Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Screenshots: mais um possível visual do próximo Ubuntu

Os 3 screenshots do link abaixo não têm nada de oficial, mas o autor pede a quem gostar deles para que escrevam para os responsáveis e se manifestem em favor do novo visual.

Eu achei moderno e diferente, mas sou um dos (creio que poucos) fãs do visual simples que o Ubuntu traz por default – troco só o wallpaper, e pronto. Mas se você gostou da imagem acima, já sabe o que pode fazer.

Saiba mais (willwill100.deviantart.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jotaB (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 9:59 am

    Na verdade, quanto mais muda mais fica a mesma coisa. Ou, parafraseando aquela música da Rita Lee: “mudar prá não mudar”.

    PS – eu também gosto do visual padrão do Ubuntu. Provavelmente é o único que a pessoa identifica imediatamente com a distro correspondente. Algo assim como a marca “Coca-Cola” e o conteúdo da garrafa.

    jotaB (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 10:03 am

    (Dei ENTER antes da hora no post anterior)

    Engano meu ou tá tentando imitar o Vista? Prá que isso? Já era tão distinto, não precisava forçar a barra.

    a (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 10:19 am

    vista??? onde??? o q tem ai q ‘e copia do vista?

    ahhhh o cara decidiu colocar os screenlets dele do lado direito, isso ‘e um pl’agio evidente , hehehehehehehheehe

    T (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 10:20 am

    Acho que aqui fala sobre um possível tema

    https://wiki.ubuntu.com/DesktopTeam/Specs/DeviantArtThemeCompetition

    a (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 10:22 am

    esse ‘e mas p’e no chao https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Intrepid/DustTheme

    a (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 10:23 am

    ops: MAIS nao MAS

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 10:35 am

    correção: “mais um IMpossível visual do próximo Ubuntu”

    Este tema ficou realmente muito bom, mas ele tem sérios problemas por copiar alguns elementos do OSX, o que para mim pode causar sérios problemas de percepção pública.

    Mais uma coisa, porque sempre que alguém tenta fazer algo bonito sempre aparece um idiota falando que estão copiando o Vista?? O OSX era bonito e cheio de efeitos 5 anos antes de sair o Vista.. Think different man..

    Enfim, o tema é muito bonito, mas nunca será implementado, em parte porque tem problemas de trademark, e em parte porque o Shuttleworth apesar de ser um grande homem e ter dado grandes contribuições para a popularização do Linux, ele tem um PÉSSIMO gosto para artwork e para cores…

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 10:41 am

    Já ouvi falar que existe um pacote do Arch que contém o tema visual do Ubuntu e, quando instalado, o Arch fica com a cara do Ubuntu!

    Felipe (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 11:04 am

    Pq quando sai um tema para qualquer distro ou programa com um visual mais bonito sempre tem alguns que dizem que querem imitar o Vista ou Mac acho que ta hora de dar uma melhorada no visual dos programas e das distros do Linux sim, não pode só ficar em coisas simples, achei o tema loko muito bem feito tomara que o tema seja esse mesmo ou melhor que esse.

    edempoa (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 11:06 am

    Aquela fileira de ícones estilo Mac me dá arrepios.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 11:11 am

    Só falaram que imitaram o visual do Mac por causa da fileira de ícones (talvez também por causa do menu na parte de cima, mas isso é uma característica do Gnome) e só falararam que imitaram o visual do Vista por causa dos elementos da parte direita da tela, mas eu já vi elementos semelhantes em outras distribuições antes mesmo da existência do Vista!

    eljunior (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 11:25 am

    eu gosto muito do visual do Ubuntu, inclusive dos wallpapers.
    e acho mais bonito que Mac. é questão de gosto.

    acho que boa parte do pessoal que acha o Ubuntu “feio”, acha isso porque quer que ele seja parecido com OSX/Vista/Fedora/que_seja.

    IMO, o pessoal do Artwork do Ubuntu faz um excelente trabalho.

    e esses temas escuros aí, de implementação muito difícil, não sei se são boa idéia… acho que é até legal pra quem é jovem, mas judiam das vistas dos mais velhos.
    os contraste dum tema escuro pra página do google por exemplo, me deixam meio zonzo…

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 11:45 am

    Só para constar, aquela “fileira de ícones”, não é bem uma fileira de ícones, aquilo se chama Dock, e é uma espécie de substitudo da barra de tarefas, o Dock para quem não sabe surgiu com o OSX em 2001 se não me engano, então, sim, usar aquilo ali, apesar de bonito é meio que copiar a Apple, e não se se uma distribuição oficial pode realmente usar um dock, pq isso pode ser até patenteado e tal

    Enfim, o tema atual do Ubuntu não é ruim, é até bom em certos aspectos, apesar de possuir alguns bugs visuais, o problema é que ele é muito conservador, ele seria ótimo em 1999, mas hoje em dia quando a mídia faz algum review comparativo do Windows, Mac e Linux, eles sempre usam o Ubuntu pela popularidade, e sempre destacam que o Linux perde em visual, mesmo você tendo distribuições como o OpenSuse que tem um artwork fantástico (embora eu não goste da distro em si)

    Não sei porque as pessoas tem que ser tão avessas à mudanças! Se todo mundo fosse conservador com interfaces agente ainda estaria usando telas pretas com letras verdes!

    André Toledo (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 11:46 am

    Eu estava satisfeito com o desktop do Ubuntu 8.04, mas este agora me atiçou!

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 12:18 pm

    O que eu vi no screenshot do novo Ubuntu não me parece nada “avesso a mudanças”, ele mudou bastante, pelo que vi!

    Aff…
    Ei não enxergo Ubuntu; enxergo GNOME.
    O pessoal do Ubuntu – não tenho nada contra, pois conheço muitos – ficam nesta história de “como será a aparência do próximo ubuntu”, mas muitos deles simplesmente só criam uma imagem no Gimp/Inkscape sem verificar o que teria de ser feito para que o tema fosse criado.
    Um exemplo é o dock que aparece na imagem. Não existe um dock no GNOME, teria de ser algo “extra”, como o cairo-dock, kiba-dick, awn, etc. Outra implicância é que estes programas requerem quase sempre um computador com placa com aceleração 3d, que a maioria dos usuários não tem. Ou seja, o tema do ubuntu seria diferente numa máquina com 3d e outro nas demais.

    Achei muito bonita a imagem, mas até agora não vi engine de tema em gtk que permita implementar tais recursos. Talvez alguém crie, ou modifiquem a GTK e/ou GNOME…

    Na minha opinião, embora não goste do GNOME, é que este ambiente tem tudo para fazer sua própria evolução na questão do visual dos desktops.

    Mas isto só aconteceria se o projeto glitter fosse integrado à gtk e o compiz fosse integrado ao GNOME. Aí sim eu poderia chamar o GNOME de bonito e elagante. Quem sabe numa GTK 4.0 e GNOME 4.0…

    Por enquanto vou de KDE,. WindowMaker, Xfce e Enlightenment :-)

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 1:03 pm

    “O que eu vi no screenshot do novo Ubuntu não me parece nada “avesso a mudanças”, ele mudou bastante, pelo que vi!”

    Não estou falando, do tema, estou falando do pessoal que reclama de quem quer mudar o tema atual

    foobob (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 1:08 pm

    Mais do mesmo Vista

    edempoa (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 1:17 pm

    Paulo Cesar, você pode dar àquela fileira de ícones o nome pomposo que você quiser, continua sendo um monte de ícones alinhados horizontalmente =P

    edempoa (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 1:23 pm

    Esses dock’s (corrigido…) são menos personalizáveis do que as velhas barras, por isso acho prejudicial como um todo a inclusão deles no default.

    Acho que a maioria do pessoal aqui vai acabar modificando todo o sistema para deixar mais a sua cara não? O visual default tem que ser uma coisa pensada naquele cara que tá abrindo o Ubuntu pela primeira vez na vida e não sabe nem como vai fazer para mudar o visual se quiser.

    Por isso eu não vejo problemas em aproximar o visual default do Windows, pois isso ameniza a transição. Quando o cara se sentir seguro nas novas terras ele vai poder fazer o que quiser.

    Cismo com quem reclama do KDE dizendo que ele é muito parecido com o Windows. Ora o default do KDE é parecido com Windows. O KDE pode ser parecido com praticamente qualquer coisa que você quiser que ele seja parecido (ou com nada do que você já tenha visto, só depende da sua criatividade).

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 3:05 pm

    Para mim parece um mac com um tema do ubuntu e não o contrário. Aquele Flipper para prévias de imagens é totalmente “Finder”. O Songbird é a cara do itunes e o dock é idêntico ao do Mac. Inclusive os ícones foram copiados.

    a (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 3:10 pm

    alguem me diz o q tem nesse mockup q seja copia do vista!!!!!

    a (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 3:12 pm

    tai o impossivel gtk http://www.gnome-look.org/content/show.php/willibex?content=86844

    edempoa (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 3:42 pm

    Ah, e só para constar, eu gosto muito mais de marrom-fezes do que de amarelo-gema-de-ovo e preto-quando-desbota.

    cristo (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 3:44 pm

    Achei esse tema muito feio, prefiro esse aqui: https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Intrepid/Clear_Intrepid?action=AttachFile&do=view&target=NewClear.png

    Gilma Souza (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 4:52 pm

    As cores ficam legais, a barra, já os ícones ficaram com cara de windows vista, o que tirou o estilo Ubuntu de ser.

    Guilherme (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 6:30 pm

    Não achei bom. Visual sem vida. O “Clear Intrepid” (do site https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Intrepid/ ) é muito melhor.
    O visual marrom do Ubuntu faz toda a diferença.

    Tiago (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 7:56 pm

    Bom, essa interface está bem bonita. Gostei do papel de parece. O que eu não gostei foi o que já falaram: copiaram Mac. Eu tenho o Prazer de poder usar os três sistemas: Mac, Linux e …. e … Windows. E sempre que procuro themas, eu fujo dos baseados em Mac ou Vista. Porra, eu tenho um Mac, para que que eu quero um Ubuntu com a cara do Mac? Outra coisa, eu falo muito que o Linux ainda não tem uma identidade visual. O Mac tem a sua, o Windows tem a sua, mas o linux não. O Kde é windows, o Gnome é Mac, está faltando um Linux. E eu sei que é extremamente difícil criar isso porque eu tento criar algo novo para sugerir, mas eu não consigo fugir muito dessas duas interfaces.
    “Cismo com quem reclama do KDE dizendo que ele é muito parecido com o Windows. Ora o default do KDE é parecido com Windows. O KDE pode ser parecido com praticamente qualquer coisa que você quiser que ele seja parecido”
    Não, o KDE tem a sua interface fortemente baseada em Windows sim. Não é só o Desktop não. No desktop, o fato de usar o ícone do kde para lançar aplicativos, do lado esquerdo(bem windows) e o fato de ter uma bandeija do sistema (bem windows). Vc pode mudar tudo, mas essas características permanecem.
    Na navegação nos diretórios e arquivos, é bem windows também. Quando vc clica em Abrir ou Salvar, a telinha que aparece é uma cópia lavada do Windows. Tanto é que quando utilizo o amarok ou K3b isso me irrita muito, porque esse formato é andar para trás. O Konqueror, quando utilizado para navegar no sistema de arquivos, é muito parecido com o Explorer do windows. Então, vc pode mexer, mexer mexer, mas o KDE continua Windows. Se servir de consolo, o mesmo vale para o Gnome, mas ele foi inspirado no Mac (tanto que quem iniciou o desenvolvimento do nautilus foram programdores que trabalharam no Mac OS X)

    Erick (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 8:44 pm

    Os ícones são claramente inspirados no OS X, e o esquema de cores das janelas lembra o aplicativo “Notes.app” do iPhone, com barra de título marrom e corpo amarelo. Sem contar a Dock. Isso NUNCA vai ser o tema oficial do Ubuntu.

    a,veja o mackup publicado com uma screenshot do tema em gtk que você postou. Agora compare um com o outro… Deu para notar a diferença, né?
    Não disse que gtk não pode fazer isso ou aquilo – antes achava, mas vi algumas coisas que me fizeram mudar de opinião. Só disse que hoje ainda não existe um tema ou engine que se proponha a fazer tudo aquilo que alguns querem que este toolkit faça.

    Simplesmente acho estupidez este Shuttleworth dizer que “quer fazer o Ubuntu mais bonito que um Mac”. Não é assim que as coisas funcionam. Primeiramente, ele poderia investir menos com Marketing em cima do Ubuntu e começar a investir – dinheiro sim – no desenvolvimento do GTK e GNOME, coisa que não vejo no projeto Ubuntu – posso muito bem mudar de opinião se me mostrarem fatos que provem o contrário. Invistam para que os desenvolvedores avancem no desenvolvimento do GTK/GNOME. Sim, dinheiro pode ajudar muito. Investir em novos recursos, modernizar a GTK, integrar o compiz à esta toolkit – assim como no Windows Vista, no Mac e no Enlightenment onde os efeitos vão além da decoração de janelas.

    Agora , só ficar fazendo marketing em cima da dita facilidade de uso do Ubuntu, dizendo que vai fazer ficar de tal modo só “se aproveitando” daqueles que desenvolvem, pra mim não é algo lá muito interessante.

    Ah, e com relação à imagem linkada pelo cristo, gostaria de sugerir que vocês visitem o site exchange.enlightenment.org, o portal de recusros para o enlightenment. O tema proposto na imagem poderia muito bem – e existem recursos para isso – ser feito para o enlightenment, utilizando as animações que suas bibliotecas provêm.

    Um tema muito interessante que há lá é o Cerium. Você pode deixá-lo transparente, mas uma transparÊncia que se integre ao sistema.

    ps: lá em cima, onde disse glitter, quis dizer clutter (clutter-project.org) :-)

    ps2: no enlightenment eu uso um dock igualzinho ao dock do Mac. Mas não por ser bonito, mas por ser muito funcional. Ele não tem suporte à miniaturas de janelas – talvez quando o port do compiz para o e17 estiver estável -, mas é muito interessante e principalmente leve.

    tenchi, no gnome tambem da para criar um dock, basta criar um novo menu transparente, adicionar os ícones e nos comando colocar algumas opções, o padrão é apenas uma animaçãozinha basica. É claro não fica igual a um cairo-dock mas da para fazer sim!
    E não me venha com esta ladainha de slacker falar mal do Ubuntu, leia.
    http://www.guiadohardware.net/artigos/defesa-ubuntu/

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 27/08/2008 às 10:42 am

    tiaggs, isso não é um dock, isso é uma série ícones lado a lado..

    Um dock é uma espécie de gerenciador de tarefas embutido com um lançador de aplicações, um dock não é só efeitinhos frescos, é simplesmente um paradigma um pouco diferente de taskbar

    Agora sobre o colega que disse que o linux não tem identidade visual, isso é a coisa mais estúpida que já ouvi!
    Pare para pensar só um pouquinho: um kernel deveria ter identidade visual????????

    http://puelocesar.deviantart.com/art/Kool-Desktop-4-88502608
    http://puelocesar.deviantart.com/art/Elegance-Plasma-Desktop-87070652
    http://www.kde.org/announcements/4.1

    Isso aqui parece o windows em alguma coisa por acaso?????

    E o mesmo vale para o Gnome, alguém pode me dizer o que o Gnome tem a ver com o OSX?? Eles são completamente diferentes!

    Qual é o problema que essas pessoas tem de ficar comparando tudo ao que é mais famoso? Vocês ainda assistindo muito à Globo

    (a propósito, esse tal de wordpress é bem ruim para colocar links hein? ele quebra tudo.. tive que tirar os links)

    Ricardo (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 9:04 pm

    Eu gostei, vou instalar o Ubuntu novamente.

    tiaggs, calma. Só quis dizer que os ubunteiros devem ter mais pés no chão. Já falei muita besteira sobre o Ubuntu – e continuo falando, mas como sempre disse reconheço o êxito da distro em vários pontos. Mas reconheço e friso que ele tem coisas que me irritam, que eu não citarei agora, por já ser um assunto muito batido.
    Repito: não adianta ficar “sonhando com o visual do próximo ubuntu”. Gostaria muito que o GNOME parecesse com isto que vimos na imagem. Mas atualmente não é assim, e nem me parece que seja possível.
    Acredito no potencial do GNOME no quesito inovação, por se encontrar bastante estável em sua versão 2.x. Convenhamos que é estranho um software chegar numa versão chamada “dois ponto vinte e dois”. Parece até o Emacs vinte e dois ponto…
    Um congelamento no atual GNOME seria muito interessante para que os desenvolvedores trabalhassem numa provável versão 3.0, como fez o time do KDE. Não sairiam totalmente queimados, caso “falhassem”, já que haveria uma versão estável que continuaria sendo utilizada, e poderiam trabalhar em novos conceitos, pois tem tecnologia para isso.
    E continuo achando que o Ubuntu tem um papel decisivo nesta evolução, mas somente por ser a distribuição com GNOME mais utilizada da atualidade; que não deva utilizar disto para obter créditos só para si, em detrimento das outras distribuições, que contribuem tanto para o GNOME quanto qualquer outra.

    ps: que slackware? Uso slackware somente na data do lançamento de novas versões. Após isto uso o que sobra desta distro, mais alguns remendos de outras.

    ps2: conheço muitos ubunteiros e realmente não quero deixa-los irritados. Vc tem que conhecer pessoalmente o tipo… hauahuahauah

    cristo (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 12:21 am

    ah o DR17 se fosse usado em uma distro como Ubuntu com toda certeza já se tornaria estável, mas o projeto anda parado, tenchi sabes programar em C/C++? Pois eu estou lendo a documentação do DR17 a um tempo e creio que vou começar a contribuir com o projeto, como o mesmo é um projeto imenso vou ter de escolher uma área para dedicar a estabilidade, não pretendo ainda fazer programas para o DR17, mas tornar uma de suas funcionalidades pelo menos estável.

    Gostei muito do e16, e realmente quero ver o e17 estável, mas ainda continua com muitos problemas de estabilidade e como a própria comunidade do DR17 anda parada será ótimo ter a contribuição de nós desenvolvedores para concluir este desktop.

    Como disse e venho dizendo não tenho a capacidade de me dedicar a algo tão imenso quanto o DR17 sozinho, no caso só vou me dedicar a uma de suas funcionalidades apenas para está estável, por enquanto não sei qual dessas funcionalidades irei me dedicar, mas vou seguir o conselho do gSoC para escolher uma das áreas de necessidade.

Este post é antigo (2008-08-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.