Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Repórter se disfarça de consumidor e vai ao varejo ver como as lojas oferecem os micros com Linux

“É muito relevante da uma olhada nessa reportagem feita por um jornalista da IDGNow, que fingiu ser um usuário e visitou 3 grandes varejistas para pesquisar sobre o Computador para Todos com Linux. Destaque para alguns vendedores, que deixaram bem claro sua opinião sobre o Linux: “O Linux até pra gente é difícil de trabalhar. Pelo menos bastante gente já falou que é mais difícil trabalhar com Linux. Tô dizendo que é pior? Não também. Só que o brasileiro está muito acostumado com a Microsoft, desde o Windows 95”. Legal saber como está sendo realmente disseminada a imagem do Linux para as massas.”

Enviado por suxsys (suxsysΘgmail·com) – referência (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porque não é simplesmente tirar um e colocar outro, principalmente Linux. Linux tem que mexer em placa e em tudo.”

    Frases como essa realmente impressionam/assustam o leigo que está procurando um computador...

    O mais interessante é a conclusão:

    “Nenhum deles, em momento algum, ofereceu cópias piratas do Windows para substituição dentro da loja. Isto não significa que a prática, garantida por alguns usuários ouvidos pelo IDG Now!, não aconteça em canais de varejo onde o Computador para Todos é comercializado.”

    Talvez se o repórter tivesse efetivado uma compra tivesse recebido a oferta, meio que de escanteio. O Computador para Todos é a maneira legal de se obter hardware pronto para rodar software pirata. É a consolidação de nossa cultura falida…

    Acho que o principal problema da “má fama” do Linux nesse tipo de mercado foi citado no artigo… grande parte dos computadores vêm com distribuções ruins e mal configuradas, o que compromete a qualidade final do produto e dá vazão a alguns mitos muito comuns. Ou seja, os fornecedores não se importam se o computador vai ser formatado e posteriormente instalada uma versão do windows.

    Dei recomendações a uma pessoa pra não comprar computadores com Windows, especialmente os “starter”, inclusive pelo preço adicional.

    Ela acabou comprando um com Ubuntu instalado (acidentalmente), e está muito satisfeita com o sistema… não precisou configurar absolutamente NADA, e tudo veio funcionando “out of the box”

    O único problema que ela enfrentou foi na instalação da internet à cabo… o técnico so sabia configurar o serviço no Windows XP, mas deu um prazo de 24h pra outro técnico ir na residência e configurar no Ubuntu. É importante que serviços como esse tenham pessoas com conhecimento em Linux tb… eu imaginava que o primeiro técnico fosse sugerir formatar e instalar o XP, mas felizmente isso não aconteceu.

    Ah, quando comprei meu computador ano passado o vendedor se ofereceu (insistiu) pra instalar o Windows por R$20. mas acabei dizendo que eu mesmo tomaria conta disso. Não se enganem achando que isso acontece com pouca frequência… imagino até que deva acontecer na maioria das vezes.

    E a distribuição que veio nele era horrível… dá má impressão na maioria das pessoas. É uma bem comum cujo nome não tô recordando, que inclusive já teve uma análise publicada no BR-Linux (não sei como tá nas versões mais novas). Usei uns 10 minutos pra dar uma checada e depois instalei outra da minha preferência.

    cristo (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 4:03 pm

    Fenix system

    Isaac (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 7:53 pm

    Sinceramente, hoje em dia alguém dizer que Linux é difícil, tem uns 3 ou 4 neurônios a menos.
    Em 1995 ou 1996, até vá lá, mas hoje em dia?

    Seiti (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 11:59 pm

    Linux é difícil. 3 ou 4 neurônios a menos não fazem muita diferença, temos muito mais que isso! =)

    Falando sério, ainda não entendo porque não utilizam distros mais consagradas – Ubuntu, Fedora, SuSE ou Mandriva – nos PCs para todos. Melhor ainda se definissem apenas um par de distros para todos os computadores. Facilitaria o suporte, principalmente entre os próprios usuários…

    Depois do usuário se tornar avançado ele poderia se aventurar em outras distros ou desktops managers.

    abes (usuário não registrado) em 7/03/2008 às 12:49 am

    O Computador para Todos é a maneira legal de se obter hardware pronto para rodar software pirata. É a consolidação de nossa cultura falida…

    Cara, não engula o FUD da ABES. Muito antes do Computador para Todos já era possível comprar hardware de maneira legal e pronto pra rodar qualquer SO. A Dell mesmo tinha opções com o freedos pré-instalado a venda. Imagina o pequeno varejista que quisesse fugir dessa imposição absurda criada para favorecer uma única empresa.

    A verdade é que pirataria é uma prática generalizada. Independe do linux. Independe do Computador para Todos. Quer um exemplo? O computador do meu sobrinho estes dias teve problemas e ele levou na melhor assistência da minha cidade, que por sinal é também o maior varejista especializado em informática. Todo o software instalado era legal: Windows XP Home original, selo de autenticidade enorme pregado no gabinete, openoffice, firefox, gimp e outros. O que era software livre eu mesmo instalei e era usado sem reclamação. O técnico reinstalador a primeira coisa que condenou foi o sistema. Só disse que ia ter que reinstalar e perguntou se podia dar continuidade ao serviço. O computador voltou com Windows XP full profissional, MS Office, antivírus e Photoshop. Tudo pirata, todo software livre havia sumido, tudo sem ninguém pedir nada.

    Diante disso eu repito, não engula o FUD da ABES, ela tem interesses outros e que neste caso não é o combate a pirataria. Se procurar, vai encontrar estudos da própria ABES que muito antes do Computador para Todos já indicava números altos da pirataria do país. Não que seja necessário para provar algo, todos nós estamos cansados de saber disso. A diferença é que agora eles querem que você acredite que o problema é novo e claro, que a culpa é do software livre e do programa do governo.

    Daniel Siqueira (usuário não registrado) em 7/03/2008 às 11:53 am

    Aconteceu algo semelhante comigo, o pior é que o computador levado para assistência não tinha nem windows instalado, era só Linux e ponto, sem frescura de dual boot. Quando voltou estava com windows xp pro full. E nem me perguntaram se podiam formatar! O único contato foi para dizer que a máquina estava pronta, e quando chego lá, na hora do teste, tomo um susto com o logotipo do XP no boot… ainda tinha msoffice, photoshop, corel draw, etc. Cara, falei um monte lá! O pessoal ficou tudo assustado! :-D

    Daniel, que cara de sorte é você hein? Vc devia mesmo é agradecer os técnicos que “deixaram seu micro pronto”! Não é todo dia que ganhamos um PhotoShop ou um MS Office! hauahuahau

    tiaggs (usuário não registrado) em 7/03/2008 às 3:12 pm

    Vc deveria dar um tapa na nuca daqueles tecnicos e gritar:
    “É você que financia esta po***”

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 10/03/2008 às 3:50 am

    Brincadeira Daniel…A loja que faz isso pede pra levar esporro…Que país é esse?

    Ed Lonewolf (usuário não registrado) em 11/03/2008 às 1:38 pm

    Como tudo que se projeta de bom no Brasil, também o PC Popular está virando alvo de maracutaias…

    O problema não está no Linux ou no Windows, mas sim nessa mentalidade suja do brasileiro mediano que teima em levar vantagem em tudo de forma absolutamente burra.

    Enquanto essa mentalidade do “ganho fácil” não mudar (e não creio que mude nunca, pois nos meus 40 anos só a vi piorar), vendedores vão tentar lucrar com uma instalação pirata mantando a fama do Linux e compradores vão procurar instalações pirata com medo de aprender coisas novas…

    São os frutos do país onde os ídolos são extraídos todos da semi-analfabeta camada dos peladeiros!

    Fazer o quê, não é mesmo?

    charles (usuário não registrado) em 12/03/2008 às 11:26 am

    não acho que o problema de pirataria ocorra somente com semi-analfabetos e pessoas que não sabem nada de informática, como voces estão dizendo.
    conheço empresas de desenvolvimento, programadores, gerentes etc, que adoram usar softwares pirateados.

Este post é antigo (2008-03-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.