Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Promoção de Páscoa BR-Linux: concorra a 5 inscrições grátis para o FISL

O BR-Linux, em conjunto com a organização do FISL, vai sortear na próxima terça-feira (25 de março) 5 inscrições para o FISL, para pessoas que estejam dispostas a enviar ao menos uma – mas preferencialmente várias! – notícia ao BR-Linux descrevendo palestras, bastidores ou fatos pitorescos do evento, ajudando a compor por mais um ano a cobertura comunitária que o BR-Linux realiza no maior evento brasileiro relacionado diretamente ao software livre.

Para evitar o que aconteceu com o nosso sorteio para outro evento recente, peço que só se inscreva para participar da promoção quem tiver razoável expectativa de ter como ir ao evento (ou seja: providenciar o transporte e hospedagem , ter os dias livres, etc.).

Para participar, basta inserir um comentário nesta notícia, contando aos demais leitores em que aspecto do FISL você concentraria a sua cobertura, caso possa estar lá presente. O prazo para inserção é a meia-noite de segunda-feira, e na terça eu publicarei a lista de ganhadores aqui no BR-Linux, com as instruções de contato para que possam me procurar, e comprovar sua identidade usando o mesmo endereço de e-mail que preencheu no comentário, ou que estiver cadastrado em sua conta (no caso dos usuários registrados).

Mais detalhes sobre a cobertura comunitária deste ano, e os prêmios que serão sorteados entre os participantes dela, serão divulgados em breve!


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fábio Junior (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 11:03 am

    Eu concentraria minha cobertura no aspecto “Comunidade”. Acho que o FISL tem crescido de forma profissional a cada ano, mas ainda assim, acho que o evento preza pela quantidade e qualidade com que surgem as comunidades de usuários das diversas distribuições/linguagens de programação.
    Como no ano passado não pude ir ao evento, acompanhei a cobertura em diversos sites, inclusive aqui no BR-Linux e meu interesse maior era o de ver fotos da galera e textos descontraídos, passando para quem não pode ir, todo o ambiente do evento.

    Eu faço uma cobertura técnica/comunitária, relatando os pontos mais interessantes das palestras e o que a comunidade está fazendo. É muito importante que a cobertura não seja feita de forma muito técnica, uma cobertura mais informal seria ideal, claro que sem fugir dos tópicos mais técnicos.
    Fotos, fotos e mais fotos! Afinal um texto ilustrado vale muito mais =)

    InFog

    Gleidson Lacerda (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 11:39 am

    Acredito que o Software Livre tem que ter um plano de negócios para ser sustentável. Fico muito feliz em trabalhar numa empresa que me patrocina, como esse ano, de submeter palestras para compartilhar o que temos usufruido desse ambiente virtual de aprendizado, o Moodle (GNU/GPL).Estou com as passagens prontas para participar do encontro de usuários deste projeto e aproveitar para prestigiar todas as palestas envolvendo administração de sistemas e negócios em software livre.Espero estar cobrindo as soluções que fazem sucesso não somente nos usuários domésticos, mas nos usuários corporativos do software livre.

    JvC (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 12:43 pm

    Concentraria minha cobertura na utilização do software livre para soluções em telecomunicação. Trabalho em uma grande multi-nacional e fico impressionado com a quantidade de pessoas que desconhecem as soluções livres de telecom.
    Como disse InFog, muitas fotos são sempre bem-vindas.
    JvC.

    Thomaz Rodriguez (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 2:00 pm

    Eu me interesso, moro a 5 quadras da PUC e realmente não quero perder veste grande evento, costumo participar todos os anos do FISL desde o de numero IV e adoraria colaborar com o BR-Linux.

    Cordiais Saudações
    Thomaz Rodriguez (Gerente de TI)

    Thomaz Rodriguez (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 2:01 pm

    Eu me interesso, moro a 5 quadras da PUCRS e realmente não quero perder veste grande evento, costumo participar todos os anos do FISL desde o de numero IV e adoraria colaborar com o BR-Linux.

    Cordiais Saudações
    Thomaz Rodriguez (Gerente de TI)

    Fabio Tust (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 2:25 pm

    Eu vou ao FISL pela segunda vez. Ano passado eu fui, fiz uma cobertura parcial/amadora do evento no meu blog para minha família acompanhar. Inclusive pude contribuir para a cobertura do BR-Linux com esta foto:
    http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://trilux.org/img/laptop-xo-fisl-1.jpg&imgrefurl=http://br-linux.org/linux/laptop-xo-e-a-grande-atracao-do-primeiro-dia-do-fisl&h=240&w=320&sz=20&hl=pt-BR&start=3&sig2=y5_0q7JUYsrE5zSOzjV00w&um=1&tbnid=oyKEhiZMHUEdqM:&tbnh=89&tbnw=118&ei=7UrhR9jCCKWkgQK44e2QDA&prev=/images%3Fq%3Dfabio%2Btust%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DN

    Este ano pretendo melhorar minha cobertura do evento focando principalmente no ambiente e pessoas do evento, nas palestras sobre Java e na interação com o pessoal da comunidade do Fedora.
    Também gosto de fotos e vídeos e pretendo ter bastante multimídia na minha cobertura.
    Boa iniciativa! Abraço!

    Mauricio de Castro (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 4:36 pm

    Concentraria minhas análises a soluções que possam ser utilizadas em Instituições de ensino, tanto no que tange ao ensino e como o Software Livre pode auxiliar no aprendizado em sala de aula e na utilização desta tecnologia na esfera administrativa.

    Mauro Renato Javiel Borowsky (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 5:44 pm

    Gostaria muito de participar do FISL, sou muito interessado em software livre. Colaborar com o BR-Linux seria uma honra.
    Mauro

    Bruna Griebeler (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 12:59 am

    Minha cobertura será concentrada na parte técnica de segurança em administração de sistemas e redes como o uso de honeypots, técnicas de análise forense, boas práticas na manutenção de servidores linux, etc.

    Além de ser um assunto pelo qual tenho grande interesse, também será uma maneira de informar as novidades desta área aos leitores do br-linux que não puderão comparecer ao evento, afinal Porto Alegre não fica tão perto assim para a maioria dos brasileiros ;)

    Bom, apesar de morar em Porto Alegre ainda não pude ter a oportunidade de prestigiar o evento.
    Devido ao trabalho nunca tive tempo de ir.
    Este ano se por um lado tenho tempo me falta recursos pois fiquei desempregado.

    Não sou formado em nada relacionado a informática. Mas sou um usário considerado avançado.
    Me atrai muito matérias relacionadas sobre distribuiçoes e programas alternativos. Devem existir softwares para diversas áreas e não sabemos nem onde procurar.
    Eu por exemplo trabalho com segurança privada e carece muito de softwares livres para esta área.
    Esta seria uma das áreas em que focaria minha atenção.

    Uma outra coisa seria um olhar atento ao comportamento da comunidade. Afinal de contas seria meu primeiro evento.

    Fotos não são problema, pois já fui fotógrafo amador, ainda que na época do filme fotográfico :P

    Farei relatórios diários e com muito bom humor.
    E se tudo der certo farei outras reportagens que já tenho planejado a algum tempo.
    Só pra curiosidade, a internet pela rede elétrica do bairro Restinga aqui em Porto fica a 100 metros da minha casa…
    Não pretendo ligar meu modem na tomada pra ver se funciona, mas vou lá para ver o que tem de interessante e contar a vocês.

    Um abraço!

    Kessia Pinheiro (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 7:40 pm

    Irei ao FISL pela primeira vez este ano. Pretendo fazer uma cobertura do que conseguir acompanhar. Ainda não traçei um plano de ataque, já que a grade não foi divulgada complemente, mas já há conflitos nos meu interesses! Com certeza irei informar sobre o que houver de mais atrativo e interessante, ou seja, tudo que os olhos conseguirem ver. =)

    Em todos os anos eu acompanho pelo BR-Linux, sempre vendo como as pessoas colaboram com os outros que moram longe (como eu) ou que não tiveram condições para viajar. Então, irei tentar acompanhar o máximo as palestras de várias áreas.

    Até mais!

    Gostaria de inscrever neste sorteio eu e meu filho Rodrigo.
    Ele tem 12 anos, já deu palestras no ENSL e na Latinoware sobre suas experiências com linux.
    Queremos relatar a visão das crianças que participam do FISL, como ele, e quais as impressões que ele, sendo criança tem do que é feito.
    Um olhar novo sobre a comunidade, da ótica de um iniciante no Linux e suas comunidades, do reconhecimento, da trajetória que as pessoas tiveram até chegarem ao FISL e o que esperam depois do evento.
    Trabalho com educação, e pretendo (ganhando ou não o convite) entrevistar o pessoal, e questionar sobre como o compartilhamento de conhecimento mudou sua visão de mundo, em especial sobre o linux. Na realidade, uma cobertura acaba embasando a outra ;)

    Luiz Frederico Gaertner (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 1:41 pm

    Eu pretendo fazer uma cobertura completa de todos os eventos, palestras, e principalmente do espírito desse encontro. Pretendo buscar depoimento de diversas pessoas que possam se identificar e fiquem sabendo dessa cobertura feita pela br-linux. Não acredito que estou concorrendo, estou muito entusiasmado e gostaria muito de poder contribuir!

    Obs: Caso eu seja escolhido terei que levar meu nobreak, pois meu note é velho e não possuiu bateria! :0)

    Abraço a todos,

    Fred. Gaertner

    Everton Ribeiro (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 2:04 pm

    Vou concentrar minha cobertura em desenvolvimento web, principalmente relacionado a frameworks, tanto em PHP quando o Ruby on Rails. Espero poder tirar muitas duvidas sobre os mesmo durante o evento e compartilhar também minhas soluções com o pessoal.

    Ricardo Sardá (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 2:23 pm

    Como editor do blog techsimples, cobriria toda a parte de novidades e acessibilidade dos usuários às novas tecnologias. Procuraria ao máximo conhecer e melhorar o networking pessoal, visando melhorar a qualidade de informação do blog. Com certeza o foco seria “Comunidade”

    Vitor Gatti (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 3:13 pm

    Farei proveito do FISL para melhorar meus conhecimentos no mundo Linux, e esse sistema de postar comentário está MUITO lento no meu PC Pentium 3 900Mhz, 384MB de ram com Debian Etch 4, usando Iceweasel 2.0.0.12 (provavelmente por causa dessa coisa de pré-visualização). Eu digito e as letras chegam segundos depois… hahaha

    Eu pretendo fazer uma cobertura relacionada à presença da comunidade Perl por lá.

    Claudio Terra (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 3:45 pm

    Olá a todos caso eu conseguisse ir ao FISL, concentraria minha cobertura em relação a softwares educacionais, games e tradução para o Português….

    valeu…

    Marcos Teles (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 4:30 pm

    Bom! de tudo um pouco…, o que estiver em descaque é claro, com evidências fotograficas, mostrar a importância entusiamo da galera que se esforça pelo progresso,e é claro falar sobre projetos comunitários, ações de inclusão digital,desenvolvimento,programação,conhecimentos livres em Geral, já que a filosofia é essa, informação, técnologia, domínio, apropriação, criação, liberdade.

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 5:59 pm

    Hmm… Nas GnUrias? ;)

    Bom,no FISL não existem usuários novos … a maioria já é usuário antigo, até por que, a entrada é paga, acredito que as melhores coisas para se apresentar no FISL são as Tecnologias Inovadoras e a apresentação de projetos de softwares livres desenvolvidos no Brasil. Use-Cases e amostras de cafeteiras rodando Linux também são muito bem vindas :D

    Arthur (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 7:54 pm

    Olá pessoal, boa noite! Estando no FISL concentrarei a minha cobertura nas seguintes trilhas:

    - Desenvolvimento: Ferramenta/Metodologia – Avancado

    - Ecossistema do Software Livre – Avancado

    - Governo e Software Público

    - Hardware e Sistemas Embarcados

    - Casos/Soluções – Avançado

    - Desenvolvimento: Java – Avancado

    - Educação e Inclusão Digital – Avancado

    - Kernel

    - Javali

    São assuntos que me sinto familiarizado e que dá pra acompanhar grande parte das palestras sem conflito de horário.

    ps1: tenho disponibilidade para participar todos os dias do evento;

    ps2: com máquina fotográfica a tiracolo! ;-)

    Abraços a todos!

    Ramon Rosa da Silva (usuário não registrado) em 26/03/2008 às 9:16 am

    Eu faria matérias de coisas que se encaixam no curso de Sistemas de Informação (que eu faço), de ferramentas para desenvolvimento de software, arena de programação, banco de dados, escritório como distribuição para desktop e Br Office.org, inclusão digital, segurança.
    Bá Tchê eu ia fala de muita coisa e ainda colocar umas fotos do evento, da galera e tbm do Tux.
    Pessoal ajuda ai, se eu não ganhar talvez eu não vá, mas se eu ganhar prometo fazer o máximo para manter o Br-Linux muito informado sobre os meus tópicos e ficar os três dias!

    O Augusto está querendo nos matar do coração…

Este post é antigo (2008-03-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.