Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Procura-se: usuários de Blackberry e outros aparelhos na função de modem celular no Linux

Ao buscar me informar para considerar a compra de um aparelho deste tipo, percebi que há menos documentação disso do que eu imaginaria, considerando a variedade de aparelhos e planos que inundam as vitrines das lojas de celulares brasileiras. As honrosas exceções existem, é claro.

Se você usa um Blackberry ou outro aparelho atual na função de modem celular no Linux, está convidado a responder nos comentários, indicando o aparelho, a distribuição, a operadora, plano, cidade e outras informações que possam ser úteis a quem queira comprar, como as suas impressões sobre a velocidade, o tipo de conexão ao micro (USB, Bluetooth, etc.), endereço de um bom tutorial atualizado de configuração, dados e strings de conexão, etc.

Eu já encontrei a informação de que precisava (talvez ainda mude de idéia com as informações de vocês), mas gostaria de registrar estes dados junto à nossa Pesquisa Nacional de Compatibilidade para ajudar quem mais vier a procurar a mesma informação.

Saiba mais (br-linux.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sem querer fazer auto-promoção ou propaganda barata, algumas semanas atras eu postei no meu blog pessoal (http://www.welrbraga.eti.br/blog/) um artigo ensinando a configurar o HUAWEI E226 no Linux sem muita frescura.

    Para ir a lista de posts sobre a tecnologia 3G (pequena) o link é esse http://www.welrbraga.eti.br/blog/?tag=3g

    para ir direto a matéria o link é esse: http://www.welrbraga.eti.br/blog/?p=46

    Os links são mais do que bem-vindos, welrbraga! Obrigado! E tenho impressão de que os modems Huawei E22x são bastante populares entre os usuários de Linux no Brasil, a julgar pela quantidade de tutoriais que encontrei :)

    Huawei E226: não é exatamente um celular, funciona somente como modem. Tive que testar um pros executivos onde eu trabalho e gostei muito do desempenho, depois de instalado funciona sem grandes mistérios. A instalação pra quem já tem o módulo usbserial carregado (praticamente todo mundo com kernel 2.6), é só plugar no usb e ver no dmesg o dispositivo instalado, e depois colocar os parâmetros no conf do wvdial (telefone da operadora, usuário, senha, etc.)

    Motorola A1200i (aka MotoMing): dor e sofrimento é tudo que você vai encontrar com essa coisa, apesar de rodar um “quase linux”, configurá-lo para modem é masoquismo em último grau. NÃO RECOMENDADO.

    Assim como o weirbraga, mantenho uns textos sobre os modens da Luxicom/Vivo, da série 893, em meu site pessoal, eis o link:

    http://manifesto.blog.br/joomla/index.php/Table/Projetos/Vivo-Zap-3G/

    Lucas (usuário não registrado) em 24/02/2008 às 11:18 pm

    O Motorola A1200 tanto o modelo de conexao GPRS quanto o EDGE existem N’s tutoriais na internet para configurá-los como modem, mas para funcionar bem com a tua máquina recomenda-se ir no site oficial da motorola ‘www.motorola.com.br’ e no menu ‘motochat’ ter um suporte online e eficaz – coloquei um funcionar como modem -.

    ASA (usuário não registrado) em 25/02/2008 às 1:03 am

    Na empresa é vendido aos clientes os modens da Axesstel

    sao excelentes. possuem funcao router com wireless tambem.

    icoslau (usuário não registrado) em 25/02/2008 às 7:55 am

    tobias_felipe: Quase Linux????

    Essa foi uma das piores que ouvi sobre o A1200(no meu caso “e” – unica diferença significante é o Edge default) sobre este incrivel aparelho.

    Mas tenho que concordar, masoquismo em ultima instancia, afinal, fora o wvdial que tbém tenho que fazer, coloca-lo em modo modem (tres cliques no aparelho) e carregar o modulo no kernel (estranho que minha distro – OpenSuSE – já faz automaticamente em modo modem) é realmente trabalhoso (tststs).

    Desculpe a franqueza, mas NAO RECOMENDADA é a sua noção do aparelho (sem ofensa, nada pessoal). Leia a mais a respeito e verá que é um ótimo aparelho com um grande diferencial – Linux – completo, visto sua aplicabilidade.

    Abs

    PS: Meu A1200e (ainda com SO original):

    – Linux Montavista 3.1
    – Kernel 2.4.20 Build PXA27X
    – Qt 2.3.8
    – Firmware R541L7
    -

    Inaldo (usuário não registrado) em 25/02/2008 às 8:23 am

    Tenho um nokia N73 e utilizo como modem para me conectat a internet com um chip TimWeb.
    É uma boa opção, pois uso um chip pós~pago de R$9,90 que serve de modem e de celular no aparelho. Melhor do que pré-pago !!
    Abraços,

    Joel (usuário não registrado) em 25/02/2008 às 9:28 am

    Bom dia, irei testar no iphone e comentarei novamente assim que conseguir.

    rafa (usuário não registrado) em 25/02/2008 às 12:01 pm

    todos devem evitar a portabilidade, os espertofones e toda sorte de tranqueira para se carregar, pois todas elas, sem exceção, são instrumentos do demônio para conquistar nossa alma e roubar nosso dinheiro. fiquem longe, meus amigos, e vivam livre da conectividade que o hardware nos impõem.

    Silvio Cesar (usuário não registrado) em 25/02/2008 às 7:02 pm

    Acessando Internet via Aparelho da Nextel

    http://www.gulbf.com.br/?q=node/267

    []‘s

    Silvio GULBF

    Seiti Yamashiro (usuário não registrado) em 26/02/2008 às 5:56 pm

    Motorola V3 e Asus EeePC com XandrOS (stock SO). Foi só plugar, configurar uma conexão dial-up – número a discar, nome, senha – e pronto! Internet pela Vivo.

    http://seiti.eti.br/wiki/VivoZap

    Testei com o eeeXubuntu mas não consegui tão fácil!

    Mariluce (usuário não registrado) em 3/03/2008 às 11:00 pm

    Tem como configurar meu Blackberry como modem em um SO Linux ?
    brigada

Este post é antigo (2008-02-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.