Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Por que “Linux nos desktops” deixou de ser um tema relevante – por Carlos Morimoto

“Muito se fala sobre a população do Linux e, com o crescimento do Ubuntu e de outras distribuições, parece que 2009 será finalmente o “ano do Linux” nos desktops, algo que vem sendo profetizado a muito tempo. Entretanto, uma análise mais cuidadosa revela que esta pode ser na verdade uma batalha perdida. Este artigo é um convite à reflexão sobre a real importância dos desktops no cenário tecnológico atual.”

Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) – referência (gdhpress.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gostei do final!

    “Estudar Linux continua sendo importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, pois hoje em dia o sistema é usado em quase tudo, de servidores de hospedagem, a centrais de VoIP com Asterix, passando por todo tipo de roteador, servidores de arquivos, sistemas embarcados em geral, e assim por diante. É nessa áreas que o sistema realmente irá fazer a diferença daqui em diante. O uso nos destkops é apenas uma consequência.”

    Peart (FGdH) (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 2:20 pm

    Arruma aí na citação: “algo que vem sendo profetizado HÁ muito tempo.”

    O Morimoto já arrumou lá no texto dele.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 2:40 pm

    Não concordo com isso.Sistemas web são influências de grandes corporações e falta de informação das pessoas. Não podemos viver a mercê do sistema.Eu gosto de aplicativos locais e assim que deve ser.

    O sistema não deve ser melhorado,mas sim vivido.

    E melhor é muito subjetivo.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 2:54 pm

    E a maioria das empresas Web tem uma ética duvidosa.

    Ah e uma pequena recomendação .

    Um buscador que evita o usuário ser “analisado ” pelo olho de Sauron.

    Yacy – um buscador P2P.

    http://yacy.net/

    self_liar (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 2:58 pm

    Mais

    Para evitar os erchin da vida :

    Noscript

    https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/722

    Tor
    http://www.torproject.org/

    Pra você ver que as empresas “Web” são mais perigosas que as empresas locais!

    Acho que o Linux vai decolar mesmo quando surgir algo totalmente inovador em materia de Desktop’s….
    O que vemos hoje em dia, é meramente uma cópia do legado da Microsoft:

    Um “desktop” com botão, apontador (leia-se mouse), ícones…

    Isso já existe aos montes…

    Tem que haver algo que realmente mude e quebre o paradigma dos sistemas atuais…

    Enfim, Desktop é um campo fértil para o editorial…

    self_liar (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 3:02 pm

    O GNU/Linux já está ótimo.Eu sei porque ele não decola,mas não sei se devo dar a resposta ou não.

    Fellype (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 3:10 pm

    Não acredito que 2009 vá ser o “ano do Linux” nos desktops. Eu apostaria em um ano entre 2015 e 2019, quando as crianças e adolescentes que estão tendo contato com Linux nas escolas atualmente serão adolescentes e adultos, respectivamente. O contato “forçado”com o sistema será a maior propaganda.
    Quanto ao que o Morimoto falou em relação aos aplicativos que rodam localmente, o que impede empresas, como a Autodesk ou OriginLab, por exemplo, de desenvolverem seus aplicativos para Linux é exatamente o fato de o número de usuários deste sistma ser menor que 1% do total. Em contrapartida, pessoas que trabalham com programas que só tem versão pra Windows não vão migrar pra Linux sem ferramentas que estejam à altura das que eles já utilizam. É uma especie de círculo vicioso…

    self_liar (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 3:16 pm

    E quando se usa o estúpido mono ,você continua esse circulo,pois a M$ pode portar facilmente aplicações Linux .net para o windows e inserir extensoes proprietárias que o mono não tem através do .net framework 3.5.

    E ainda ,o mono pode ser “fechado” caso a m$ precise dele um dia .É uma licença MIT que não oferece proteção alguma .

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 3:47 pm

    Como diriam no /.

    while true; do ANO_DO_LINUX_DESKTOP=$(echo $(date +%Y) + 1|bc); sleep 365d; done

    André Machado (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 4:00 pm

    Apenas duas observações:

    Em última análise, para a maioria dos usuários hoje em dia, o sistema operacional tem uma importância relativamente pequena. Desde que consigam conectar na web, instalar o suporte a flash no Firefox e encontrem um programa de IM fácil de usar, estão felizes.

    Discordo. Na teoria, isso é verdade, pois com o cenário tecnológico atual, como bem é dito na matéria, o foco principal deixou de ser os aplicativos de desktop, como Corel, e passou a ser os aplicativos para web, como Orkut, mas, na teoria, pois mesmo que, com esse cenário atual, o sistema operacional da máquina tenha uma importância pequena, visto que a maioria das atividades pode ser feita via web, a maioria dos ditos usuário finais não trocará o Windows XP com Internet Explorer por uma distribuição de Linux com Firefox. Por quê? Por causa da marca, do nome: eles conhecem o nome Windows e, por isso, confiam nele e sabem usar; colocar um sistema ou programa com nome diferente fará o usuário ter medo e dúvidas e ele achará melhor não arriscar e ficar com aquilo que já conhece.

    Meu segundo comentário seria sobre o famoso “ano do Linux” nos desktops. Muitas pessoas, incluindo o dono de um famoso site de tecnologia que às vezes comenta aqui, dizem que o ano do Linux é igual ao ano atual mais um, assim como muitas pessoas dizem que o Linux não está pronto para o computador do usuário final. Eu digo, porém, que o Linux está pronto para o MEU computador e isso é o que importa. Ponto.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 4:03 pm

    E sem contar os problemas que essa tecnologia web pode nos trazer.

    Odeio tecnologias web!!!!

    viana (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 4:06 pm

    Concordo em parte com o Morimoto. Vai levar anos, talvez mais de 10 , até que o Linux abocanhe uns 10 ou 15% do mercado. Isso porque não podemos negligenciar o sistema da Apple e o Android do Google que também devem cada um fisgar sua fatia do mercado. Enfim , acho que a Microsoft vai continuar “reinando”, bem ou mal com o Windows, mas sua fatia deve diminuir com o tempo. Penso que no futuro próximo haverá cada vez mais diversidade de sistemas e dispositivos, o que é bom e eu gosto!

    Dm7 (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 4:24 pm

    Se existem tanta coisa a inovar no desktop, porque não sai do papel? Se você tem uma idéia inovadora para os desktops, corra para patenteá-la, porque muito se diz, mas a realidade é diferente.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 4:27 pm

    Uma coisa ideal não deverial ser tratado como um ideal .Temos que crescer muito em 2009 e 2010 .Vamos conseguir ,o que eu peço é que ninguém fuja da batlha .Devemos lutar sem cessar.

    hell (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 5:19 pm

    @gilberto nunes

    Inovação? Existe aos montes e mesmo assim a aceitação é minima, desde o comportamento do sistema até ao uso radical e brutal do hardware em questão, passando por interfaces totalmente 3D e virtuais, no qual você com uma webcam e uma mão pode usar tranquilamente, além de softwares de integração e uma porrada de recursos absurdos como o bash e o Memcoder, por exemplo.

    O que faz a aceitação do sistema aumentar ou diminuir é justamente o quão é conhecido pelos consumidores e apresentado como solução e não como uma estúpida ideologia (software =! ideologia), uma das razões de ter ficado mais conhecido atualmente foi o marketing empregado tanto pela Novel quanto pelo Ubuntu, passando por outras empresas como Red Hat, IBM, Apple, Dell, Google, entre outras.

    Ao qual faz como seja bem aceito empresas, neste caso quando uma empresa de nome e relativa dominância e sucesso diz que seu produto ou o produto é bom é bem provável que outros também aceite o uso deste produto e não apenas por uma tolice de dizer que é livre, pode fazer o que quiser se a pessoa em questão não a necessidade.

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 7:11 pm

    Minha opinião de “luser”:

    O Linux nunca vai dominar o mercado (de desktops).

    Uma vez foi feita uma pesquisa (séria, com milhares de pessoas, em vários países, desenvolvidos e em desenvolvimento) sobre o perfil dos consumidores.

    Não foram exatamente estes os termos usados, mas o resultado foi mais ou menos este: só 15% das pessoas são consumidores não-preconceituosos e aceitariam testar um produto, para experimentar se é bom.

    Infelizmente não achei esta pesquisa na Internet para citar aqui o link.

    Acho que a Microsoft será “uiner” por muito tempo, mas concordo com quem disse que haverá mais opções no mercado, além do Linux.

    Achei ótima a colocação do Morimoto. Na verdade nunca me preocupei com isso, nem nunca fui evangelizador. O Linux está pronto para quem quiser usá-lo, mas não sou eu quem vai força-lo a isso !!! Desktop ? Eu uso. Quem quiser saber como, é só rodar o google, fuçar aqui no br-linux, tem o vivaolinux, e outros.É fácil, rápido e indolor.

    Cronnosli (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 11:12 pm

    O “Reinado” da Microsoft esta para acabar, só não vê quem tem preguisa de analisar os dados!

    Não Sou daquelas pessoas que fica dizendo usa o linux ou vc quer destruir o mundo blá blá blá.

    Mas de boa os produtos da Microsoft são muito ruins. e são os que vendem mais do mesmo jeito que é com os ERM’s da vida, quem usa sabe do que to falando.

    Mas esse ano trará muitas mudanças…. A Microsoft esta mudando seu modo de pensar e de agir(só um pouquinho), Ela já deu um gigantesco passo abandonando a plataforma NT e lançando um OS *Unix que é o Windows Server 2008 já testei e é muito bom, não tão bom quanto o pinguim, mas 1000% melhor que o NT. Mas pq não largar o nome Windows? pq seria burrice abandonar um nome com uma marca tão forte, é como a coca-cola company fecha-se o produto coca-cola e lançase no lugar o Black-Drink.

    MAs o que eu quero dizer é que acredito que com o fiasco feito pelo Vista, e o prejuizo causado, a MS irá lançar agora um Desktop baseado em BSD, o que será muito bom, pois isso irá mudar tudo, tudo mesmo!

    sem@email.org (usuário não registrado) em 20/12/2008 às 1:01 am

    Nao li o artigo do E.M.ainda. Meu comentario eh sobre olinux do desktop. Bem, visualmente o Linux esta pronto para o desktop. Um KDE bem polido eh muito bonito. Nao deixa nada a dever ao Vista ou ao OSX.

    O Linux tambem esta pronto para o desktop quando destacamos desempenho. Uso um PC antigo que nem rodaria um Windows XP (quanto mais o Vista) mas que esta lindo com o KDE e rodando tudo o que eu quero com um bom desempenho.

    Quanto a estabilidade nem perco tempo comentando. O Linux eh superior. Usando uma mesma distribuiçao por mais de dois anos nunca tive um clash. Tive um clash uma vez com um aplicaçao visul rodando no X. Mas bastou resetar o X e reiniciar para que eu continuasse a fazer o que eu estava fazendo, nada de reboots!

    Mas, infelizmente, existem dois problemas para os quais as distros Linux ainda nao proveram soluçao:

    Falta de app eh uma delas. Durante muitos anos acompanhei o site Download.com em busca do lançamento de softs. Todo os dias sempre havia pelo menos uns dez sots novos e variados. Nao acontece o mesmo com o Linux. Falta quem desemvolva para o Linux da maneira que existe quem desemvolva para o Windows. Exemplo: programas para mapa-astral. Bobagem? Na minha estant tenho algumas revista antigas que traziam CDs. Em todas elas sempre havia pelo menos um programa de mapa-astral. A maioria sharewares ou demos. Mas havia variedade e constancia nos lançamentos.

    O outro problema eh mais grave, e eu acho que eh o “noh-gordio” do Linux no desktop.

    A falta de hardware que funcione tao bem no Linux quanto no Windows.
    Procurei por uma placa sintonizadora de TV (pci ou usb) que rodasse no Linux e nao achei. Existe uma lista de compatibilidade onde consta a marca e o modelo de umas poucas que funcionam no Linux, mas todas precariamente e nem estao disponiveis no mercado brasileiro.

    Resultado, se alguem discute comigo sobre sobre o valor do Linux eu sempre fico nas cordas quando a pessoa cita um hardware que nao funciona no Linux. Eh um ponto vulneravel, indefençavel.

    Se as grandes distribuiçoes nao se juntarem para fazer algum tipo de pressao na industria de hardware para que, pelo menos, abram o codigo dos drivers nao vejo uma soluçao no horizonte.

    Vou continuar a usar o Linux no desktop, mas vai ser cada vez mais dificil convencer os outros a usarem quando a questao sobre hardware compativel for levantada.

    Castle_Bravo (usuário não registrado) em 20/12/2008 às 2:06 am

    O Linux só será “uíner” nos desktops quando ouver apoio decente das montadores de computadores e suporte decente dos fabricantes de hardware.

    As pessoas são movidas pela inércia, se algo vem de fábrica, bem configurado e com um suporte decente, para que trocar? mesmo funcionando meio “capenga” o Windows está aí pra provar isso, e até mesmo o MacOSX.

    Por que os usuários não colocam logo um XP ou Vista num Mac? porque ele é bonito, prático e já vem bem configurado e suportado pela Apple, diferente do que acontece com o Linux, que em muitos casos é o famoso “se vire” por parte dos fabricantes de hardware quando algo não funciona como deveria para os compradores.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 20/12/2008 às 3:21 am

    Discordo do Morimoto. O único campo em que web apps dizimou softwares locais foi nos clientes de e-mail: Quase ninguém usa mais e-mail local (Outlook, Thunderbird). Mas em se tratando de software com imenso valor agregado, como Photoshop, os clientes simplesmente não trocarão sua “cachinha” por um sistema on-line com parcos recursos rodando remotamente.
    Estamos falando do clube de usuários especialistas, e os aplicativos remotos tendem muito mais a facilitar nossas tarefas do dia-a-dia que resolvê-las. Ninguém irá editar áudio on-line num pro-tools para trabalhos profissionais, assim como não farão um vídeo com um Blender on-line, por exemplo, a não ser em situações específicas, como num projeto comunitário. Ainda assim isso tende muito mais a uma intranet.

    O que vejo é que o MS Office 2007, levou o desktop a suspirar um pouco mais, e falo de mac’s e Windows. Aplicativos on-line, num mundo onde a ética dos negócios virtuais ainda deixa a deseja, ainda não é uma pedida pare eliminar os desktops.Ontem mesmo peguei um ipod que tem um mini-desktop inteiro numa telinha de 4 polegadas. Acho que a tendência é que o desktop se torne móvel, e não necessariamente on-line.

    Caras, para o linux bater de frente ele já tem que vir configurado facilmente (90% já está feito), tem que ser fácil de usar (sem ter que apelar para tutorial para tudo) e tem que ser mais padronizado (hj se nao tá no repositorio, instalar uma aplicação requer um tutorial)

    po, até hoje eu nao consegui fazer o compiz funcionar na minha configuração com 2 monitores, só se eu desligar um… no windows, plugou o monitor, funcionou…

    MAs o que eu quero dizer é que acredito que com o fiasco feito pelo Vista, e o prejuizo causado, a MS irá lançar agora um Desktop baseado em BSD, o que será muito bom, pois isso irá mudar tudo, tudo mesmo!
    O Vista não deu prejuízo. Ele deu menos lucro do que era esperado, mas mesmo assim deu muito lucro. E o Windows Server 2008 não é um BSD. Ele usou algumas tecnologias do BSD, da mesma forma que o 2000 e 2003, mas o kernel dele é o mesmo. Basta consultar as APIs do MSDN pra comprovar.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 20/12/2008 às 8:46 pm

    O Marimoto como sempre tem uma visão romântica e otimista sobre o Linux. Não que isso seja ruim, a Microsoft sempre primou pelo seus evangelizadores e o Linux tem muito poucos. Lembro até hoje de um artigo dele de uns 5 anos atrás prevendo o fim do Windows Mobile com a concorrência do novo Palm OS (que até hoje não saiu) e da Access (que só saiu esse ano mas ainda não tem ninguém que encarou).

    Cloud Computing ainda não convenceu os usuários, salvo como já foi dito os webmails. E mesmo que a tendência se confirme, não sei se vai ser suficiente pra convencer os usuários a mudar de sistema.

    Antonio F Souza (usuário não registrado) em 22/12/2008 às 8:37 am

    Talvez eu seja a minoria que usa desktop Linux, pois na maioria do tempo estou na internet. Não uso Autocad, Corel, Fotoshop e não tenho tempo para jogos. Sou Administrador de sistemas Linux e WindowXP, e como sempre estive do lado dos dois sistemas, pude conhecer dois pesos e duas medidas. Não teve jeito, fiquei com o Linux também para desktop e estou feliz… Fazer o quê, não é mesmo… E um recado para o morimoto, pelo amor de Deus dá seqüência no Kurumin 7, que ainda uso até os dias de hoje. E uma coisa o Ubuntu tambèm uso e é muito bom, mas o Mandriva 2009 está arrebentando e é para mim o mais fácil de usar hoje em dia para usuário final… Vamos dá crédito para o Mandriva antes que ele acabe… Thau, mas depois tem mais….

    Hash (usuário não registrado) em 22/12/2008 às 9:53 am

    Acho que o maior problema do Linux atualmente é o excesso de distribuições. Se resolvessem continuar o Kurumin 7, só iriam contribuir para isso. Melhor deixar o pessoal usar o Ubuntu, que está virando o padrão entre as distros.

Este post é antigo (2008-12-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.