Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Relato: 5 motivos que impediram usuário de adotar o Linux

“Usuário de Windows, leigo em Linux, relata as suas experiências com Ubuntu/openSUSE e as dificuldades encontradas durante a migração.

“Como grande parte das pessoas que já tiveram contato com qualquer distribuição séria do Linux, eu, enquanto usuário comum, gostaria de algum dia utilizar um sistema Linux como meu principal SO. [...] Acostumado com o famigerado Windows, tive uma série de problemas na hora de migrar…”

Os problemas enfrentados poderiam ser solucionados com facilidade, mas não sem uma boa dose de pesquisa, coisa que nem todos os usuários têm tempo ou paciência para fazer.”

Enviado por Mamutti (Ygor Mutti) (mamuttiΘicaju·com) – referência (icaju.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    a (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 8:48 am

    1,2,3 eu concordo. ta melhorando a coisa mas a conta gotas. já:

    4-Acesso de arquivos na partição Linux:
    5-Compatibilidade com extensões proprietárias, softwares proprietários e etc:

    esse cara nao usa ubuntu a quanto tempo? flash roda redondo, openoffice abre “tudo”. pra abrir partições ext3 no windows de forma transparente, basta colocar no google “ext3 no windows” baixa um programinha, next->next->next->finish -> restart.

    http://www.fs-driver.org/

    boo (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 8:56 am

    O cara mesmo disse que é leigo (vulgo salsa), google e next->next->next->finish -> restart é muito comando pra um leigo

    boo (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 8:56 am

    O cara mesmo disse que é leigo (vulgo salsa), google e next->next->next->finish -> restart é muito comando pra um leigo

    ;)

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 8:59 am

    Estou curioso para saber quando vão fazer um comparativo desses escolhendo o mandriva Linux. Acho que terao resultados surpreendentes!

    Abs!

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 9:02 am

    Se bem que a comparacao citada nesta noticia foi muito amadora e superficial.
    Problemas com flash no ubuntu?? que que é isso?

    Abs!

    Sérgio Cioban Filho (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 9:23 am

    Bom

    O Único argumento mais ou menos acetável é em relação ao hardware…
    Digo mais ou menos aceitável porque a culpa não é do linux e sim dos fabricantes de hardware que não fornecem informações sobre o funcionamento, deixe o pessoal da M$ sem as especificações de funcionamento do hardware para ver se eles conseguem fazer um driver pra alguma coisa… Aliás não são nem eles que fazem os drivers, o próprio fabricante disponibiliza driver somente para Win.
    Além do mais segundo esta notícia no SlashDot , o Linux é o SO que tem suporte ao maior número de dispositivos.

    Os outros argumentos a maiorias das distros modernas (Fedora, Ubuntu, Madriva, etc) já suprem, e isso sem ter que colocar 1 linha de comando no shell (Pelo menos no fedora é assim).

    Suhanko (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 9:23 am

    Para habilitar o compiz no ubuntu basta ir em sistema->preferencia->aparencia e habilitar efeitos.
    Se o video for nvidia, por exemplo, o ubuntu diz que precisará instalar um driver proprietário. Isso é difícil?
    Outra coisa que no rwinblows os drivers genéricos também oferecem o básico, como o próprio driver de vídeo.
    O cara falou qual das ferramentas gráficas usou para configurar qualquer hardware? eu só li que “não funcionou”.

    Repositórios se encontram no google, mas ele deve ter usado computador pela primeira vez na vida. Usuário comum sabe ou não sabe fazer pesquisa? E se fosse um trabalho de faculdade, ele saberia pesquisar?

    Pelo jeito, ele procurou um repositório para acessar via browser, invés de apt ou yum.

    Quanto a compartilhar arquivos, é necessário pelo menos que se saiba o nome do programa. Por exemplo, eu poderia usar rwindows, mas nem por isso eu saberia que o sound forge faz edição de áudio profissional.

    O linux não tem que ser igual ao rwindows, mas se quiser, até por ping pode-se encontrar as estações rwindows.

    A falta de interoperabilidade entre os sistemas é culpa da M$. O linux acessa para leitura e escrita partições fatXX e ntfs. Invés de tentar copiar a partir do rwindows, copie a partir do linux. problema resolvido.

    O flash foi instalado no meu ubuntu na hora que acessei o site com flash. Minha grande surpresa fi que além de instalar o driver, o sistema me deu 3 opções de plugin para flash.

    Mais software disponíveis? Alguém sabe contabilizar a quantidade de softwares que tem para linux? FreshMeat e sourceforge são ótimas fontes para pesquisa de software. Se alguém mudar do Brasil para o EUA, não pode reclamar: “gostei, mas eles seriam melhores se fossem como o brasil, que se fala português…”

    Essa distribuição nova e futurista mereceria o nome de “preguiced”, ou “emburred”. Não precisa ser igual ao de costume para ser bom (ou ser melhor).

    André (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 9:24 am

    Realmente o suporte a winmodens é o calcanhar de aquiles do Linux…

    Cadu (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 9:34 am

    O cara comeu cocô quando falou sobre partição Linux. Se o windows não acessa as partições do Linux, isso com certeza não é problema do Linux! É só usar um pouco de lógica. E por falar em sistemas de arquivos, o Linux tem suporte a vários sistemas de arquivos diferentes, coisa que o windows não oferece e nem quer oferecer.

    Agora, eu sou da seguinte teoria: não gostou do Linux? Cara, boa sorte, tem muitas outras opções por aí, ninguém vai chorar e fazer manha porque tu não usa Linux (com exceção de alguns poucos fanáticos por aí) e eu não to nem aí pra tua escolha de sistema operacional.

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 9:45 am

    “Realmente o suporte a winmodens é o calcanhar de aquiles do Linux…”

    Isso eh serio?

    Walker Gusmão (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 9:52 am

    Se não sabe ajeitar o sistema, não tem tempo nem paciência ou não o quer. Contrate um Técnico para isso horas!

    É para isso que eles existem….

    Seus comentários são realmente de típicos noobs que não sabem como funciona o mundo livre.

    A questão é que se seu hardware funcionou 100% com alguma distro, parabéns, lucro seu! (o que na maioria das vezes acontece, GRANDE LINUX!!)

    Mas se não funcionou, isso não tem nada a ver com o linux, pois 99,9% das vezes o fabricante não faz drivers pra linux, nem tão pouco facilita uma criação pelos desenvolvedores opensource.

    Sobre outras argumentações suas… Estão completamente desembasadas e sem lógica! Instalação do flash no Ubuntu, é a coisa mais fácil do mundo! Duvido que, pelo menos, tentou. Devia ter pensado que já vinha incluso, como os vários winloosers. Quando vão entender que o Ubuntu segue uma filosofia que não recomenda softwares proprietários???

    O Ubuntu foi feito pra ser uma distro FÁCIL, e LIVRE. E não FÁCIL, COM SOFT PROPRIETÁRIOS!

    Se quer algo do tipo, tente o Biglinux, ou alguma outra distro modificada aí.. É o que não falta.

    Outra coisa é que vc se contradiz, diz que é um usuário super noob, mas quer instalar programas betas??? pra que isso??? Somente usuários que sabem do que estão fazendo instalam softs betas em seus pcs…

    E mais! O Ubuntu já é uma distro extremamente atualizada, se sai uma nova versão de qualquer programa, ele já é adicionado ao repo poucos dias depois. Para instala-lo é necessário habilitar os repositórios para atualizações testes!

    Sobre o compartilhamento em redes, isso é outra coisa muito simples! Mas mesmo assim, se não sabe, ou não quer saber configurar um samba da vida, chame o técnico!

    Acesso aos arquivos do linux, pelo windows.. Essa foi a pior!!! Como que vc quer que o linux seja obrigado a ser lido dentro de um sistema windows??? kkk isso é culpa do linux é?? Vc tem de reclamar a microsoft e não ao Linux!! Então agora nós vamos interferir no código do windows, para que o mesmo reconheça partição ext3 ou outras? Na verdade é até bom que isso não aconteça, com um sistema inseguro como o windows, poderia acabar com seus dados na partição linux.

    Vc sabe quantos pacotes de programas existem somente no repositório ubuntu??? 30 MIL!! sem contar outros programas que vc pode compilar, ou que são escritos em java, enfim… Lamentável essa sua argumentação! É lógico que não vamos ter uma quantidade equivalente a de programas 4 windows, mas um dia chega-se lá!

    E a mais absurda, criar uma única distro????? ISSO é totalmente o contrário da filosofia livre, que prega a liberdade de fazer o diabo com o Software! Quantas distros hoje existem derivadas do debian?? E é assim mesmo, o fabricante pode pegar o Ubuntu e modificar pra funcionar personalizada pra suas máquinas. O banco pode pegar e mudar pra ficar com a “cara” do banco. O padeiro pode modificar para somente abrir programas de pão! Eu posso modificar para ficar com minha cara, da forma que eu quizer…. Esse é o ponto chave, e o que mais diferencia o mundo livre do proprietário!

    Finalizando, vc fez solicitações ao mundo livre, de forma equivocada. Primeiro deve entender como funciona o mundo livre, pra depois exigir mudanças e sair espalhando que o linux não serve para uso de determinada coisa…

    André Machado (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 10:05 am

    ““Realmente o suporte a winmodens é o calcanhar de aquiles do Linux…”

    Isso eh serio?”

    Tente instalar um modem como HSP56-MR pra você ver…

    Cadu (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 10:09 am

    “““Realmente o suporte a winmodens é o calcanhar de aquiles do Linux…”

    Isso eh serio?”

    Tente instalar um modem como HSP56-MR pra você ver…”

    Acho que ele quis dizer: “nossa, tem gente que ainda usa winmodem! isso é sério?”

    Vagner_Fonseca em 19/11/2008 às 10:16 am

    Apenas duas considerações e uma cutucada:
    1 – Usuário leigo não instala o Windows, nem drivers (porque não sabe o que isso é), nem codecs (porque não sabe o que isso é), porque é preguiçoso. Sei disso porque meus pais e meu irmãos (2) me procuram sempre para fazer qualquer instalação ou configuração no Windows, entre muitas outras pessoas que conheço.

    2 – O Linux não é para leigos, é para aqueles que desejam mais de um SO e portanto estão dispostos a aprender alguma coisa a mais e pesquisar sobre o que não sabem. Portanto se a pessoa conseguiu instalar o Linux mas não conseguiu configurá-lo é preguiça e vontade de falar mal por si só. Pois um dia não soube nada de Linux e tive que instalar e colocar meu modem pcchips para funcionar, pesquisava no Windows, baixava o programa e depois iniciava no Linux e fazia o que as dicas pediam até que funcionou e não usei mais o Windows quase para nada, alguns meses depois para nada.

    Cutucada: Se o Linux não está preparado para leigo como você diz ser e o Windows que você diz não gostar faz tudo que você quer, tipo não enxerga partições ou compartilhamentos Linux ( e você diz que é culpa do Linux), então COMPRE a licença e seja feliz. Por que pirataria é crime e aqui nós apoiamos o cumprimento da Lei.

    Bull-shit ! A única coisa concreta e que realmente é inquestionável para não se adotar o linux é quando a pessoa depende de qualquer aplicativo legado feito para rodar somente no windows e que não tem uma alternativa livre. O Windows é a única escolha nesses casos não por ser melhor, mas porque o aplicativo não roda em outra plataforma e o prende ao mundo Microsoft.

    O wine quebra o galho em alguns casos mas não é uma solução infalível ou perfeita. E usar máquinas virtuais windows não dispensa o custo da licença do windows rodando nelas.

    O mundinho MS de tecnologias proprietárias e exclusivas da empresa serve justamente para manter as pessoas presas nesse mundo e não cogitar alternativas, livres ou mesmo proprietárias concorrentes. Mudar para linux depende muito mais da vontade do usuário/empresa em querer se libertar desse aprisionamento tecnológico do que qualquer problema ou restrição técnica. Mesmo quem não quer migrar agora tem que entender que um dia vai ter que se adaptar e migrar soluções, mesmo que se mantenha no mundinho MS, o Windows Vista e o .Net que o digam… Em informática nada é estático.

    Nick Marinho (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 10:29 am

    Isso é o que me faz pensar ainda mais que os brasileiros são todos uns cansados e acomodados.

    Por acaso, (eu já passei por isso e estou vivo), você sabia/conhecia/usava todos os comandos e caminhos do ruWindows quando o aderiu ?

    Acho que nem preciso mais dizer nada, mas vou dizer.

    Hoje, há 5 anos, uso Linux como principal SO e windows xp apenas para jogos (só pq não fazem jogos pra linux como pra win. também pudera, duvido que não paguem as empresas de games, mas deixa isso pra lá) e nesses 5 anos eu apenas precisei formatar meu HD uma única vez que foi quando testei uns linux e fiz merda, mas foi por minha culpa. Agora me diga quantas vezes você precisou formatar o seu por erros que você nem sabe que existe ou o que é; ou então precisou desembolsar em torno de R$ 50.00 para um “técnico” fazer isso pra você.

    Tive uma experiência a pouco que me deixou emputecido mais ainda com windows: pensei em criar uma versão de GTA SA para meu sobrinho totalmente pt br, ai peguei uns mods, arquivos de modificação, em uns blogs por aí e 2 dias depois que comecei a criar meu jogo o pc travou.

    Já pensei: – Droga, vou precisar formatar.

    Como pode isso já vir a mente assim tão certeiro ? É previsão.
    Aí então tentei dar uma de doutor e reiniciei a máquina, teclado não funciona, mouse sim. Mexe aqui, mexe alí, tira teclado, não tirei mouse ainda, e liga máquina, desliga, reinicia e nada.

    Quebrei a senha do root do windows, consegui logar, fui em Devices, removi teclado, Scan, nada, pensei: – Talvez se eu tirar o mouse também e recolocar os 2 funcio…merda de novo, agora não reconhece mouse e teclado.

    Estou desistindo de criar o jogo para meu sobrinho, peguei uns código trapaça para o GTA, fiz em 2 folhas bem legalzinho e dei pra ele de presente. :(

    Olha eu poderia ficar o dia todo aqui só contando vantagens que tenho com Linux. Até para criar dvds com menus, ou então editar vídeos. Isso tudo são coisas que nunca consegui fazer com windows.

    Sem mais delongas para não cansar mais vocês.
    Se quiser saber mais sobre esse chato aqui acesse:

    http://www.lucianomarinho.com.br ou http://www.racaboxer.com.br

    Abraços

    cardoso (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 10:30 am

    “No Ubuntu não consegui fazer com que os vídeos do YouTube pudessem ser vistos. Para quem tinha acesso ao Big Brother pela internet, não era possivel assistir ao programa, devido a essa incompatibilidade.”

    Se alguém queria uma prova concreta da superioridade do Linux, está aí. Para ser perfeito só se desse um choque pelo teclado cada vez que o cara tentasse digitar a URL.

    Metade dos problemas citados é culpa do Windows… e hardware é culpa do hardware.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    André Machado (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 10:36 am

    “Acho que ele quis dizer: “nossa, tem gente que ainda usa winmodem! isso é sério?””

    Prezado sr. Cadu,

    O problema dos winmodens era muito evidente no início da década de 2000, tanto que, se não me engano, o Cardoso era um dos críticos desses aparelhos no Linux. De lá pra cá, o acesso à banda larga se popularizou no Brasil, sendo que muitas pessoas puderam ter acesso a conexões de alta velocidade e esqueceram-se dos winmodens, mas não é porque eles pararam de usar que o problema foi resolvido.

    Se o senhor – assim como eu – tem acesso a uma conexão ADSL, muito bom, mas saiba que a maioria da população – principalmente aquelas pessoas que compram os computadores do programa PC para Todos, ainda dependem de uma conexão discada para ter acesso à internet.

    Mas, se o senhor, e os leitores do BR-Linux, não sabem do que eu estou falando, aí vai a epopéia que o usuário tem que passar para fazer seu modem funcionar, tendo em vista que o modem é um HSP56-MR, muito popular e presente em placas-mãe como as fabricadas pela PC-Chips:

    1. Devido a questões de licença, apenas o código-fonte do driver está disponível, o que significa que, para que o usuário final possa utilizar seu modem, ele será obrigado a COMPILAR o driver, o que não é a coisa mais difícil do mundo, mas é algo que nem todos os usuários iniciantes sabem ou têm obrigação de saber.

    2. Após compilar o driver, o cara tem que dar um modprobe slamarm para levantar o módulo.

    3. Depois disso, ele tem que configurar o Gnome-PPP ou KPPP e, aí, na maioria das vezes ou o modem não é encontrado ou o discador está ocupado.

    Isso sem falar no fato do discador ou o gcc não virem instalados ou estarem disponíveis no cd da distribuição, sendo que a única forma de instalá-los é baixando-os da Internet. Mas aí vem a questão: como é que o cara vai baixar os pacotes da Internet se o modem não funciona?

    Bem, aí ele poderia baixar os pacotes pelo Windows mas aí, no momento da instalação, ele descobriria que teria que baixar mais 53 pacotes para satisfazer as dependências.

    Conclusão: é mais fácil ficar com o Windows XP Pirated Edition onde tudo funciona do que usar esse sistema que não sabe nem reconhecer um modem.

    Eu, hoje, graças a Deus, posso usar ADSL. Mas e se um dia eu não puder mais pagar por ela, será que conseguirei continuar usando Linux?

    Ainda existem, sim, pessoas que acessam a Internet por modem. Elas estão esquecidas, mas existem.

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 10:41 am

    @Cadu e @Andre

    “““Realmente o suporte a winmodens é o calcanhar de aquiles do Linux…”
    Isso eh serio?”
    Tente instalar um modem como HSP56-MR pra você ver…”

    Acho que ele quis dizer: “nossa, tem gente que ainda usa winmodem! isso é sério?”

    Eh mais ou menos isso Cadu. Nao que eu ache que ninguem mais use winmodem, mas eu somente penso que dificuldade em suporte a winmodems não seja o “calcanhar de aquiles” de qualquer sistema.

    No XP ja existem problemas e no windows Vista as coisas nao sao nada faceis.

    E na boa, eu já desisti dessa idéia de pensar que um dia linux será para “usuário normal”. Eu creio sim, na concepcao do linux ser “amigavel”, que inclusve ja foi atingida ha algum tempo por diversas distribuicoes. No Desktop, eu destaco o mandriva.

    Aperfeiçoamentos virao, é claro. E sao bem vindos!

    Abs! Fica com Deus!

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 10:49 am

    “Ainda existem, sim, pessoas que acessam a Internet por modem. Elas estão esquecidas, mas existem.”

    Sim, eh verdade sua afirmacao. Mas nao eh so o linux que esta esquecendo estas pessoas.

    Na boa, winmodem, mesmo no windows e funcionando, sao uma porcaria. Vivem fazendo o sistema dar “tela azul” ou travando a maquina de alguma forma. Se alguem quiser winmodem, em qualquer sistema, prepare-se para uma “batalha” com o PC.

    Em tempo, no mandriva, pelo menos ate a versao 2008 Spring, tinham tutoriais de instalaco e configuracao de winmodens disponivel no forum da distribuicao. Um inclusive feito por mim.

    Ainda continuo com minha opiniao inicial.

    Abs!

    André Machado (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 10:52 am

    Isso sem falar que, se a pessoa estiver usando Ubuntu, que é a distribuição “for human beings”, SE ela conseguir fazer o modem funcionar, na primeira conexão o sistema vai dizer que tem que fazer o download de 80 megas de atualizações.

    “E na boa, eu já desisti dessa idéia de pensar que um dia linux será para “usuário normal”.”

    Então foi um erro o governo ter criado o programa PC para Todos…

    “mas eu somente penso que dificuldade em suporte a winmodems não seja o “calcanhar de aquiles” de qualquer sistema.”

    Tudo bem, talvez não seja, mas é um obstáculo de suma importância.

    Como eu disse, para nós, que temos condições de ter uma ADSL, isso não é problema, tanto que o referido modem que citei queimou em meu micro e eu (com todo o prazer) tirei-o da placa-mãe e deixei o slot aberto para entrar mais ar.

    MAS, pensem naquelas pessoas que não vivem nos centros urbanos ou cujo salário que recebem mês a mês mal dê pra pagar as contas e comprar comida. Essas pessoas são a maioria e têm conexão discada. Por favor, saiam da bolha na qual vivem e descubram que há um mundo real lá fora!

    André Machado (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 10:54 am

    Li seu tutorial, Marcus, e o salvei aqui no caso de uma eventual necessidade. Muito bom.

    (É claro que a pessoa pode se livrar dessa chaga comprando um hardmodem, que custa a bagatela de R$ 180,00 em média…)

    Marcelo (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 11:16 am

    Caro André Machado,

    O problema do programa PC para Todos não é do linux e sim das empresas que colocam qualquer linux lá dentro só para ganhar insenção de imposto. As empresas não estão nem aí se o winmodem que vem onboard funciona ou não no linux, eles querem é ter lucro e, nesse caso, abusando do comprador.

    Tem que processar o fabricante que vende computador com winmodem que que não funciona na instalação default. Levando um monte de processos as empresas começam melhorar a qualidade das distribuições que vendem junto com o PC.

    Mas a “malandragem” não é só dos fabricantes. Tem muita história de compra com Linux que é mais barato e coloca o Windows depois …

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 11:21 am

    @André Machado

    Beleza, entendi o que voce disse. Bom que voce entedeu minha critica e podemos manter a “discussao” sem apelar para ofensas. :)

    O que eu quis dizer eh que o winmodem estah esquecido da informatica e nao so do linux. Quem quiser usa-lo terá dificuldades, EM QUALQUER SISTEMA. O suporte eh melhor no windows? no XP sim, mas no Vista eu nao tenho tanta certeza. Sem contar que mesmo no XP a pessoa talvez tenha que conviver com os problemas que ele lhe trará após estar “funcionando”. Congelamentos, tela azul…
    Isso sem contar que, na instalacao de todo winmodem que eu fiz, sempre aparece aquela mensagem que o driver nao eh confiavel e a microsoft nao se responsabiliza com o que pode acontecer no seu sistema caso voce prossiga.

    Uma outra coisa,eh que o pessoal que faz pagina de site hoje parece tambem estar esquecendo do pessoal da conexao discada, uma vez que a cada dia as paginas estao mais e mais pesadas.

    Enfim, conviver com winmodem eh algo critico por diversos motivos. Isso nao eh exclusividade do Linux.

    Abs! Fica com Deus!

    Laércio (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 11:21 am

    Agora, eu sou da seguinte teoria: não gostou do Linux? Cara, boa sorte, tem muitas outras opções por aí, ninguém vai chorar e fazer manha porque tu não usa Linux (com exceção de alguns poucos fanáticos por aí) e eu não to nem aí pra tua escolha de sistema operacional.

    Cadu,

    Eu até gostaria de pensar assim também, só que tem um probleminha: quanto menos gente gostar do Linux, menos gente vai usá-lo e, se menos gente usa, como poderemos pressionar os fabricantes de hardware a dar um melhor suporte ao Linux?

    “A única coisa concreta e que realmente é inquestionável para não se adotar o linux é quando a pessoa depende de qualquer aplicativo legado feito para rodar somente no windows e que não tem uma alternativa livre.”

    Também penso assim. Mas não é certo malhar o cara por ele ser leigo. 90% dos usuários de computador são como ele, querem que o computador funcione e pronto. Não querem saber de baixar pacotes, baixar dependencias, configurar x e y. Querem usar o computador como usam a televisão ou o som: liga na tomada e pronto.

    Ponto positivo que achei foi que a maior parte dos ítens não depende do Linux, mas do Windows. O Windows não reconhece as partições do Linux, não enxerga impressora e nem conta de usuários a não ser que baixe ferramentas de terceiro (coisa que não é todo usuário que é capaz de procurar e instalar).

    Compatibilidade de hardware é problema, mas cada vez são menos hardware que não são reconhecidos pelas distrubuições.

    Cadu (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 11:28 am

    Laércio,

    Compra hardware decente e o problema está solucionado. :)

    André Machado (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 11:29 am

    Marcus

    Desculpe se te ofendi em algum momento, não foi minha intenção e quero dizer que concordo com seu ponto de vista: no caso dos winmodens, a culpa não é do Linux ou do Windows mas, sim, do fabricante, que faz um produto sem qualidade.

    Agora, aproveitando que você está aqui, eu percebi que no programa de instalação de pacotes do Mandriva 2009, existem vários pacotes chamados slmodem, que dizem ser o driver para modems smartlink. Você poderia, por gentileza, testar um desses pacotes e verificar se sua simples instalação faz o dispositivo funcionar?

    Posso dizer que estou espantado com o Mandriva 2009, ele é rápido e muito fácil de usar e manter.

    Desculpe qualquer coisa e fique com Deus

    []‘s.

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 11:46 am

    @Andre

    “Beleza, entendi o que voce disse. Bom que voce entedeu minha critica e podemos manter a “discussao” sem apelar para ofensas. :)”

    Quando eu fiz a citacao acima eu estava falando serio, nao tinha ironia. Relaxa.

    Quanto ao seu pedido, eu acabei doando meu winmodem a um colega. Os pacotes que voce citou sao realmente para fazer esse modem funcionar, eh um kernel modificado para suportar a instalacao do driver desse modem. Nao sei se o proprio driver esta incluindo nestes pacotes.

    Tente o tutorial feito para o mandriva 2008 spring, deve funcionar no 2009. Qualquer coisa posta lá.

    Voce eh membro do forum mandriva?

    Abraços!

    Paulocwb (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 12:28 pm

    Fico pasmo com essa eterna briga entre os “usuários comuns” de Windows e os Linuxers. Primeiro seria bom definir o que é um “usuário comum”. Vejam bem, sou professor voluntário em um programa de ensino de informática para pessoas carentes. São pessoas que nunca viram um computador na vida. Para essas pessoas, tanto faria aprender informática no Windows ou no Linux. A dificuldade seria a mesma. O que parece ocorrer é que o que se chama de “usuário comum” não é tão comum assim. O tal “usuário comum”, no meu ponto de vista, não é aquele que se mete a instalar drivers e programas, que testa a versão beta mais recente de um software e, pior, que não paga por um software. Esse usuário é um micreiro, e é o tipo do sujeito que gosta de “resolver” problemas da maneira mais rápida e fácil (quase nunca da maneira correta). Esse tipo de pessoas fazem suas gambiarras, só que no Windows essas coisas ficam “escondidas” atrás de um aparente “tá tudo funcionando”… Aí escondem as falhas de segurança, mascarada pela “facilidade de se acessar outras máquinas” (se vc pode, os outros também podem fazer na sua máquina, dãããã), os virus que infestam os computadores do mundo e nem um bom antivírus é capaz de proteger, porque não são configurados corretamente. Esse tipo de gente, que estamos confundindo com o “usuário comum”, não quer e nem vai se render ao Linux porque é preciso ler… Sim, é preciso ler e pensar um pouco. Ao contrário desses, o usuário comum é aquele que usa seu editor de textos, navega na internet, usa programas de mensagens instantâneas, e joga. Mal, mal, esse usuário sabe usar funções básicas de uma planilha, escrever razoavelmente em português. Tudo isso sem pagar um centavo para os fabricantes de software, porque tudo “veio com a máquina”, ou “pedi pro meu sobrinho instalar pra mim”. Esse é o usuário comum. No dia em que o sobrinho desse usuário souber como instalar um bom jogo ou configurar uma internet banda larga em Linux, estaremos feitos. O usuário comum tá se lixando se vai usar Windows ou Linux. O que ele quer é ter as facilidades que a internet e as comunicações proporcionam a ele. Nesse caso esbarramos MUITO na má vontade dos fabricantes de hardware e nos desenvolvedores de software como Adobe. Estive num evento da Adobe em Belo Horizonte, certa vez, e perguntei a um palestrante, se a empresa tinha planos de dar suporte a Linux. A resposta foi uma risada que contagiou a platéia. O motivo da minha pergunta era simples: eles estavam lá pra vender softwares de milhares de dólares para empresas que descaradamente pirateavam Windows, Page Maker, etc.
    O que precisamos é formar mais e mais pessoas que ocupem o espaço desses gambiarreiros de plantão, que disseminam a pirataria e denigrem a imagem de sistemas colaborativos….
    Sim usar Windows e programas proprietários é muito fácil e cômodo… Mas quem paga por eles? Muito poucos. Que se dane a ética, os impostos, os empregos, se está ajudando narcotraficantes… o que importa é o computadorzinho rodando certinho e acessando o ORKUT, falando no MSN e jogando o joguinho pirata favorito.

    Me desculpem o desabafo, mas gostaria de saber se a pessoa que postou esse tópico tem todos os seus programas devidamente comprados, registrados e dentro da lei. Caso positivo, meus parabéns, você é um caso raro e merece uma resposta respeitosa da comunidade Open Source. Caso negativo, me desculpe, mas vou fingir que nem li…

    Abraço a todos.

    Milanos (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 1:18 pm

    Meu caro Paulocwb

    Parabens, vc. falou e disse! O resto é só argumento vazio.
    Acho um tremendo desserviço essa história de que o Linux é isso ou aquilo porque tal e qual…sou um velho de 70 anos uso o Linux ( ubuntu – Mandriva – desde o Conectiva 4)porque gosto do desafio de coisas novas e que requeiram paciência e tempo para pesquisa, mas, cá pra nós, quem no mundo atual tem isso! são todos imediatistas, tudo é para ontem, e aí o LInux não vai funcionar mesmo! Parabéns pela postura lúcida e corajosa no meio de tantos fanáticolinux!!!

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 1:29 pm

    Parabéns, paulocwb.

    Dado Dolabella (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 1:40 pm

    Ao que falaram que brasileiro é acomodado: Você compra aquela super LCD full hd e chega em casa louco pra ligá-la. Mas descobre que não liga. O que você vai fazer? Abrir e descobrir que o defeito está em um dos milhões de componentes eletrônicos ou levá-la até a assistência? Se você escolheu a 1, parabéns, além de ser bom conhecedor de linux, conhece o funcionamento interno de equipamentos eletrônicos modernos. Você está no topo da humanidade rsrs. Ninguém é obrigado a conhecer além do básico sobre coisas não não irão agregar conhecimentos para serem utilizados no dia-a-dia. Por que um neurocirugião iria querer aprender a recompilar o kernel??? Ae chegam outros e falam: Porque ele é acomodado e preguiçoso…. A comunidade de software livre tem muito xiita, além de não ser unida.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 1:43 pm

    Pra mim foi puro mi-mi-mi. O OpenSuSE usa e abusa da interface gráfica muito melhor que o Windows. Ubuntu nem tanto. Então, pra mim, o post se resumiu a um salsinha passando trabalho por que não tem Menu Iniciar. Com todo (?) respeito.

    Ítens:

    1) Depende, bem relativo, e já acho mais fácil um driver funcionar no Linux que no Windows. Mas depende do tipo de hardware que está sendo abordado.

    2) Depende, exceto programas com aplicações específicas (CAD por exemplo), há muito mais software pra Linux do que pra Windows. A instalação no OpenSuSE então é ainda mais fácil do que no Ubuntu ou no próprio Windows, é só usar o YaST. Se ainda fosse no bash poderia ter sentido.

    3) Mais fácil ainda no OpenSuSE do que no Windows. Nunca testei isso na GUI pelo Ubuntu, pois tenho meu próprio e refinado smb.conf. Mas é só configurar no YaST…

    4) Só pegar um leitor de EXT3 pra Windows. Não gostou, queria que o Windows enxergasse as partições Linux automagicamente? Liga pra Microsoft e reclame, pois isso não cabe à comunidade Linux… -_-’

    5) Não tem do que reclamar, visto que o usuário salsinha geralmente não paga licença de cada software proprietário, inclusive pra Linux (VMware alguém?). Flash? 100% Compativel. Java idem. Moonlight tá chegando lá (e tá bom, por incrível que pareça). A não ser que o cara tenha baixado Linux 64 bits, aí o IcedTea e o npviewer são cruéis mesmo.

    Salsa, uma última denotação: Linux – seja qual for a distribuição – NÃO É Windows. E você vai ter que aprender a utilizá-lo, assim como terá que aprender a utilizar o Mac OS X caso compre um Apple, ou o Symbian caso compre um Nokia recente. A tecnologia _É_ assim. Passar bem.

Este post é antigo (2008-11-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.