Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Saiu o RC2 do Mandriva 2008 Spring

Pelos relatos, é provável que após alguns anos eu volte a usar o Mandriva no meu desktop, nem que seja para matar a saudade. O RC2 foi disponibilizado com uma série de novidades, incluindo o Codeina (“CodecBuddy”), sincronização facilitada com dispositivos Blackberry, Windows Mobile e Nokia, KDE 4.0.2 disponível, facilidade extra para instalar um ambiente LAMP completo, e mais.

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rachid (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 3:01 pm

    Vem aí a melhor Distro Linux!!! Para mim é claro!

    Ricardo (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 3:10 pm

    Hoje pra mim também é a melhor distribuição, pois possuo um notebook com placa de video Via VN800, e só com o Mandriva consegui configurar de forma satisfatória.

    Felipe (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 4:03 pm

    Com certeza o mandriva é a melhor foi a única distro que conectei o speedy fácil fácil sem terminal nem nada é hiper fácil não vejo a hora de sair essa nova versão

    Isaac (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 4:35 pm

    Tenho o Ubuntu em dual-boot com o Mandriva, mas raramente uso a distro da Canonical.
    Quem tem Mandriva, não precisa tanto assim de outra distro.

    Só não entendo porque escolhem Ubuntu (Dell) e SuSe (Dell/HP)… Todo mundo ta careca de saber que o Mandriva rules…
    Beleza então… assim ele continua “elitizado”!!! :D

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 1:43 am

    Eu adorava Mandrake…

    …e eu, o Conectiva.

    Instalei o Mandriva e gostei. Tb tenho dual com o Ubuntu, cf colega Isaac aí em cima… e concordo. Quem tem Mandriva não precisa (essa é mesmo a palavra) de outra distro.

    Fui por muito tempo usuário do antigo Mandrake…meu primeiro pinguim ;)
    Depois fui pro Conectiva e a ordem natural dos fatos era usar Mandriva mas não sei por que cargas d’agua não o uso. Vou esperar a versão final dessa versão e vou fazer um teste pq minha distro atual ta “destruindo” os recursos do meu pc, faz ele parecer um 486.
    Deve ser uma otima distro, tenho visto bons comentarios sobre ela, sem falar na ótima herança que ela tem dos seus ancestrais (Conectiva/Mandrake).

    Para quem já usou Conectiva Linux ou Mandrake Linux há muito tempo mas ainda não conhece o mandriva:

    - O instalador do Mandriva é basicamente o mesmo do Mandrake, logicamente com as melhorias naturais pelo tempo.Permite instalação gráfica ou em modo texto e faz o redimensonamento de partições durante a instalação.

    - Além do instalador tradicional também há livecds (chamados Mandriva One), que permitem o uso sem instalar e uma instalação simplificada.

    - Embora o Mandriva use basicamente o urpmi do Mandrake, o apt, o smart e synaptic que eram usados no Conectiva continuam disponíveis e podem ser usados também

    http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/1/3/

    - O Mandriva usa o MCC (o “painel de controle”) do Mandrake, com muitas melhorias e adição de funcionalidades, e que pode ser usado tanto graficamente quanto em modo texto. O webmin que o Conectiva usava também está disponível e pode ser usado.

    - Tal como o Conectiva e o Mandrake, o KDE é o desktop default mas existem perfis prontos para instalar também o Gnome, XFCE, etc. Há também livecds que vêm somente com o Gnome.

    - O número de repositórios e quantidade de pacotes neles é bem superior ao que o Mandrake e que o Conectiva tinham, facilitando a instalação de pacotes.

    - Há versões que vêm somente com softwares livres (Free Edition) e versões que vêm também com drivers e softwares proprietários (Powerpack e One). Há também kernels compilados para desempenhar melhor determinadas funções (desktop, laptop, server, etc).

    wally (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 9:27 pm

    testei o Mandriva One no meu PC, apenas na versão live, mas não reconheceu algumas coisas.

    apesar desse detalhe, gostei do visual.

    tenho Ub 7.10 em dual com VistaOEM, mas tenho pref pelo KDE. Uma das distros q mais achei interessante foi a PCLINUX OS, mas tem q configurar pra pt-br, etc.

    na verdade, ainda estou iniciando no mundo Linux, mas virou paixão mesmo, e não quero q acabe.

    =o)

    Wally, o PCLinux OS é baseado no Mandriva.

Este post é antigo (2008-03-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.