões do mundo da tecnologia que sabemos que não se concretizam, quem sabe esta não seja mais uma delas.
    Bem, é a minha simples opinião.

    edempoa (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 1:31 pm

    Cada um com seu gosto, cada um com seu amor/ódio, cada um com seu time do coração, sua religião, etc, etc.

    Acredito que, quem acha o Linux amador ou inferior a qualquer outro sistema, tem q se matar, na boa!

    Hahahahahaha

    Foi piada, certo?

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 2:51 pm

    Equipamentos menores e tecnologias de acesso rápido à web chegam ao nosso alcance com preços cada vez menores, o que nos leva a crer que o negócio envolvendo sistemas operacionais Desktop tende a morrer.

    E esses equipamentos menores serão movidos a quê? Para que esses equipamentos menores possam se conectar à “internet do futuro” eles precisam obrigatoriamente de processador, memória RAM, dispositivo de vídeo, rede e entrada/saída; e adivinha quem será chamado para gerenciar tudo isso? Sim, o SO! Adivinha também sobre onde o navegador, servidor X e outros aplicativos necessários à conexão rodarão?

    Não obstante, havendo qualquer suporte a armazenamento (basta uma entrada USB, por exemplo), esses “dispositivos menores” podem ser usados como um “simples” Desktop. Talvez para aqueles que desejem jogar jogos 3D, estão em regiões com acesso inexistente ou precário à internet, ou simplesmente se importam com a privacidade. A distância entre um netbook e um desktop (em dimensões menores) é mínima, e geralmente são intercambiáveis.

    Wilton Lazary (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 10:20 pm

    Ja passou o tempo que eu me preocupava com monopolios da MS, ja uso plenamente o linux faz anos e ao meu redor gradualmente vejo o linux crescendo e so lembro que existe MS vez perdida.

Este post é antigo (2008-08-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.