Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Por que Nokia e Trolltech juntaram os trapos?

“O mundo Linux móvel foi sacudido pela notícia da compra da Trolltech pela Nokia. O blog Pinguins Móveis, apesar de saber que ainda está tudo muito turvo, lança uma análise dos motivos da compra.”

Enviado por Cesar Cardoso (cesarΘzyakannazio·eti·br) – referência (pinguinsmoveis.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Agora…até que ponto isso pode afetar o KDE??

    Tá uma confusão danada no KDE Dot News a respeito disso. A maioria acha que isso vai ser ruim, um dos desenvolvedores do KDE, que cuida do Plasma, o Aaron Seigo, disse que não muda nada, e inclusive tem gente dizendo que, se a Nokia sair da linha, a comunidade do SL vai responder com um fork do QT.

    Pra mim é cedo demais para para se tirar qualquer conclusão. O jeito é sentar e esperar para ver o que acontece. Mas uma coisa é certa: de jeito nenhum isso põe o projeto do KDE em risco. A comunidade ao redor dele é forte demais para deixar o projeto morrer por causa disso. Especialmente agora que o KDE4 está vindo aí pra chutar traseiros.

    Espero que melhore o suporte em relaçào ao Linux os celulares da Nokia agora…

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 12:35 pm

    Realmente fazia bastante tempo que o KDE Dot News não ficava tão divertido. No Arstechnica existe um post sobre o assutno, ele elucida mais a situação da Nokia do que a situação do KDE, mas vale uma lida.

    Laércio (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 2:03 pm

    “Espero que melhore o suporte em relaçào ao Linux os celulares da Nokia agora…” (Marcos J.T)

    Acho mais fácil a Nokia portar o Qt para o Symbian…

    Lealcy B. Junior (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 2:11 pm

    Agora o KDE vai ter problemas com conexão USB e Bluetooth?

    Em poucos dias deve sair a versão 4.0.1, ai muitos irão se acalmar, é normal que uma empresa como a Trolltech, que fazia um ótimo trabalho no seu tolkit, ao ser “vendida” para a Nokia cause muita desconfiança, já que corre o risco de comprometer a qualidade do trabalho que já vinha sendo feito. Entretanto como a Nokia parece está entrando “de cabeça” nessa área, já afirmando de cara que pretende manter códigos em GPL etc, mostra que ela não só pretende manter o trabalho como era feito anteriormente como parece querer investir ainda mais na área, o que pode ser muito bom.

    Tem um artigo lá no Dot.KDE falando da parte financeira do negocio, dizendo que para os acionistas da trolltech foi um negocio da china, as ações dela haviam caido mais de 50% nos últimos 2 anos, mas a Nokia ofereceu o valor dos “velhos tempos”, mas mesmo assim, foi dinheiro de pinga para Nokia, isso se ela fizer bom uso da empresa, claro.

Este post é antigo (2008-01-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.