Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Saiu o openSUSE 11.0 Alpha 3

“Uma das distribuições mais tradicionais do mundo Linux, o OpenSUSE lançou nesse dia 19 a versão Alpha 3 da 23ª edição de sua distribuição. A principal característica do novo sistema é o aprimoramento das ferramentas já existentes. É muito comum a cada nova versão que alguma distribuição ser incorporado ao sistema um numero grande de novas ferramentas. Entretanto (apesar de ainda ser o Alpha 3) é muito provável que nessa versão o foco se concentre nas ferramentas já existentes, incorporando recursos e efetuando melhorias no código.

A primeira "melhoria" visível é o instalador gráfico, que já acompanha a distribuição há mais de 10 anos, quando instaladores gráficos eram pouco comuns no mundo Linux. Houve uma modificação bem grande em relação a versão Alpha 2, e na minha opinião ficou bem mais "feio", mesmo assim uma nova característica surgiu: A seleção básica de Gerenciadores de Desktop, além do Gnome e KDE, passa ter o XFCE, "Minimal X-Windows", e "Text mode", o que na verdade já existia nas versões anteriores porém ficava oculto pelo menu "avançado". Adicionar essas novas opções mostra que o suporte, melhorias e personalização dos itens adicionais irão ser melhorados na versão 11.0 do sistema, pois até então as grandes novidades surgiam principalmente na versão Gnome e KDE. Até o Yast2 em NCurses quase não sofria melhorias.

Como o instalador é próprio YAST, principal ferramenta de configuração do sistema SUSE, ele também passou por uma extensa remodelagem, toda sua base foi portada para QT4. E aparentemente houve otimizações na versão em GTK e NCurses da ferramenta. A grande novidade no Yast é a melhoria do seu gerenciador de pacotes. O ZYpp framework foi totalmente reestruturado, e está muito mais rápido. Provavelmente mais rápido que o APT.

Veja nesse vídeo, usando o zypper que é o front-end em linha de comando para o ZYpp framework.

Boa parte desse ganho de velocidade está no novo resolvedor de dependências o Sat Solver. Interessante também é que o consumo de memoria e a velocidade do Yast no geral diminuiu, além de que boa parte dos componentes foram reestruturados e as opções rearranjadas, tornando muito mais fácil de usar a ferramenta. Não menos importante é que o novo criador de imagens do openSUSE, o módulo do Yast Kiwi, também foi usado para gerar as ISOs oficiais da distribuição, o que mostra um nível de maturidade grande para a ferramenta.

As principais modificações desde a versão 10.3 são:

* linux kernel 2.6.25-rc5
* GCC 4.3 final
* GNOME 2.22 final
* Compiz 0.7.2
* KDE 4.0.2/3.5.9
* Zypper 0.10.2

Para fazer o download da versão Alpha 3 do openSUSE acesse: software.opensuse.org/developer

Enviado por Wallacy (WallacyfΘgmail·com) – referência (news.opensuse.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 22/03/2008 às 2:01 pm

    Esta versão ficou um pouco melhor

    Marcus gonçalves (Marck) (usuário não registrado) em 22/03/2008 às 2:03 pm

    E ai Wallacy, como está o consumo de memória, estabilidade , agilidade ? Me diz , o kikcoof voltou a ser o lagarto?
    Suse é 10 ou melhor 11.rsrsrs

    abraço

    Não Marcus, acho que vão deixar esse tipo de personalização para o RC1. O KDE 4 ainda está bem “crú”. Estabilidade… Bem… ainda está instável, mais isso porque é uma versão alpha, porém o consumo de memória está bem agradável, em relação a versão 10.3 o ganho de performance geral é bem perceptível, pelo menos na versão em KDE.
    E o KDE me parece está consumindo muito do trabalho da distro, o KDE4 está rodando muito bem nessa versão alpha.

    Porém não sei te responder se comparado a outras distribuições está ou não mais leve.

    Tem muitos recursos que ainda não foram adicionados, acredito que só na versão beta 1 vai ser possível dar um parecer definitivo sobre o desempenho, pois segundo o Roadmap é quando vai ser inserido todas as novas aplicações da distro, incluindo as apps do KDE 4.

    Alex França (usuário não registrado) em 22/03/2008 às 3:27 pm

    Comecei no Linux com o SuSE. Nem lembro qual era a versão. Acho que era a 8. Na época, pouca gente usava o SuSE no Brasil. O que me chamou a atenção foi a aparência. Era uma distribuição muito bonita. Depois que instalei, o que me surpreendeu foi a facilidade de configuração do hardware. Realmente, o Yast detonava! Estava bem a frente de qualquer outro. Daí… Virei evangelizador do SuSE. Fazia propaganda e distribuía os CDs para todo mundo. Contudo, o Ubuntu me fez abandona-lo. Apesar de não ser tão fácil de configurar quanto o SuSE, o Ununtu era muito mais rápido. Daí… Não deu para resistir. Não sei como anda o SuSE agora, mas se o pessoal conseguiu deixa-lo mais leve, realmente, é uma ótima distribuição.

    Igor Matheus Souza Moreira (usuário não registrado) em 22/03/2008 às 3:40 pm

    Foi legal terem lançado essa nova versão do openSUSE. Estou feliz sabendo disso.

    Estou usando o 10.3 (KDE) agora e acho ele bem semelhante ao Kubuntu em velocidade e consumo de RAM (60MB dentro do KDE). Vim do Kubuntu e pelo menos pra mim, o Yast é um saco. Muitas opções, pouca organização, pouca automação (meu scanner teve que ser ativado no Yast, quando no Kubuntu funcionava direto), gerenciamento de pacotes leeeeeeeeeennto pra caramba. Muitas aplicações não são traduzidas ao se instalar só o pacote i18n PT-BR. Nesses casos é necessário instalar um pacote de tradução só para aquele programa em particular, caso do Kaffeine e Amarok. Alias, achei muito ruim o esquema de instalar os pacotes de linguagem, muito tosco.

    Se essa nova versão resolver os problemas de lentidão e desorganização dele, vai ser uma distro excelente. Os repositórios são mais atualizados que os do Ubuntu, o recuso do 1 click install da página do OpenSuse é barbaro, dá um banho no Next-Next-Next do Windows. A variedade de programas nos repositórios é muito boa (apesar de ser menor que no Ubuntu), existe até um repositório da AMD pra ele com os drivers mais novos (algo que não conheço no Ubuntu). A estabilidade está melhor, pois no Kubuntu a 2 versões que meu PC não desliga sem fazer uma modificação num arquivo dentro de /etc. Ah, e que eu saiba o bug do USB_suspend tinha sido resolvido muito mais cedo no Opensuse do que no Ubuntu, que passou 8 meses com ele (mas se você paga-se, segundo Mark Shuttleworh, a Canonical resolvia pra você).

    Neste meio de ano tá vindo muita distro promissora por aí. Kurumin NG, Mandriva, Kubuntu com KDE4, Opensuse. Vamos ver que vai ser minha distro pro resto do ano.

    Clésio Luiz, sobre a automação do Yast, isso é um pouco relativo. Quem por exemplo deseja se integrar a uma rede com active directory o yast é perfeito, alguns cliques e pronto. Veja que o Yast é o configurador geral da distribuição e é o próprio Yast que executa a instalação, configura o hardware etc etc. É um painel centralizado para tudo.
    Claro, ele não tem muita coisa for uses que outros painéis de distro tem por ai. Mais veja que a ideia do yast não é essa, os procedimentos que ele automatiza é pensando em um ambiente empresarial, por isso a predominância de recursos de rede nele. Ele tem até um gerenciador de Boot Loader (evitar erro de estagiário)… Ele tem muitos recursos, mais em grande parte recursos avançados/ para usuários avançados. E boa parte deles não vem ativado por padrão, o modulo Kiwi por exemplo só instalando pelo repositório principal, (esse gera um live ISO / Live pendrive / xen etc..) e faz tudo automatizado…

    Sobre o scan. Verdade, não é um costume da distro ativar componentes direto, geralmente é necessário ir no yast. O motivo eu não sei qual é, mais deve ter.

    Agora sobre o gerenciamento de pacotes…. Sim está muito lento nas ultimas 3 versões. Mas você viu o video? Melhorou muito né!!!

Este post é antigo (2008-03-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.