Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Presidente da República discute Software Livre dos telecentros brasileiros

Relato publicado por Marcelo Branco, presidente da Associação SoftwareLivre.org, no site do PSL Brasil:

(…) A discussão proposta pelo Presidente e por seu assessor especial, começou por uma avaliação das políticas de Telecentros. Todos falaram favoravelmente em manter o software livre nas políticas de inclusão digital, isso não estava em rediscussão. Pareceu um grande consenso e não houve divergências quanto a este tema. Todos os representantes das ONGs falaram também da importância destes programas da forma descentralizada e do respeito as particularidades de cada local na forma como eles estão sendo implementados.

(…) O presidente, vestido com um casaco indígena boliviano presenteado por Evo Morales, falou que realmente existe cada vez mais pressão para que a Internet seja controlada. Falou, preocupado, que o Projeto já passou no Senado e que pode passar na Câmara. Ele estava informado sobre o assunto. Falou que necessitamos ter alternativas que respondam a questão dos crimes na Internet e contou um caso horrível de pedofilia que ele viu na Internet. (…) (via softwarelivre.org)

Saiba mais (softwarelivre.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    synerama (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 10:19 am

    O presidente tem o poder do veto, integral ou parcial. Para isso deverá ter um bom motivo. No caso do projeto de lei que está no Congresso, há varios artigos que poderão ser vetados. No entanto, o melhor é que já haja projetos e propostas alternativas, inclusive para sustentar a justificativa.

    “O presidente, vestido com um casaco indígena boliviano presenteado por Evo Morales” Esse Lula é realmente uma figura bizarra.

    Agora em relação ao assunto:
    É sabido, principalmente após o brilhante projeto de Lei (já aprovado) 89/2003, que esses políticos, mais do que nunca querem dinheiro, jã não basta apenas aumentarem os próprios salários a todo momento. Infelizmente o software livre não paga lobby, mas tem muitas vantagens. Estou confiante que alguma coisa boa há de sair daquele local imaculado de boas intenções (Brasília).

    Agora interessante seria que um projeto de Lei obrigasse o governo a implantar, a princípio, Telecentros com software livre, mas não apenas computadores para MSN e Orkut, e sim que fossem ensinados os visitantes a usarem, principalmente, BrOffice, ou OpenOffice, Gimp, e os outros à altura dos softwares pagos. Isso se refletiria bem na esfera pública, que ainda compra muita licença com a desculpa que “é o que o povo sabe usar”.

    judas (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 12:17 pm

    Muito bom! Por que o Lula não coloca o Marcelo Branco à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia e das Telecomunicações?

    Eitch (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 3:06 pm

    @usucapiao:

    Uma boa parte dos telecentros (não conheço todos) hoje já faz isso: cursos de capacitação, pra aprenderem a usar OpenOffice/BR-Office, ferramentas de Internet, criaçao de figuras via GIMP e outros programas, entre outros.

    Além disso, há também a parte de lazer, onde os usuário usam o que quiser na máquina. É até bem dividido.

    tadeu (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 4:20 pm

    “O presidente, vestido com um casaco indígena boliviano presenteado por Evo Morales” Esse Lula é realmente uma figura bizarra.

    Não entendi. Bizarra, por que?

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 4:38 pm

    Voce nao acha bizarro alguem usar um casaco indigena boliviano? rsrs…

    jotaB (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 10:09 pm

    Voce nao acha bizarro alguem usar um casaco indigena boliviano? rsrs…

    Não, já eu acho preconceituoso dizer que isso é bizarro. Ô sina de quintal, meu Deus!!!

    synerama (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 10:33 pm

    “É sabido, principalmente após o brilhante projeto de Lei (já aprovado)”
    Não foi aprovado no Congresso ainda, apenas no Senado; falta ser aprovado, ou não, na Câmara. Por último, haverá a sanção do presidente, que poderá usar ou não o poder de veto, parcial ou integral.

    pedro americo (usuário não registrado) em 1/10/2008 às 3:57 am

    Daqui a pouco o nosso nobre presidente aparecerá em fotos não apenas usando uma jaqueta boliviana assim como plantando COCA :D

    [offtopic]
    Um comentário que acha “bizarro” que um chefe de nação da América do Sul use uma peça de roupa tradicional de um povo nativo da América do Sul mostra a que ponto é possível chegarmos na alienação cultural e desenraizamento sócio-territorial.
    O que mais vão achar bizarro? Que o Lula fale em português, e não em inglês?
    [/offtopic]

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 9:27 am

    Ok, amanhã vou pegar meu casaco indigena boliviano e vou trabalhar. rsrs…

    Po fala serio, acho que voces estao sendo politicamente correto demais. O colega apenas fez um comentario engraçado.

    Abs!

Este post é antigo (2008-09-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.